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Fórum Geral => Pedais e efeitos => Tópico iniciado por: xformer em 24 de Março de 2014, as 19:47:35



Título: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: xformer em 24 de Março de 2014, as 19:47:35
Estava num artigo do caderno Link do jornal O Estado de São Paulo de hoje e achei interessante:

http://www.portalmod.com/

Ela custa R$ 2500 ....

O blog deles é mais legal:

http://portalmod.com/blog/


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Alex Frias em 24 de Março de 2014, as 19:57:42
Bacana, o conceito, a coisa toda!  :tup


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Tiarlei Crist em 24 de Março de 2014, as 20:15:00
Estava indo postar sobre isto agora no tópico "a indústria não para".
http://blogs.estadao.com.br/link/brasileiros-criam-pedaleira-de-guitarra-digital-e-customizavel/


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: laerteandrade em 24 de Março de 2014, as 21:51:14
Bacana mesmo. Tomara,que vendam bastante para o preço baixar.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 24 de Março de 2014, as 22:10:32
A ideia não é nova! Existem algumas uma que rodam Windows e permitem usar os plugins VST. (não foi nenhum sucesso de vendas, pois os Guitar Rigs da vida + laptops parecem ser mais fáceis de operar e mais baratos)
 
Aqui eles usaram o LADSPA que um padrão de escrita de plugins livre. Ela certamente é um linux embarcado e uma bela interface de hardware!

Pena que os pluggins LV2 ainda são poucos (quando comparados aos VST e Direct X).

Quem vai se habilitar a projetar uma?


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Tmc em 25 de Março de 2014, as 08:23:41
Pra eles baixarem o preço só se eles fabricassem na china, como as grandes empresas fazem.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: flaviobei em 26 de Março de 2014, as 12:57:13
A ideia não é nova! Existem algumas uma que rodam Windows e permitem usar os plugins VST. (não foi nenhum sucesso de vendas, pois os Guitar Rigs da vida + laptops parecem ser mais fáceis de operar e mais baratos)
 
Aqui eles usaram o LADSPA que um padrão de escrita de plugins livre. Ela certamente é um linux embarcado e uma bela interface de hardware!

Pena que os pluggins LV2 ainda são poucos (quando comparados aos VST e Direct X).

Quem vai se habilitar a projetar uma?

hgamal, não seria possível rodar isso numa placa raspberry pi? o processador dela suportaria os efeitos sem atrasos?

add - o processador da raspberry é um ARM 700 MHz


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 26 de Março de 2014, as 13:18:59
hgamal, não seria possível rodar isso numa placa raspberry pi? o processador dela suportaria os efeitos sem atrasos?

add - o processador da raspberry é um ARM 700 MHz

Acho que dá para usar sim! Talvez tenhamos algumas limitações de efeitos... mas... os mais básicos com certeza!

O pessoal que usa linux, deveria dar uma olhada no Guitarix: http://guitarix.sourceforge.net/

Pelo que percebi, o código da pedaleira brazuca, usa muito de código comum ao Guitarix!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 26 de Março de 2014, as 14:45:53
 Eu ia comentar sobre isso, um intel ATOM hoje em dia vai na contramão da tendência dos ARM's, muito menores, com menor dissipação de energia, etc...

 Eu utilizaria uma beagle board:

 http://beagleboard.org/Products/BeagleBone%20Black

 Só não sei se ela é capaz de rodar (a RAM dela é de apenas 512Mb), talvez não seja suficiente...

 


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: flaviobei em 26 de Março de 2014, as 16:11:03
nunca trabalhei com a beagle.... ou pouco que programei nessas coisinhas foi com a msp430, mas ela é bem inferior a beagle


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 26 de Março de 2014, as 20:46:52
De repente o linux começa a ficar interessante para alguns...


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: jpdiman em 27 de Março de 2014, as 03:19:25
Pensei a mesma coisa que o amigo flaviobei: Raspberry Pi >d


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 25 de Abril de 2014, as 18:39:26
 Agora eles lançaram uma nova pedaleira com metade do tamanho.

 E dentro, uma placa de desenvolvimento com ARM A8  ;)

 (https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/v/t1.0-9/10309600_751153254917053_5972997272154865052_n.jpg?oh=d7fb1879f1155fc2bc7d9637866115d5&oe=53CA8303)

 Pelo que pesquisei é uma Cubieboard (não conhecia!)

 http://docs.cubieboard.org/products/start#a10-cubieboard

 Gostei dessa Cubieboard 2 com um Cortex A7 dual core!

 Muito interessante!

 Um abraço,

 Eduardo


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Fusion em 26 de Abril de 2014, as 10:42:50
Legal!

Voce pode estar lá fazendo um mega solo de guitarra, cheio dos efeitos, e ainda assistindo seu filme preferido em FullHD.  :D



Agora, interessante isso. Antigamente só via coisas assim em grandes empresas (Zoom, Boss...) com seus chips proprietários GFX e outros mais.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Alex Frias em 26 de Abril de 2014, as 16:49:08
Com o tempo isso só tende a mudar mais e mais! ;D


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 27 de Abril de 2014, as 09:54:44
Acho que chegou a hora de desenvolvermos a nossa!

Open hardware!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: EddieTavares em 27 de Abril de 2014, as 12:47:08
Acho que chegou a hora de desenvolvermos a nossa!


Tempos atras eu tive uma ideia, mas pra por ela em prática eu teria que estudar os microcontroladores, por um tempo eu até fui atras, mas acabei me ocupando e a ideia ficou parada, mas vamos lá, é o seguinte:

Eu queria projetar algo como uma placa mãe, com slots onde os efeitos seriam encaixados, como nas placas de computadores, os terminais do slot seriam usados para alimentar os circuitos, grupos de 3 terminais funcionariam como potenciômetros (a placa "mãe" conforme o preset forneceria as resistências).

As placas dos efeitos teriam que ser desenhadas com um dos lados como um pente de memória ou uma placa de vídeo ou usar um pente adaptador onde os terminais pudessem ser conectados com fios as placas de efeitos.

A vantagem seria ter os efeitos que quiséssemos e combiná-los com inúmeras possibilidades e configurações, sem perder as características como acontece nos racks e multiefeitos mas mantendo a praticidade.

Espero que alguém compre a ideia.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: blackcorvo em 27 de Abril de 2014, as 21:26:09

As placas dos efeitos teriam que ser desenhadas com um dos lados como um pente de memória ou uma placa de vídeo ou usar um pente adaptador onde os terminais pudessem ser conectados com fios as placas de efeitos.


Sua idéia me fez pensar em fazer algo baseado em cartuchos (igual videogames mesmo), porém onde você teria vários slots, e poderia definir a ordem em que os efeitos estariam simplesmente mudando os cartuchos de slot (e teria uma memória inclusa em cada cartucho pra salvar seus presets pro efeito que tiver nele).
Sei que é um sistema meio obsoleto, mas seria interessante, nem que fosse só pelo efeito nostalgia. Sem falar que daria pra guardar uns 3 efeitos no espaço que normalmente caberia somente 1 pedal (dependendo do tamanho que o cartucho ficar, claro).


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Alex Frias em 27 de Abril de 2014, as 21:59:28
Sobre as duas ideias acima: se a proposta for usar eletrônica digital apenas para controlar parâmetros de circuitos analógicos ( como na antiga BOSS ME-5 ) através de chaves e pots controlados digitalmente, ok para os slots, placas e cartuchos. Mas se estivermos falando de emulação/modelação, onde todo o processamento do áudio ocorrerá apenas no ambiente digital, melhor pegar um DSP mais poderoso e apenas usar combinações de algoritmos pra cada efeito da cadeia. (guitar_player

-----
Em ambos os casos pode-se também economizar espaço no painel do pedal fazendo com que grande parte dos parâmetros seja acessada apenas por software remoto, via USB, no computador, tablet ou celular!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: EddieTavares em 28 de Abril de 2014, as 00:45:55
Frias

A minha idéia foi exatamente a de controlar eletronicamente efeitos analógicos, seguindo a idéia do hexaswitch, mas, além de combinar os efeitos teríamos a possibilidade de parâmetros diferenciados em cada combinação.



Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: blackcorvo em 28 de Abril de 2014, as 06:50:30
Frias

A minha idéia foi exatamente a de controlar eletronicamente efeitos analógicos, seguindo a idéia do hexaswitch, mas, além de combinar os efeitos teríamos a possibilidade de parâmetros diferenciados em cada combinação.



Exato!

Em ambos os casos pode-se também economizar espaço no painel do pedal fazendo com que grande parte dos parâmetros seja acessada apenas por software remoto, via USB, no computador, tablet ou celular!

Sim, um app que use Bluetooth pra se comunicar com a base controladora seria ótimo pra criar presets!

Acho que me veio uma idéia de como poderia ser a cara da interface desse app. Vou esboçar ela depois.

[EDIT]

Como não sei exatamente quais seriam as opções principais mais apropriadas, coloquei qualquer coisa só pra mostar mesmo como seria o principal do app:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Quando se clica nos botões, poderia aparecer um novo menu na tela com as opções (somente os botões de bypass que fariam sua função sem aparecer nenhum menu, claro).


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: GuitarCris em 28 de Abril de 2014, as 11:16:39
Esta opção de cartuchos seria algo bem interessante, uma placa mãe com soquetes e a configuração de efeitos seria uma farra só!
Creio que um problema seria a parte de knobs, pois além de variar muito os valores e tipos tambem tem o numero que pode ser de apenas um(ex: Booster) ou vários (ex: Dr. Boogie).
Isso me lembrou uma vez que eu regulei uma Les Paul de uma loja aonde eles tinham vários captadores para teste e eles ficavam parafusados em blocos de madeira que encaixavam pela parte debaixo do corpo! :o
Isso dava a oportunidade de testar vários captadores em uma guitarra só sem ter o trabalho da instalação.
o fato de uma pedaleira assim ajudaria muito o músico descobrir os efeitos que precisa assim como esta guitarra ajudava o músico escolher os captadores.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Alex Frias em 28 de Abril de 2014, as 11:52:44
Só que no caso de pedais, não há essa trabalheira de instalação como há nos captadores da guitarra... >>(:


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: GuitarCris em 28 de Abril de 2014, as 12:06:45
Mas o fato dos efeitos serem modulares e em sistema de cartucho seria uma boa para quem quer descobrir combinações!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: EddieTavares em 28 de Abril de 2014, as 12:11:32
Cris

Eu já havia pensado na questão em relaçãi a quantidade de potenciômetros, e nessa topologia que eu idealizei, pensando que cada slot forneceria o equivalente a 3 ou 4 potenciometros, para acomodarmos por ex. um guvnor teríamos 2 possibilidades:

1 - usar 2 ou mais slots para o mesmo efeito, no caso do guvnor, usar 1 slot para alimentação, volume e drive e outro para graves, médios e agudos, neste caso os terminais in e out seriam jumpeados.

2 - Não usar o eq do efeito e usar um equalizador em algum dos slots.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 28 de Abril de 2014, as 17:36:20
Acho que chegou a hora de desenvolvermos a nossa!

Open hardware!

 Isso seria bem legal!

 Se for pensar, até que é tranquilo desenvolver um hardware para "plugar" uma placa de desenvolvimento (beagle bone, raspberry pi...).

 Ao meu ver só precisa de um front-end com amp-ops e um codec bom (24 bits pelo menos, comunicação SPI), um misturador analógico para ter pelo menos o sinal analógico sem ser processado.

 O resto é "só" software (e que resto.... ???)

 Eu sou um pouco doido com essas coisas, se precisarem de ajuda da parte analógica até o baixo nível do software, eu estou dentro!  ;)


Em ambos os casos pode-se também economizar espaço no painel do pedal fazendo com que grande parte dos parâmetros seja acessada apenas por software remoto, via USB, no computador, tablet ou celular!

Sim, um app que use Bluetooth pra se comunicar com a base controladora seria ótimo pra criar presets!

Acho que me veio uma idéia de como poderia ser a cara da interface desse app. Vou esboçar ela depois.

[EDIT]

Como não sei exatamente quais seriam as opções principais mais apropriadas, coloquei qualquer coisa só pra mostar mesmo como seria o principal do app:

Quando se clica nos botões, poderia aparecer um novo menu na tela com as opções (somente os botões de bypass que fariam sua função sem aparecer nenhum menu, claro).

 Esses módulos bluetooth são muito simples de usar (acho que a maioria é uma uart direto no microcontrolador, tx, rx, vcc, terra) e são muito baratos.

 Controlar os parâmetros da simulação em tempo real por um tablet/celular seria fantástico!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: blackcorvo em 28 de Abril de 2014, as 19:09:54
Cris

Eu já havia pensado na questão em relaçãi a quantidade de potenciômetros, e nessa topologia que eu idealizei, pensando que cada slot forneceria o equivalente a 3 ou 4 potenciometros, para acomodarmos por ex. um guvnor teríamos 2 possibilidades:

1 - usar 2 ou mais slots para o mesmo efeito, no caso do guvnor, usar 1 slot para alimentação, volume e drive e outro para graves, médios e agudos, neste caso os terminais in e out seriam jumpeados.

2 - Não usar o eq do efeito e usar um equalizador em algum dos slots.

E se incluir potenciômetros digitais dentro dos cartuchos?


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: xformer em 28 de Abril de 2014, as 19:33:07
Só por curiosidade pesquisei pelos termos DSP e Raspberry PI e tem alguns links interessantes e contraditórios:

http://hackaday.com/2013/01/28/raspberry-pi-becomes-a-guitar-effects-processor/

http://www.crazy-audio.com/2013/11/using-the-raspberry-pi-as-a-dsp/



Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: GuitarCris em 28 de Abril de 2014, as 19:51:03
Eddie, creio que a equalização poderia ser fixa no final dos efeitos, tipo algo onboard na placa. isso enxugaria bem o n. de lugares para pots.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Alex Frias em 28 de Abril de 2014, as 21:33:10
Estamos com duas ideias de projeto bem distintas aqui:

1 - Um processador de múltiplos efeitos digital com misturador analógico (controlado digitalmente, claro) e módulos de efeitos (a princípio) por software;

2 - Um processador de múltiplos efeitos analógico controlado por microprocessador digital, para termos a possibilidade de criar presets, porém sem processar o som no reino digital.

Primeira direção a se tomar!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: visioncb em 28 de Abril de 2014, as 23:10:06
Estamos com duas ideias de projeto bem distintas aqui:

1 - Um processador de múltiplos efeitos digital com misturador analógico (controlado digitalmente, claro) e módulos de efeitos (a princípio) por software;

2 - Um processador de múltiplos efeitos analógico controlado por microprocessador digital, para termos a possibilidade de criar presets, porém sem processar o som no reino digital.

Primeira direção a se tomar!

Eu acho a segunda opção mais realística, assim... utilizar efeitos analógicos e controlar somente os potenciômetros como presets mesmo, a ideia de utilizar cartuchos é ainda mais interessante pois daria pra colocar "qualquer" efeito com os potenciômetros digitais dentro da unidade principal, e de quebra ainda controlar tudo como o projeto do Hexaswitch que está sendo desenvolvido aqui. Creio que condiz com a ideia do EddieTavares.

Eu digo mais realista pois fica mais viável pra muita gente desta forma do que adentrar na área dos DSPs, tanto pela complexidade quanto, por exemplo: "como consigo ter aquele chorus, e não este, que não parece o meu pedal?" ou "como colocar aquele drive estilo guvnor"... Eu estava com uma ideia de um PIC controlar o FV-1, utilizando encoders rotativos e salvando presets para cada efeito do FV-1, com saídas analógicas através do PIC por meio de PWMs.

O engraçado é que falando em cartuchos, me vem na cabeça os cartuchos do Atari  :D talvez por causa das notícias das escavações, no Novo México.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: fpohren em 28 de Abril de 2014, as 23:30:27
Buenas!

Segue uma idéia que eu tive a alguns anos atras, mas por falta de tempo e de conhecimento que não tinha na época e não tenho agora, nunca passou disso. Quando comecei e ver o rumo que este tópico tomou, logo me lembrei dela. Na época achei uma grande viajem, mas vi que tem gente pensando coisas parecidas:


(http://www.formaeespaco.com.br/imagens/pedaleira_modular_conceito.jpg)

O funcionamento seria algo mais ou menos assim:

Seriam pedais que poderiam ser utilizados individualmente, bastando ligar um cabo no in e outro no out, colocar energia nele e pronto.

Existiria uma base que seria o controlador de presets. Esta poderia ter uma fonte inclusa, para todos os pedais. Então, iria se ligando em série cada pedal. Está ilustrado como entradas para cabos ali no desenho, mas eu tinha pensado na época que poderia ser tipo um encaixe de cartucho na lateral do pedal, macho de um lado e fêmea do outro, ou algum cabo único, talvez com o de áudio separado por questões de interferência. Um buffer poderia ser incorporado a este pedal base.

Não teria opção de salvar e editar presets, bastaria estar no preset desejado, e acionar ou desligar cada pedal no seu próprio switch. Abre a possibilidade de ligar um boost em um solo, por exemplo, mas sem mudar de preset. Ao mudar de preset, automaticamente salva o estado que estava e ao voltar, recupera o último estado de cada pedal em cada preset.

Outra idéia seria não ter preset down e up, mas talvez usar o switch de cada pedal para selecionar um preset. O numero de presets seria determinado pelo numero de pedais neste caso, dai sim tendo que ter um botão para editar na base.

Os potenciômetros eu imaginei usar rotativos com motor (deve ser caro isso, nunca fui atras), dai salvaria também os parâmetros diferentes em um mesmo efeito para cada preset. Sempre me vem as imagens das mesas profissonais nos documentários "Classic Albuns", que o operador dá um "solo" em um canal e todos os potenciômetros lineares deslizam sozinhos. Imagina o cara mudando de preset e os potênciometros girando ali, ia ser lindo.

Enfim, uma viajem, mas como o pessoal está se empolgando aqui, não custa lançar mais lenha na fogueira.



Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: EddieTavares em 29 de Abril de 2014, as 00:46:36
Blackcorvo

Na verdade eu acho que vai ser difícil termos uma enclosure que possibilite a confeccão de cartuchos, pensei em algo como um flat cable conectando a placa do efeito ao mainboard, como em algumas placas de video, som, rede...

Dessa forma eu poderia, por exemplo, montar um efeito da tonepad, soldar os condutores diretamente na placa do efeito e espetar o flat no slot da mainboard.

Se eu tiver os pots no cartucho eu teria que criar personalizar os layouts pra esse fim, imho será mais fácil termos os pots na mainboard.

-----
Inclusive, acho que deveríamos usar barras de pinos aos slots, que são bem mais fáceis de encontrar e são bem baratos.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 29 de Abril de 2014, as 09:20:24
Quem vai?

    http://www.lojamundi.com.br/cubieboard-1ghz-1gb-ram.html#.U1-YXVe9aPo

    http://www.lojamundi.com.br/breadboard-cubieboard.html#.U1-YgFe9aPo

    http://www.lojamundi.com.br/dissipador-para-cubieboard-e-cubieboard-2.html#.U1-YmVe9aPo

Não é super barato... mas vai ser MUITO divertido!



Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: kem em 29 de Abril de 2014, as 09:52:31
Da pra baratear (com sorte) um pouco...
http://www.ebay.com/itm/251272825038

E o gabinete... http://www.ebay.com/itm/221403401517


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: xformer em 29 de Abril de 2014, as 12:28:57
Eu achei que seria mais simples juntar esses pequenos computadores (Raspberry PI e Cubieboard) com módulos DSP que já existem aos montes.  Bastaria fazer uma interface gráfica no computador e mandar os comandos para o módulo DSP fazer o serviço de efeitos.

Vejam esses:
http://www.cliffinc.com/products/digital/index.htm
http://www.cliffinc.com/products/digital/ace32r2.pdf

http://www.tnt-audio.com/sorgenti/minidsp_e.html


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 29 de Abril de 2014, as 14:16:44
 Eu estive lendo o site da MOD e achei fantástica a versatilidade do hardware deles. Tem centenas de plugins que podem ser utilizados (a maioria dos que olhei no site são free, em código aberto para quem quiser usar/modificar).

 Dois dos desenvolvedores de onde eles retiraram alguns dos efeitos:

 http://quitte.de/dsp/caps.html
 http://tap-plugins.sourceforge.net/index.html

 A mágica é que está tudo meio pronto já, basta o computador iniciar e rodar os plugins (não é tão fácil assim, precisa ter alguma robustez, imagine a pedaleira dando crash no meio do show).
 
 Sobre a história deles:

Citar
"Em 2013 surge o MOD Quadra. O protótipo foi apresentado na LAC (Linux Audio Conference), em abril, e foi muito bem recebido pelos desenvolvedores, que ficaram encantados ao ver seus efeitos rodando em um dispositivo como o MOD, e pela comunidade como um todo. Este sucesso foi uma confirmação para a equipe de que o MOD estava no caminho certo, e de que a construção de uma relação constante de cooperação com uma comunidade ativa de desenvolvimento de efeitos de áudio era uma parte essencial do projeto."

 A idéia é ter uma "Play Store" só que de efeitos, onde o pessoal poderia desenvolver e vender seus plugins. É uma idéia muito legal e pioneira.

 O único problema é que ainda existe uma latência (segundo eles) de 5 ms. Não parece muito, mas talvez a dinâmica fique um pouco afetada (para os mais puristas...).
 Quanto mais efeitos se colocar no caminho do sinal, mais esse latência aumenta e talvez nem tenha como diminuir muito isso (sistemas operacionais são assim, esqueça usar um linux para sistemas onde a latência é crítica).
 Talvez eles tenham refeito algumas partes do SO para tentar diminui ao máximo isso e dizem que os "nossos engenheiros estão trabalhando para diminuir ainda mais essa latência".

 A solução do xformer é vantajosa nesse aspecto, usar um DSP libera muito o SO dos cálculos complexos em ponte flutuante em tempos críticos, além da transferência massiva de dados entre o processador e a RAM, etc... A latência diminui muito.
 
 Mas precisaria arrumar um jeito de utilizar esses plugins já existentes na pedaleira, caso contrário, além de projetar um sistema ainda mais complexo com DSP, precisaria desenvolver todos os efeitos do zero...

 A labuta é realmente grande!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Fusion em 29 de Abril de 2014, as 14:44:33
Digo por experiencia própria que 5ms é humanamente imperceptível. Até 30ms não afeta em praticamante nada a performace.


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 29 de Abril de 2014, as 15:08:32
Gosto muito da ideia de seguir os passos da MOD. O hardware é barato e fácil de achar. O software está quase pronto. Uma distribuição linux simplificada com os códigos abertos.

(Por favor ninguém, sugira copiar o trabalho da MOD - a não ser que eles ofereçam)

Mas não se iludam, dá um trabalho grande juntar todas estas coisas. Tenho bastante experiência com linux e sistemas embarcados e a coisa é trabalhosa, principalmente se há a intenção de deixar a coisa "a prova de idiotas"!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 29 de Abril de 2014, as 16:43:34
 Que legal Haroldo, não sabia que você tinha experiência com isso!

 Existe também a BeagleBoard Black que possui o mesmo processador (ou equivalente) mas com apenas 512Mb de RAM.

 O preço dela é de uns 45 dólares (na Farnel custa 220 reais) e o mais interessante é que existe já um "shield" com codec via SPI/I2C:

 http://beagleboard.org/Products/BeagleBone+Black

 http://elinux.org/CircuitCo:Audio_Cape_RevB

 É só plugar e começar a desenvolver!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 29 de Abril de 2014, as 17:41:34
Que legal Haroldo, não sabia que você tinha experiência com isso!

Se você tiver um debian, fedora, centos e alguns outros, experimente o comando (como root):

modinfo snd-korg1212


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 29 de Abril de 2014, as 18:17:42
 Abri uma máquina virtual com Ubuntu 12.04...

 O Haroldo está no Kernel!  :D

 É o driver de uma placa de som da Korg não?

 Bem, se você já fez isso, uma pedaleira já é meio caminho andado!  ;)

 


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: visioncb em 29 de Abril de 2014, as 19:17:22
Gosto muito da ideia de seguir os passos da MOD. O hardware é barato e fácil de achar. O software está quase pronto. Uma distribuição linux simplificada com os códigos abertos.

(Por favor ninguém, sugira copiar o trabalho da MOD - a não ser que eles ofereçam)

Mas não se iludam, dá um trabalho grande juntar todas estas coisas. Tenho bastante experiência com linux e sistemas embarcados e a coisa é trabalhosa, principalmente se há a intenção de deixar a coisa "a prova de idiotas"!

Tem razão, isso pode dar certo! A lista de efeitos open source é bem grande! Apesar de dar um trabalhão juntar tudo, muito do mais difícil já está pronto.

Quem aí tá animado o suficiente pra começar?


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: Ledod em 30 de Abril de 2014, as 09:58:29
 Ai que entra o trabalho pesado...

 É um projeto e tanto, com 90% de software.

 Eu criei uma outra máquina virtual no meu PC rodando um Ubuntu, vou tentar rodar os plugin's e ver se consigo alguma coisa!

 Essas plaquinhas que são computadores já possuem alguma interface de áudio (saída para fones e entrada de microfone) em um primeiro momento nem é tão necessário assim um hardware específico (apenas se constatar de cara que a performance seja muito ruim).

 De qualquer forma, quem tem acesso a um Linux pode pegar esses plugin's para usar com o ardour, de acordo com o link:

Citar
"About TAP-plugins (the LADSPA ones)

TAP-plugins is short for Tom's Audio Processing plugins. It is a bunch of LADSPA plugins for digital audio processing, intended for use in a professional DAW environment such as Ardour. These plugins should compile and run on any recent (that is, not seriously outdated) GNU/Linux system. They don't require any special libraries besides the standard GNU C and math libraries, which are expected to be provided on the machine used for compiling."

 http://tap-plugins.sourceforge.net/ladspa.html

 http://ardour.org/

 Agora é mãos a obra!

 Um abraço,

 Eduardo


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: hgamal em 30 de Abril de 2014, as 11:18:54
Instalar o guitarix é mais educativo!


Título: Re: Pedaleira digital desenvolvida por brazucas
Enviado por: otton em 30 de Maio de 2014, as 19:48:04
Citar
hgamal, não seria possível rodar isso numa placa raspberry pi? o processador dela suportaria os efeitos sem atrasos?

add - o processador da raspberry é um ARM 700 MHz

Da sim ;D ;D
https://www.youtube.com/watch?v=bLcW70tcBX8
abraços


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