Handmades

Fórum Geral => Avisos => Tópico iniciado por: nhepes em 16 de Abril de 2014, as 01:40:56



Título: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: nhepes em 16 de Abril de 2014, as 01:40:56
Moderador:  Começou mal, na primeira mensagem ao fórum, usou muito internetês e não leu o aviso de que mensagens assim são excluídas.  Tente de novo.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Espanhol em 16 de Abril de 2014, as 19:02:27
A velha mania brasileira de não ler nada...


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: nhepes em 16 de Abril de 2014, as 22:32:23
Felizmente eu LI todo o conteúdo das regras, e gostaria de poder rever meu texto para corrigir o "internetês". Foi a PRIMEIRA coisa que fiz quando entrei no fórum.
Gostaria de saber se é possível reaver o texto para corrigir os possíveis erros e publicar ele novamente, até mesmo porque me deu grande trabalho lembrar de tudo
que estava acontecendo com o amplificador, caso não haja possibilidade irei refazer o texto, porém acho sensato que o moderador mande um aviso, até porque não fiz isso para
prejudicar o fórum de forma alguma.  E ao amigo "Espanhol" que respondeu acima, com muita educação, acredito que ele deve seguir a frase que está no final da mensagem dele e se
não souber o que está acontecendo é melhor ficar em silêncio.  :-X

Obrigado.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: fallout em 16 de Abril de 2014, as 23:22:25
Edite o primeiro post seguindo as regras, e você será ajudado.

Em outro fórum que participava quando algum usuario quebrava as regras a moderação éra mais polida, apenas excluiam o topico
ou editavam o post com um sigelo "editado pela moderação", e sempre recebiamos uma mensagem pessoal avisando o motivo, do
jeito que o xformer vem fazendo fica parecendo um ataque pessoal.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 05:17:03
Pois é, realmente dá essa impressão.. Mas acredito que não..
Eu também perdi um post importantíssimo que demorei cerca de meia hora para redigir.. A mensagem simplesmente sumiu, e eu achando que era problemas com o servidor depois de várias outras mensagens excluídas. (Esta eu ja havia desistido de reescrever)

Cheguei até ter minha conta bloqueada, mas graças ao Plautz isso foi resolvido (obrigado mais uma vez meu caro)

Acredito que nas regras está escrito que um moderador, ou administrador avisaria do ocorrido, bom, pelo menos este parece ser o aviso.

Isso já foi muito discutido aqui no fórum, gerando até briga entre usuários das antigas.. não acredito que outra discussão ajudará.. Ou mesmo continuar com esta..

Sugiro dar uma lida nesta discussão que comentei, caso o tópico ainda exista aqui no fórum.

Bom.. o que lhe resta fazer é... tentar de novo.. e sinto muito por perder a mensagem, sei bem como é isso.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: hgamal em 17 de Abril de 2014, as 08:33:57
Pessoal,

não há nada de pessoal na exclusão de mensagens. Peço a todos que se coloquem no lugar do moderador. É um porre ficar mantendo esta coisa nos eixos. Todo mundo fala quão maravilhoso é o forum, como as informações são relevantes etc e tal... mas este valor sai do trabalho ávido de pessoas como o xformer.

Dava para ser que nem no jardim de infância? Pedindo para os coleguinhas não usarem internetês ou escreverem em alguma língua parecida com o português. Dava, mas convenhamos, eu acho que já passamos desta fase.

Vamos escrever certo, dentro das regras. Vai ser bom para todo mundo!


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 09:38:08
Bom segue abaixo a mensagem excluída, de quem eu nem conheço, portanto nem posso ter algo pessoal contra, mas que já começou dando trabalho e gerando discussão, por pura falta de atenção e desleixo, ainda mais quando se pede ajuda (ainda se fosse pra ajudar outro ...).

Citar
A galera que tem empenho de me ajudar, tenho uma proposta de um desafio épico.
Possuo um cabeçote Egnater Rebel 30. Não tenho absolutamente ninguém por perto que entenda de amplificadores valvulados, e estou
por mim mesmo aqui tentando arrumar o meu.
Estava tocando com ele esses dias quando percebi que meu canal de drive ficou abelhudo, ai mexi na equalização e tudo mais, mas sentia que o
som não estava mais como era (cremoso e com a k e le (moderador, peço que me suspenda do fórum) drive suave com pouco ganho). Percebi também que eu tinha que colocar ele no volume máximo para
atingir um volume razoável e o ganho tinha q estar praticamente no máximo, enquanto q eu colocava o volume no 2 +- no clean e o volume praticamente ja ultrapassava o volume do canal com drive. Abri o amplificador, verifiquei as válvulas todas estão acesas certinho. Ai fui verificar se a placa dele não apresentava algo visivelmente errado, porém não consegui perceber nada. Estarei disponibilizando o esquema do amplificador para que possam me ajudar e também farei fotos da placa do amplificador para que possam me ajudar. Estou realmente muito desesperado  Sad
Usei muito o google para correr atrás de informações sobre o possível problema, porém não encontrei nada de relevante. A única ideia que eu tive foi após ler um post no facebook da Egnater de um dos caras que curtiram tirou uma foto de um capacitor e falou algo como "os schematics me salvaram" e mostrou um capacitor queimado e lá ele falava que estava com problemas no volume e t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) mais ai decidi correr atrás disso tudo. Vou colocar link para o download do esquema: http://www.mediafire.com/view/27bj1o8ioy4ltxz/egnater_rebel30_sch.pdf

Um grande abraço e que a jornada comece!!!  Batendo Cabeça

-----
Pois é, realmente dá essa impressão.. Mas acredito que não..

Acredito que nas regras está escrito que um moderador, ou administrador avisaria do ocorrido, bom, pelo menos este parece ser o aviso.

No seu caso especial, era até engraçado ver a forma como você perguntou usando "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)" suas mensagens sumiam ... Ou seja não tinha a mínima noção da regra e não a tinha lido, embora esteja explícito na primeira página do fórum/portal que mensagens assim serão excluídas SEM AVISO ALGUM (em português claro e direto, caso alguém não entenda o que quer dizer "sem aviso prévio"), então você não precisa acreditar" que nas regras o moderador ou administrador precisa ter o trabalho de avisar o infrator. O diabo é que as pessoas não acreditam que escrevem com internetês e querem ter razão.

-----
Em outro fórum que participava quando algum usuario quebrava as regras a moderação éra mais polida, apenas excluiam o topico
ou editavam o post com um sigelo "editado pela moderação", e sempre recebiamos uma mensagem pessoal avisando o motivo, do
jeito que o xformer vem fazendo fica parecendo um ataque pessoal.

Advertências tem que ser duras e contundentes, pois senão ficam parecendo "por favor não faça isso" e o pessoal não levará  a sério.
E meu amigo Espanhol ( :tup ) tem plena razão no que ele escreveu: as pessoas não gostam de ler regras ou instruções (e manuais, e contratos, e esquemas, e receitas, e bula de remédio, e rótulo de alimentos, e as Leis, etc etc), não entendem bem o que ali está escrito (nem fazem força pra isso) e tem preguiça de reler o que elas próprias escreveram, por isso acontecem essas coisas.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: betoknigth em 17 de Abril de 2014, as 14:03:48
Esse tipo de "bronca" eu aplicava nos novos usuários, enquanto não haviam regras estabelecidas :tup... era prova de fogo.. aí fiquei sem tanto tempo para o forum... mas houve quem fizesse o mesmo serviço.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 17 de Abril de 2014, as 15:30:40
Sinceramente, prefiro ver um internetes do que uns erros de português de várias pessoas aqui, que chega a doer fisicamente a minha visão. Só comentando mesmo.
Não estou defendendo o uso, mas creio que no exemplo acima, em que houve somente o uso de algumas pequenas palavras utilizadas de forma diferente (o famoso internetes) não precisa de uma sanção tão grande como a exclusão da mensagem. Internetes é até reconhecido por alguns como uma forma de linguagem moderna. Um pouco ali e aqui não traz nenhum prejuízo.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: kem em 17 de Abril de 2014, as 15:53:07
A coisa é clara. Existem regras, e essas devem ser seguidas.
Todos somos adultos (pelo menos deveríamos ser) então não dá pra alegar que ficou melindrado com uma advertência.
É como motorista que estaciona em cima da calçada, faz conversão em lugar proibido... ai quando leva multa vem diz que o cara da CET ta exagerando.
O xformer esta fazendo um excelente trabalho. E olha que é um trabalho chato e desagradável. Ele só faz mesmo porque gosta do fórum.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 16:00:01
Mattzan, concordo com o que você escreveu sobre haver muitos erros de português nas mensagens e isso me incomoda também. Mas ao contrário das mensagens com internetês, o pessoal que escreve com erro de português não escreve assim intencionalmente, por preguiça ou falta de atenção, é por ignorância. De forma que não tem como coibir esse problema impondo uma regra sobre isso. Você não é o primeiro que reclama disso e esse problema é do ensino deficiente no nosso país.  Além disso, ninguém aqui está imune a cometer erros de grafia, concordância (na sua mensagem tem esse problema), falta de acentos e pontuação, etc.  Eu cometo erros assim, você cometeu, todos aqui cometem. Não é por isso que vamos deixar passar mensagens mal escritas e sem sentido, essas também serão advertidas.

Já sobre o internetês, a regra é clara, existe e diz que mensagens com internetês (seja só um termo ou 50 na mensagem inteira) serão excluídas.  Peço a algum administrador colocar o aviso de que as mensagens com internetês serão apagadas, sejam escritas com fonte maior, de preferência piscante e vermelha pra chamar mais atenção, porque tem muito cego e desatento no fórum.  :D

Aqui cada um pensa de um jeito. Se eu mando mensagem privada pedindo pro cara corrigir um texto, o cara reclama dizendo que era melhor ter posto um aviso (aberto no fórum) apontando os erros de português e expondo-o ao ridículo. Aí vem outro e diz que não quer que os erros sejam corrigidos ou apontados no fórum porque é constrangedor. Outro acha que deveríamos deixar os erros pra lá, então vem você e diz que lhe incomodam os erros de português dos outros. As pessoas gostam de reclamar mas não fazem as coisas da melhor forma possível. O mesmo tipo de opinião varia de participante para participante sobre o uso de internetês. Se fosse pra saber a de cada um, não se chegaria a um acordo. Então não tem democracia sobre esse assunto, internetês é proibido e ponto final. O fórum é de adesão e aceitação às regras estabelecidas, quem aceitar segui-las, que faça muito bom proveito do fórum. Quem não concordar com elas ou não quiser segui-las, tchau e benção, vá para outro fórum mais bagunçado, não é obrigado a ficar aqui.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: laerteandrade em 17 de Abril de 2014, as 16:22:56
Eu concordo com quase tudo que foi dito. Apenas tenho dificuldade de aceitar a forma como é dito, não acho que este tipo de frase ajude em algo: "quem não concordar com elas ou não quiser segui-las, tchau e benção, vá para outro fórum mais bagunçado, não é obrigado a ficar aqui." Ao menos todos os livros que li, e olha que não são livros moderninhos, descrevem que a liderança obtida pela confiança e pelo respeito é a única que se mantém inabalável. Entendo que é muito cansativo administrar o fórum, mas peço que as nossas relações sempre sejam norteadas pelos Princípios do Bom Senso e do Respeito Mútuo. Eu confesso que quando leio frases como essa, me dá um desânimo em continuar postando.



Mattzan, concordo com o que você escreveu sobre haver muitos erros de português nas mensagens e isso me incomoda também. Mas ao contrário das mensagens com internetês, o pessoal que escreve com erro de português não escreve assim intencionalmente, por preguiça ou falta de atenção, é por ignorância. De forma que não tem como coibir esse problema impondo uma regra sobre isso. Você não é o primeiro que reclama disso e esse problema é do ensino deficiente no nosso país.  Além disso, ninguém aqui está imune a cometer erros de grafia, concordância (na sua mensagem tem esse problema), falta de acentos e pontuação, etc.  Eu cometo erros assim, você cometeu, todos aqui cometem. Não é por isso que vamos deixar passar mensagens mal escritas e sem sentido, essas também serão advertidas.

Já sobre o internetês, a regra é clara, existe e diz que mensagens com internetês (seja só um termo ou 50 na mensagem inteira) serão excluídas.  Peço a algum administrador colocar o aviso de que as mensagens com internetês serão apagadas, sejam escritas com fonte maior, de preferência piscante e vermelha pra chamar mais atenção, porque tem muito cego e desatento no fórum.  :D

Aqui cada um pensa de um jeito. Se eu mando mensagem privada pedindo pro cara corrigir um texto, o cara reclama dizendo que era melhor ter posto um aviso (aberto no fórum) apontando os erros de português e expondo-o ao ridículo. Aí vem outro e diz que não quer que os erros sejam corrigidos ou apontados no fórum porque é constrangedor. Outro acha que deveríamos deixar os erros pra lá, então vem você e diz que lhe incomodam os erros de português dos outros. As pessoas gostam de reclamar mas não fazem as coisas da melhor forma possível. O mesmo tipo de opinião varia de participante para participante sobre o uso de internetês. Se fosse pra saber a de cada um, não se chegaria a um acordo. Então não tem democracia sobre esse assunto, internetês é proibido e ponto final. O fórum é de adesão e aceitação às regras estabelecidas, quem aceitar segui-las, que faça muito bom proveito do fórum. Quem não concordar com elas ou não quiser segui-las, tchau e benção, vá para outro fórum mais bagunçado, não é obrigado a ficar aqui.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 16:34:01
Eu concordo com quase tudo que foi dito. Apenas tenho dificuldade de aceitar a forma como é dito, não acho que este tipo de frase ajude em algo: "quem não concordar com elas ou não quiser segui-las, tchau e benção, vá para outro fórum mais bagunçado, não é obrigado a ficar aqui." Ao menos todos os livros que li, e olha que não são livros moderninhos, descrevem que a liderança obtida pela confiança e pelo respeito é a única que se mantém inabalável. Entendo que é muito cansativo administrar o fórum, mas peço que as nossas relações sempre sejam norteadas pelos Princípios do Bom Senso e do Respeito Mútuo. Eu confesso que quando leio frases como essa, me dá um desânimo em continuar postando.

Que fique claro que essa afirmação e opinião ao qual você não concorda, é apenas minha e não necessariamente  dos demais administradores do fórum. Além disso você tem todo o direito de não concordar com ela. Mas ela não desrespeita nem o bom senso e nem os demais, pois ela apenas reflete o fato de que quem não concordar com as regras e não as segui-las, vai sofrer advertências e punições e se for o caso sair do fórum (como muita gente o fez recentemente, não por causa disso, mas por motivos outros). Outra coisa, aqui não se busca liderança (do quê ?), apenas a manutenção da ordem no fórum. Isso não prescinde de liderança ou respeito dos participantes pelos administradores ou moderadores, sejam lá quais forem eles. Moderador é como fiscal de trânsito, todo mundo odeia e reclama deles, pois as pessoas cometem erros e não os aceitam. Já estou preparado pra isso.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 17:04:46
No seu caso especial, era até engraçado ver a forma como você perguntou usando "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)" suas mensagens sumiam ... Ou seja não tinha a mínima noção da regra e não a tinha lido, embora esteja explícito na primeira página do fórum/portal que mensagens assim serão excluídas SEM AVISO ALGUM (em português claro e direto, caso alguém não entenda o que quer dizer "sem aviso prévio"), então você não precisa acreditar" que nas regras o moderador ou administrador precisa ter o trabalho de avisar o infrator. O diabo é que as pessoas não acreditam que escrevem com internetês e querem ter razão.

Na verdade, acredito que você se enganou, apesar de estar bem claro e direto, eu me referi ao que está logo abaixo do "Apagar mensagens ou arquivos impróprios sem aviso"
Seria "Advertir, via MP, usuário que cometa algum deslize." e no comentário quis dizer que ele parecia ser este o aviso, mas lógico que lá também diz "deliberação própria"

O jeito que você lida com os usuários é que eu disse parecer ser pessoal, não condiz com..., sabe? Releia o texto que você escreveu pra mim que você irá entender, ou principalmente as outras respostas que você escreveu aos usuários.

Kem, no caso do exemplo da multa de trânsito, no caso é como se você recebesse uma carta apenas dizendo "Multa gravíssima, 7 pontos na carteira, R$900,00 de multa.". Teria sido uma conversão em lugar proibido? Quem sabe?
Não é por ignorância, por maldade, por insistência afronta a regra nenhuma, as vezes essas coisas simplesmente acontecem! Não somente com crianças ou quem teve pouca educação na escola.

Pois é, concordo com o que você falou laerteandrade


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 17:22:40
Visioncb, não te conheço, você não me conhece, não sei seu nome, talvez você não saiba o meu, você nada fez de mal contra minha pessoa, portanto não posso ter nada contra sua pessoa, apenas contra suas mensagens. Inicialmente apenas apaguei suas mensagens, sem adverti-lo, pois dá menos trabalho.

Mas como você parece não ter visto e lido essa frase no portal do fórum (vá para HOME) e vai encontrar a seguinte inscrição:
A partir de 02/12/2013 as mensagens com conteúdo em internetês serão excluídas sem prévio aviso.

Você compreende o que está escrito ?  Sabe agora porque suas mensagens foram excluídas ? Acha que precisamos mandar um aviso pra apagar a mensagem ? O que você acha de alguém que não sabe porque suas mensagens somem, mesmo enfiando um monte de internetês no questionamento ? Não é motivo de gozação ? (não sei se de sua parte para conosco, ou de nós rindo de você). Eu deixei de propósito a sua mensagem perguntando o motivo disso pra que todos vejam e tomem suas conclusões.
Você respondeu pedindo desculpas para sair da suspensão e parecendo entender o que havia acontecido. Eu até agradeci o seu elogio à minha atuação. Agora vejo que não foi bem essa a sua intenção e você não se conformou. Deveria ter ficado quieto e seguido normalmente a participação no fórum, mas resolveu aparecer falando bobagem e demonstrando sua tolice.  Eu não vou ser polido e bonzinho (tolerante) com as infrações e vou ser sim muito duro com o internetês.  


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 17:29:55
Xformer calma, não pretendo iniciar nenhuma briga aqui no fórum, simplesmente não tem o porque ficar alimentando isso, e perdoe-me se caso dei a entender isso.

Eu só estava dizendo que me referia ao "Advertir, via MP, usuário que cometa algum deslize.", eu entendo completamente os motivos de ter apagado minhas mensagens e concordo. Quanto aos outros comentários que fiz foi apenas e justamente ao "Advertir, via MP...." porém nunca critiquei, foi até justamente o contrário, a sua ação.

Quanto ao parecer pessoal, é justamente nessa forma que você escreve ou como lida com os usuários, mas que fique claro que não pretendo de forma alguma levar a discussão a esse ponto. Então vou ignorar toda a parte do seu comentário que eu considero algo parecido com um insulto e sugiro que você faça o mesmo


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 17 de Abril de 2014, as 17:33:29
A forma como está sendo lidado algumas situações aqui não condiz muito com o bom senso ou proporcionalidade.
A questão da multa não tem nada ver. Uma coisa é você agir de uma forma que pode prejudicar outros. Outra é simplesmente punir por uma mera formalidade. Vivemos em um período em que utilizar o vc, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum), é normal. Sou pós-graduado em direito e uso isso todos os dias em mensagens informais, fóruns e afins. Aqui é o único lugar que isso é tratado de forma exagerada.

Justamente por vivermos em uma sociedade que 1% conhece de fato a lingua portuguesa e pessoas cometem erros diariamente, você começar a excluir mensagens porque utilizaram um termo de forma simplificada como o "vc" não tem muito sentido.

Estou criticando a regra e não a atitude.

Obs: Gostaria de saber qual foi o meu erro de concordância para não cometê-lo novamente.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Etelvino Costa em 17 de Abril de 2014, as 17:49:10
Em minha opinião pessoal, tem muita gente cheia de “não me toque” no fórum, não acho que o Xformer aja de maneira agressiva. Eu que não queria estar na pele dele fazendo este trabalho canseira.
Quando faço minhas pesquisas nos fóruns gringos, vejo bem a necessidade de se escrever de forma certa. Para entender o Xformer é só se colocar no lugar dele, imaginem ficar vasculhando estas postagens.
Aqui temos que ser abertos para nos comunicar. Sejamos como amigos que tem liberdade para puxar a orelha um do outro sem ficar grilado.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 17:56:41
Tudo bem Visioncb, nada pessoal. Apenas jogo claramente a minha forma de agir (como eu escrevi, de forma dura e contundente) e como enxergo a coisa. Se a punição contra o internetês é a exclusão da mensagem. é isso que farei, se enviarei o aviso ou postarei uma advertência ou não é de minha escolha.

Mattzan:
Desculpe, a concordância está correta.

Também sou advogado. e duvido que nas suas petições e demais peças jurídicas você utilize internetês, onde se deve usar linguagem formal e correta (juízes podem oficiar a OAB se encontrarem erros absurdos dos advogados), embora muitas vezes recheadas de termos mais rebuscados e pouco usados.
Como já disse, eu não fiz as regras, tampouco ajudei na elaboração. Apenas ajudo na aplicação e respeito delas. Se você não concorda com as regras, paciência, eu não posso fazer nada e não tenho nada a ver com isso.  Se a regra diz que o internetês é proibido e que será excluído é apenas isso que eu faço. Só que as pessoas gostam de reclamar, uma pequena minoria (não mais do que 10 a 20) de um universo muito grande, que não tem problema algum com essa regra.      
Você acha que por causa de uma pequena minoria que não consegue se ajustar às regras, elas devam ser mudadas ?

E por questão de imparcialidade e igualdade, se apaguei uma mensagem com internetês, não vou deixar de apagar outras que eu encontrar com esse problema (seja com um só ou com 50). Podem reclamar de que apaguei mensagens, mas não quero que alguém reclame de que deixei de apagar ou advertir por minha vontade. Ninguém vai se sentir injustiçado ou perseguido por causa disso.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 18:00:58
Etelvino Costa

As críticas ou as opiniões não chegam a ser sobre o xformer, mas sim sobre as regras do fórum de forma geral


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 17 de Abril de 2014, as 18:13:22
Peças jurídicas e petições de um lado. Mensagens na internet em um fórum de outro lado.  Nem vou me dar ao luxo de comentar a comparação feita. É igual a multa do rapaz la em cima.
Tudo bem, eu só to mostrando a minha opinião e por que deve ser mudada. Apesar das regras terem um cunho ditatorial, eu posso expor meus motivos aqui e para todos verem que essa regra do internetês específica não faz sentido nenhum. Internetês em excesso tudo bem, quando não se entende bulhufas do que o sujeito quer dizer. Agora 2, 3 palavras que todos sabem o que significam dai eu acho demais.

Imaginem se um sujeito la do interior do Estado, que não sabe escrever, mas que tem um conhecimento absurdo em eletrônica, posta uma mensagem aqui utilizando português errado. Pra mim fazer, nós foi, voçê, Apezar, reziztor. Pelas regras vocês não podem excluir. Dai outro sujeito escreve "você está escrevendo errado" - essa mensagem tem que ser excluída. E não é de má-fé ou ignorância que ele escreveu você. Simplesmente porque ele está acostumado tanto a utilizar, e qualquer lugar do mundo da internet, ninguém reclama.

Não sei se deixei claro o que eu quero dizer. Com todo respeito, é como se uma casa de prostituição quisesse ser tratada como igreja.

Estamos na internet, utilizando teclado e as vezes pode surgir alguns termos que são normais no contexto.

Desculpem por causar algum transtorno. Não deixarei de participar aqui por causa disso, ao contrário, só tenho que agradecer o pessoal daqui. Só acho que essa regra prejudica um pouco.

obs: na palavra você ali imaginem a sigla utilizada v e c. Já que eles corrigem automaticamente aqui.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 18:23:49
Não é transtorno, as pessoas podem expressar suas opiniões sobre as regras. Acha que eu concordo com todas ?
Assim como eu sei que muita gente usa smartphones para enviar as mensagens, e eles são horríveis para isso, são feitos pra se usar internetês. Além disso, não dão uma visão muito boa do fórum. Mas por causa disso deveriam ser toleradas as mensagens escritas com internetês ?
Regras são como leis do país. Muita gente não gosta das leis (tributo demais, criminosos com pena branda, demora nas ações, etc, etc), mas devemos respeitar as leis, sob pena de cometermos ilícitos ou ilegalidades.  Esse é o problema do brasileiro. Por não gostar da lei e das regras (das boas e das más), deixa de segui-las e respeitá-las, por isso vivemos nessa bagunça de país. Então até que elas sejam mudadas, ninguém tem o direito de desrespeitá-las, justas ou injustas. Dura lex, sed lex (a lei é dura, mas é lei).


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: marcioulguim em 17 de Abril de 2014, as 18:28:39
Buenas

Opinião minha.
Também concordo com o não uso do internetês pelo fato de que alguns usuários e visitantes são estrangeiros e não falam português. Não há tradução para estes termos.
Assim como acessamos o DIY e o FSB, por exemplo, aliados ao recurso de tradução da Google, os de fora fazem o mesmo.

Abraço

Me afobei e coloquei um NÃO a mais. Corrigido.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 17 de Abril de 2014, as 18:36:03
Concordo xformer.
Não desrespeitei nem deixarei de segui-la. Estou tentando justamente mudá-la. E sei que nesse fórum é um pouco mais fácil do que na legislação brasileira.
Minha sugestão é só botar o termo "em excesso". As mensagens que tiverem internetês em excesso podem ser excluídas sem aviso prévio. Pra mim fica bem mais justo e não prejudica tanto assim.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 18:47:24
Minha sugestão é só botar o termo "em excesso". As mensagens que tiverem internetês em excesso podem ser excluídas sem aviso prévio. Pra mim fica bem mais justo e não prejudica tanto assim.

De novo, citando um administrador (o limite é 3,12212 e alguma coisa ou 0 ?), e qual seria o critério para se definir o que é excesso e o que não é.  As regras não podem ser subjetivas.  Quais seriam os termos em internetês mais conhecidos por todos (podem ser por você, mas não por alguns).  Eu listei um monte de termos em internetês e alguns comentaram que nem saberiam dizer o que alguns termos significariam. Você não acha que para mim, seria mais complicado aplicar a regra (quantos e quais seriam tolerados) ?  E de acordo com o Marcio, uma das alegações de se proibir o internetês é porque isso dificultaria a tradução e compreensão de leitores estrangeiros (aí você pode pensar: eles que se danem) ou mesmo entre nós, daqui mesmo, podem nem saber o que significa o maldito do internetês.  Todo mundo acha que é fácil ter bom senso, mas não é, é muito difícil. Por isso é melhor ter regras claras, objetivas e rigorosas do que regras brandas e subjetivas (e mais "justas" que no fim se revelam injustas) cujas aplicações dependam do bom senso de fulano (no caso eu, que nem posso ter bom senso) ou de outrem.

Citar
Peças jurídicas e petições de um lado. Mensagens na internet em um fórum de outro lado.

Fazendo um paralelo entre os dois mundos. Numa petição, se requer ao juiz que resolva uma questão, problema ou conflito. Dessa forma ela deve ser escrita da forma mais clara e objetiva possível, para que o juiz entenda o problema e dê uma solução para ele, que da mesma forma deve usar linguagem correta e formal, para que não haja dúvidas.  Aqui no fórum (por coincidência, tem o mesmo nome da casa da justiça) acontece o mesmo, muita gente vem aqui pedir a solução para um problema, para tanto deve escrever de forma correta e clara para que quem possa ajudar a resolver o problema entenda corretamente o que acontece e depois responder também de forma correta e clara. Se por algum motivo uma das partes falha nessa comunicação, ocorrem mal entendidos e a solução não vem ou se arrasta. Qualquer coisa que prejudique o entendimento dos problemas e das soluções, nunca deve ser bem vinda ou tolerada. As pessoas não compreendem isso, é princípio básico da comunicação, mas a preguiça do ser humano é mais forte.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Eduardo em 17 de Abril de 2014, as 19:46:01
Olá Pessoal

Eu sou partidário da conduta do Xformer pois sei bem o quanto é complicado manter a casa em ordem. São mais de 3000 mil pessoas postando tudo quanto é coisa por aqui. Temos que ser práticos, pois TODOS nós, administradores e moderadores, temos nossos trabalhos. Ninguém ganha a vida moderando fórum de internet.

Eu apago texto mal escrito. Poder estar com todas as palavras corretas. Pode estar livre de internetês. Se não fizer sentido, vai para o vinagre. Não basta saber escrever as palavras. Precisa saber colocar todas juntas. Existem virgulas, pontos finais, parágrafos e toda uma série de marcadores e pontuações para dar sentido ao que se escreve. Não são meros enfeites. Quantas vezes eu já me peguei tentando decifrar o que algum apressado escreveu! Tudo numa linha só, sem virgulas, parágrafos, maiúsculas, etc.

Tanto eu quanto o Plautz já recebemos mensagens privadas de membros do fórum nos xingando por não ter suas dúvidas resolvidas. O Xformer e os demais devem ter passado por isso também. Normalmente é gente que nem sabe se expressar! Xingar sabe. Escrever palavrão em mensagem privada de forma a driblar o filtro do fórum, também sabe. Mas escrever em bom português, isso não.

Eu tenho dificuldade em escrever. Sofro de dislexia. Passo tudo pelo corretor ortográfico antes de postar aqui. Nossa língua portuguesa é nossa identidade como nação. Querer fazer concessões quanto a isso é o mesmo que aceitar suborno, ou tolerar desvios de conduta. Está tudo interligado. Hoje tolera-se um erro, amanhã dois, depois coloca-se Paulo Maluf como deputado federal! Pena que nem todos veem isso, a ponto de chegar ao cúmulo de propor o perdão de "pouco uso" do internetês. Se tiver um "q" ou um "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)" tem que ir para o lixo!

A coisa chegou a tal ponto de esculhambação que só estamos deixando entrar novos membros depois de passarem por um exame de português. Esperamos com isso melhorar a média geral do português. Até agora tem dado resultado. Os novos membros que foram aprovados desde dezembro de 2013 não dão o menor trabalho.

Sei que estamos pregando no deserto, tentando converter o vento, afinal temos uma "PresidentA"! Daqui a pouco teremos "estudantas", "manifestantas", "estreantas" e assim por diante. Se a própria chefe da nação pisa e cospe em nosso idioma, essa é sem dúvida uma luta em vão, mas eu vou continuar mesmo assim.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 19:52:00
É possível achar uma solução viável para todos? Talvez até modificar as regras para agradar a TODOS? (ok, conheço o ditado, não dá pra agradar a todos, mas algo próximo, talvez)

Isso também implicaria em melhorar o fórum em si, assim como a relação entre os usuários, entre outras coisas.
Sabe? Colocar as coisas em uma balança?

É possível convocar todos os administradores, moderadores e os usuários interessados para chegar em um consenso que beneficiaria a todos e principalmente ao fórum? Quando é que essas coisas ficaram tão complicadas?
Já que todos estão aqui para ajudar (ninguém recebe nada ou é obrigado a isso, e ainda estamos aqui) todos poderíamos ter a cortesia de sermos civilizados de resolver isso de forma educada, eficiente e de ganho mútuo.

Se por algum motivo isso não for possível, não há motivos para continuar a discussão, visto que todos os pontos de vista já foram mais do que exclamados.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Abril de 2014, as 20:02:11
As regras são uma das coisas que mantem este fórum num nível alto a tanto tempo, e portanto devem ser obedecidas, nem mais, nem menos!

O trabalho árduo dos moderadores, também a muitos anos, é outra característica positiva do Handmades, e assim deve ser!

Não existe regra pela metade, toda tolerância é passível de ser interpretada como impunidade!

Eu mesmo não queria ter o trabalho que o Xformer, e outros antes dele, tem e tiveram.

Já houve uma discussão sobre este mesmo motivo, onde o moderador mais ativo era o Plautz, e eu não concordei com os métodos usados na época para corrigir os "infratores".

Passei uns tempos sem acessar o fórum, voltei quando o Alex Frias e o Adiel passaram a ser os moderadores mais ativos.

Então, depois dessas considerações, eu tenho uma sugestão para facilitar a vida do Xformer e para ficar algo mais padronizado.

X, você poderia criar pequenos textos e gravar num arquivo .txt para ser copiado/colado no post do "infrator".

Textos amigáveis apontando o erro e pedindo que o mesmo seja corrigido.

Se o membro não corrigir, e continuar infringindo as regras, a punição seria severa, muito severa mesmo.

Acho que assim ninguém se sentiria atacado por cometer um erro que, na grande maioria dos casos, não é intencional e você não teria que escrever sempre a mesma coisa, bastaria copiar e colar.

Com o tempo você teria nesse arquivo txt uns poucos textos que cobririam todos os erros que aparecem mais por aqui.

E como o texto é padrão e bem educado, ninguém se sentiria constrangido nem atacado.

Apenas uma sugestão.


Para finalizar eu diria uma coisa aos dois lados da questão:

Aos membros: O Handmades é um fórum de divulgação de conhecimento técnico, e a lingua padrão é o português, não é o internetês.
Isso significa que não é assim tão informal como alguns possam pensar, embora haja uma seção informal onde as regras são mais relaxadas, o Off Topic.
Mas para a transmissão de conhecimento técnico, temos que usar o português padrão brasileiro.

Aos moderadores: Como o nome já indica, a função dos moderadores é moderar, moderar é ser moderado nos atos e nas palavras, é intermediar, é muito fácil se deixar levar pelo poder, mas no final se não houver interesse por parte dos membros em postar, o fórum perde o sentido de existir; e cada membro pode se tornar muito útil para o fórum um dia, portanto deve ser "cultivado" e incentivado, mesmo que no começo cometa alguns erros.


Abraços.
    



Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 20:19:46
Então, depois dessas considerações, eu tenho uma sugestão para facilitar a vida do Xformer e para ficar algo mais padronizado.

X, você poderia criar pequenos textos e gravar num arquivo .txt para ser copiado/colado no post do "infrator".

Textos amigáveis apontando o erro e pedindo que o mesmo seja corrigido.

Se o membro não corrigir, e continuar infringindo a lei, a punição seria severa, muito severa.

Acho que assim ninguém se sentiria atacado por cometer um erro que, na grande maioria dos casos, não é intencional e você não teria que escrever sempre a mesma coisa, bastaria copiar e colar.

Com o tempo, você teria nesse arquivo txt uns poucos textos que cobririam todos os erros que aparecem mais por aqui.

E como o texto é padrão e bem educado, ninguem se sentiria constrangido nem atacado.

Inicialmente eu fazia isso (se lembra ?), mas eu percebi que isso também dá trabalho (além de eu guardar uma cópia do que estava apagando). Aí percebi que além de muitos nem se importarem com essa mensagem "amigável" e pouco eficaz, eu tinha trabalho com alguém que não merecia e não teve sequer a capacidade de reler a própria mensagem e ter o cuidado de não escrever internetês. Ou seja, pra quê eu vou perder meu tempo, se basta eu clicar no "excluir" e o meu problema está resolvido (e passa para o autor da mensagem, ele que se dane e escreva direito).  Daqui a pouco nem vou mais guardar a cópia da mensagem apagada (pra ajudar depois os que ficam me pedindo pra ter a cópia apagada, por preguiça de pensar e redigí-la novamente) pra me dar menos trabalho. A coisa é feita por fases. Essa fase do aviso amigável, já passou. Eu simplesmente apago a mensagem e não preciso ficar advertindo e me indispondo com os infratores. Simples assim e nem vou responder mais pra quem reclamar ou pedir cópia.
As pessoas não querem ter trabalho, nem perder tempo, e estão com pressa pra escrever as mensagens (essas são as desculpas pra falta de atenção). Eu também não quero ter trabalho, então vou pelo jeito mais fácil também.  Algo errado nisso ?


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ledod em 17 de Abril de 2014, as 20:20:58
 Não existiria a possibilidade de escrever um script onde as palavras em "internetês" (o xformer já criou uma lista de termos) sejam automaticamente sublinhadas e modificada para a cor vermelha e em negrito?
 Ao final da mensagem, apareceria um comentário automático do tipo:

 "Sua mensagem possui "internetês" as quais assinaladas em vermelho. Corrija a mensagem (em um dado período de tempo), caso contrário ela será apagada sem aviso prévio".

 Outros termos, como "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)", "v.c" ou outros poderiam ser trocados automaticamente também, antes do filtro, como o "você" que já é corrigido automaticamente.

 Seria uma saída "menos" pessoal ao problema, já que o "sistema" do site faria o trabalho chato de contatar os usuários (e talvez apagar a mensagem automaticamente).

 Parafraseando a multa, seria a utilização de um radar, que multa, mas não é o agente de trânsito.  ;)

 Um abraço,

 Eduardo


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 20:33:37
Não existiria a possibilidade de escrever um script onde as palavras em "internetês" (o xformer já criou uma lista de termos) sejam automaticamente sublinhadas e modificada para a cor vermelha e em negrito?

Isso ficaria a cargo dos administradores fazerem e novamente necessitaria de trabalho (pesado) deles. Ou seja por causa de alguns, outros tem que perder tempo e ter trabalho que poderia ser usado de outra forma. Não acho justo (muita gente usa essa palavra sem saber o significado) que alguns paguem ou percam tempo e tenham que trabalhar por falha e falta de outros. Além disso, muitos termos de internetês podem fazer parte de palavras normais e seria o caos a menos que esse script  seja muito minucioso e cheio de regras e exceções.  Mas essa é minha opinião.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: felix em 17 de Abril de 2014, as 20:37:10

Eu tenho dificuldade em escrever. Sofro de dislexia.

Somos 2


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Abril de 2014, as 20:40:30
Citar
Essa fase do aviso amigável, já passou.


X, é aqui que você confunde a sua função.

A moderação é mesmo chata, e é chata porque é contínua e repetitiva, pois novos membros são admitidos todos os dias e com eles os mesmos erros serão cometidos.

Já pensou um professor responder uma pergunta de um aluno dizendo: Isso eu já respondi no ano passado, à turma passada.

Nos respondemos as mesmas questões vezes sem conta, mas é isso, não será diferente nunca, a difusão de conhecimento pressupõe que o interlocutor é ignorante no assunto discutido, então o membro iniciante vai cometer os erros, isso é batata, e como disse antes, deve ser assim pelo bem da continuidade e do propósito do fórum.

Se você não tem paciência (e interesse) para moderar e ser moderado, não há nenhum beneficio em tê-lo como moderador.

Não precisamos de xerifes, precisamos de alguem que observe o cumprimento das regras sem rancor nem emoções de capitão do mato.

Não há fases, existe um comprometimento com os pricípios do fórum, isso é atemporal.

A primeira abordagem a um erro deve ser educada, ser intransigente e ditatorial lhe faz pior que o infrator, pois na maioria das vezes o erro é involuntário e o seu é de caso pensado.

Repense a sua atitude e veja se você quer realmente ser moderador ou gosta do poder.



  


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Guilherme em 17 de Abril de 2014, as 20:42:38
A solução viável, para todos, é de uma simplicidade extrema: fazer algum esforço para escrever com respeito à nossa língua, o que não significa, de modo algum, que todos devam tentar ser um  Machado de Assis.

Pronto.

Nos Estados Unidos da América existe um grupo de "teóricos" que descobriram que o inglês pode muito bem ser falado e escrito com trezentos vocábulos.

Desnecessário dizer que esses mentecaptos já arrebataram, via Internet, dezenas de milhões de energúmenos altamente favoráveis à ideia, basta dar uma olhada no tal do twiiter e afins. Essa boçalidade já tem até uma denominação em Nova Iorque, se não me engano

Some-se à essa ideia outras do tipo..." a memorização é desnecessária porque temos o Google.", difundida por outro grupo de "teóricos", e o caminho para a ignorância plena  estará desimpedido.

Punição dura para quem escreve errado e/ou de forma desleixada. Pelo menos aqui.







Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 20:45:45
Por isso mesmo Danilo, eu acho que não adianta ficar colocando frases nas mensagens com internetês, é trabalho inútil e sem fim.  Basta apenas apagá-las e acabou-se o assunto. Não há poder algum em apenas seguir a regra de que mensagens com internetês serão apagadas. É rápido, não ofende ninguém, totalmente imparcial e eficaz, sem qualquer arbitrariedade (o que caracterizaria o abuso de poder).


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Abril de 2014, as 20:53:53
Concordo com o Guilherme.

Todos devem se esforçar ao máximo para escrever de maneira correta.

X, não é trabalho inútil, pois o infrator "compulsivo" será afastado com uma punição.

Sem fim, ah isso sim, é sem fim pois como disse antes, todos os dias entram pessoas novas que não estão acostumadas com as regras, é necessário paciência, muita paciência, por isso digo que ser moderador não é para todos.

O que não acontece aqui são punições, as punições devem acontecer e devem ser publicadas para que todos saibam que fulano foi explulso ou impedido de acessar o fórum por tantos dias/mêses por ter desobedecido as regras de forma contínua.

Abordagem educada, firmeza no cumprimento das regras e punição severa aos infratores costumazes.


Abraço.



Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ledod em 17 de Abril de 2014, as 20:58:48
Isso ficaria a cargo dos administradores fazerem e novamente necessitaria de trabalho (pesado) deles. Ou seja por causa de alguns, outros tem que perder tempo e ter trabalho que poderia ser usado de outra forma. Não acho justo (muita gente usa essa palavra sem saber o significado) que alguns paguem ou percam tempo e tenham que trabalhar por falha e falta de outros. Além disso, muitos termos de internetês podem fazer parte de palavras normais e seria o caos a menos que esse script  seja muito minucioso e cheio de regras e exceções.  Mas essa é minha opinião.

 Claro, eu concordo com você. O correto seriam todos seguirem as regras, sem exceção.

 Escrever errado na internet, atualmente é só para quem realmente quer. Muitos (se não todos) os navegadores possuem plugin's ou mesmo corretores ortográficos integrados. O Chrome que utilizo indica em vermelho a palavra errada (ele até colocou sublinhado em Chrome!).

 O que eu pensei foi um meio de tornar o seu cansativo trabalho em corrigir/editar as mensagens um pouco menos pessoal, assim ninguém poderia reclamar de absolutamente nada quanto ao internetês.

 Eu não sou o melhor programador do mundo, mas creio que não seja tão complicado o algoritmo, basta procurar as strings que estejam entre espaços (que são as palavras e não conjunto de letras que estão no meio da palavra), comparar as string's com a lista, caso se se encontre um termo não permitido, acrescenta-se os termos [b.][i.][u.][color=red.] e [/color.][/u.][/i.][/b.] no começo e final da string.

 Se encontrar um termo proibido, insere a mensagem ao final.

 Simples, eficaz e não ofende ninguém, e o trabalho (pelo menos em erros simples e não de concordância, vírgulas, etc) deixa de ser necessário. Na realidade, o trabalho de implementar o algoritmo é "diluído" em x mensagens onde os usuários escreverem erradamente, no fim das contas, compensa.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 21:09:29
Sem fim, ah isso sim, é sem fim pois como disse antes, todos os dias entram pessoas novas que não estão acostumadas com as regras, é necessário paciência, muita paciência, por isso digo que ser moderador não é para todos.

Sim, por isso estou há algumas horas nesse tópico, discutindo com várias pessoas sobre o assunto, discordando de uns, concordando com outros, com paciência (alguns até podem achar que não muita   :D ) e expondo minha forma de pensar e agir sobre o assunto.  Se isso não for o papel de moderador no sentido que você entende, então deixa pra lá. Mas sobre as mensagens com internetês, não vou perder tempo não. É zap e tum na lixeira.

Citar
O que não acontece aqui são punições, as punições devem acontecer e devem ser publicadas para que todos saibam que fulano foi explulso ou impedido de acessar o fórum por tantos dias/mêses por ter desobedecido as regras de forma contínua.

Essa parte fica a cargo dos administradores. Eu só posso agir de lixeiro das mensagens e apontar pra eles quem é o porcalhão.


Eduardo (ledod), sobre esse assunto do script, também deixo a cargo dos administradores se manifestarem, já que nem entendo nada disso.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Abril de 2014, as 21:19:55
Eu continuo pensando que a primeira abordagem (e até mais que a primeira) deve ser educada, isso é um principio meu pois acho que se quero impor o certo, tenho que agir de maneira correta.

E para diminuir o cansaço de repetir sempre o mesmo, dei a sugestão das frases educadas e padronizadas.

Abraços e boa noite.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: kem em 17 de Abril de 2014, as 21:42:21
Meu zeus... eu acho engraçado ver um monte de marmanjo reclamar de sansões a erros grosseiros, provavelmente porque esperam errar em breve.
Deixando claro que as sansões não são para quem erra, mas para quem abusa.
Será que da mesmo tanto trabalho não usar internetes e de vez em quando uma virgula ou ponto?


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 21:58:51
Meu zeus...

Ué, você virou grego ?  Pois é Ricardo, no fim de tantas postagens, deu pra perceber que cada um pensa de um jeito, e que no fim, cada um puxa a corda pra um lado e não se sai do lugar, pois ninguém é mais forte do que o outro ou tem mais razão do que o outro. Por isso é que a única forma de prosseguir, é seguindo com as regras que se tem no momento e que se não são perfeitas, são as que existem. Pois quaisquer regras que existirem, nunca vão agradar a todos, por mais que sejam alteradas.

Então, pra concluir: se aparecer mensagem com internetês, vamos apagá-la, sem aviso (fica a critério dos administradores e moderador - eu), de forma impessoal (nem fica informado quem a apagou), sem emoção, sem rancor, sem arbitrariedade, sem autoritarismo, sem trabalho e o fórum fica limpinho, como se fosse feito por um robô e não uma pessoa (imaginem que seja apenas um robô que faça isso). Por mim já seria suficiente e eu daria por encerrado o problema.
Mas quem persistir no erro, pode ser punido com suspensão no fórum (como aconteceu com o Visioncb).  Então, prestem atenção ao escrever as mensagens pra não usar internetês. Mesmo para os novos participantes ou antigos.  Existe um preceito legal na nossa legislação de que ninguém pode cometer ilícitos e querer se escusar das punições alegando desconhecimento da lei.  Ou seja, num caso extremo, de alguém cometer homicídio, alegando que não sabia que esse ato é crime. O mesmo vale para as regras do fórum, todos devem ter ciência delas.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 17 de Abril de 2014, as 22:24:42
Bom, eu expus minha opinião acerca dessa regra em si. Excluir de ofício assim para mim não é o correto, mas tudo bem.
Xformer você fez a menção do juiz e da justiça. Justamente, se uma petição estiver mal escrita ou não estiver clara, o juiz não vai conhecer a petição, ou vai exclui-la? Não entendo, você compara uma situação que não tem muito a ver com o que acontece aqui.
Mas não vou discutir mais. Só não entendo como um fórum de internet é intolerável com internetês.
Uma última pergunta: A regra está aqui para facilitar as obrigações do moderador ou para organizar o fórum?

Excesso: uso do internetes que prejudique o entendimento da mensagem por parte do moderador ou de usuários leitores, que devem reclamar acerca do uso excessivo dos termos conhecidos como internetês.

Advertência 1 vez. 2 vez exclusão da mensagem 3 vez banimento do usuário.

Lógico que o mais fácil é excluir sem avisar qualquer uso de internetês. Um dos grandes problemas do brasileiro é o imediatismo que assombra diversos assuntos. Menor mata e não é preso? Reduz maioridade penal.  Gente mata no transito? Lei seca.  É muito mais fácil ser mais rigoroso e imediato na solução do problema. Mas acaba passando por cima de outros princípios.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 22:57:43
As regras existem para manter o fórum organizado. O moderador e os administradores apenas agem para que elas sejam aplicadas e respeitadas, seguindo o que nelas está prescrito. No caso do internetês, a regra é que mensagem será apagada, se da forma fácil ou difícil isso não importa. Algo de errado nessa atitude (eu sei que não concorda com a regra) ?  Pelo o que entendi você está me criticando porque eu aplico a regra (que não fui eu que fiz) ? 

Eu citei o exemplo da petição apenas pra fazer uma analogia (que nem sempre é perfeita), que o advogado ao redigi-la tem que cumprir alguns requisitos formais, sob pena dela ser inepta, e o conteúdo precisa ser claro e articulado, pois o juiz tem de entender o que se pede e dependendo dos argumentos das partes, decidir a questão. Se os argumentos forem falhos ou desarticulados e sem sentido, qual parte você acha que tem mais chance de ganhar a ação ?
Além disso o juiz pode mandar corrigir e sanar os defeitos da peça, e que se não realizados pela parte, será indeferida.

Da mesma forma aqui, se alguém necessita de ajuda para um problema, é necessário que se escreva claramente qual é o problema, apresentando esquemas e sintomas do defeito e demais informações que sejam úteis na descoberta da solução. Na falta dessas, os demais nem se darão ao trabalho de tentar ajudar ou farão mais perguntas e pedidos de mais informações (como o juiz faria pra conhecer do assunto). É apenas uma analogia de como as coisas funcionam. Se você  acha que não tem nada a ver, tudo bem.

Citar
Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos nos artigos 282 e 283, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento do mérito, determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias.

Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.
 do Código de Processo Civil.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 22:58:56
Eu continuo pensando que a primeira abordagem (e até mais que a primeira) deve ser educada, isso é um principio meu pois acho que se quero impor o certo, tenho que agir de maneira correta.

E para diminuir o cansaço de repetir sempre o mesmo, dei a sugestão das frases educadas e padronizadas.

Abraços e boa noite.

Concordo com você e também exponho isso como sugestão, existem meios automáticos de facilitar a vida do xformer, ou mesmo colocando novos moderadores (sempre achei muito trabalho pra um moderador só)
E aponto mais uma vez que não é por ser proibido utilizar um internetês que estou nessa discussão, apesar de compreender os pontos do mattzan

Lembrando que o xformer já apontou que fica a critério do moderador/administrador de avisar ou não sobre a exclusão da mensagem como também os seus porquês.

Só quero dizer que isso justamente deu mais trabalho a ele (quantas mensagens foram excluídas até eu ser bloqueado? Pra somente depois eu perceber o motivo). Sim, tudo bem, aponte qualquer defeito da minha parte por não reescrever a mensagem, seja por preguiça, ignorância etc..

Mas além de dar mais trabalho de moderação a ele, gerou uma situação chata entre as duas partes e o mesmo já aconteceu e acontecerá com outros usuários. O que teria sido evitável de forma simples e amigável se a situação tivesse sido abordada de forma diferente, mas isso também é critério dos moderadores e administradores.

Enfim, é só uma sugestão, independente disso, comigo não acontecerá novamente o que aconteceu. Ferro_Velho, concordo com cada palavra que você usou no seu penúltimo post. Mais do que cortesia, até poderia ser uma regra.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 17 de Abril de 2014, as 23:09:04
Concordo com você e também exponho isso como sugestão, existem meios automáticos de facilitar a vida do xformer, ou mesmo colocando novos moderadores (sempre achei muito trabalho pra um moderador só)

Enfim, é só uma sugestão, independente disso, comigo não acontecerá novamente o que aconteceu. Ferro_Velho, concordo com cada palavra que você usou no seu penúltimo post. Mais do que cortesia, até poderia ser uma regra.

Pela opinião  dele (Ferrovelho), você seria severamente punido.   :D  Nem estaria aqui escrevendo mensagens.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: visioncb em 17 de Abril de 2014, as 23:18:15
Xformer, isso o que você disse foi do "ter desobedecido as regras de forma contínua" que ele escreveu.

E como já disse, nem chegaria a esse ponto, pois isso poderia ter sido facilmente evitado (o desobedecido as regras de forma contínua), com o que ele também escreveu "A primeira abordagem a um erro deve ser educada"

Também acho que preciso citar todo o texto:

Citar
X, é aqui que você confunde a sua função.

A moderação é mesmo chata, e é chata porque é contínua e repetitiva, pois novos membros são admitidos todos os dias e com eles os mesmos erros serão cometidos.

Já pensou um professor responder uma pergunta de um aluno dizendo: Isso eu já respondi no ano passado, à turma passada.

Nos respondemos as mesmas questões vezes sem conta, mas é isso, não será diferente nunca, a difusão de conhecimento pressupõe que o interlocutor é ignorante no assunto discutido, então o membro iniciante vai cometer os erros, isso é batata, e como disse antes, deve ser assim pelo bem da continuidade e do propósito do fórum.

Se você não tem paciência (e interesse) para moderar e ser moderado, não há nenhum beneficio em tê-lo como moderador.
Não precisamos de xerifes, precisamos de alguem que observe o cumprimento das regras sem rancor nem emoções de capitão do mato.
Não há fases, existe um comprometimento com os pricípios do fórum, isso é atemporal.

A primeira abordagem a um erro deve ser educada, ser intransigente e ditatorial lhe faz pior que o infrator, pois na maioria das vezes o erro é involuntário e o seu é de caso pensado.
Repense a sua atitude e veja se você quer realmente ser moderador ou gosta do poder.

Uma modificação nesta mensagem:

Pela opinião  dele (Ferrovelho), eu teria sido abordado de forma educada e esclarecedora bem antes de ser severamente punido.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: polyvox em 18 de Abril de 2014, as 00:21:56
Desculpem a intromissão.

Ok, o forum precisa de regras para manter-se sempre bem frequentado e ativo. Isso é fato.

Eu só acho ( minha opinião ) que deve existir um cuidado para que isso aqui não se torne um quartel. Se a idéia do forum é justamente a troca de informações entre os membros, não vejo com bons olhos uma rigidez excessiva no que diz respeito a regras sobre a escrita, por exemplo. Essa rigidez pode acabar inibindo as pessoas.

Não vejo como algo absurdo alguem escrever "t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)" ao invés de "tudo", ou então, "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)"ao invés de "porque". Não é nada "q" ( hehehe ) prejudique o andamento dos tópicos, nem nada ofensivo. Sou favorável a proibição de palavroes e a proibiçao do linguajar de internet excessivo ( aquele com palavras escritas cheias de letras H , x, etc... que ninguem entende ).

Uma ultima coisa, e essa é uma dica ao amigo Renato ( Xformer ) :
Cara, você contribui muito no forum. Você é um dos que mais conhecem sobre praticamente todo assunto que faz parte do universo de interesses do pessoal aqui no forum.
Ajuda o pessoal direto, seja no que for.
Porém, há uma coisa ruim na internet : as pessoas não têm como diferenciar humor, sentimentos, intençao ... através dos posts.
Digo isso, porque sei que você não tem a intenção de ser agressivo com ninguem, só esta colocando ordem no forum, porem, as vezes, seus posts dão a impressão de uma ofensividade gratuita.
E, repito, sei que não é isso mas, por vezes, esses posts mais "acidos" podem acabar gerando algum atrito por mau entendido e isso não é legal, não é mesmo?

Não me incomodo em ler "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)", "t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)" "q" , "você", etc... é um vocabulário que faz parte da era em que vivemos.
Não sendo exagerado e incompreensivel, pra mim, está valendo.

Regras são regras e continuarei seguindo-as.
E que todo mundo leve as coisas numa boa, sem conflitos, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ( hehehehhe )  assim o forum só tende a enriquecer em conteúdo e em "material humano" .

 :tup


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: mattzan em 18 de Abril de 2014, as 00:44:53
Exato polyvox.

Xformer, não estou te criticando, não me leve a mal. Sou contra a regra e as vezes acaba atigindo quem a aplica.

A questão do juiz é justamente no caso de existir irregularidades capazes de dificultar o julgamento do mérito, determinará que o autor a emende. Aí que eu quero chegar. Diferentemente daqui, o juiz da uma chance do sujeito corrigir o que fez de errado. Aqui não. E justamente está ai uma das críticas a essa regra.
A outra crítica é o próprio objeto da regra, o internetês que não prejudica ninguém se utilizado de forma irrisória que é a maioria dos casos. Só acho o seguinte. Internetês será utilizado cada vez mais nesse âmbito que nós estamos agora (online) e acho que o fórum ao invés de ir contra, deveria ser mais tolerante e ir a favor. Só comparando, na lingua inglesa, diy, lol, lmfo, aka, fyi, tbt, e mais termos desse estão nascendo e estão sendo amplamente usados por usuários da internet. Lógico que você não vai ver isso em um texto jurídico, ou jornalístico, mas, meus caros, nós estamos aqui entre amigos, conversando, ajudando e tirando dúvidas entre pessoas. Retiremos o excesso de formalismo.
Como eu disse na minha primeira mensagem sobre o assunto, já li erros absurdos de português aqui que não foram corrigidos, mas um mero p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) é excluído.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: felix em 18 de Abril de 2014, as 01:02:52
Acho assim, se tem pessoas incomodadas com as regras da casa, ou com seus "responsáveis" a internet é livre, que criem outro fórum e ponham em prática suas regras.
Vejam que nos EUA mesmo existe o FSB e o DSB, criem o "feito a mão", sei lá.

Entretanto, pensando bem, tudo é bem contraditório, uma vez que temos grandes defensores da língua em um fórum que usa um anglicismo como nome.
E que justamente a época mais sem controle do fórum, tanto no sentido de organização quanto na própria forma de ingresso, era também a mais produtiva do fórum.
Hoje em dia estamos bem, bem atrás dos grandes fóruns do mundo no sentido de produção de conteúdo original sobre efeitos e amplificadores.
Infelizmente um "fórum" que tem 3x mais visitantes que usuários ativos, acaba se tornando só uma fonte de informação de uma via.
(existem horas que a proporção vai a 1 por 10)

Somos mais um grupo ou time atualmente que um fórum no sentido tradicional da internet.
Para mim era ótimo antes, mas também está ótimo agora.
Cada tempo teve suas vantagens e desvantagens.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: xformer em 18 de Abril de 2014, as 07:37:52
Bom agradeço a opinião de todos, as sugestões e críticas a atuação de moderação, mas:
1) Não é de minha alçada qualquer alteração das regras. Se os que perderam tempo reclamando delas terão seus pedidos atendidos, só os administradores e o tempo dirão. Eles tem as razões deles para as regras serem assim e dessa forma decidiram, e talvez nem queiram deixar isso aberto a discussão ou sugestão dos participantes. Então tudo isso pode não dar em nada e ficar por isso mesmo.

2) Enquanto elas não sejam alteradas, também não vou mudar minha conduta. Não vou ficar interpretando ou dosando se mensagem se excede ou não no internetês. Tampouco sou obrigado a avisar sobre a exclusão e ficar advertindo infratores.

3) Quem aplica punição são o administradores, fica a critério deles.

4) A automatização de mensagens de advertência e substituição de termos indevidos também são implementados pelos administradores, que decidem se isso pode ou deve ser feito ou não.

Posto isso só comento que a discussão ocorrida ajuda a revelar os pensamentos e caráter das pessoas (meu inclusive, que sou chato, intransigente, pouco polido e tolerante, duro - talvez por isso me chamaram pra ajudar na moderação. Portanto desistam de tentar mudar minha atitude   :D) e a descobrir também quem só reclama por reclamar, quem gosta de jogar gasolina no fogo, e quem gosta de aparecer e ficar em evidência, quando deveria ficar na moita, baixar a bola e esperar a poeira baixar e ser esquecido, pois na verdade não tem mais margem para novos deslizes e agora dificilmente sairá da memória.


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: kem em 18 de Abril de 2014, as 12:31:59
Meu zeus...
Ué, você virou grego ?  
Meu sogro era grego... e minha mulher é 50% grega, então tenho que puxar a sardinha pra esse lado... hehehe
Mas eu não acredito que ainda estão suando a tanga pra discutir isso... não é mais facil se esforçar pra não escrever internetes ou não usar abreviações?


Título: Re: Uso de Internetês e Sanções aos usuários
Enviado por: Eduardo em 18 de Abril de 2014, as 14:50:54
Não vejo como algo absurdo alguem escrever "t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)" ao invés de "tudo", ou então, "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)"ao invés de "porque".

Esta frase descreve bem o pensamento de todos os que estão neste tópico se queixando da forma como o Xformer vem fazendo o trabalho.

Vemos como um absurdo a incapacidade e rebeldia das pessoas em seguir regras gramaticais e ortográficas. A administração do fórum decidiu, nisso eu me incluo, que devemos ter uma coerência de estilo e idioma.  O fórum é livre e cada um pode escrever o que quiser, mas não como quiser. O assunto não está aberto a discussão nem a votação. O Xformer vem fazendo um trabalho ótimo e tem o aval de todos nós para continuar da forma como está.

Acredito que o que havia para ser esclarecido já está exposto. Quem quiser postar no HandMades vai ter que escrever direito.

O tópico está trancado.

Abraços

Eduardo


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal