Handmades

Fórum Geral => Pedais e efeitos => Tópico iniciado por: rafafelix em 18 de Outubro de 2016, as 11:26:17



Título: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 18 de Outubro de 2016, as 11:26:17
Olá pessoal,

Alguém saberia me indicar onde encontro um transformador de linha para um Direct Box Passivo? Pretendo montar um para ligar instrumentos na mesa de som.

Me disseram que o transformador tem que ter impedância de 600 ohms na entrada para 8 ohms na saída, mas não sei se essa informação está correta.

Se alguém puder ajudar, agradeço muito.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Alfredo Padrao em 18 de Outubro de 2016, as 15:14:51
rafafelix, os transformadores tem que ser 600 ohms na entrada para 8 ohms na saída? ou 600 ohms na entrada para 600 ohms na saída, apenas com a função de isolar os sinais?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 18 de Outubro de 2016, as 15:35:03
Alfredo, não sei como funciona essa relação nos direct boxes. Para falar a verdade, nunca montei nada com transformadores. Me falaram isso no facebook, mas não sei se é correto.

Andei olhando alguns esquemas elétricos no google, e vi que tem com vários valores de saída: 600 ohms, 150 ohms e tinham me falado 8 ohms. Provavelmente, haja um valor máximo tolerável, mas não um exato como regra.

E agora não tenho nem certeza mais da impedância de entrada se são 600 ohms, já vi que vi esquemas com até 50k de entrada.

Estou meio perdido, por isso abri o tópico aqui.  :D


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Alfredo Padrao em 18 de Outubro de 2016, as 15:44:42
Também vi várias proporções diferentes de transformadores, e até entrada ou saída balanceadas ou não, ou mistura das duas.  Acho que vai variar do uso específico que se queira dar.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 18 de Outubro de 2016, as 15:59:08
O que DI que eu pretendo montar é para minha namorada usar no teclado. Ela faz apresentações em locais variados e nem sempre há um desses disponível.

Você tem alguma idéia dos valores para uso no teclado?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Guilherme em 18 de Outubro de 2016, as 19:17:00
Transformadores para direct-box devem ter relações de transformação tão altas quanto possivel.

Se levarmos em consideração que um valor "nominal" de impedancia de entrada de mic-preamps é de 1.000 ohms (numeros redondos), uma relação de transformação 12:1 implicaria em uma impedancia refletida 140.000 ohms no primário, onde é ligado, entre outros, captadores singles e humbuckers.

Experimente "carregar" um captador com 600 ohms e divulgue os resultados...

Existem transformadores para DI passivas com relação de transformação até 20:1 (mais ou menos 500.000 ohms no primário) em mic-preamps com 1.000 ohms de entrada.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 18 de Outubro de 2016, as 19:42:54
Guilherme, acho que estou começando a entender. Não faz sentido realmente usar um transformador com 600 ohms no primário para a guitarra porque, a saída dos meus captadores P90 tem 7,2k e 8,9k.
Isso sem contar que meu DI pode receber instrumentos com saída ainda maior.

Meu raciocínio está correto ou continuo perdido?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 19 de Outubro de 2016, as 20:44:14
Rafafelix,

Dê uma olhada neste artigo:
               http://sound.whsites.net/project35.htm
Tem circuitos de DI Box tanto Ativos quanto Passivos.
Espero que ajude (ou confunda mais  :D - no bom sentido, claro)

Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 19 de Outubro de 2016, as 21:47:03
Rafafelix,

Dê uma olhada neste artigo:
               http://sound.whsites.net/project35.htm
Tem circuitos de DI Box tanto Ativos quanto Passivos.
Espero que ajude (ou confunda mais  :D - no bom sentido, claro)

Abraços

Lendo esse artigo, pude entender que, a relação do transformador utilizado é de 1:1, sendo de 600 ohms ou mais alto.

O Alfredo não estava errado, se analisarmos esta aplicação em específico. Nesse esquema as impedâncias do primário e secundário são iguais, sendo o papel do transformador apenas isolar os dois sinais.

Tentarei me basear nele para montar. Irei procurar um transformador nessas especificações.

Obrigado pelo link, Antônio.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Guilherme em 20 de Outubro de 2016, as 14:04:55
Rafafelix, isoladores 1:1 (150:150 ou 600:600) não servem para direct-box (direct injection). Só servem como isoladores para sinais com nível de linha (sinais de alta amplitude) sobre baixa impedância (<1000 ohms).

O circuito do link acima, ligeiramente modificado, fica bem parecido com o usado por EVH para extrair o sinal da saida do seu 1959 SLP e endereçar para seu setup particular de PA.

Direct box é completamente diferente, pois recebem sinais de baixa amplitude proveniente de captadores ou saida de teclados e afins (poucos milivots até alguns volts) sobre alta impedância (>100kohms) e convertem para baixa impedância (<1000 ohms) com nivel de tensão adequado para as entradas de microfone de consoles e afins (alguns milivolts até dezenas de milivolts).

Um guia seguro para direct-box, passivas e ativas:

1. Data-sheet do mais famoso e usado transformador para direct-box do planeta:

http://www.jensen-transformers.com/wp-content/uploads/2014/08/jt-db-e.pdf (http://www.jensen-transformers.com/wp-content/uploads/2014/08/jt-db-e.pdf)

2. Uma aplicação DI passiva sugerida pelo próprio fabricante desse transformador:

http://www.jensen-transformers.com/wp-content/uploads/2014/08/as066.pdf (http://www.jensen-transformers.com/wp-content/uploads/2014/08/as066.pdf)

3. Uma aplicação DI ativa com Jfet sugerida pelo próprio fabricante desse transformador:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/phantom_fet.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/phantom_fet.jpg)

4. Uma DI ativa com transistores comuns. Handmade "profissa" (Procurem pelo website do B.Hansen !!!):

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Active DI box 1975.jpg (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Active DI box 1975.jpg)

5. Um simples Buffer-DI ativa valvulada, criação de quem vos escreve:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Lynx_Tube_DI.gif (http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Lynx_Tube_DI.gif)

Atenção: quem fizer uso da DI acima e não der os devidos créditos vai devolver pela boca tudo aquilo que comeu 24 horas atrás.  >d Praga válida até mesmo para os "gurus" que falam e escrevem (mal) o idioma de Shakespeare.



Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 20 de Outubro de 2016, as 21:39:04
Guilherme, após essas explicações com direito a exemplos, acabaram minhas dúvidas. Uma aula sobre direct box, que eu não tinha encontrado pesquisando no Google.

Vou procurar um transformador nas especificações adequadas. Espero que não seja muito complicado de encontrar.

Mais uma vez, obrigado por sua ajuda.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Patines em 21 de Outubro de 2016, as 11:08:48
Esse texto, é bem interessante, e já na sua parte inicial aborda importantes aspectos do "para que usar" uma direct box, não sendo displicente quando fala no isolamento galvânico proporcionado pelo transformador para solução de loops de terra:
http://whirlwindusa.com/support/tech-articles/direct-box-can-be-di-spensible/ (http://whirlwindusa.com/support/tech-articles/direct-box-can-be-di-spensible/)
se for o camarada for de inglês precário(ou preguiçoso como eu),pode usar direto o tradutor:
https://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwhirlwindusa.com%2Fsupport%2Ftech-articles%2Fdirect-box-can-be-di-spensible%2F&edit-text=&act=url (https://translate.google.com.br/translate?sl=en&tl=pt&js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fwhirlwindusa.com%2Fsupport%2Ftech-articles%2Fdirect-box-can-be-di-spensible%2F&edit-text=&act=url)

Segundo o texto(traduzido pelo google e ajudado por mim):
"A "DI" serve várias funções básicas:

* Ele converte um sinal de alta impedância para um sinal de baixa impedância (embora também aceitará um sinal de baixa impedância a partir de um pré-amplificador, teclado, captador ativo ou outro dispositivo eletrônico).

* Ele converte um sinal desequilibrado para equilibrado.

* Ele reduz um sinal forte instrumento ou nível linha de  (e às vezes até mesmo sinal de nível alto-falante) a um sinal de nível de mic adequado para conexão com a entrada de microfone de um console de mixagem.

* Ela isola o equipamento eletrônico no palco da mesa de mistura, o que pode ajudar a eliminar interferências e ruído causado pela interação ou loops de terra. Também bloqueia a alimentação fantasma enviado a partir do misturador para que ele não pode interagir com o dispositivo conectado à entrada do DI.
"

Importante aspecto levantado no texto é que o transformador não tem um impedância fixa, ele apenas reflete as impedâncias do primário para o secundário.   No caso de querer "mudar as impedâncias", é importante notar que o transformador não pode apresentar relação de transformação de 1:1:

"Embora transformadores DI são muitas vezes referidos como tendo uma impedância intrínseca, eles realmente reflectir a impedância ligada à saída de volta para a fonte e vice-versa. Numa DI, a relação de espiras do transformador será geralmente cerca de 11,5: 1, primário para o secundário. Isto resulta numa relação de impedância de cerca de 133: 1. É este passo para baixo característico do transformador que reduz o nível de tensão do sinal de linha para um nível de microfone."

Descontando a propaganda, o texto esclarece para poder vender.

Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 21 de Outubro de 2016, as 13:26:59
Patines, as funções a que o DI se propõe eram as únicas coisas que eu sabia quando postei o tópico  :D

Com a sua ajuda e do Guilherme eu compreeendi que a relação de impedâncias não pode ser de 1:1 pois as amplitudes dos sinais continuariam a mesma.
Além disso, com esse link que você postou, eu entendi como atua a chave ground/lift. Veja a situação: a igreja em que frequento recebeu um órgão como doação, mas quando a gente ligava ele na mesa, tinha um chiado muito chato. Demorei um pouco a localizar que o problema estava exatamente no DI. Foi só mudar o ground/lift que o chiado sumiu, porque isolou os terras. Eu havia visto (ouvido) isso na prática, mas não sabia como funcionava em teoria.

Agora preciso encontrar um transformador para saber se o valor compensa para montar ou comprar um DI pronto.

Obrigado pela ajuda.

Abraços



Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: andersohm em 21 de Outubro de 2016, as 13:54:31
Amigo, pelos preços até mesmo dos Di's ativos e com a preferência de poupar tempo, comprar um pronto chega a ser interessante, veja:

Passivo 01 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744745207-direct-box-passivo-arcano-di-10-melhor-custo-x-beneficio-_JM)
Passivo 02 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805256770-direct-box-passivo-behringer-di400-p-ultra-loja-kadu-som-_JM)
Passivo 03 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-757243682-sjf-direct-box-passivo-arcano-di-10-melhor-custo-x-beneficio-_JM)
 Ativo 01  (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694320667-di20-direct-box-ativo-behringer-ultra-di-20-di-20-_JM)
 Ativo 02  (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751666468-direct-box-ativo-behringer-di100-loja-nota-garantia-_JM)

Este último eu já usei em um baixo, porém não sei lhe informar sobre a eficiência dele...
Agora, se o espírito DIY for mais forte...
Aí meu caro já é outra história...  :D :D :D :D :D


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 21 de Outubro de 2016, as 14:13:08
Andersohm, eu darei preferência a montar um, caso eu encontre o transformador a um preço convidativo. Como é um presente para a namorada, seria mais legal se fosse personalizado. Além do prazer de montar o equipamento, é claro.

Mas, caso contrário, comprarei um pronto mesmo.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Patines em 23 de Outubro de 2016, as 10:11:19
Seguindo a orientação mercadolivre,m aí tem um transformador que o fulano diz que todos compram porque é o único à venda:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704207329-mini-transformador-p-telebox-direct-box-audio-isolamento-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704207329-mini-transformador-p-telebox-direct-box-audio-isolamento-_JM)

Mas já encontrei outro:
http://www.yojikonda.com/CISAK/SDB/SDB1.PDF (http://www.yojikonda.com/CISAK/SDB/SDB1.PDF)

também falam de um outro aí SDB106:
http://som-ambiente.blogspot.com.br/2011/04/transformador-para-di-box.html (http://som-ambiente.blogspot.com.br/2011/04/transformador-para-di-box.html)

Quem sabe alguém por aqui pode te dizer onde comprar algum transformador maravilhoso e mais barato, pois quem usa muito sabe o caminho das pedras.

Abraços.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 23 de Outubro de 2016, as 17:28:40
Estes transformadores citados pelo Patines são 1:1, sendo isoladores do sinal, mas não vão baixar a amplitude do mesmo.
Segundo o Guilherme não servem para Direct Box.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 24 de Outubro de 2016, as 07:41:55
Apenas o primeiro e o segundo são de 1:1. No segundo link,  o pdf indica no final: "Para sistemas de alta para baixa impedância como são os transformadores para Direct Box, consulte o transformador SDB36".

Valeu Patines. Agora, é procurá-los!  (google_it)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: andersohm em 24 de Outubro de 2016, as 14:27:34
andersohm, eu darei preferência a montar um, caso eu encontre o transformador a um preço convidativo. Como é um presente para a namorada, seria mais legal se fosse personalizado. Além do prazer de montar o equipamento, é claro.

Mas, caso contrário, comprarei um pronto mesmo.
É, o presente quando feito com as próprias mãos tem um valor agregado. Tenho que concluir o MinionAmp (Um Amp de 25W em formato de minion com entrada USB, leitor de cartão de memória, entrada auxiliar, rádio e controle remoto) para minha namorada,

Não... ela não é menor de idade só tem um apreço muito grande por esses bichos amarelos...  :D :D :D :D :D :D

Sendo assim, de acordo com os links enviados pelo Patines deu para encontrar isto:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Entrar em contato com a loja e ver como eles podem te atender

A forma de contato que encontrei foram essas:

PEDIDOS: TEL 14 3522 2428 – DAS 7:30 ATÉ 10:30 E DAS 13:00 ATÉ 17:30HS EMAIL vendas@yojikonda.com

Espero que ajude...


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 24 de Outubro de 2016, as 14:49:08
Andersohm, eu já encaminhei um e-mail a eles hoje pela manhã, pedindo informações como dimensões do transformador, valor unitário (confirmar o valor que está no pdf) e frete.

Estou aguardando resposta.

Valeu.

-----
Patines, eu resolvi arriscar nos transformadores SDB106, da empresa Yoji Konda. Fiz o pedido e quando chegar, eu posto umas fotos para vocês verem.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 01 de Novembro de 2016, as 07:16:25
Recebi os transformadores ontem a noite. A primeira impressão que tive é que são bem fabricados. Segue uma foto:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Patines em 01 de Novembro de 2016, as 08:23:49
Mas quanto custam os transformadores?  Quanto pagou de frete?  Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 01 de Novembro de 2016, as 08:36:24
Mas quanto custam os transformadores?  Quanto pagou de frete?  Abraços

Custaram R$11,40 cada. O frete saiu por R$18, para 3 peças. Contando com o frete, cada um custou R$ 17,40.

Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: stash em 01 de Novembro de 2016, as 12:44:46
Rafafelix, já decidiu um layout/modelo para construir? (desculpe se eu perdi alguma parte da conversa e não tenha visto)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 01 de Novembro de 2016, as 13:22:50
Rafafelix, já decidiu um layout/modelo para construir? (desculpe se eu perdi alguma parte da conversa e não tenha visto)

Vai ser algo bem simples, como esse:

(https://i.ibb.co/GMDHx6Z/unnamed.jpg)

Eu apenas tinha pensado em colocar um diodo para proteger o transformador no caso de alguém ativar o phantom power. Alguém poderia me confirmar em qual pino do XLR eu deveria conectar o diodo? E qual o diodo seria indicado para essa função?

Desculpem o nível das perguntas, mas meus conhecimentos em eletrônica são bem limitados.  :-)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Matec em 01 de Novembro de 2016, as 14:26:41
rafafelix

O seu esquema está correto. Não precisa de diodo algum.

Do modo que está, tanto faz ligar ou não o phanton power. O componente DC não vai passar do transformador.

Abs.



Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 01 de Novembro de 2016, as 14:50:22
rafafelix

O seu esquema está correto. Não precisa de diodo algum.

Do modo que está, tanto faz ligar ou não o phanton power. O componente DC não vai passar do transformador.

Abs.



Ótimo! Agora só me falta comprar os conectores XLR e partir para a montagem.

Obrigado Matec e a todos que me auxiliaram. Posto umas fotos aqui quando terminar.  ;D



Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 17 de Novembro de 2016, as 07:42:30
Eu tinha em mente que fosse ficar um pouco mais apertado. Acho que as caixas padrão 1590B estão ficando maiores.  :D

(https://i.ibb.co/q09rNcp/15259551-10211218109872238-1302243187139645521-o.jpg)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Andshadows em 21 de Novembro de 2016, as 04:36:22
Rafa, já pensou em montar um GT2 e usá-lo como direct box ou não serve para o seu caso?
Acho que seria trabalho demais projetar um dessa forma.
 :tup


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 29 de Novembro de 2016, as 16:00:42
Um GT2 não me serve, mas já que citou, já montei um há um bom tempo.  ;D

Esse direct box vai ser para minha namorada usar para ligar o teclado à mesa de som.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Adiel em 29 de Novembro de 2016, as 19:25:12
Essas caixas são enormes...

Tem referência do trafinho, e onde comprou?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 29 de Novembro de 2016, as 19:36:29
Adiel, referência eu não tenho. Pesquisando com a ajuda dos colegas aqui do fórum acabei encontrando um nas especificações que precisava na empresa Yoji Konda, é do interior de São Paulo.

Essa lista do site deles tem todos os transformadores e outros componentes que eles fabricam e também as especificações.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Resolvi arriscar nesses transformadores como experiência. Usei o modelo SDB 106.

Finalizei hoje a montagem e assim que fizer uns testes, eu posto aqui as informações e resultados.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Adiel em 29 de Novembro de 2016, as 20:05:03
Valeu, Rafafelix!  Estou pensando em fazer uns testes com direct boxes passivas, também.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 29 de Novembro de 2016, as 20:24:23
Finalizei aqui. Seguem algumas fotos (não julguem a cor, é um presente para a namorada e ela quis assim) :D

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Patines em 29 de Novembro de 2016, as 20:45:57
Agora só falta o relato se funcionou como esperado.

Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 29 de Novembro de 2016, as 21:52:01
Patines,

Ainda vai demorar um pouco para eu poder testar, já que não tenho mesa de som em casa. Só quando eu for à igreja no outro final de semana, pois nesse próximo, estarei em viagem.

Mas eu postarei sim os resultados, como prometido.

Abraços.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Patines em 30 de Novembro de 2016, as 07:07:40
Essa resposta é importante, pois nos mostrará se existe uma boa opção de transformador "comprável" no Brasil, ou deixa a desejar.

Abraços


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 30 de Novembro de 2016, as 08:57:02
Sim, tenho consciência de quão importante é registrar aqui os resultados. A ideia, quando criei o tópico, era exatamente deixar aqui uma opção de direct box passivo handmade funcional.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 11 de Dezembro de 2016, as 22:21:54
Pessoal, fiz os testes com o Direct Box hoje.
Testei usando um teclado, um órgão e violão elétrico. Em todos eles, funcionou perfeitamente com bom nível de sinal chegando a mesa de som.
No caso do teclado e do órgão, apresentou um pouco de chiado quando selecionada a opção ground. Porém, alterando para lift, o ruído desaparece. No violão, não fez diferença, ambas as opções ficaram sem ruído.
Fiquei satisfeito com os resultados. Posso afirmar que os transformadores que foram utilizados são uma boa opção para quem quer montar um Direct Box. Em breve, montarei um para uso próprio.
Agradeço a todos pela paciência e ajuda que deram. Espero que o tópico possa auxiliar quem estiver procurando um projeto como esse.
Abraços.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: kem em 11 de Dezembro de 2016, as 22:26:54
Não lembrava desse tópico. Muito legal.
Mas uma coisa me chamou a atenção. São 2 entradas para 2 instrumentos?
Se forem, não seria melhor dar uma isolada nas entradas?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: rafafelix em 11 de Dezembro de 2016, as 22:28:40
Kem, é apenas uma entrada com uma saída paralela desbalanceada e uma saída balanceada.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: kem em 11 de Dezembro de 2016, as 22:43:29
Ahh... uma saída é direta... ok.
Achei que eram 2 entradas...


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Romulo Almeida em 20 de Julho de 2017, as 13:24:55
Desculpe estar desenterrando o tópico, mas alguém sabe os tipos de fio e quantidade de espiras pra enrolar um transformador desses?
De preferência para núcleo de ferrite porque tenho muitos de fonte chaveada aqui.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: raphaelCoelho em 20 de Julho de 2017, as 15:28:08
Amigo, tente usar um pequeno transformador encontrado muito nas antigas placas pci de fax modem, esses transformadores servem na grande maioria. Dê uma pesquisada na net sobre isso, no antigo audio list tinha uma matéria do Edu Silva sobre como usar estes transformadores para directs passivos.
Boa sorte!


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: daniellp em 21 de Julho de 2017, as 09:24:11
Desculpe estar desenterrando o tópico, mas alguém sabe os tipos de fio e quantidade de espiras pra enrolar um transformador desses?
De preferência para núcleo de ferrite porque tenho muitos de fonte chaveada aqui.

Nucleo de ferrite nào serve para estas aplicações. O ferrite só apresenta boa resposta em frequencias acima de 15kHz. Para isso tem que ser ferro silício mesmo. De preferência G.O.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Guilherme em 21 de Julho de 2017, as 14:15:13
Nem ferrite nem aço-silício GO ou GNO prestam para transformadores DI.

A explicação é simples: transformadores DI precisam de núcleo com permeabilidade incremental muita alta (100.000 a 1.000.000) porque a tensão gerada por pick-ups é extremamente baixa(alguns milivolts) e, portanto, incapazes de gerar indução em núcleos que tenham permeabilidade baixa, como é o caso do aço silício.

O aço-silício GO tem permeabilidade incremental até 7.000, então compare com o Supermalloy que tem 1.000.000 ou o Mumetall que tem 100.000

Falando mais tecnicamente, o sinal de um pick-up gera, na bobina do transformador, Um H muito pequeno, incapaz de induzir um B aproveitável no núcleo. Então é evidente que alta permeabilidade é fundamental em transformadores DI e de entrada de microfone, que são virtualmente idênticos.

Já construí vários transformadores DI com bobinas muito elaboradas em núcleo superdimensionado de aço-silício GO, e não teve jeito, o resultado sempre foi o mesmo: o metálico bléin, bréin, bléin, bréinnnn

Boas informações sobre esse assunto podem ser acessadas no websites da Jensen, Lundahl e, principalmente, Cinemag. Esse último trás gráficos comparando núcleos GO, Niquel 49 e Niquel 80 em transformadores de áudio em geral.


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: raphaelCoelho em 15 de Abril de 2019, as 00:45:48
Pessoal, desculpem desenterrar o tópico, caso não seja permitido, crio um novo.
Alguns anos atrás eu lí um artigo da saudosa audio list, o Edu Silva explica sobre directs boxes.
Uma alternativa para os passivos seria usar um transformador das antigas placas de fax-modem de pc.
Alguém já fez ou tem esse artigo?
Valeu!


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Maxx em 15 de Abril de 2019, as 13:54:33

Raphael, do audiolist, eu tenho esse, não é passivo mas utiliza o tal transformador:

https://www.4shared.com/office/c8vxDoU4gm/direct_audiolist_ativo.html (https://www.4shared.com/office/c8vxDoU4gm/direct_audiolist_ativo.html)


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: raphaelCoelho em 15 de Abril de 2019, as 14:18:24
Poxa Maxx, muito obrigado! Uma pena aquele j201 ali, tem que achar algum comercial funcional pra esse circuito.
Confesso que eu não tinha visto este circuito na época do audio list, só o passivo.
Muito obrigado!


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Maxx em 20 de Abril de 2019, as 12:30:21
Tenho um esquema do RedBox, ativo, sempre monto e funciona bem. Pelo que li o da Behringer segue o mesmo projeto (aparentemente).


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: raphaelCoelho em 24 de Abril de 2019, as 03:35:31
Tenho um esquema do RedBox, ativo, sempre monto e funciona bem. Pelo que li o da Behringer segue o mesmo projeto (aparentemente).

Tens algum link do esquema?


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: Roberto_Cordeiro_Filho em 25 de Abril de 2019, as 17:46:13
Raphael eu encontrei este esquema na internet, porém ainda não comecei a montar, mas as vezes pode te ajudar.

http://effectslayouts.blogspot.com/2018/10/hughes-kettner-red-box-mk-ii.html?m=1

Moderadores caso não possa postar links deste site aqui no fórum, eu apago


Título: Re: Direct Box Passivo
Enviado por: raphaelCoelho em 27 de Abril de 2019, as 04:26:16
Muito obrigado Roberto!
A impressão que tenho deste red box é que ele é exclusivamente pra uso junto com amplificadores de guitarra. A entrada dele é de linha.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal