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Fórum Geral => Luthieria => Tópico iniciado por: Mallermb em 30 de Novembro de 2016, as 19:27:42



Título: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 30 de Novembro de 2016, as 19:27:42
Olá pessoal!

Resolvi criar este post, visando alertar os consumidores de instrumentos musicais em geral, especialmente os iniciantes e aqueles mais experientes que juntaram uma boa grana durante bastante tempo para comprar uma guitarra melhor.

Tempos atrás, comprei uma guitarra les paul, estava doido por uma les paul com braço colado e com um som razoável e que estivesse dentro do meu orçamento. Comprei a guitarra, lá estava ela, bem pesada, a madeira parecia ser boa, a construção estava muito boa, assim como acabamento e afinação, e amei o som dela, dentre várias les paul, incluindo uma epiphone que testei, ela tinha um som melhor, mais sustain e mais definido.

Pois bem, essa semana enjoei do visual dela, resolvi arrancar a tinta e o verniz, para deixar com um acabamento natural porém, com um tom meio café, tudo estava indo bem, até que...

O corpo da guitarra é de compensado com um belo tampo de MDF ou papelão, com uma folha bem fina de alguma madeira mais "bonitinha" por cima, o headstock tem uma emenda de fábrica bem no meio e algumas emendas onde junta o braço com o corpo.

Nessa altura, minha vontade era de pegar tudo e colocar fogo, invocando os deuses do metal e  amaldiçoando o fabricante, porém, fazer o que, o estrago já estava feito.

Vejam as fotos e tirem as suas conclusões, mas sabe o que é pior? ou melhor?

A guitarra realmente tem um som muito bom, vai entender, e não me entra na cabeça o trabalho que tiveram para realizar essa façanha e fazer ficar bom, sendo que seria muito mais rápido, fácil, fazer da forma como manda o figurino, sinceramente, não entendo.

http://www.4shared.com/photo/Eb_YjAWSba/001.html (http://www.4shared.com/photo/Eb_YjAWSba/001.html)
http://www.4shared.com/photo/uevrQdifba/002.html (http://www.4shared.com/photo/uevrQdifba/002.html)
http://www.4shared.com/photo/ASO5KeItce/003.html (http://www.4shared.com/photo/ASO5KeItce/003.html)
http://www.4shared.com/photo/gP5IYymxce/004.html (http://www.4shared.com/photo/gP5IYymxce/004.html)
http://www.4shared.com/photo/3mRclvuDce/005.html (http://www.4shared.com/photo/3mRclvuDce/005.html)
http://www.4shared.com/photo/zfPKO0Suce/006.html (http://www.4shared.com/photo/zfPKO0Suce/006.html)
http://www.4shared.com/photo/f9RfwffGce/007.html (http://www.4shared.com/photo/f9RfwffGce/007.html)
http://www.4shared.com/photo/TfaPx-DWce/008.html (http://www.4shared.com/photo/TfaPx-DWce/008.html)


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 30 de Novembro de 2016, as 20:40:20
Mallermb,

Será que a descrição da guitarra fala a verdade sobre a madeira do corpo? 
Não sei se pode citar o nome do fabricante dela e modelo da mesma (penso que não seria legal por diversas questões).
Se não ferir as regras do Fórum, cite para nós.
Caso contrário, peço que me envie uma MP, pois estou quase com a mão em uma LP e prefiro uma de corpo sólido.
Obrigado


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 30 de Novembro de 2016, as 21:26:35
Mallermb,

Será que a descrição da guitarra fala a verdade sobre a madeira do corpo? 
Não sei se pode citar o nome do fabricante dela e modelo da mesma (penso que não seria legal por diversas questões).
Se não ferir as regras do Fórum, cite para nós.
Caso contrário, peço que me envie uma MP, pois estou quase com a mão em uma LP e prefiro uma de corpo sólido.
Obrigado

Na descrição, falava que o corpo era de basswood, pura mentira.

Também fiquei na dúvida sobre citar a marca aqui, te falo por MP.

O pior é que acabei de assistir alguns vídeos no youtube sobre guitarra de mdf, e para minha surpresa, uma guitarra les paul que eu estava de olho, tem o tampo de mdf também, outra marca, pesquisa lá no youtube.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: ljulio em 01 de Dezembro de 2016, as 07:27:45
Mallermb sei que é uma decisão sua e a respeito antes de qualquer coisa, mas acho que seria importante informar a marca e modelo, pois isso é uma informação importante para evitar que mais pessoas caiam nessa cilada, pra mim não importa se ela é de madeira nobre ou MDF, o problema é a empresa agir de má fé, ou seja, mentir sobre a especificação do produto, o único proposito disse é enganar o consumidor e isso vai continuar acontecendo a menos que as pessoas denunciem.

Da mesma maneira que quando um produto é bom elogiamos, devemos desmascarar os picaretas, não precisa xingar nem nada, apenas relatar os fatos, que foi o que você fez até o momento.



Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: stash em 01 de Dezembro de 2016, as 07:31:45
Nossa, que complicada a situação.. acho que a título de utilidade pública poderia mesmo indicar o fabricante... eu mesmo quero comprar uma Les Paul, mas provavelmente comprarei fora do Brasil...


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Ferro_Velho em 01 de Dezembro de 2016, as 07:40:08
Oi Mallermb,

Também concordo que o nome do fabricante deve ser dito, há lugar para todos os níveis de qualidade neste universo das guitarras, o que não deve existir é desinformação, portanto diga o nome sem medo pois esta é a parte chamada "informação" na sua narração, o resto é o relato do seu infortúnio de ter comprado algo que não era o que você queria, e para evitar que aconteça com outra pessoa, o nome da marca deve ser dito.

Valeu pelo report.

Abraço.


P.S.: Uma sugestão, captadores muito potentes, para metal moderno/extremo, "não dão a mínima" para a qualidade da madeira da guitarra, se você quer uma guitarra para metal, pinta ela da sua cor favorita, põe um par de captadores tipo dimarzio super distortion (uma réplica da malagoli) e a guitarra não será nenhum empecilho para tocar um Slaaaaaaayyyeeerrrrrrrr! :)


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: diego.fcs em 01 de Dezembro de 2016, as 08:21:26
Cara, não é uma notícia muito boa, mas se você gostava muito do som dela, creio que não deveria se preocupar muito com isso. Se você quer dar uma aparência natural nela, você pode adquirir uma lâmina de madeira natural e colar nela, vai depender da cor e tipo de madeira que você quer, um amigo meu fez isso em um receiver antigo que era de madeira, a madeira estragou e ele fez isso, é a lâmina natural de madeira mesmo, fica muito bonito.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 01 de Dezembro de 2016, as 08:27:20
Mallermb sei que é uma decisão sua e a respeito antes de qualquer coisa, mas acho que seria importante informar a marca e modelo, pois isso é uma informação importante para evitar que mais pessoas caiam nessa cilada, pra mim não importa se ela é de madeira nobre ou MDF, o problema é a empresa agir de má fé, ou seja, mentir sobre a especificação do produto, o único proposito disse é enganar o consumidor e isso vai continuar acontecendo a menos que as pessoas denunciem.

Da mesma maneira que quando um produto é bom elogiamos, devemos desmascarar os picaretas, não precisa xingar nem nada, apenas relatar os fatos, que foi o que você fez até o momento.



ljulio, era uma Les Paul da Benson, pior que tem muitas a venda no mercado livre, inclusive alguns modelos bem caros de até r$2.000,00, quanto aos modelos caros já não sei dizer, nunca testei e nem sei se a madeira é de qualidade, eu não arriscaria mais.

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Nossa, que complicada a situação.. acho que a título de utilidade pública poderia mesmo indicar o fabricante... eu mesmo quero comprar uma Les Paul, mas provavelmente comprarei fora do Brasil...

stash, a marca é Benson, imagina minha cara de felicidade quando removi a tinta.

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Oi Mallermb,

Também concordo que o nome do fabricante deve ser dito, há lugar para todos os níveis de qualidade neste universo das guitarras, o que não deve existir é desinformação, portanto diga o nome sem medo pois esta é a parte chamada "informação" na sua narração, o resto é o relato do seu infortúnio de ter comprado algo que não era o que você queria, e para evitar que aconteça com outra pessoa, o nome da marca deve ser dito.

Valeu pelo report.

Abraço.


P.S.: Uma sugestão, captadores muito potentes, para metal moderno/extremo, "não dão a mínima" para a qualidade da madeira da guitarra, se você quer uma guitarra para metal, pinta ela da sua cor favorita, põe um par de captadores tipo dimarzio super distortion (uma réplica da malagoli) e a guitarra não será nenhum empecilho para tocar um Slaaaaaaayyyeeerrrrrrrr! :)

Ferro_Velho, a marca é Benson, pois é, pensei agora em comprar uma lâmina de maple ou algo parecido e colar por cima, os captadores dela são bons, sem marca mas são bons, pelo menos isso, mas sabe quando você se decepciona?

Tenho uma outra guitarra, uma Line 6 variax 500, modificada, ao qual foi instalado dois captadores humbuckers, sem o circuito original, apesar da emenda do corpo, e do piscinão no interior da guitarra, a madeira é sólida e a guitarra tem um excelente timbre, boa pegada e tudo mais, pensei em remover os captadores da Benson e colocar na variax.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: RafaS em 01 de Dezembro de 2016, as 08:29:53
O som é bom porque madeira não influencia o som, Maller, meu caro!

A ciência afirma isso. Existe até um estudo brasileiro comparando madeiras e não encontrando nenhuma diferença.

E pessoalmente, para mim o que mais afeta o som são, mais ou menos nesta ordem: captadores; cordas; setup (ação do braço, isso altera muito o som); dinâmica do músico (que não altera o timbre, mas possui em si uma sonoridade), etc. Pra não falar no resto todo do equipamento, que colore muito o som...

É claro que o anúncio precisa ser verdadeiro e é claro que guitarra é mais que apenas o som, também é acabamento, sofisticação no material utilizado, essas coisas contam e de fato terminam pesando na precificação do instrumento. O som não depender disso não é desculpa para se vender gato por lebre!

***

Mas se madeira não afeta, qual é a de baterem nessa tecla? Eu tenho uma teoria, ela é longa, e provavelmente controversa.

***

Entendo tua indignação afinal tu querias dar um acabamento legal nela, e encontrou essa surpresa desagradável. No teu lugar iria pela sugestão do colega, botar uns bons pickups de alto ganho e dar um acabamento opaco (não digo fosco e sim opaco, não-transparente).



Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 01 de Dezembro de 2016, as 08:34:17
Cara, não é uma notícia muito boa, mas se você gostava muito do som dela, creio que não deveria se preocupar muito com isso. Se você quer dar uma aparência natural nela, você pode adquirir uma lâmina de madeira natural e colar nela, vai depender da cor e tipo de madeira que você quer, um amigo meu fez isso em um receiver antigo que era de madeira, a madeira estragou e ele fez isso, é a lâmina natural de madeira mesmo, fica muito bonito.

diego.fcs, pensei em fazer isso mesmo, comprar uma lâmina de maple, mas que dá uma raiva tremenda, isso dá.

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O som é bom porque madeira não influencia o som, Maller, meu caro!

A ciência afirma isso. Existe até um estudo brasileiro comparando madeiras e não encontrando nenhuma diferença.

E pessoalmente, para mim o que mais afeta o som são, mais ou menos nesta ordem: captadores; cordas; setup (ação do braço, isso altera muito o som); dinâmica do músico (que não altera o timbre, mas possui em si uma sonoridade), etc. Pra não falar no resto todo do equipamento, que colore muito o som...

É claro que o anúncio precisa ser verdadeiro e é claro que guitarra é mais que apenas o som, também é acabamento, sofisticação no material utilizado, essas coisas contam e de fato terminam pesando na precificação do instrumento. O som não depender disso não é desculpa para se vender gato por lebre!

***

Mas se madeira não afeta, qual é a de baterem nessa tecla? Eu tenho uma teoria, ela é longa, e provavelmente controversa.

***

Entendo tua indignação afinal tu querias dar um acabamento legal nela, e encontrou essa surpresa desagradável. No teu lugar iria pela sugestão do colega, botar uns bons pickups de alto ganho e dar um acabamento opaco (não digo fosco e sim opaco, não-transparente).



RafaS, sim concordo plenamente com você, afinal, eu gostei do som dela, quanto a durabilidade dessas madeiras já é outra história, só acho que deveriam dizer a verdade sobre as madeiras utilizadas, principalmente por que muitas marcas cobram bem caro por uma guitarra dizendo se tratar de madeira tal, quando na verdade é uma madeira qualquer e até papelão.

Já peguei guitarras de compensado e o maior problema era na ponte, quando os parafusos ou pivôs afrouxavam devido a má qualidade da madeira, era um sufoco tremendo e dinheiro jogado fora.

Vou comprar uma lâmina de maple ou algo parecido e colar por cima, superar o trauma e nunca mais cair nessa.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: stash em 01 de Dezembro de 2016, as 09:18:02
infelizmente estamos cheios de pilantragens Mallermb .... se o som te agrada, dê uma "garibada" no visual dela e seja feliz  :tup


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Fernando Bello em 01 de Dezembro de 2016, as 09:30:18
Bons argumentos.

Se o som lhe agrada, fora claro o fato de você ter sido enganado e isso não se justifica, não se desespere.

É possível sim ter um bom instrumento com madeira "menos nobre". Grandes baterias são de compensado.

Resumindo, mete um primer em tudo, pinta de uma cor legal, captação boa, bem regulada, e seja feliz.

Dá pra escrever poesia em papel de pão e grandes besteiras em papel nobre.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 01 de Dezembro de 2016, as 09:39:17
infelizmente estamos cheios de pilantragens Mallermb .... se o som te agrada, dê uma "garibada" no visual dela e seja feliz  :tup

É o que farei, uma fina folha de maple ou outra madeira, anilina, verniz, knobs dourados e vamos que vamos.

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Bons argumentos.

Se o som lhe agrada, fora claro o fato de você ter sido enganado e isso não se justifica, não se desespere.

É possível sim ter um bom instrumento com madeira "menos nobre". Grandes baterias são de compensado.

Resumindo, mete um primer em tudo, pinta de uma cor legal, captação boa, bem regulada, e seja feliz.

Dá pra escrever poesia em papel de pão e grandes besteiras em papel nobre.

Incrivelmente o som é bom, ou meus ouvidos que já eram  :D
Colocarei folha de maple ou outra madeira por cima, vai ficar legal, eu acho.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Alfredo Padrao em 01 de Dezembro de 2016, as 09:47:33
Ou seja: caiu na velha máxima "o que os olhos não vê coração não sente"

É muito ruim se sentir enganado (fato de ser descrito que era uma madeira, e não ser), mas provavelmente o preconceito, não deixaria muitos sequer testar uma guitarra de compensado ou mdf, onde os ouvidos já começariam distorcidos, e outros nem se atreveriam (ou mesmo aceitariam) colocar suas mãos em um instrumento assim.

Não estou defendendo o fato (gato por lebre), mas observando que se não tivesse retirado a tinta, certamente estaria satisfeito com sua guitarra.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Finck em 01 de Dezembro de 2016, as 10:03:16
Estou de acordo que o fabricante/vendedor não deveria mentir ou omitir o material.

Mas sempre me pergunto se as pessoas que escolhem instrumentos pelo tipo de madeira escolhem móveis pelo timbre...

Taça tinta na guitarra e seja feliz.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 01 de Dezembro de 2016, as 10:20:10
Ou seja: caiu na velha máxima "o que os olhos não vê coração não sente"

É muito ruim se sentir enganado (fato de ser descrito que era uma madeira, e não ser), mas provavelmente o preconceito, não deixaria muitos sequer testar uma guitarra de compensado ou mdf, onde os ouvidos já começariam distorcidos, e outros nem se atreveriam (ou mesmo aceitariam) colocar suas mãos em um instrumento assim.

Não estou defendendo o fato (gato por lebre), mas observando que se não tivesse retirado a tinta, certamente estaria satisfeito com sua guitarra.

Realmente fiquei surpreso, ainda gosto muito da guitarra, o som dela que me fez decidir continuar com ela, estou começando a perceber que uma boa guitarra tem mais a ver com uma construção e encaixe bem feitos do que pela madeira em si.

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Estou de acordo que o fabricante/vendedor não deveria mentir ou omitir o material.

Mas sempre me pergunto se as pessoas que escolhem instrumentos pelo tipo de madeira escolhem móveis pelo timbre...

Taça tinta na guitarra e seja feliz.

Vivendo e aprendendo  :D


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: adautomarttau em 01 de Dezembro de 2016, as 11:27:06
Tambem tenho uma benson Lp  [beer] , a minha é preta mas tambem tem esse veneer de maple .Lembro que quando comprei a minha estava no anuncio "corpo em basswood e top de mdf" , assim como a shelter nashville...
É uma boa guitarra pelo preço,gosto do braço gordo,troquei os captadores por uns wilkinsons ceramicos que tirei de uma vintage v100 paradise, coloquei um treeble bleed(Resistor150k+capacitor 0,001uf) e mudei os capacitores , ficou bem melhor :tup
O top de mdf me preocupa um pouco pois parece aqueles que quando molha fica "peludo" ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Tem que ter cuidado pois se tiver uma batida e infiltrar agua :'(
Admito que fiquei surpreso com o som dela,assim como a shelter nashville , não esperava que fosse possivel ter um bom som com mdf ,acho que o mdf cumpre bem o papel dele pois a guitarra soa aberta e viva , eu tinha a impressão de que seria ao contrario,pensava que o mdf "amaciaria" as notas  ???
Apesar de tudo é uma Les paul que "dá pro gasto"assim como a shelter nashville,não se compara a epiphone,vintage,gibson dessas mais economicas etc... , mas pelo preço, na época paguei cerca de R$450,00 , não tenho do que reclamar. [beer]



Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: RuyThonson em 01 de Dezembro de 2016, as 15:02:02
Rapaz, sem querer ser grosseiro. Mas dizer que a tal pesquisa brasileira(se for a que estou pensando) é um fato científico é no mínimo forçar a barra. Os caras nem se deram ao trabalho de ligar as guitarras em um amplificador valvulado, ligaram numa placa de som Line6 e acharam que ela por si só já bastava.

Madeira influencia sim, não tanto quanto captador, mas tem sua parcela importante. Principalmente pelo fato de instrumento não ser apenas som, tem que se levar em conta a durabilidade como um todo. Uma guitarra com um ótimo timbre que no meio de um show a madeira de folgada deixa a ponte sair não serve de nada.

Mas esse é um debate bem antigo, gosto de pensar que se você não percebe a diferença entre um instrumento de 5mil e um de 500, economize 4.500.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: RafaS em 01 de Dezembro de 2016, as 16:14:58
Estou de acordo que o fabricante/vendedor não deveria mentir ou omitir o material.

Mas sempre me pergunto se as pessoas que escolhem instrumentos pelo tipo de madeira escolhem móveis pelo timbre...

Eis a questão: guitarra de corpo sólido, além de instrumento musical, é também um "móvel de luxo".

A Gibson no começo usava cedro cubano. Vem a revolução, a coisa ficou difícil com fornecedores... passaram para o mogno. Leo Fender começa usando Ash (freixo), que era muito usado por eles em móveis e assoalhos caros e finos, mas como exigia 10 demãos de seladora passou para Alder. Gibson, como diferencial, então diz - soamos melhor por causa do material de procedência nobre, nós usamos mogno! Ignore o fato de que os instrumentos deles custavam mais caro e precisavam justificar o preço, heh.

Segue adiante no tempo, e mogno brasileiro passa a ser dificílimo de conseguir. Hondurenho vai dificultando. Os sommeliers de p... de madeira, começam a ficar agitados. Não é mais o mesmo mogno! Não soa tão bom quanto! Esse tem mais silício entre as fibras porque vem de área de inundações e... passa a fita mais um pouco: Gibson toma multa caríssima em razão de carregamento de jacarandá indiano mal documentado.

Eles tentam: já teve Les Paul em Ash, mas não pega. Tentam fazer decolar escala em "richlite", mas o público rejeita. 60 e poucos anos de MARKETING em torno de "material superior" e a Gibson criou um monstrinho do qual não consegue mais se livrar: a madeira.

E ela importa?

Sejamos francos, não existe tradição de instrumentos acústicos feitos em mogno! Existe em abeto. Pinhos do norte. Etc, etc etc. Mas tu vais fazer um instrumento sólido, e quer agregar valor a ele, então vai lá e usa uma madeira que, desde a época, era associado a objetos de requinte e opulência em mobília e painéis: mogno.

Leo Fender não cometeu esse erro e não está preso a este pepino. Provavelmente ele morreria de rir se perguntasse a ele se a troca de ash para alder foi por ter descoberto uma "tonewood!".

Eu acho particularmente divertido quando vejo alguém dizendo para testar a guitarra desplugada antes de usar. Sabe o que você ouve com ela desplugada? Você ouve um instrumento acusticamente horrível! E apenas isso. Guitarra só funciona plugada por uma razão simples: qualquer aspecto acústico que ela possa ter é absolutamente irrelevante para seu som.

"Mas a ressonância da madeira!" - Que ressonância amigo? Ressonância se aplica a instrumentos com caixa de ressonância, isso é, instrumentos acústicos, como violões e afins. É o comportamento do ar, dentro do violão! E não de madeira nenhuma!

Madeira em guitarra elétrica é um suporte para braço e captadores. O mais são aspectos estranhos ao som, como estética, sofisticação, durabilidade, ergonomia, design, etc, etc, etc. Mais do que isso é viajar na maionese e na propaganda.

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@Ruy

Citar
Rapaz, sem querer ser grosseiro. Mas dizer que a tal pesquisa brasileira(se for a que estou pensando) é um fato científico é no mínimo forçar a barra. Os caras nem se deram ao trabalho de ligar as guitarras em um amplificador valvulado, ligaram numa placa de som Line6 e acharam que ela por si só já bastava.

E porque eles ligariam a um valvulado? Não faz o menor sentido. Eles precisavam é de um conversor analógico-digital para poder analisar o som dela.

Citar
Mas esse é um debate bem antigo, gosto de pensar que se você não percebe a diferença entre um instrumento de 5mil e um de 500, economize 4.500.

O preço de algo não é determinado pelas "vantagens oferecidas ao comprador". O preço de algo envolve custos de produção, operacionalização e comércio (custos de comercializar, como impostos e fretes e etc). Envolve o valor da marca. Envolve muitas coisas. Em última instância, envolve o fator desejo. Ou nas palavras de Publius Sirius, "tudo vale aquilo que o comprador está disposto a pagar". Uma guitarra de 5 mil vale 5 mil? Se você quiser pagar, ela vale. Se ninguém quiser pagar, ela não vale absolutamente... nada. E isso em momento algum vai ter tido a ver com qualquer qualidade intrínseca dela.

É fácil comprovar o que eu digo: http://www.playtech.com.br/guitarra-original-danelectro-dc-59-modified-bk-34163.aspx/p

Olha o preço, sabendo que ela é de compensado ou algo assim.

Nem pelo fato de ser de compensado, mas pelo de eu não curtir essa guitarra - me interessaria mais uma SX usada de 500 que vi numa loja local outro dia. Vai ser bom economizar 2000,00!


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: stash em 02 de Dezembro de 2016, as 10:13:35
Citar
"Mas a ressonância da madeira!" - Que ressonância amigo? Ressonância se aplica a instrumentos com caixa de ressonância, isso é, instrumentos acústicos, como violões e afins. É o comportamento do ar, dentro do violão! E não de madeira nenhuma!

Madeira em guitarra elétrica é um suporte para braço e captadores. O mais são aspectos estranhos ao som, como estética, sofisticação, durabilidade, ergonomia, design, etc, etc, etc. Mais do que isso é viajar na maionese e na propaganda.

Acho meio arriscado (até exagerado) afirmar que a madeira é simplesmente suporte para braço e captadores... se isto fosse verdade absoluta, não haveria diferença de timbre de uma mesmo captador em guitarras de madeiras diferentes, e nem mesmo gente do mundo todo falando que a madeira interfere no timbre (vejam que eu escrevi "interfere" e não "define", sendo mais um componente do timbre..)..


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Fernando Bello em 02 de Dezembro de 2016, as 13:57:37
Madeiras diferentes influenciam o som diferentemente? Sim, isso é óbvio. Claro.

Acho que o cerne da discussão aqui é dizer que uma madeira x é sempre melhor que uma madeira y. Aí eu discordo.

O conjunto madeira, captador, corda, mão do guitarrista define o som. Mudar qualquer um desses fatores altera o resultado, pra melhor ou pior? Aqui eu acho que uma simples teoria escrita não pode definir.

Resumindo, sim, você pode ter uma guitarra de compensado que soa melhor pra você do que uma de madeira sólida, ou várias peças de madeira coladas, ou vice versa.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: laerteandrade em 02 de Dezembro de 2016, as 15:21:42
Por experiência própria, uma coisa que define o timbre é o braço, a madeira do corpo tem uma influência muito inferior.

E mesmo pela teoria que a madeira não interfere no timbre, ficou faltando o principal, o nut e a ponte, estes sim interferem decisivamente e não foram mencionados. Não há discussão em nenhuma das teorias que diga o contrário.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bossman em 02 de Dezembro de 2016, as 16:06:10
Senhores esta discussão não vai levar a nada! Nesse assunto de madeiras x guitarras fatalmente cada um já tem suas convicções e será muito difícil que as mudem simplesmente discutindo aqui...


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 02 de Dezembro de 2016, as 19:13:50
Agora fico caladinho, depois do que vi e ouvi, minha vida não será mais a mesma, estou disposto a testar novos materiais, vejam exemplos abaixo:

Fender stratocaster de papelão

https://www.youtube.com/watch?v=7Oo2H-W7d6A (https://www.youtube.com/watch?v=7Oo2H-W7d6A)

Violão clássico de papelão (parece que foi desenvolvido por um brasileiro?)

https://www.youtube.com/watch?v=_elx2OvWN58 (https://www.youtube.com/watch?v=_elx2OvWN58)







Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: rodlburigo em 02 de Dezembro de 2016, as 22:09:42
E o que falar deste contrabaixo acústico com fibra de carbono?

https://www.youtube.com/watch?v=1Z4S9v3ct1E (https://www.youtube.com/watch?v=1Z4S9v3ct1E)

Esse eu ainda quero fazer, mas infelizmente não tenho espaço nem para começar!  :'(

Abraços!


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Ramsay em 02 de Dezembro de 2016, as 23:29:03
Eu sei que o assunto é meio controverso, mas, o fato é que a maior parte do som de uma guitarra (desde que feita de madeira) vem da qualidade da madeira do corpo e do braço.

Porque se não fosse assim, porque a Gibson perderia tempo e dinheiro selecionando os melhores tipos de mogno para o corpo e tops de maple A, AA, AAA ou AAAA para as suas Les Paul Reissue R8 e R9?

O resto vem da qualidade dos captadores e das ferragens que incluem a ponte, as tarrachas, o nut e até a qualidade das cordas.

Houve uma época em que acreditando na falsa premissa de que os captadores eram os maiores responsáveis pelo som de uma guitarra, eu comprava primeiro o captador de ponta e depois uma guitarra relativamente barata para colocá-lo.
Fiz isso algumas vezes e em todas o resultado foi decepcionante, com o captador de ponta melhorando no máximo em uns 10% o som da guitarra em relação aos captadores stock.
Por isso, parei de comprar guitarras baratas pra colocar captadores de ponta.

Guitarras feitas de acrílico, de compensado, de mdf, de ferro, de alumínio, de fibra de carbono, feitas de latas, etc, podem até soar bem, mas, definitivamente, soam diferente de uma guitarra feita com madeiras de qualidade.

O resto é especulação...









Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: RuyThonson em 03 de Dezembro de 2016, as 02:00:07
Citar
E porque eles ligariam a um valvulado? Não faz o menor sentido. Eles precisavam é de um conversor analógico-digital para poder analisar o som dela.

Boa noite.

A faixa de frequência de um valvulado é maior, reproduzindo mais fielmente as características do instrumento como um todo. Basta ligar amplificadores diferentes a uma mesma caixa acústica e será possível perceber a "liberdade" que o valvulado dá aos harmônicos.
O ideal seria ter ligado em um bom amplificador e ai sim, com um bom microfone captar a pressão sonora e realizar os testes necessários.

Mas vamos supor que eu esteja sendo "mojista" e que bastava ligar em uma placa de som. Se fosse esse o caso, eu posso afirmar com conhecimento de causa, o ADC da line6 vale menos que Rouxinou enferrujada. O sinal registrado por essas placas não é nem de longe fiel ao que de fato é produzido e ouvido. A meu ver a Line6 se preocupa muito mais em ter um bom software de simulações e corrigir qualquer timbre com eles. Digo isso por ter uma aqui e ter me decepcionado muito com a compra. Logo, para mim, foi uma experiência muito mal realizada.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bossman em 20 de Dezembro de 2016, as 09:48:43
https://www.youtube.com/watch?v=UA3Qah6z1gg


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 20 de Dezembro de 2016, as 10:07:41
https://www.youtube.com/watch?v=UA3Qah6z1gg

Muito lindo esse baixo, deve ser quase indestrutível, e os trastes não devem precisar de retífica por alguns séculos  :D, mas me veio uma pequena dúvida, o som dele não está muito baixo ou apagado?
Será que trocando os captadores ficaria melhor?


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bossman em 20 de Dezembro de 2016, as 12:41:52
Muito lindo esse baixo, deve ser quase indestrutível, e os trastes não devem precisar de retífica por alguns séculos  :D, mas me veio uma pequena dúvida, o som dele não está muito baixo ou apagado?
Será que trocando os captadores ficaria melhor?

Não achei não! Mais da forma que ouvimos aqui... tem muita coisa envolvida! Compctação do áudio pelo youtube, provavel masterização e modificação do som real do instrumento e várias outras variáveis.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 20 de Dezembro de 2016, as 13:32:07
Não achei não! Mais da forma que ouvimos aqui... tem muita coisa envolvida! Compctação do áudio pelo youtube, provavel masterização e modificação do som real do instrumento e várias outras variáveis.

Olha essa guitarra, também de metal:

https://www.youtube.com/watch?v=2eEB-vJic_o (https://www.youtube.com/watch?v=2eEB-vJic_o)


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bossman em 20 de Dezembro de 2016, as 13:58:46
Olha essa guitarra, também de metal:
https://www.youtube.com/watch?v=2eEB-vJic_o (https://www.youtube.com/watch?v=2eEB-vJic_o)

Essa já tinha visto! Mas é impressionante!


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 20 de Dezembro de 2016, as 17:20:45
Realmente impressionante, e tem o mesmo princípio da escala scalopada  ???
Parabéns pela criatividade e implementação do instrumento, se a moda pegar vai ser interessante!
Abraços


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Faski em 27 de Fevereiro de 2017, as 15:09:25
Cara infelizmente quando se compra instrumentos de baixo custo está propenso a isso, ja tive varias guitarras de compensado

Peavey Strato
Epiphone Les Paul Jr
Squier affinity Korea
Squier stratocaster Korea
Phoenix Precision bass
Squier Bullet series made indonesia

A Squier foi a que tive mais azar de pegar em compensado, Ja entrei numa briga feia com a Phoenix que anuncia como basswood, mandei fotos pro Fabricante, ele so me enrolou, a unica forma de resolver e processando eles, mas o tempo e o dinheiro gasto no processo acaba não compensando

Minha opinião, madeira influencia sim,das Squier que tive todas troquei o corpo, e o timbre mudava da água pro vinho. No caso de sua Guitarra, re faça o acabamento e venda ela, pra nunca mais pegar compensado, sempre escolha instrumentos que tem um custo mais elevado, e que tem bons review por ai de quem compra.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Mallermb em 27 de Fevereiro de 2017, as 18:04:04
Minha opinião, madeira influencia sim,das Squier que tive todas troquei o corpo, e o timbre mudava da água pro vinho. No caso de sua Guitarra, refaça o acabamento e venda ela, pra nunca mais pegar compensado, sempre escolha instrumentos que tem um custo mais elevado, e que tem bons review por ai de quem compra.

Foi o que fiz, reformei e passei para frente, apesar de gostar do timbre dela, me senti decepcionado, enganado, quando olhava para ela, já lembrava que não era madeira.

Essa semana comprei uma Golden para restaurar, modelo mais antigo, porém, com micro afinação, braço com marcação de dentes de tubarão, desmontei tudo, removi a tinta, e lá estava ele, o cedro rosa, o corpo todo de cedro rosa, pelo menos é madeira e o braço está perfeito.




Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bandaid85 em 27 de Fevereiro de 2017, as 19:45:37
Pessoalmente eu acho perda de tempo essa discussão de se a guitarra é feita de compensado, mogno ou sei lá o que. A guitarra é provavelmente o instrumento musical mais versátil que existe, tendo uma infinidade de coisas que vão alterar sua sonoridade, tais como pedais, amplificadores, técnicas etc. Até por isso, não existe um "timbre ideal" para guitarras, ou seja, contanto que o timbre se encaixe bem no que você se propõe a fazer, está tudo certo. Música é muito mais do que o timbre da madeira da guitarra.

Acho que existem critérios muito mais importantes na hora de avaliar a qualidade de um instrumento. Me dê uma guitarra de compensado, MDF ou o que quer que seja, contanto que não desafine, que esteja bem regulada, com boa ação e parte elétrica bem feita que eu já fico muito feliz. O resto é só preciosismo.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 27 de Fevereiro de 2017, as 22:09:44
Bandaid85
A grande questão neste tópico, caso você tenha lido ele todo, não é o tipo de madeira de uma guitarra, mas sim o fato de você ser enganado na compra de um produto.  Você gostaria de investir uma grana em um determinado produto vendido como "top" e descobrir depois que e tudo xing ling? Ninguém gosta, simples assim!
Quanto a discutir um determinado tema, aqui é o lugar, por isso se chama fórum.
Abraços e vamos pra frente!
 (guitar_player


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bandaid85 em 28 de Fevereiro de 2017, as 05:13:37
Bandaid85
A grande questão neste tópico, caso você tenha lido ele todo, não é o tipo de madeira de uma guitarra, mas sim o fato de você ser enganado na compra de um produto.  Você gostaria de investir uma grana em um determinado produto vendido como "top" e descobrir depois que e tudo xing ling? Ninguém gosta, simples assim!
Quanto a discutir um determinado tema, aqui é o lugar, por isso se chama fórum.
Abraços e vamos pra frente!
 (guitar_player

Antonio,

Não entenda todas as palavras de forma literal, por favor. Realmente, comprar uma coisa achando que é outra é realmente decepcionante, porém existem algumas coisas que não fazem sentido pra mim, como o colega falar que gostava da guitarra, ai deixou de gostar depois que descobriu que era de compensado. A guitarra não mudou em nada, continua sendo a mesma que ele gostava antes.

Acho que esse preciosismo todo que nós guitarristas criamos, essa coisa quase mística em torno de fatores praticamente insignificantes acaba criando um mercado que se aproveita disso. O fabricante, visando vender, evita falar que a guitarra é de compensado. Não por ser ruim, mas porque existe essa ideia maluca de que qualquer guitarra que não for feita de mogno celta retirado das árvores sagradas que viveram na floresta mística do vale encantado pelos monges heréticos do sétimo selo e ficaram secando sobre a sombra eterna do monte olimpo por mil anos, não presta.

Enfim, vamos que vamos...


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Adiel em 28 de Fevereiro de 2017, as 13:15:16
Eu tinha um baixo barato, um Washburn Lyon, com a escala bem longa, feito de compensado, pesado demais para o meu gosto, e o braço parece uma tora, mas tem um timbre fenomenal e uma sustentação que vai até amanhã.  

(http://i976.photobucket.com/albums/ae244/adielricci/fc213de4ca20b464d0a64f4ae8781f3c_zpsydptuwrz.jpg)

O material de que é feito um instrumento é importante, e pode ditar se vai ter vida longa ou não, se vai descolar ou não, etc.  Porém, o que importa, mesmo, é o conjunto da obra. Um instrumento barato feito em um dia inspirado pode superar, em desempenho e timbre, um de valor bem mais elevado.


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: bandaid85 em 28 de Fevereiro de 2017, as 14:28:08
Eu tinha um baixo barato, um Washburn Lyon, com a escala bem longa, feito de compensado, pesado demais para o meu gosto, e o braço parece uma tora, mas tem um timbre fenomenal e uma sustentação que vai até amanhã.  

(http://)


O material de que é feito um instrumento é importante, e pode ditar se vai ter vida longa ou não, se vai descolar ou não, etc.  Porém, o que importa, mesmo, é o conjunto da obra. Um instrumento barato feito em um dia inspirado pode superar, em desempenho e timbre, um de valor bem mais elevado.

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Atenção, Leia as Regras:

Não é permitido:
Ao citar mensagens que contenham foto(s), manter as fotos dentro da citação (As fotos devem ser removida(s) da citação).

A Moderação.
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Concordo! Sempre me vem a cabeça as pinturas em nitrocelulose que hoje em dia são tão aclamadas justamente por sua "qualidade inferior".


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Rockwell em 28 de Fevereiro de 2017, as 18:04:59
Realmente a questão é a enganação dessas empresas. Não custava nada anunciar tudo com verdade, e ai saberíamos o que estamos comprando. Andei fuçando na internet e encontrei esse blog http://historiasdeguitarra.blogspot.com.br/, falando de capacitores falsos em uma Gibson. Alguém sabe se isso é verdade?


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: Andshadows em 02 de Março de 2017, as 11:32:15
Como falou o Adiel, o conjunto da obra é o que pesa. Conheci uma de uma marca bem fraquinha que era de mdf, e o timbre dela dava pau em muita Squier que tinha visto por ai. Alguém já ouviu falar em guitarra "Channel"? Pois é, era dessa. Bem pode ter sido uma exceção, mas que o timbre da guitarra era lindo.
  :)


Título: Re: Les Paul de compensado e mdf, e agora?
Enviado por: stash em 03 de Março de 2017, as 08:39:21
Como falou o Adiel, o conjunto da obra é o que pesa.
isto é bem verdade.. senão minha Tonante de papelão (Compensado + papelão + materiais indefinidos) com braço de "cabo de enxada" e ponte cortante (nunca vi uma coisa cortar tanta corda como isto) teria um sonzão..


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