Handmades

Fórum Geral => Eletrônica => Tópico iniciado por: Diego Gin em 09 de Dezembro de 2016, as 16:44:10



Título: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Diego Gin em 09 de Dezembro de 2016, as 16:44:10
Saudações handmakers

Tenho estudado bastante sobre teoria dos transformadores, inclusive criado alguns tópicos aqui, mas como sempre acabo tendo que recorrer ao conhecimento dos companheiros do fórum devido a escassez de informações encontradas na internet  :'(

Vamos lá:

Estou trabalhando em um layout de uma super fonte (DC Brick) com saídas isoladas, filtradas e reguladas. Na internet, descobri que não se encontram facilmente transformadores com múltiplos secundários aqui no Brasil, e os transformadores de fácil acesso possuem muita corrente e dimensões demasiadamente grandes para esse projeto. Ou seja, seria desnecessário usar 8 transformadores de 12v e 500mA em uma única fonte, visto que a maioria dos pedais analógicos consomem muito menos que 50mA.

Portanto, parti para as pesquisas e encontrei muitos materiais de ótima qualidade na web para calcular todos os parâmetros de um transformador

Porém, não consegui encontrar ABSOLUTAMENTE NADA sobre DIY transformadores de pequeno porte para PCI's, e pequenas aplicações!

Por exemplo, calculando um transformador de 127/220v para 2x 15v 100mA, cheguei num resultado de em média 2~4 mil espiras no primário com fio AWG 36~39. Imagino que seja um tanto inviável enrolar um primário desses em um carretel minúsculo, com um fio do diâmetro de um fio de cabelo manualmente.

Venho perguntar aos entendidos do assunto se seria ou não é viável fazer esse tipo de transformador em casa, que tipo de máquina seria necessária para o serviço ou se valeria mais a pena importar dos USA?

Apesar da dificuldade de lidar com esse material delicado, se encontram as devidas peças (núcleos, carretéis) para executar esses projetos?



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Patines em 09 de Dezembro de 2016, as 17:09:54
Eu, no teu lugar, nem gastaria muito fosfato.   compraria meia dúzia dessas:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785254088-fonte-linear-tranformador-12v-600ma-110v220v-plug-p4-led-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-785254088-fonte-linear-tranformador-12v-600ma-110v220v-plug-p4-led-_JM)

Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 09 de Dezembro de 2016, as 17:15:44
Quanto menor o transformador e menor a potência envolvida, mais espiras são necessárias. De modo que realmente é complicado fazer vários mini transformadores.

Um meio menos trabalhoso seria encomendar o transformador num fabricante, que ficaria da forma desejada.

Uma sugestão bem mais trabalhosa seria adquirir um transformador feito para suportar uma corrente mais alta, e substituir o secundário por vários secundários com fio de bitola mais fina. Não esquecer que a somatória das correntes desses secundários não deve exceder, à corrente do secundário original.
Se você comprar o transformador feito para a tensão que você deseja, bastará contar as espiras do secundário original e depois enrolar o mesmo número de espiras para os vários secundários desejados. Dá um trabalhão, mas o que vale é o espírito dos handmakers.  )>|

Mas mesmo dando trabalho, seria bem mais fácil que fabricar uma dúzia de pequenos transformadores.

Abs



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Diego Gin em 09 de Dezembro de 2016, as 17:46:53
Patines, gostei muito da sugestão. Alem de barato, dá pra alterar o transformador dessa ponte como enrolar 2 primários no lugar do original?

Matec, otimas sugestões também! Me deu uma idéia que eu não tinha tido.

Por exemplo, se eu pegar um transformador de um secundário 12v com 1A eu poderia enrolar 5 primários de 0.2A?

Mas aí eu precisaria descobrir a secção do fio para poder usar 5 fios que somados equivalem ao fio original certo?

Digamos que o secundário original seja AWG 7 [10.55mm²], então eu usaria 5 fios AWG 14 [2.081mm²] com o mesmo numero de espiras?

PS: Espírito handmade não é o que não me falta, ontem passei pelo menos 4 horas desmontando uma caixa de transformadores velhos com muito verniz  :D


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Patines em 09 de Dezembro de 2016, as 18:02:26
Patines, gostei muito da sugestão. Alem de barato, dá pra alterar o transformador dessa ponte como enrolar 2 primários no lugar do original?
Lá dentro deve ter até os diodos e capacitores.   Daí é só modificar um pouco pra ficar melhor de ruído e colocar regulador.  Será que por esse preço tu ficaria horas pra alterar um  transformador?  Leve conta ainda que as fontes chinesas são mentirosas, deve dar aí uns 300mA pra trabalhar sem estragar logo.  e ainda vem um fio com plugue na ponta!

Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 09 de Dezembro de 2016, as 18:06:02
Sim, a ideia é essa.  :tup

Digamos que o transformador forneça até 12V @ 2A então, o fio desse secundário poderia ser o 19 awg (0,6667mm²), então você poderia utilizar 5 secundários de 12v @ 0,4 mA. Ou seja 5 fios 26 awg (0,1333 mm²).

Não é muito fácil colocar 5 fios no lugar de 1 , mesmo fazendo um bom enrolamento, mas é possível, ainda mais se o enrolamento já tiver uma pequena folga com o núcleo.

Aí é contigo

Abs


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 09 de Dezembro de 2016, as 18:36:46
Ainda acho que a opção de varias saidas reguladas provenientes do mesmo secundário mais eficiente do que varios secundários.
Imagine varios secundários de 50mA. Ai você precisa ligar um pedal que consome 80mA. Pronto.. não dá.
Mesmo que todos os outros pedais ligados nas outras saidas consumam bem menos que os 50mA, a sobra não pode ser dividida.
Já num caso de um (ou 2~3) secundario com varias saidas reguladas independentes pode dividir a carga. Cada saida individualmente pode fornecer mais corrente, e o total das saidas vai ser o total do enrolamento.
Ficou confuso mas é isso ai...


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 09 de Dezembro de 2016, as 19:05:49
Fui procurar opções no evilbay e achei uma interessante, comprei 10 unidades + frete (da Alemanha) por R$44,29 R$81,82.

Bem Diego, é a sua chance de fazer uma fonte com transformadores separados, eles medem 33 x 28 x 22 mm, e pode-se fazer uma fonte com dois andares, duas pcbs uma em cima da outra, na de baixo os transformadores e na de cima as pontes retificadoras, os capacitores de filtro, os reguladores 7809 (e/ou 7812) e os conectores de saída para cada pedal.

http://www.ebay.com/itm/221040068977?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Edit: Havia colocado o preço sem o frete.


Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Patines em 09 de Dezembro de 2016, as 19:22:37
Ainda acho que a opção de varias saidas reguladas provenientes do mesmo secundário mais eficiente...

A fonte com terras separados é pra evitar loop de terra ao encadear pedais.  Não fosse por isso, O camarada precisaria de apenas um secundário.

Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 09 de Dezembro de 2016, as 22:22:56
Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Diego Gin em 10 de Dezembro de 2016, as 00:23:50
Matec, a lógica realmente é bem facil de aplicar. Sobre o espaço para os secundários no carretel, eu posso enrolar um secundário sobre o outro com uma camada de papel parafinado entre eles certo? sendo assim, acho que é muito provável que tenha espaço no carretel...

Ferro_velho, esses transformadores alemães estão imperdíveis!! Acho que vou aproveitar e comprar eles sim, estão mais baratos que um transformador vagabundo que se encontram por aqui  ??? O problema é que são 220, e minha tensão é 127, pra converter vou precisar de outro transformador com primários 127/220 e secundário 220 certo? e a potência dele calculada sobre a potência máxima da fonte em si

Kem, sua dúvida é muito pertinente, vou esperar os mais experientes resolverem. A retificação independente das saídas não funciona como um "isolamento" ?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 10 de Dezembro de 2016, as 00:39:43
Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  :'(

Abs


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: xformer em 10 de Dezembro de 2016, as 09:37:07
Sobre a inexistência de transformadores com vários secundários de mesma tensão com enrolamentos separados, a resposta pra isso é que o custo de fabricação torna inviável a produção para comércio de prateleira.  Embora parte do bobinamento possa ser feito automatizado por máquinas, uma boa parte do processo é feito humanamente e manualmente. Ao aumentar o número de enrolamentos, por tabela aumenta-se o tempo de mão de obra gasto na fabricação.

Sobre transformadores pequenos, há que se lembrar que o transformador é menos eficiente quanto menor ele for, pois as perdas serão maiores (fio, núcleo, etc), por isso é vantagem também fazer transformador maior mesmo que super estimado na potência (desde que atendido o requisito de dimensões máximas e disponibilidade de espaço do projeto). Além disso o material para transformadores pequenos é mais caro proporcionalmente ao tamanho (ex. fio de bitola fina é mais caro que fio de bitola maior, por peso).

A ideia de desmontar um transformador para dividir e re-enrolar o secundário em vários enrolamentos, além de demandar um baita trabalho (só pra retirar as chapas do núcleo já dá uma suadeira danada) pode ser difícil de ser realizada para mais de 2 ou 3 camadas adicionais. Muito provavelmente elas não caberão no carretel, pois não é só o fio mais fino, mas acresce-se um "overhead" de material que não o fio e perde-se espaço de acomodação dos fios ao se mudar de enrolamento.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 10 de Dezembro de 2016, as 10:33:03
Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  :'(

Abs
Mas é exceção. De qualquer forma, minha idéia não é um secundário único, mas menos secundários (2-3) e mais retificações em cada secundário.
Pode até deixar um secundário específico pra esses casos.
Agora... um secundário pra cada pedal... eu acho preciosismo.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Patines em 11 de Dezembro de 2016, as 05:42:35
Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?
Em nenhum lugar do mundo!

Mas tendo várias retificações em ponte no mesmo secundário não teremos terras separados?!?

De modo algum.  Praticamente eles terão o mesmo potencial, independente de estarem separados ou não. Imagina ligar nessa pedaleira um Fuzz Face com terra positivo!  :'(

Abs
Mas é exceção. De qualquer forma, minha idéia não é um secundário único, mas menos secundários (2-3) e mais retificações em cada secundário.
Pode até deixar um secundário específico pra esses casos.
Agora... um secundário pra cada pedal... eu acho preciosismo.
Se fosse só preciosismo, não existiria a tal fonte.  Como muitas vezes comentado neste fórum mesmo, loop de terra pode te trazer problemas grandes, como por exemplo pegar o taxista na frente do prédio na hora de tocar, ou uma chiadeira do diabo por estar debaixo de uma fluorescente.  Até oscilação que tu nem escuta entrando no amplificador, mas que pode queimar o teu amplificador.
 Quanto menor a tua instalação, menos risco tu corre.  Conforme cresce o porte do equipamento e o compromisso de não falhar, mais exigências se criam.

Até mesmo transformadores isoladores podem ser necessários pra acabar com loop de terra.  Num estúdio de rádio ou de gravação, com muitos equipamentos interligads um loop pode atrapalhar bastante.

Abraços.



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 16 de Junho de 2017, as 10:01:18
Bem Sr. Diego Gin Tanqueray Dry ;), e então estamos aqui para fazer a bendita fonte isolada que o senhor tanto queria.  :D  

Os ingredientes :

(https://s14.postimg.cc/s01pl74pt/20170616_093535.jpg)


O esquema da fonte seria :  Transformador 230V=>15V; Ponte retificadora; Filtro RC com resistor de ? e capacitor de 1000uF; Regulador 7809 e por fim um capacitor de 100nF filtrando um pouquinho mais os 9V.

Agora as dúvidas que me passaram pela cuca:

Primeira pergunta, esta bom assim ou da para melhorar?

Segunda pergunta, para não derrubar muito a tensão, que resistor devo usar?  1K tá bão?

Terceira..., os transformadores ficarão como na foto, um ao lado do outro, colados, será que vão induzir um ao outro?


Detalhe, a placa que aparece na foto por baixo dos transformadores é o limite que tenho para usar de espaço, pois esta fonte é para a pedalboard BC-60 da boss, aquela maleta plástica para 6 pedais, então por falta de mais espaço os componentes ficarão juntinhos em frente a cada respectivo transformador.

Sugestões ?


Abraços.








Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 16 de Junho de 2017, as 10:45:14
Ferro_velho... 15V não é muito?
Qual a corrente de cada transformador?

PS. Vendo a foto não parece que vai dar pra colocar tudo isso de componente na placa...  :D


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 16 de Junho de 2017, as 11:01:18
Oi kem,

Cada transformador é de 15V 100mA.

Eu já fiz um layout na minha cabeça.   :P

Tirei a foto sem colocar o 7809, mas cabe ao lado do capacitor de 100nF.

Visão por baixo da placa:

(https://s22.postimg.cc/i520swedd/20170616_105626.jpg)

Abraço.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 16 de Junho de 2017, as 11:19:49
Mas reforçando... 15V não é muito?
Você vai ter depois de retificado mais de 18V. Vai ter que queimar metade disso.
 São uns 4W em forma de calor gerados dentro da fonte.
Fora que se o transformador da 100mA, você vai ter disponível em DC só 60mA. Não é pouco?
Claro, se usar no limite aumenta o ruído.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: xformer em 16 de Junho de 2017, as 11:28:41
Primeira pergunta, esta bom assim ou da para melhorar?

Segunda pergunta, para não derrubar muito a tensão, que resistor devo usar?  1K tá bão?

Terceira..., os transformadores ficarão como na foto, um ao lado do outro, colados, será que vão induzir um ao outro?

Não precisa usar resistor depois da retificação. Se usar um resistor de 1k ohms, a cada 1mA de consumo você vai perder 1V !   Se mesmo assim quiser usar um pra não aquecer demais o 7809 como o kem comentou, no máximo um resistor de 100 ohms.  Mas: (18V-9V)x0,06A=0,54W  no 7809 sem resistor.

Os transformadores são pequenos e de pouca corrente, e eles estarão todos em fase. Não acredito que vai dar problema se eles estiverem grudados, ainda mais que são selados e bem isolados.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: A.Sim em 16 de Junho de 2017, as 12:38:31
Olá.

Coloque um resistor em paralelo com o capacitor de filtro para descarregá-lo quando a fonte for desligada.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 16 de Junho de 2017, as 13:34:19
Voltando do almoço...

kem, a pouca corrente é uma preocupação, mas vamos ver se vai aguentar e se vai esquentar muito.

xformer, eu havia comprado resistores de 10 Ohms, irei usá-los então.

A.Sim, é uma boa ideia, mas as tensões são muito baixas (20V máx.) os capacitores podem ficar carregados mesmo.

Terminarei neste fim de semana.

Obrigado pelas sugestões.


Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: A.Sim em 16 de Junho de 2017, as 23:05:09
Olá.

Sugiro acatar a ideia, mesmo que a tensão seja baixa.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 16 de Junho de 2017, as 23:23:52
Olá.

Sugiro acatar a ideia, mesmo que a tensão seja baixa.
a.sim... fiquei curioso. Por que essa recomendação?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 16 de Junho de 2017, as 23:29:12
A.Sim, esta bem, aceitarei a sugestão, obrigado.

O valor do resistor seria alto, certo?  Uns 10K 1W?

Abraço.



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: bandaid85 em 17 de Junho de 2017, as 01:06:35
Ferro_Velho,

Onde você encontrou estes transformadores? Já revirei a internet e nada!


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 08:27:00
Ssshhhh!

Não conta pra ninguém, esta escondido na página anterior.  :D

Abraço.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: A.Sim em 17 de Junho de 2017, as 12:13:37
A.Sim, esta bem, aceitarei a sugestão, obrigado.
O valor do resistor seria alto, certo?  Uns 10K 1W?
Abraço.

Desculpe; não lembrei do regulador. A saída é regulada com um 7809. Não é necessário usar o resistor; o 7809 já vai fazer o papel de pré-carregar a fonte.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 13:43:38
Um primeiro esboço, ainda com o resistor de descarga, modificarei depois.

Primeiro trabalho com o KiCad, apanhando muito. :'(

Cansei, depois continuo. :(


Abraços.

Layout atualizado mais adiante.



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 17 de Junho de 2017, as 13:54:27
Qual a vantagem de se ter uma fonte de múltiplos transformadores se o aterramento de todos é um só?  :-)

Nesse caso um só transformador resolveria...   >>(:
 

 :-\


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 14:02:00
Oi Matec, esta trilha de aterramento foi a última coisa que fiz, e tinha dúvidas da necessidade dela.

Ela não é necessária certo?

Os "terras" vão para o "-" da ponte e morreu o boi certo?


Abraço.





Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 17 de Junho de 2017, as 14:08:01
Oi Matec, esta trilha de aterramento foi a última coisa que fiz, e tinha dúvidas da necessidade dela.

Ela não é necessária certo?

Os "terras" vão para o "-" da ponte e morreu o boi certo?

Certo.

Essa trilha aí só criaria um tremendo loop de terra, além de que inviabiliza a utilização livre de pedais com GND positivo.

Sem essa conexão a sua fonte na verdade são 6 fontes independentes num único case. Com a trilha, vira uma fonte só com 6 transformadores e 6 reguladores.

 :)

P.S.  :tup


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 14:14:40
Mas... surgiu uma dúvida...

E as conexões de terra dos pedais?

Os cabinhos conectam um pedal ao outro pelo terra e tudo é ligado no negativo dos conectores P4 com a fonte, então os negativos estarão todos conectados, ou não?


Abraços.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Matec em 17 de Junho de 2017, as 14:20:43
Mas... surgiu uma dúvida...

E as conexões de terra dos pedais?

Os cabinhos conectam um pedal ao outro pelo terra e tudo é ligado no negativo dos conectores P4 com a fonte, então os negativos estarão todos conectados, ou não?

Sim estarão conectados por uma única trilha, o que não forma um "circuito de negativos" ou loop.

As conexões serão ótimas como quando se alimenta cada pedal com uma fonte separada. Os cabos entre os pedais servirão apenas para o sinal, e não para alimentar o DC do pedal ao lado.

É perfeito!


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 14:31:50
Ok, pensei que teria de desconectar o terra do 7809 do P4 fêmea para não haver conexão com os terras dos pedais.


Obrigado.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: xformer em 17 de Junho de 2017, as 19:42:11
Só uma dúvida no layout: o terra vai para o pino central do P4, é assim mesmo para a maioria dos pedais ? (terra no centro e positivo fora). Como sugestão poderia colocar uns jumpers pra configurar a polaridade do P4.
Outra coisa: você não deixou espaço para colocação de um dissipador mesmo que pequeno nos 7809. Talvez não precise por causa da pouca potência, mas vai que ...

Você vai usar os cabos do tipo que o Montanari faz ?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Junho de 2017, as 20:49:24
Oi Renato,

Sim, pedal de guitarra tem o pino central negativo.

Penso que um dissipador não seja necessário, mas tenho uns bem pequenos aqui, mas não 6... :-[

E sim, os cabos são os do Montanari, comprei o pacote de 8.

Abraço.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Julho de 2017, as 11:42:08
Voltando...

Terminei o layout apanhando muito do kicad.

No final, as trilhas poderiam ser um pouco mais grossas, alguém sabe como modifica-las no Kicad depois de prontas?

Abraços.



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: kem em 17 de Julho de 2017, as 13:12:28
Ferro... pega um pedaço pequeno de perfil de aluminio e põe de dissipador. Pode não precisar, mas sua fonte vai durar mais.
Realmente as trilhas poderiam ser mais grossas. Não precisam, mas ficam mais "resistentes" e mais facil de fazer a placa se for você mesmo que vai fazer. Não sei usar o Kicad, mas clicando com o botão direito nas trilhas não aparece nada?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 17 de Julho de 2017, as 14:30:59
Oi kem,

Colocarei um dissipador, tens razão é melhor mesmo que não esquente muito.  :tup

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Não consegui fazer as trilhas ficarem mais grossas, mas aprendi como setar antes de começar para ficar mais grossa, então refiz tudo do começo. :(

Acho até que ficaram grossas demais, mas o menor gap de cobre será no 7809 mesmo, então fica assim.

Abraço.

(https://s4.postimg.cc/fydg4a3nh/Fonte_Isolada_9_V_FINAL.jpg)



Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Finck em 18 de Julho de 2017, as 18:33:05
Ferro, apaga as imagens dos layouts "velhos" antes que alguém os ache bonitos, porque as pontes retificadoras estão em curto!

Sobre o dissipador, acho que o Kem tem razão, é bom usá-los. Você vai derrubar bastante tensão, seus LM's podem fritar. Mesmo que a ideia seja ter saídas individuais com pouca corrente, uma hora podes plugar um pedal mais guloso e aí já era aquela saída, a menos que você coloque fusíveis rápidos em cada uma delas (nem sei se existe fusível para corrente tão baixa), ou algum outro tipo de proteção. No final, dissipador sai mais barato...

Você pode usar um único pedaço de cantoneira de arrematar azulejo, desde que use isoladores de mica nos LM's. Ou pode cortar a cantoneira em vários pedaços... Ou, se a caixa da fonte for de metal (preferência alumínio), pode usar ela própria como dissipador (usando os isoladores de mica).


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 19 de Julho de 2017, as 01:18:17
Oi Finck,

Concordo, colocarei os dissipadores que postei o link no spoiler no post anterior, eles já vem completos com mica e parafusos, só falta passar o "creme nívea" térmico.  :tup

Apaguei as imagens.

Abraço.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Finck em 19 de Julho de 2017, as 11:24:16
Bah, não tinha visto o spoiler... Ficar velho é complicado...
Dissipadores bonitinhos! Porque nunca temos essas coisinhas legais disponíveis no Brasil?


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Ferro_Velho em 19 de Julho de 2017, as 12:33:16
Eu acho que quando você viu não havia o spoiler ainda, coloquei depois.  :P

Pois é, bonitinhos e prático o "kit" assim completinho, além de barato.

Já pensou se os correios funcionassem bem, e os impostos justos?

Eu passava o dia comprando no ebay coisinhas úteis e baratuchas, mil coisas de centavos de dollar.  :D


Abraço.


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: nillo em 06 de Dezembro de 2017, as 01:17:22
Para quem tem interesse, a Smithers está fabricando esse transformador com 6 secundários independentes de 11v - 150ma cada
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1647556038642500&id=605756069489174


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Montanari em 06 de Dezembro de 2017, as 11:09:01
Olá pessoal.

Por falar em transformador para fonte ( para pedais )...  sugiro para quem tem interesse no projeto que faça uma cotação de toroidal lá na Lider Transformadores ( Sta Ifigênia ).
Em 2015 eu fiz uma cotação de um toroidal com 10 saídas ao custo de $ 110. 

Em 2016 eu fiz uma outra cotação numa oficina em Hortolândia (esqueci o nome agora...) por $ 95 . Também com 10 saídas mas com maior potencia total... e menor em tamanho.

A idéia era montar uma fonte sob encomenda ao estilo da Voodoo Lab... com transformador toroidal e reguladores lineares, 9V-12V-15V-18V...  mas aí o país mergulhou numa crise louca e a grana sumiu...   ???  Deixa prá lá...

 [beer]
 [beer]


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 08 de Dezembro de 2017, as 20:01:29
Olá Montanari,

O fabricante de Hortolândia é a Hortrafo Hortotec:  http://hortrafo.com.br/
Já fiz vários projetos com eles - muito competentes e com preço muito competitivo.
Recomendo!!!

Abraços
 :tup


Título: Re: Confecção de pequenos transformadores
Enviado por: Montanari em 08 de Dezembro de 2017, as 20:09:45
O fabricante de Hortolândia é a Hortrafo Hortotec:  http://hortrafo.com.br/
Já fiz vários projetos com eles - muito competentes e com preço muito competitivo.
Recomendo!!!

Isso mesmo Antônio, Hortrafo.  E o atendimento técnico (por telefone) também foi muito bom.
Na época eu fiz um transformador toroidal com 12 (  ??? ??? ??? ) secundários lá com eles...

 [beer]


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal