Handmades

Fórum Geral => Amplificadores => Tópico iniciado por: washingtomsb em 26 de Junho de 2017, as 11:55:55



Título: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 26 de Junho de 2017, as 11:55:55
Tudo bem pessoal?
A partir de hoje pretendo postar o andamento do que (provavelmente) virá a ser meu novo amplificador.
Me inspirei na construção do nosso amigo aqui do fórum Edyguitar, que usou um esquema com a modificação para ganho independente dos canais, inclusive agradeço muito a ajuda dele me tirando algumas dúvidas, espero poder contar muito com a ajuda dele ainda assim como a de todos aqui do fórum, sempre acompanho muito o trabalho do pessoal daqui mas não costumo interagir, então vamos mudar isso.
Bom, já faz alguns meses que comecei então tenho muita coisa em mãos com exceção dos transformadores que são o mais custoso do projeto e as valvulas, infelizmente fiquei desempregado e tive que deixar parado por um tempo mas agora pretendo voltar devagar.
O esquema que vou utilizar será esse, enviado a mim pelo Edyguitar então ignorem as marcações em vermelho não fui eu que fiz, será feito em placa de circuito impresso:
(https://s6.postimg.cc/ja1lrfk0h/TL_2550_X_schem_R11.jpg)
O layout base que vou seguir:
(https://s6.postimg.cc/lfvwlxngx/TL_2550_X_layout_R11.jpg)

Valeu galera, breve posto mais informações.


-----
Alguns componentes adquiridos na multcomercial, soquetes(ainda em dúvida se compro melhores, como o projeto vai demorar ainda, tenho tempo pra pensar), retentores, clamps, diodos, porta fusíveis, bornes e alguns terminais para fio.
(https://s6.postimg.cc/71x47xr0x/1componentesmult_1.jpg)

Jacks Cliff e Pots alpha comprados na Tubedepot, e um trimpot.
(https://s6.postimg.cc/fy7wbvhn5/2jackscliffpotalpha_1.jpg)
(https://s6.postimg.cc/uubhgkzdd/3jackspots_1.jpg)

Esses, da eletrodex, Chave para painel, essas mini chavinhas azuis que vou usar também no painel para alternar entre os canais e no Clip, ao invés de usar pots push-pull, tomada tripolar, relê e soquete, passa-fio, abraçadeiras, solda, e termo-retráteis.
(https://s6.postimg.cc/501oqszdd/4componenteseletrodex_1.jpg)

alguns capacitores vieram da banzai, como sou chato (muito), sempre compro alguns componentes a mais(quando o dinheiro permite) e de marcas diferentes, na fonte vou colocar os sprague.
(https://s6.postimg.cc/s2s7pz0up/5eletroliticos_ceramicos_BANZAI_1.jpg)

e esses vieram da tubesandmore, eu ia comprar todos mallory, mas quando fiz a compra não tinham todos os valores que eu precisava então peguei alguns sozo, não era a ideia inicial pelo preço, mas devem valer a pena. os eletrolíticos de 50+50 estavam na promoção quando comprei.
(https://s6.postimg.cc/9bqaft6a9/Capsmallorysozo_1.jpg)
(https://s6.postimg.cc/l247x6z2p/Eletroliticos_JJ_1.jpg)




Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: Electric Effects em 26 de Junho de 2017, as 23:17:25
Você deve ter pago muito em frete  :o Mas no final vai vale a pena, tenho um desses, comprei os transformadores com o Guilherme da Audio Lynx. Eu só acho que o canal limpo dele é bom dar uma empurradinha com um drive pra dar mais volume, já a distorção dele eu nem uso pois é muito alta.
Uma dica: tente fazer ele PTP, a durabilidade e confiabilidade é muito maior do que em placas. Boa sorte!


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 26 de Junho de 2017, as 23:39:34
Realmente foi algum dinheiro com frete, já faz um tempo que estão guardados esperando a hora de usar, também pretendo comprar os transformadores AudioLynx. Obrigado pelas dicas, estou mais decidido a fazer em pci, tem uma boa durabilidade também, os originais são assim, mas nada impede que eu mude de idéia ainda, Abraços.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: Adriano_Passos em 27 de Junho de 2017, as 08:43:46
Este amp é muito bom, pode fazer que você não vai se arrepender!


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: stash em 27 de Junho de 2017, as 10:55:26
Montar este amplificador é o meu sonho... mas ainda tenho de "comer muito feijão" nesta área para chegar lá.. Desejo boa sorte e estarei acompanhando o seu trabalho.  :tup


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: raphaelCoelho em 27 de Junho de 2017, as 11:39:50
Amigo, tem algum tempo que eu adquiri um marshall haze 40 com defeito, que ja andou em 3 ou 4 tecnicos, incluindo a autorizada em SP e o problema não foi resolvido. Essa série tinha alguns defeitos de fábrica, que descobri no fórum da marshall e acabei corrigindo o amp. Bom, mas sinceramente não gosto do som dele, mas já faz um tempo que ando pensando em aproveitar o chassis, transformadores e soquetes e o que mais dê pra aproveitar, tudo original, e fazer um amp desses. O único porém é que o transformador de força tem 305v - 0v, ou seja, sem tap central e tensão mais baixa, mas não penso que isso seja problema. O haze também não possui o choke, quando você cotar os valores dos transformadores, me avise o valor do choke. Grande abraço e boa sorte!

-----
Olá amigo, poderia mandar o link dos capacitores e potênciometros??


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 27 de Junho de 2017, as 14:20:18
Valeu Adriano,  a construção do seu e do eletric effects também me motivaram
Stash,  é meu sonho também,  tomara que de tudo certo

-----
Amigo, tem algum tempo que eu adquiri um marshall haze 40 com defeito, que ja andou em 3 ou 4 tecnicos, incluindo a autorizada em SP e o problema não foi resolvido. Essa série tinha alguns defeitos de fábrica, que descobri no fórum da marshall e acabei corrigindo ? ? ?. Bom, mas sinceramente não gosto do som dele, mas já faz um tempo que ando pensando em aproveitar o chassis, transformadores e soquetes e o que mais dê pra aproveitar, tudo original, e fazer ? ? ? desses. O único porém é que o transformador de força tem 305v - 0v, ou seja, sem tap central e tensão mais baixa, mas não penso que isso seja problema. O haze também não possui o choke, quando você cotar os valores dos transformadores, me avise o valor do choke. Grande abraço e boa sorte!

-----
Olá amigo, poderia mandar o link dos capacitores e potênciometros??

Ainda vou levar um tempinho pra comprar os transformadores mas te falo o valor assim que cotar, quanto ao link dos capacitores já faz uns 6 meses que comprei, é que o projeto ficou encostado um tempo, mas comprei os mallory, sozo e JJ na tubesandmore e os outros eletrolíticos vieram da banzai, o que posso fazer é te mandar o esquema e o layout por email se estiver querendo montar um desses, e possó também dar uma olhada no meu email ou no site da loja as minhas compras. Potenciômetros e jacks comprei na tubedepot, são potenciômetros alpha mas diferentes do que ja comprei aqui no Brasil,  parecem mais firmes e robustos, acho que sempre usei potenciômetros ching ling pensando ser originais ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Valeu


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: edyguitar em 27 de Junho de 2017, as 14:59:30
" O único porém é que o transformador de força tem 305v - 0v, ou seja, sem tap central e tensão mais baixa, mas não penso que isso seja problema."

Na verdade a tensão é mais alta, Pois o Jubilee e os JCM originais a tensão é 280V com tap. A link Audio monta com as duas tensões no mesmo transformador (280v e 320v) cabendo ao montador escolher qual utilizar. Eu por exemplo uso 280V por recomendação do nosso amigo Guilherme.
Sobre usar sem o tap, não tem problemas, basta fazer uma pequena modificação no circuito da fonte.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: V.O.A. em 27 de Junho de 2017, as 19:12:48
Acompanhando minuciosamente o tópico!


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: kem em 27 de Junho de 2017, as 19:41:20
...Jacks Cliff e ? ? ? alpha comprados na Tubedepot, e um trimpot...
...ao invés de usar ? ? ? push-pull...

? ? ? é muito bom, pode fazer que você não vai se arrepender!

..que descobri no fórum da marshall e acabei corrigindo ? ? ?...

Gente... vamos evitar usar abreviações indevidas, incorretas e ambíguas ! O fórum substitui automaticamente por "? ? ?"  e a mensagem fica sem sentido.
Revisem sempre seus posts...

Quanto ao transformador sem TAP, como o Edy falou, é só alterar a ligação dos diodos. Se for PCB, fica ruim porque tem que cortar algumas trilhas. Se for PTP, fica muito facil.

Eu acho bem legal quando vejo alguém montando um amplificador desses com peças mojolentas. Mas eu realmente queria um dia testar lado a lado 2 amplificadores idênticos, mas um com peças mojolentas e outra com peças comuns (principalmente capacitores - potenciômetros acho que tem que se acima da média, mas os alphas me parecem ok).


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: edyguitar em 27 de Junho de 2017, as 22:16:14
o meu apenas os capacitores de 50uF+50uF  são da JJ e os potenciômetros alpha, o restante é tudo simples e comuns, resistores de metalfilm e capacitores Epcos  e alguns xicom de poliester tudo comprado por aqui mesmo.
Um guitarrista que tocou com ele disse ter um original de 100W  e me garantiu que é a mesma coisa.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: kem em 27 de Junho de 2017, as 22:48:17
Pra mim o que realmente faz diferença são os transformadores, principalmente o de saída. Por sorte temos ótimos fornecedores aqui mesmo no Brasil.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 28 de Junho de 2017, as 00:58:25
Então, falando em transformadores eu fiquei interessado nos lynx áudio desde de inicio, tem algum outro fornecedor nacional que vocês recomendam que seja tão bom quanto o que se falam dos lynx?


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: kem em 28 de Junho de 2017, as 01:29:27
Então, falando em transformadores eu fiquei interessado nos lynx áudio desde de inicio, tem algum outro fornecedor nacional que vocês recomendam que seja tão bom quanto o que se falam dos lynx?
Lynx é referencia. Tão bom quanto nem sei se tem.
Mas bons o suficiente e honestos tem os Schatz.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 28 de Junho de 2017, as 08:23:23
a caixa para o head e o chassis também já estavam prontos, guardados no fundo do armário srsrr, faltando revestir o head e fazer os furos no chassi, em cima do head, enrolado nesse papel tem duas placas de inox que vou usar parar fazer o faceplate.
(https://s6.postimg.cc/afo6wzv2p/Head_frente_1.jpg)
(https://s6.postimg.cc/6xc70lu6p/Head_costas_1.jpg)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: edyguitar em 28 de Junho de 2017, as 10:56:36
Então, falando em transformadores eu fiquei interessado nos lynx áudio desde de inicio, tem algum outro fornecedor nacional que vocês recomendam que seja tão bom quanto o que se falam dos lynx?
Ainda não comprei nenhum deles, mas um fabricante que vem colecionando bons elogios de compradores e com um preço muito bom é a TRL. Em breve vou estar me aventurando a montar um Soldano SLO 100 e provavelmente experimentar comprar deles.
https://www.trltransformadores.com/
Outro muito bem recomendado além do já citado Schartz é o da Smithers Áudio.  E por fim tem o da Valvestate Rio que o pessoal não falam muito bem.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: kem em 28 de Junho de 2017, as 11:12:12
É... Esqueci da Smithers Áudio. Eles tel fama de serem excelentes.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: bossman em 28 de Junho de 2017, as 11:53:48
É... Esqueci da Smithers Áudio. Eles tel fama de serem excelentes.

Os Pedrone usam esses transformadores


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 28 de Junho de 2017, as 20:57:34
Show de bola cobalto777


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: cobalto777 em 29 de Junho de 2017, as 16:06:01
audio lynx,o melhor de todos,tando para amplificadores pra guitarra,quanto para amplificadores hifi para audio.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 05 de Julho de 2017, as 11:09:12
Dando continuação as postagens, não sou bom de layout como a galera aqui do fórum mas espero que a placa dê pro gasto, fiz em circuito impresso mesmo, agradeço ao pessoal que indicou fazer em placa de turrets mas esse vai de PCI mesmo.
aqui o layout ja transferido para a placa e corrigido alguns detalhes com caneta marcador de retro projetor, me baseei na placa do Edyguitar e tambem em imagens do original, to torcendo pra funcionar tudo ok.
(https://s6.postimg.cc/959ijpo29/9corrigido_1.jpg)

meu amigo Glécio que está comigo no projeto se encarregou de fazer a corrosão e os furos dos componentes pra que pudesse começar a montagem
(https://s6.postimg.cc/puayfmknl/10corroida_1.jpg)

por fim, quando comecei a trabalhar na placa, um grande descuido, vacilo, fez um estrago nela, mas segue adiante
(https://s6.postimg.cc/uud01bfo1/Descuido_1.jpg)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 06 de Julho de 2017, as 18:57:03
Resistores e diodos no lugar
(https://s6.postimg.cc/wfqfnmu4x/Resistores_e_diodos.jpg)
Soquete para o relé, cortei as pernas que não seriam usadas
(https://s6.postimg.cc/5vxulhtld/Sowuete.jpg)
E a placa já bem povoada
(https://s6.postimg.cc/4i67q6uc1/Completa.jpg)

Vou deixar os potenciômetros e jack fora da placa, pro caso de um eventual problema, torna mais fácil a substituição


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: Electric Effects em 06 de Julho de 2017, as 19:56:18
Te aconselharia a soldar o relé direto na placa, uma vez deixei cair um pedal e o CI saiu do soquete, foi do 1 andar de um prédio, mas mesmo assim. Como ele é mais robusto que um CI, ele pode um dia se soltar por vibração por exemplo. Mas está ficando bonito!


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 06 de Julho de 2017, as 20:03:53
Obrigado Eletric Effects, bem pensado sobre a vibração poder soltar o relé, não tinha pensado nisso, vou pensar melhor sobre isso. Valeu


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: edyguitar em 06 de Julho de 2017, as 22:50:40
Ficou linda e bem caprichada a placa, se seguiu a risca o esquema não tem o que dar errado, vai funcionar assim como o meu. sobre o relê, soquete estampado não é legal, costuma dar muito mal contato. se não tiver como substituir por um torneado solde o relê na placa, e mesmo substituindo por soquete torneado ainda assim tem que prender. No meu eu usei aquelas abraçadeiras de nylon "enforca gato". (aplaus) (aplaus) (aplaus)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 07 de Julho de 2017, as 07:20:58
Valeu edy, vou encomendar uns soquetes torneados na próxima compra, tenho várias abraçadeiras aqui para prender também, a sua foi inspiração pra fazer em pci, ficou bem legal, agradeço pela ajuda que me deu nesse tempo. Vou partir pra mexer no chassi agora, fiz um pequeno layout para as furacões enquanto não encomendo os transformadores.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: A.Sim em 07 de Julho de 2017, as 08:27:45
Olá.

Soquetes são componentes que devem ser evitados nas montagens, devido à possibilidade de introduzirem maus contatos. Eu só uso soquetes em protótipos ( para poder remover os CI durante os testes, se necessário ); na produção, os componentes são sempre soldados diretamente na placa. Na indústria, a regra é usar os soquetes somente onde é estritamente necessário, não só pelo custo, mas também pelo risco de falha do equipamento durante a garantia ( pelos maus contatos, é claro ). Por necessário, entenda-se a) componentes extremamente frágeis que não suportam o processo de soldagem automática ou, mesmo, manual; b) componentes que precisam ser instalados após a montagem, ou que eventualmente tenham de ser retirados e repostos ( memórias EPROM, por exemplo ); c) componentes que não são apropriados para soldagem ( válvulas ).

Aconselho a soldar o relé diretamente na placa e, de preferência, colá-lo à placa também. Não custa nada prevenir.

Quanto aos transformadores, conte com a Schatz.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 07 de Julho de 2017, as 20:25:30
Opa, obrigado pela dica a.sim, vou levar em conta, amanhã mesmo vou tirar o soquete, não fiz hoje por falta de tempo,  o dia foi corrido. Valeu


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: casacunha em 09 de Julho de 2017, as 11:36:26
Projeto maravilhoso. E esta placa linda? Não vai dizer que foi por transferencia termica...


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 09 de Julho de 2017, as 16:13:42
Transferência térmica sim casacunha, ferro de passar roupa ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Valeu


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: Ferro_Velho em 09 de Julho de 2017, as 17:35:02
Citar
Projeto maravilhoso. E esta placa linda? Não vai dizer que foi por transferencia termica...

Citar
Transferência térmica sim casacunha, ferro de passar roupa _. Valeu


 (brav)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: A.Sim em 09 de Julho de 2017, as 17:44:34
Olá.

Com trilhas de 3 mm de largura, até esmalte de unha transfere com perfeição.

Eu logo vi que foi feita por TT, pelas imperfeições que a fotografia mostra. E a furação foi "arrombada" com um perfurador manual. Placa de fibra de vidro e perfurador manual não é uma combinação sábia.

Não obstante, a placa está bem feita e acabada.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 09 de Julho de 2017, as 18:41:20
Na verdade os furos foram feitos com broca a.sim, acontece que na hora de colocar os componentes uns ou outros teimaram em não entrar, e pela facilidade que essas brocas quebram não tinha elas em mãos no momento de alargar os furos e eles foram realmente "arrombados", só alguns, bem reparado amigo.  Valeu

-----
Fiz um esboço do como provavelmente sera o posicionamento dos componentes e da placa no chassis para começar a fazer os furos e posicionar o que já tenho em mãos enquanto não compro os transformadores, o painel frontal e traseiro sera feito em duas placas de inox que comprei, a duvida ainda é como fazer as inscrições, talvez em adesivo transparente com verniz por cima, ainda pensar a respeito. Agradeço qualquer dica e sugestão, valeu.
(https://s6.postimg.cc/8nciyd2q9/Chassis_Layout2.jpg)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: edyguitar em 09 de Julho de 2017, as 20:09:04
o meu foi feito com adesivos transparente e envernizados com verniz acrilico.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 09 de Julho de 2017, as 20:11:46
Devo fazer assim também Edyguitar, funciona bem


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 11 de Junho de 2021, as 21:42:57
Ressuscitando o difunto.... :D :D :D :D
Por motivos pessoais o projeto foi abandonado em um armário por alguns anos, mas agora em uma situação bem melhor ele foi retomado 3 pretendo postar o que seguir.

-----
Pois bem, peço desculpa a quem acompanhou na época e agradeço a quem ajudou...
desenterrei as caixas do armário, tirei a poeira e pedi ajuda a um grande amigo que trabalha com luthieria e eletrônica chamado Glécio para dar prosseguimento no projeto
infelizmente pelos compromissos hoje não tenho mais tanto tempo para dispor trabalhando nesse projeto.

Mas, mão a obra
encomendei o restante das peças que faltavam
os transformadores chegaram ha alguns dias, comprados com o Roberto da TRL, excelente construção, recomendo
(https://i.postimg.cc/zXB0tNN6/Whats-App-Image-2021-05-24-at-11-04-44.jpg)


-----
O antigo chassis de aluminio acabou sumindo >>(:
com isso, fiz as artes novamente no corel do chassis e faceplates
(https://i.postimg.cc/bNs4GkZZ/Face-Plate-Silver.jpg)
(https://i.postimg.cc/nrw5RcPV/Face-Plate-Silver-verso.jpg)
E encomendei com um excelente fabricante tudo em inox, que chegaram hoje
então enfim o projeto terá sequência
(https://i.postimg.cc/rm2t41yM/Whats-App-Image-2021-06-03-at-11-05-38.jpg)
(https://i.postimg.cc/L5NqGGt8/Whats-App-Image-2021-06-11-at-13-59-11.jpg)
(https://i.postimg.cc/LXkg3Jhf/Whats-App-Image-2021-06-11-at-13-59-11-1.jpg)
(https://i.postimg.cc/4yJ7LXh0/Whats-App-Image-2021-06-11-at-13-59-11-2.jpg)


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: bossman em 11 de Junho de 2021, as 22:37:15
Puxa o trabalho desse fabricante de chassis é realmente excelente ! Eu entrei em contato com ele via facebook e me pareceu muito acessível e bom de lidar !

Mas, eu não entendi seu post no fim das contas... Você vai ou não dar prosseguimento ao projeto ? Os transformadores do Roberto são um show a parte !


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 12 de Junho de 2021, as 03:26:37
Vou dar prosseguimento sim irmão, mas com a ajuda de um amigo que entende muito do assunto já que eu não tenho tanto tempo mais. Eu parei na época por vários problemas pessoais.
O trabalho do fabricante do chassi realmente é muito bom e se fosse contabilizar o gasto com material tempo para fazer compensa comprar pronto.
E quanto aos transformadores é realmente bem feito pelo Roberto, gostei


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: Gfassuncao em 12 de Junho de 2021, as 16:56:58
washingtomsb, você pode compartilhar o fabricante do chassis? Obrigado.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: A.Sim em 12 de Junho de 2021, as 17:02:18
E quanto aos transformadores é realmente bem feito pelo Roberto, gostei

Eu gostaria de ver o choque por baixo.


Título: Re: Diário de Construção Marshall Silver Jubilee.
Enviado por: washingtomsb em 12 de Junho de 2021, as 17:25:01
washingtomsb, você pode compartilhar o fabricante do chassis? Obrigado.

No Facebook amigo, Milton Fiorillo Jr


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal