Handmades

Dúvidas e Sugestões => Sugestões => Tópico iniciado por: A.Sim em 29 de Julho de 2017, as 11:01:26



Título: Moderação técnica
Enviado por: A.Sim em 29 de Julho de 2017, as 11:01:26
Aqui no fórum temos que nos esforçar para passar informações coerentes para os leitores em geral.

Já foi apresentada à administração minha proposta de haver uma moderação técnica para as postagens - apesar de reconhecer que a ideia não é fácil de ser implementada.

Eu tenho feito o possível para reorientar as postagens que se desviam da correção técnica ( e do bom senso, inclusive... ).


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: xformer em 29 de Julho de 2017, as 14:15:50
Já foi apresentada à administração minha proposta de haver uma moderação técnica para as postagens - apesar de reconhecer que a ideia não é fácil de ser implementada.

Eu tenho feito o possível para reorientar as postagens que se desviam da correção técnica ( e do bom senso, inclusive... ).

A ideia não é nem fácil e nem difícil de ser posta em prática. Ela é impossível. Ninguém seria capaz de ter conhecimento (correto e infalível) de tudo o que é discutido e posto no Handmades. Seria muita pretensão e presunção alguém achar que sabe tudo pra exercer esse tipo de trabalho.  O objetivo do fórum é este mesmo, de discutir as ideias e divulgar conhecimento, e quando houver algo incorreto postado por um participante, que haja a correção natural feita por quem detiver conhecimento e experiência no assunto.  Todos aqui são moderadores técnicos, em algum assunto ou outro, em determinado grau. O que um não sabe, pode ser de conhecimento de outro e este se pronunciar a respeito.


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: A.Sim em 29 de Julho de 2017, as 15:05:46
A ideia não é nem fácil e nem difícil de ser posta em prática. Ela é impossível. Ninguém seria capaz de ter conhecimento (correto e infalível) de tudo o que é discutido e posto no Handmades.

Na verdade, a coisa é mais superficial do que isso. Há vezes em que o assunto é mais elaborado; nesse caso, vale esperar que algum colega com mais experiência ( ou vivência ) entre na pauta e contribua. Mas há vezes ( na maioria das vezes ) em que a coisa é crassa e visivelmente básica; vejamos essa "explicação" num outro tópico:

" Você pode determinar a capacidade de corrente real usando uma carga resistiva variável (pode ser uma associação de resistores, mas é importante que a dissipação seja superior a 10W) e um multímetro (na escala Volts AC). Valores iniciais podem ficar na cara dos 200 ohms."

" Ligue a(s) resistência(s) entre os extremos do secundário (19,2V). Se você baixa o valor da resistência, a corrente sobe (lei de Ohm)[ OK até aqui ! ], até o ponto em que o transformador começa a não conseguir mais segurar o tranco e a tensão começa a cair. A máxima corrente será aquela que o transformador pode fornecer sem a tensão cair. "

Essa afirmação está viciosamente errada e fere o básico da teoria de circuitos lineares, em especial, o Teorema de Thévenin. Na verdade, a tensão secundária de um transformador cai com qualquer carga seja essa pequena ou grande. Claro, cai mais com cargas maiores. A máxima corrente que o transformador pode fornecer, por outro lado, é determinada pela menor tensão admissível no secundário quando carregado, associada ao máximo aquecimento tolerável do transformador. Se o colega a quem foi dirigida a resposta tentar efetuar o teste como foi descrito, ficará atônito com o fato de que o transformador "não segura o tranco (sic)" seja qual for a carga imposta. E agora ?


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: kem em 29 de Julho de 2017, as 16:25:33
Acho que a ideia era colocar carga até a tensão cair abaixo do especificado para o transformador.
Se o transformador da em aberto 19.2V, podemos supor que ele é de 18V, certo?
Acho que a ideia era colocar carga até a tensão cair abaixo dos 18V.
Mas eu associaria esse teste ao tamanho do núcleo.
A.sim... De sua opinião no tópico que tinha essa informação. Você é um dos que detêm conhecimento sobre essa área.


Eu tenho feito o possível para reorientar as postagens que se desviam da correção técnica ( e do bom senso, inclusive... ).
É isso que esperamos de todos os usuários do fórum. Só assim o fórum funciona.
Mas é o que o xformer disse. Não da pra moderar informações técnicas.
O que nós moderadores podemos e devemos fazer é manter a ordem no fórum. Como a divisão desse tópico, visto que saiu muito do assunto original.
Assim no tópico original podemos continuar falando do Thunder Sound Bass e aqui sobre moderação técnica.


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: Finck em 30 de Julho de 2017, as 09:10:28
A.Sim, creio que a moderação técnica já é o próprio fórum.  Se alguém posta algo errado,  outro indica o erro e o corrige, num dos posts seguintes. O que aliás, você deveria ter feito, já que o erro foi tão crasso.

Mas lembro que muitos dos que frequentam o fórum querem apenas sugestões práticas e simples para alguma questão,  não conhecer a profunda teoria por trás disso. O texto que você citou como exemplo de absurdo, de minha autoria, é uma dica prática e que dá certo. E você sabe que dá. Esperar que um rapaz que quer apenas saber se o transformador achado na sucata aguenta uma certa corrente vá estudar conceitos avançados de Eletricidade foge ao bom senso.

A bem da ordem, alterei o post com base em seu comentário. Veja lá,  seu nome está citado, com toda a consideração que você merece. Se ainda achar que não está adequado, basta avisar ou postar a correção.

Finalmente, com todo o respeito à você, sobre sua implicância em relação aos meus posts: se você está querendo provar que é melhor que eu, economize seu teclado, porque eu já superei essa fase há tempos.


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: A.Sim em 30 de Julho de 2017, as 12:03:29
Finalmente, com todo o respeito à você, sobre sua implicância em relação aos meus posts: se você está querendo provar que é melhor que eu, economize seu teclado, porque eu já superei essa fase há tempos.

Colega :

A ideia é fazê-lo pensar no que escreve, ANTES de postar uma mensagem. Não sabe, não responde. Simples assim. Com a sua resposta simples, para " o rapaz que apenas quer saber se o transformador achado na sucata sustenta a corrente do projeto escolhido ", o sr. violou, não um conceito avançado, mas um teorema fundamental da Eletricidade. Disso se conclui que o sr. não tinha domínio do assunto sobre o qual estava escrevendo. Isso acontece até em foruns estrangeiros, com reações até vigorosas dos demais membros - lembro de um caso onde o cidadão escrevia sobre transformadores de saída e violava uma meia dúzia de conceitos básicos...

Eu sigo fã da frase do Xformer : O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Baixe a cabeça, aceite o seu erro, estude mais e escreva só sobre o que domina. Eu faço assim; por que o colega não aceita a sugestão e faz também ?


Título: Re: Moderação técnica
Enviado por: xformer em 30 de Julho de 2017, as 12:27:00
Amigos, eu tranquei o tópico pra não estender mais o assunto. De fato, eu concordo com pontos de ambos, Finck e A.Sim e procuro nas minhas tentativas de ajudar a quem precisa, seguir as sugestões postas:
- Ser objetivo e simples na resposta. Foco no problema sem estender para assuntos supérfluos ou conhecimento aprofundado e desnecessário para o caso prático.
- Apenas opinar em assuntos que eu tenha certo domínio e conhecimento. Afinal depois ninguém gosta de pagar mico por escrever besteira.
- Sempre ter em mente que a pessoa que pede auxílio pode não ter conhecimento ou recursos suficientes para compreender coisas mais aprofundadas.
- Ninguém é infalível e imune a ignorância. Fazer autocensura é bom, mas nem sempre é bem vinda. Postar algo errado, sem má fé, dá a chance para alguém corrigí-lo e cria uma oportunidade para se aprender com os outros.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal