Bom dia pessoal! Gostaria de algumas dicas sobre uma placa de aquisição que eu tenho usado e que precisaria de algumas melhorias. Eu a uso para aquisicionar tensão da rede elétrica por exemplo e passar para o ADC de um micro-controlador. Ela é um filtro anti-aliasing de 4ª ordem (Multi Feedback Filter do tipo Bessel).
Vou enumerar os problemas atuais da placa:
1 - Primeiramente eu ajusto o offset dele para 1.5V na saída do circuito sem sinal aplicado a entrada, quando isso ocorre, a tensão no pino 5 do IC2B é de 0.75V, teoricamente eu pensava que a tensão nesse pino seria de 1.5V também. Mas o problema mesmo é quando o sinal de entrada produz uma saída de máxima excursão (0-3V), nesse caso o nível de offset cai em alguns mV, algo em torno de 200mV não me lembro. Ai que vem o segundo problema.
2 - O sistema de proteção que eu criei para limitar e tensão de saída e não queimar o ADC se mostrou ineficiente. O diodo zener começa a distorcer o sinal com uma amplitude máxima de 2,8V na saída - a tensão da rede já começa a criar uma leve distorção -, e por essa distorção, creio eu que o zener já começa a conduzir e abaixar o nível de offset também. Obs.: Eu ainda não testei retirar o zener para verificar se a distorção para.
São esses meus maiores problemas com esse esquema, apesar de ainda não ter feito outros testes com a placa, gostaria de saber algumas sugestões de melhoria.
Abraços.
Esquema disposto abaixo.
https://drive.google.com/file/d/1BX07xU7xJTmbLVodEyrUGmRO8eQ2dV3t/view?usp=sharing