Pessoal, visitante de longa data e primeira postagem. Como ainda estou me acostumando com o regramento do fórum, vou colocar tudo o que tenho encontrado a respeito de fontes chaveadas de alta tensão em valvulados no spoiler adiante - conforme ia escrevendo fui vendo que a postagem ficou gigante... Obviamente, na maioria trata-se de adaptações de equipamentos genéricos prontos-para-uso e não de implementações específicas e com dimensionamentos corretos, mas o resultado parece positivo.
Andei pesquisando e consegui encontrar alguns relatos de uso de fontes chaveadas de alta tensão nos nossos valvulados - acredito que a mais relevante seja do usuário kodabmx no fórum de fontes no DIYaudio.com:
https://www.diyaudio.com/forums/power-supplies/319775-kanged-switching-power-supply-tube-amp.htmlEm resumo, pela ordem do post original e com links para os módulos no Aliexpress, a fonte inicial é uma ATX de 750W da EVGA especificada para 62A na linha de 12V. Temos um booster de 1200W (
https://bit.ly/30gSwC9) para a linha de calefação - com regulagem de tensão e
limitador de corrente, um módulo de 150W (
https://bit.ly/3otQ2Zc) servindo 280VDC para o pré, buffer e amp para o fone de ouvido, e da saída do booster da linha de calefação outro módulo de 500W (
https://bit.ly/3DcLiwX) que com 13,5VDC na entrada serve 440VDC (de fábrica a conversão é 12 para 380V) para o amplificador de potência. A tônica do relato é: tudo trabalha extremamente folgado quanto à demanda de potência, a fonte ATX tem 15mV de flutuação, as frequências de comutação são 37KHz para o módulo de 150W e 20KHz no de 500W embora usem o mesmo chip controlador (SG3525A), e o pino 8 do SG3525 controla a inicialização - aumentar a capacitância ali permite inicializar o módulo quando conectado a grandes capacitâncias de reserva; módulos SEM tensão regulável têm menos tendência a introduzir ruídos nos circuitos.
De um tempo pra cá também começaram a aparecer fontes chaveadas para alta e filamentos no Aliexpress, algumas com potências bem altas (a primeira são 150W: ditos 7A na linha de calefação deixam 100W ou 330mA na linha de alta tensão!):
https://pt.aliexpress.com/item/1005001631716069.htmlhttps://pt.aliexpress.com/item/4000848013670.html (6,3V@3,5A; 250V@100mA. Não faz sentido a potência referida de 30W se essas correntes totalizam 47W de potência...)
O senão dessas duas é que a linha de terra do circuito é compartilhada entre a calefação e a alta tensão; não há tensão negativa para polarizar o estágio de saída nem possibilidade de elevar o potencial da calefação (por exemplo, para não ultrapassar a tensão máxima admitida entre filamento e cátodo quando usada seguidora de cátodo no circuito).
Olá PauloC81. Muito boa postagem para iniciar.
Sobre essas fontes do Ali, existe a comodidade de se comprar algo que funciona, a preços não excessivos, (pelo menos se não forem taxados). Então para quem não tem muito tempo ou conhecimento pra pesquisar e fabricar sua própria fonte, é um bom começo. Eu estive vendo as fontes dos anúncios e vi que ou são baseadas em datasheets de CIs específicos, (um deles consegui identificar como o SG3525AP da ST
https://datasheet.octopart.com/SG3525AP-STMicroelectronics-datasheet-14277.pdf), e outros são feitos com outras técnicas, como o A.Sim utilizou, de utilizar componentes discretos.
Existem sempre os detalhes: de se comprar uma fonte genérica pronta, e ela não ter exatamente os requisitos necessários que se necessita; Soft-start, corrente insuficiente, falta de outras tensões necessárias, além dos filamentos de alta corrente; como a tensão de bias, negativa, e ainda alguma outra, caso seja necessário um circuito auxiliar com operacionais.
O ponto nesse caso, é que é sempre necessário adequar o projeto á fonte, e não o contrário, quando ela é comprada pronta. Ou então aprender como fazer a fonte ideal para o projeto.
Já vi aqui no forum, várias tentativas de utilização dessas fontes. Para projetos menores funcionaram, para os maiores não lembro de ter visto algum que tenha tido sucesso.
Esses projetos que aparecem no Eletrônica Silveira são interessantes, mas não específicos para valvulados, então tem de testar as modificações necessárias. No entanto se houver alguém disposto a isso, eu acho excelente.
E voltando à temática do tópico, acho ótimo que cada um que encontrou soluções para suas necessidades, que podem ser compradas em lojas virtuais, apresentem aqui suas experiências, como próprio o Blackcorvo.
Minha opinião sobre as fontes chaveadas é que são ótimas. No entanto, à partir de certa potência, passam à ficar grandes também, talvez não o transformador, que pode se utilizar frequências mais altas, mas o próprio circuito em si. Já consertei equipamentos potentes em que a fonte chaveada tomava a maior parte do espaço da placa do circuito do equipamento. E eram equipamentos modernos, não fontes antigas. E os defeitos encontrados eram totalmente diferentes do que se costuma encontrar em fontes normais, devido à frequência e à corrente pulsante. É um campo novo pra mim e creio que pra muitos. Eu ainda não estou a par de todos os detalhes pra recomendar sem restrições.