Experimenta com outro cabo USB. Eu tenho cabo USB que não funciona com alguns aparelhos, mas que funciona com outros. Deve ser mau contato entre a superfície do conector do cabo com os contatos nas portas USB.
Outra tentativa é regravar o sketch no Arduino, pode ter havido corrupção no programa gravado na flash.
Em relação ao sketch, eu fiz o procedimento e não resolveu também, bem como utilizar um outro cabo (o outro cabo também conecta a pedaleira no computador normalmente). Fiquei sem ideia agora
-----
Experimenta com outro cabo USB. Eu tenho cabo USB que não funciona com alguns aparelhos, mas que funciona com outros. Deve ser mau contato entre a superfície do conector do cabo com os contatos nas portas USB.
Outra tentativa é regravar o sketch no Arduino, pode ter havido corrupção no programa gravado na flash.
Depois de muitos testes, vi que o problema estava numa situação bem estanha, mas que pode ser o problema de outras pessoas no futuro: da galera que vi usando o controlador, todos ligavam a pedaleira na fonte a plugavam o usb no host shield, mas no meu caso os comandos midi só estavam funcionando se a pedaleira for alimentada exclusivamente pelo controlador midi, então liguei o arduino em um carregador de celular mesmo (2A) e liguei o cabo usb da pedaleira no Shield USB. passou a funcionar normalmente.