Mini diário de construção: Obsidian Overdrive

Started by marcao_cfh, 07 de April de 2017, as 02:25:34

Previous topic - Next topic

marcao_cfh

Handmaker
Em 2002, quando eu fiz meu primeiro pedal (Bazz Fuss, conhecido por aqui como Mini Fuzz do Bertola), um dos meus objetivos era construir uma distorção de alto ganho para tocar thrash/death metal. Depois de algumas construções simples (Bazz Fuss, Buzz Box - 2 Bazz Fuss em série, e um amplificador com LM386), encontrei uma distorção chamada Obsidian, desenvolvida pelo Joe Davisson. Foi um salto de circuitos de cerca de 8 componentes para um de 40, e funcionou de primeira. Até eu decidir fazer uma modificação, e ele nunca mais funcionou :(. Alguns anos depois, tentei montá-lo novamente duas vezes, mas não funcionou e não me preocupei em procurar onde estava o defeito. Decidi tentar mais uma vez, e documentei o processo com fotos para fazer um mini diário.

Utilizei esse esquema. No site do Joe Davisson tem outra versão, usando mosfets. Existem duas correções a serem feitas nesse esquema: o resistor no emissor do terceiro transistor é de 1K e não de 100K (basta comparar com o primeiro estágio do circuito, só tem esse resistor com valor diferente), e aquele resistor de 470K perto da saída diminui muito o sinal, deve ser removido.

Fiz o layout no Eagle. O resistor de 470K está no layout, só me lembrei que ele diminui muito o sinal depois que o pedal estava pronto.

A placa foi feita com transferência térmica usando papel glossy. O layout foi espelhado, devido à posição que eu queria que os potenciômetros ficassem.

Utilizando pasta para soldar e um pouquinho de estanho, fiz uma camada de estanho por toda a placa. Essa camada protege as trilhas de oxidarem e facilita a solda dos componentes.

Componentes soldados, placa pronta.

Fios e potenciômetros soldados.

Usei uma lata de sardinha novamente.

Os problemas começaram na parte final da montagem. Testei o circuito com um amplificador usando o LM386 e ele funcionou, então montei na lata de sardinha. Foi nesse ponto que notei o baixo volume e me lembrei do resistor de 470K, com o amplificador com LM386 o volume é baixo de qualquer jeito e eu não havia notado. Resolvi ligando os potenciômetros de tonalidade e volume diretamente. O problema maior: o led não acendia de jeito nenhum! Fiz de tudo que vocês possam imaginar: troquei leds, troquei resistores, resoldei o fio positivo, testei leds ligados nos fios sem soldar... Duas horas depois, resolvi olhar o fio negativo, e achei uma solda fria )>|. Problema resolvido.

Foto do interior. Não reparem a bagunça.

Foto do exterior, já postada na página de fotos de pedais prontos. Eu planejava usar uns knobs pretos que tenho aqui, mas os potenciômetros ficaram muito próximos e os knobs não couberam. Usei esses mini knobs brancos que havia comprado com o Felix e estavam parados aqui pelo mesmo motivo (3 potenciômetros lado a lado numa 1590A e os knobs não couberam). Eu ia usar um led azul, mas durante a tentativa de achar o problema com o led nesta montagem eu acabei queimando os meus 3 últimos leds azuis (sem perguntas, pois nem eu entendi o que aconteceu).

Valeu a pena todo esse trabalho? Com certeza! O som é incrível para bases pesadas, e o pedal tem muito ganho para solos. Na verdade, eu deixei o ganho próximo do máximo e, se eu fizer outro desses, provavelmente vou usar um resistor como ganho fixo. Para quem não conhece e busca uma distorção de alto ganho, vale a pena.

Gfassuncao

**
Freqüente
Parabéns pelo trabalho.
Só uma observação, a pasta de solda não é para ser usada em pci. A solda já vem com o fluxo, e a pasta com o tempo corrói os componentes se não for totalmente limpo.

blackcorvo

Handmaker
  1. ICQ - 169805101
Quote from: Gfassuncao on 07 de April de 2017, as 08:41:49
Parabéns pelo trabalho.
Só uma observação, a pasta de solda não é para ser usada em pci. A solda já vem com o fluxo, e a pasta com o tempo corrói os componentes se não for totalmente limpo.

Exato. A pasta é boa para ajudar a solda a "dar liga" com o cobre e o terminal do componente, mas para proteção, existem sprays de verniz para circuito impresso. Recomendo um da marca "Isotec", que não só ajuda a proteger, mas também aceita solda, então pode aplicar na placa antes de soldar, se quiser.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: Gfassuncao on 07 de April de 2017, as 08:41:49
Parabéns pelo trabalho.
Eu uso a pasta somente para fazer a camada de estanho na placa. Esqueci de escrever ali, mas eu limpo bem a placa depois que faço essa camada, até porque a placa fica toda lambuzada  :D

Quote from: blackcorvo on 07 de April de 2017, as 08:59:50
Exato. A pasta é boa para ajudar a solda a "dar liga" com o cobre e o terminal do componente, mas para proteção, existem sprays de verniz para circuito impresso. Recomendo um da marca "Isotec", que não só ajuda a proteger, mas também aceita solda, então pode aplicar na placa antes de soldar, se quiser.
Não conhecia esse. Uma vez eu usei um veniz (não lembro o nome) que aceitava solda, mas ficava um pouco mais difícil de soldar por causa dele. Então preferi a camada de estanho.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: marcao_cfh on 07 de April de 2017, as 10:23:24
Eu uso a pasta somente para fazer a camada de estanho na placa. Esqueci de escrever ali, mas eu limpo bem a placa depois que faço essa camada, até porque a placa fica toda lambuzada  :D

Se você faz isso antes de fazer a furação, e limpar bem a placa com álcool, não vai dar problema se usar a pasta de solda, que é ácida.  Se a placa já tiver os furos, precisa tomar cuidado com a pasta que pode ficar dentro dos furos e corroer os terminais dos componentes que passarem pelos furos.   Eu  prefiro usar breu/resina pra ajudar a espalhar a solda na placa. Mas também tem de limpar com álcool depois.

Aguardem um pouco, que vai aparecer logo logo um vídeo de um conhecido nosso, ensinando a fazer galvanoplastia nas placas, pra dar um banho de estanho no cobre.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: xformer on 07 de April de 2017, as 13:18:40
Aguardem um pouco, que vai aparecer logo logo um vídeo de um conhecido nosso, ensinando a fazer galvanoplastia nas placas, pra dar um banho de estanho no cobre.

Fiquei MUITO interessado nisso!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R