Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Agosto de 2025, as 22:49:52

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: BS-15C - Dúvidas: Adicionar Loop e Buffer  (Lida 631 vezes)
starksten
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1

« : 14 de Agosto de 2025, as 23:29:51 »

Olá, pessoal.

Cadastro recém aprovado, primeira postagem, de alguém com conhecimentos bem superficiais de eletrônica mas vontade constante de mexer no que não precisa ser mexido. =)

Por esses dias, estava dando uma revitalizada em um BS-15C, que já atingiu a maioridade, e encontrei alguns TL072 acumulando poeira na gaveta. Pensei em adicionar um loop de efeitos com um buffer a esse amplificador. Uso ele pra tocar guitarra, com simulações do Eleven Rack. Minha dúvida é sobre a ordem que devo seguir nesta implementação. A saída do pré entra no buffer, do buffer sai para o loop e segue para o power? Preciso adicionar um estágio de ganho? Posso adicionar uma chave para fazer bypass deste buffer/loop quando quiser usar o pré do amplificador?

O buffer que vou montar, e que pretendo integrar ao amplificador, é um AMZ Super Buffer, que usa dois TL072.

Abaixo, o esquema do pré.

Este é o esquema do power.

E este é o esquema do buffer.

Posso prosseguir com esta abordagem ou devo seguir outro caminho?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 75
-Recebido: 2082

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 15 de Agosto de 2025, as 10:39:19 »

Bem vindo ao fórum.

Pra fazer esse tipo de modificação seria muito útil ter um osciloscópio, porque precisa visualizar o nível dos sinais envolvidos e estudar bem como funcionam os amplificadores operacionais.  Além disso precisa ver a viabilidade de poder abrir o circuito na placa de circuito impresso para colocar o send e o return.

Sobre o buffer sugerido, eu não entendi a necessidade de se colocar 4 buffers em paralelo, quando talvez no seu caso apenas um pode ser suficiente. Além disso, dependendo do valor das resistências colocadas nas saídas de cada buffer pode anular o efeito de se aumentar a corrente de saída ao se ligar os 4 em paralelo. 

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
starksten
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 15 de Agosto de 2025, as 14:25:43 »

Muito obrigado, pelas boas-vindas e pela resposta, xformer.

Sobre o osciloscópio, ainda não tenho um. Pré e.power, neste amplificador, estão em placas separadas. Vou subir algumas fotos de ambas. Sobre o buffer, não há razão específica para a escolha do AMZ. É um buffer que já fiz, como pedal, e gostei dele. Os resistores de saída dos opamps são de 100ohms. R5, R6 e R7 de 2.2M, R8 e R9 de 100K. Tenho duas outras opções de buffer, que usam o TL072.

O Klon Buffer:

E o JHS Little Black Buffer:

Achas que algum dos dois atenderia melhor?

Placas de pré e power:

« Última modificação: 15 de Agosto de 2025, as 14:48:22 por starksten » Registrado
starksten
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #3 : 28 de Agosto de 2025, as 13:31:25 »

Olá, pessoal.

Consegui adicionar o circuito, usando o AMZ Super Buffer mesmo.
Testei inicialmente em um amp que estava parado. Um OCG-50, da Oneal.
Alimentando o buffer com 9V, puxando de um ponto da placa. Adicionei uma chave para fazer bypass do buffer e usar o pré do amp, quando quiser.
Funcionando normalmente, com a saída consideravelmente mais alta, mas sem ruídos ou distorção.
Aproveitei pra dar uma renovada no visual do amp. Seguem algumas fotos.

Fiz dois buffers idênticos, com mudança apenas na orientação da placa, para caberem nos espaços que cada amp tinha disponível.
Agora falta instalar no BS15C. Assim que tiver feito, volto com novas fotos.

Abraços.
  Imprimir  

Ir para: