Clean Booster - Muito bom

Started by evileudo, 04 de November de 2011, as 22:03:58

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Vamos por partes... Tomarei como exemplo o clean booster. O ganho pode ser entendido da seguinte forma: Quando um sinal é aplicado no circuito, ele pode ser multiplicado até 5,54 vezes de acordo com o arranjo feito no opamp (12,2/2,2=5,54). Esse é o ganho máximo oferecido nesse circuito. A questão é que quando o headroom (que é determinado pela tensão) é excedido, o sinal irá distorcer. O que deve ser levado em conta é que esses resistores junto com os capacitores determinam as frequências que serão atenuadas: 2k2 e 47u para os graves e 10k e 47p para os agudos (lembre que aqui temos uma resistência variável; o que inevitavelmente implicará na atenuação de agudos nesse caso). Aplique a fórmula e saberá a partir de onde as frequências são atenuadas. Bom a diferença então entre o clean booster e o microamp é que num o potenciômetro altera a atenuação nos agudos e o outro nos graves. Vale ressaltar também o valor dos potenciômetros que em um é 10k e no outro 500k e isso significa que no caso do microamp será enorme a diferença das frequências atenuadas quando ele estiver no mínimo (500k) e no máximo (0k). Por falar nisso, essa é uma outra diferença entre eles. No clean booster o mínimo é 0k e o máximo é 10k. Como eles funcionam de forma inversa, se um precisa de um potenciômetro rev. log para funcionar da forma adequada o outro precisa apenas de um potenciômetro log para uma transição suave entre o ganho. Aplique as fórmulas e coloca as diferenças entre os dois aqui pra gente (não é preguiça minha; a melhor forma de você aprender isso é praticando). Do mais qualquer dúvida estou à disposição.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

gui_13

*
Iniciante
Fala galera, é o seguinte
Eu montei esse pedal essa semana, e achei bacana demais! :tup
só que tô achando um pouco agudo..
alguém já testou alguma modificação pra tirar um pouquinho do agudo ou tem alguma sugestão?

valeu!

Electric Effects

Handmaker
Tente aumentar o valor do C2, mas comece com uns 220pf pra cima.

gui_13

*
Iniciante
Quote from: mephisto on 05 de October de 2012, as 17:25:20
Tente aumentar o valor do C2, mas comece com uns 220pf pra cima.

Valeu mephisto!
Com 470pF ficou tinindo!  :tup

Vou montá-lo num condulete aqui e já vai direto pro meu Set!

djrafahh

*
Iniciante
Boa noite pessoal, alguém ainda tem os arquivos pois estão off na primeira pagina.
Eu gostaria de montar.
Agradeço

cesar.carazza

Colaborador
Quote from: djrafahh on 06 de August de 2020, as 02:31:30
Boa noite pessoal, alguém ainda tem os arquivos pois estão off na primeira pagina.
Eu gostaria de montar.
Agradeço

Eu fiz dois layouts para esse pedal, segue o link.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3675.0