meteoro 400mb. sai zica

Started by pinho, 04 de April de 2010, as 22:29:15

Previous topic - Next topic

pinho

*
Iniciante
>>(:

Mensagem Mesclada

gente, antes de mais nada, sou um handmaker que aprendeu tudo na raça, não tenho muita experiencia em eletronica, somente o básico. sou baixista então procuro desenvolver novos projetos e idéias voltadas para contrabaixo, já que tem poucos produtos no mercado voltado para a categoria. rs... hoje me encontro com uma zica das boas aqui... um meteoro 400mb. gostaria que se possível alguém me ajudasse a fazer aquela mod que o amigo bertola e o pedrone faz no bichinho. a alteração dos cap da fonte... desde já, obrigado...

bossman

Administrator
DIY Freak
Acho que oque eles fizeram nesse sentido foi aumentar a capacitância da fonte pra "guentar" o gravão.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

pinho

*
Iniciante
mas ele tem 8 capacitores axial de 470uf x63. teria que aumentar como e quanto???? eu consegui o esquema com a pcb do gk 400rb e é idêntico. e os capacitores são do mesmo valor. só que essa tranqueira ta dando pau direto. notei t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) que o pré é diferente do gk. sorte que não é meu amp principal...rs .desculpe mas não tenho muita experiencia em amplificadores...rs
obrigado.

clasmar silva

Guest
Olá,gostaria de saber,o que tem o aparelho?

pinho

*
Iniciante
cara, a principio ele estava fazendo uns ruidos esquisitos, saturando muito, refiz algumas soldas... e parou o ruido, depois na sequencia, ele funcionava um pouco e parava do nada. sumia o som... para ajudar um amigo meu ligou ele em 220. resultado fumaça pra dedéu...rs, os capacitores foram pro saco...
agora vou substituir os capacitores e quero fazer uma revisão total nele... já cheguei as saídas estão todas ok.... liguei ele mesmo com os capacitores "estourados" e funciona de boa mas ligado na lampada em série... ta tudo ok... alem dos capacitores seria interessante trocar mais algo????

plautz

Guest
O amplificador ter 8 capacitores de 470µF não quer dizer nada.
Falando a grosso modo (e se os capacitores estiverem em paralelo), eles estariam sendo usados para retificar algo em torno de 3 a 4 ampéres.

Se a modificação feita pelo pessoal citado acima foi apenas aumentar a capacitância total do setor de filtragem, isso se deve ao fato de quanto mais grave, mais corrente vai ser consumida (o equipamento será mais exigido). Cabe a questão: eles trocaram o transformador também, para um de maior corrente? Eu não sei.

Você pode experimentar colocar capacitores com os mesmos valores dos originais e ver se o problema desaparece. Caso positivo, aumente a capacitância, trocando cada capacitor por um de valor maior (1000µF, 2200µF, 4700µF, etc).

Quote from: pinho on 05 de April de 2010, as 12:04:55
... para ajudar um amigo meu ligou ele em 220...
... alem dos capacitores seria interessante trocar mais algo????

O amigo?

pinho

*
Iniciante
obrigado pelo esclarecimento... rs amigo??? esse amigo já queimou t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) um head carvin r-600 que eu tive. _
belo amigo....

Mensagem Mesclada

creio que seria interessante trocar o cabeçote t b (moderador, peço que me suspenda do fórum)...._

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Quote from: pinho on 05 de April de 2010, as 12:04:55
cara, a principio ele estava fazendo uns ruidos esquisitos, saturando muito, refiz algumas soldas...

tive esse problema com um meteoro nitrous 160
as soldas da fonte e do power estavam todas ferradas
parecia até que usaram aqueles estanhos de 1,99  :D
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

bossman

Administrator
DIY Freak
Olha oque o Augusto diz sobre esse amplificador:

Fala galera,

Fiz manutenção em dois amplificadores de baixo da marca Meteoro modelo 400MB, e nos dois casos o defeito reclamado era "a amp fala bem no começo, mas depois de um tempo fica ruim". Descobri dois pontos lamentáveis em sua construção:

1) O banco de capacitores de filtro da fonte é RIDÍCULO para um amplificador de baixo desse porte (200 watts). É primordial colocar mais capacitores nesta etapa, sem economia porca.

2) O contato da alimentação principal com os transístores de saída é feito por porca contra placa de circuito impresso. Essa conexão com o tempo vai gerando uma resistência de contato, que ao ser percorrida pela alta corrente dos transístores de saída esquenta e aumenta ainda mais a resitência de contato, num ciclo vicioso. Essa resistência "rouba" energia que iria para o falante.

Resolvidos estes problemas, o amp fica mt bom. Quem quiser executar as mods, tá aí o caminho das pedras, e quem quiser lçevar à um técnico para executar é só citar esse pontos acima.

Abraços.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof