Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 21:13:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: sera que vale a pena ?  (Lida 4681 vezes)
Onurb
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10

« : 17 de Janeiro de 2014, as 03:55:38 »

tava dando uma pesquisada nos lm3886, e me deparei com essa placa sera que vale apena.

http://www.aliexpress.com/item/NEW-LM3886-6N11-68W-68W-amplifier-board/1435533281.html
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 9

« Responder #1 : 17 de Janeiro de 2014, as 09:48:26 »

muito interessante!!

se analisarmos valores de componentes e qualidade da montagem, compensa!!

agora se o projeto é bom, só comprando e testando.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4

« Responder #2 : 17 de Janeiro de 2014, as 10:08:47 »

tava dando uma pesquisada nos lm3886, e me deparei com essa placa sera que vale apena.

http://www.aliexpress.com/item/NEW-LM3886-6N11-68W-68W-amplifier-board/1435533281.html

cara,
até abri um tópico essa semana, na parte de duvidas.
só que sobre dois classe D estéreo
acabei comprando um ontem, com TDA8920, não é oque eu queria, mas comprei pra ver se é bom, e a durabilidade deles !
agora esperar alguns vários dias até chegar aheuhaeuh
qualquer novidade posto no outro tópico !
Valeeu
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 17 de Janeiro de 2014, as 10:13:46 »

O chato é que os dois cis 3886 estão muito perto um do outro, de forma que talvez tenha que ser um dissipador comum para ambos. E um muito perto do outro não ajuda muito na condução do calor através do dissipador (que pelo menos precisa ter tamanho de tijolo).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 9

« Responder #4 : 17 de Janeiro de 2014, as 14:23:13 »

nada que um bom cooller não resolva!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #5 : 17 de Janeiro de 2014, as 20:57:20 »

O chato é que os dois cis 3886 estão muito perto um do outro, de forma que talvez tenha que ser um dissipador comum para ambos. E um muito perto do outro não ajuda muito na condução do calor através do dissipador (que pelo menos precisa ter tamanho de tijolo).
Eu tenho dissipadores perfeitos para esse projeto!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2195.0
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Onurb
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 17 de Janeiro de 2014, as 22:46:49 »

já encomendei esse troço ai, o dissipador tenho um aqui que parece um tijolo de tao grande, vamos ver se compensa

sobre  a alimentação quantos amperes esse troço vai consumir, alguém tem ideia ?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2014, as 01:18:37 por Onurb » Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16

« Responder #7 : 14 de Março de 2014, as 12:51:07 »

Para não criar outro tópico estou montando o tsw e gostaria de saber se este power serviria nele em um falante de 4ohms

http://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-LM3886TF-Amplifier-BOARD-PCB-DIY-LM3886-Components-KIT/514141377.html

o transformador é o vendido na altana tubes 12 por 250ma, esta placa pede para ser ligada em 20v seria uma boa opção este power?
« Última modificação: 15 de Março de 2014, as 11:53:22 por Fisioterapeuta » Registrado
Onurb
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #8 : 03 de Abril de 2014, as 09:21:43 »

é um bom power, usa um 24+24, com uns 4 amperes
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #9 : 03 de Abril de 2014, as 09:24:10 »

Para não criar outro tópico estou montando o tsw e gostaria de saber se este power serviria nele em um falante de 4ohms

http://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-LM3886TF-Amplifier-BOARD-PCB-DIY-LM3886-Components-KIT/514141377.html

o transformador é o vendido na altana tubes 12 por 250ma, esta placa pede para ser ligada em 20v seria uma boa opção este power?
Não entendi... você quer ligar a placa do LM3886 nesse transformador de 12V 250mA?
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #10 : 03 de Abril de 2014, as 17:44:02 »

Sem dúvida que pode-se ligar o LM3886 com um transformador de 12V x 250mA, o conjunto vira um bom timer, você liga e conta os segundos até o transformador pegar fogo (pena que só dá para usar uma vez  Evil).

Falando sério: fonte simétrica de no mínimo +/-18V x 3A, para começar a brincar, sem expectativas de atingir a potência máxima. A tensão máxima que pode alimentar o CI depende da impedância do falante que se pretende usar. E para não sacrificar a resposta de graves, é bom ter uns 5A de capacidade de corrente no transformador, e uns 10.000 uF por rail na fonte. Recomendo ler o datasheet, que por sinal é bem detalhado em termos de como configurar o sistema (como o CI é destinado a uma aplicação bem específica, que é amplificação de áudio, o datasheet gira todo em torno disso).

Além disso, eu já falei antes, e vou repetir: Tem uma planilha Excel publicada PELO FABRICANTE que ajuda a dimensionar tudo. Links aqui em baixo, ó:

http://www.4shared.com/office/A3P_Odt5/LM3886_-Overture_Design_Guide1.htm

http://www.bdtic.com/DownLoad/NSC/Semiconductor/Using_Overture_Design_Guide.pdf
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #11 : 03 de Abril de 2014, as 18:02:09 »

Finck... deve ter sido falha de comunicação...
Mas você sabe se existe uma planilha dessas para os TDA7293/4?
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #12 : 03 de Abril de 2014, as 22:30:20 »

Não conheço, Kem... Mas também nunca procurei o suficiente. Conhecendo bem o datasheet, não deve ser difícil de criar uma planilha (deu até vontade de tentar, mas eu voltei a estudar, e estou numa época bem complicada agora...).

Sobre "o já falei antes e vou repetir", não foi bronca não! É que eu fiquei apaixonado pelo LM desde a primeira vez que usei, o chip é tão "a prova de burro" que eu decidi que era a melhor opção para mim... É realmente difícil não obter um resultado de bom a excelente com ele. O esquema sugerido pela National já é muito bom (eu o uso, sem alterações, para empurrar o subwoofer do meu HT, já há alguns anos). A partir do "padrão", a gosto do freguês, altera-se impedância de entrada, ganho, extensão da resposta de frequência, apenas mudando 2 ou 3 resistores e 1 ou 2 capacitores (ou seja, dá para brincar bastante, e a planilha facilita demais o trabalho de prever os resultados, por isso eu a divulgo sempre que posso).

Já li muitos comentários sobre o TDA ter mais qualidade de som e ser eletricamente mais eficiente. Como eu não tenho "ouvido" para perceber sutilezas, não insisti...

Em tempo:

Fisioterapeuta, LM3886 com 250mA realmente não rola. Com um transformador 12+12V o amplificador vai funcionar, mas entregando só uns 26W/4ohms/canal (ou 13W em 8 ohms). Porém, para a fonte não arriar a tensão nos picos de potência, é recomendado que o transformador seja capaz de entregar 4A. transformador caro! Acho desperdício comprar um transformador desses, quando se pode pegar um 18+18/5A por pouco dinheiro a mais, e obter 60W/4 ohms (ou 31W/8ohms) do circuito. Estou citando só valores "comerciais", você pode usar transformadores com tensões mais altas (limite de 20+20V em 4 ohms e 26,7+26,7V em 8 ohms), mas aí teria que encomendar a peça.

Outra coisa:o LM3886 exige realmente dissipadores enormes. Subdimensionar esta parte não vai "torrar" o chip, mas a proteção térmica dele vai ficar desarmando ("a prova de burro", lembra?). No meu subwoofer, eu usei o próprio chassis como dissipador, é uma chapa de alumínio de 3mm, com uns 35x20cm. Nunca tive problemas. Apenas lembre que o chip tem que ser ISOLADO do dissipador com mica e bucha de silicone, ou você vai ter um belo curto-circuito. Por falar nisso, os chips da placa da Aliexpress são do tipo TF, de encapsulamento isolado (por um lado isso facilita o contorno a condição anterior, mas em contrapartida a dissipação de calor não é tão eficiente, o que te obriga a trabalhar com tensão menor e obter menos potência, ou a usar um dissipador de tamanho realmente absurdo, com no mínimo o dobro de área em relação ao exigido no encapsulamento não isolado).

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: