leve distorção no Bertola Fuzz

Started by thpomari, 31 de October de 2016, as 13:58:21

Previous topic - Next topic

thpomari

*
Iniciante
Será?
Galera, boa tarde.

Esse é meu primeiro post no fórum, peço desculpas adiantadas caso o post esteja no lugar errado. Bom, eu montei um Bertolla's Super Fuzz (Modificação 1 - Guitarra com seleção de Graves), porém após uma longa luta para entender o esquema de ligação dos jacks, quando finalmente consegui fazer ele funcionar, a distorção ficou muito leve, não ficou um fuzz, mas sim uma leve saturaçãozinha (que só é audível quando toco a mizona bem forte).
    Alguém poderia me dar uma luz sobre o que pode estar acontecendo? Imagino que possa ser componente ligado errado, mas eu revisei tudo varias vezes e não encontrei nenhum problema.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
thpomari, primeiramente seja bem vindo ao fórum!

"Segundamente", para ter ideia, de se é componente ligado errado, seria conveniente que você  postasse algumas fotos, preferencialmente com boa resolução, e pelos dois lados da placa.

Boa sorte,
Alfredo

marcao_cfh

Handmaker
Confira a pinagem e orientação do(s) transistor(es). Não conheço esse projeto, mas visto que os projetos do Bertola são adaptações de projetos famosos e funcionais, provavelmente é algo simples de se resolver. Como o Alfredo comentou, fotos ajudam.

thpomari

*
Iniciante
Será?
Seguem as Fotos:

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

[spoiler][/spoiler]

Fisioterapeuta

Handmaker
ME parece que você inverteu os dois potenciometros , eles são soldados por trás da placa e não pela frente...

Posta o pdf do pedal  pra gente conferir

rodlburigo

**
Freqüente
  1. rodlburigo@hotmail.com
Thpmari,

é bom também dar uma revisada nas soldas, parece ter algumas soldas frias e mau contato da solda com as ilhas!
Também tem que verificar se os potenciômetros, do jeito que estão soldados, não estão em curto com a trilha que passa abaixo deles. Não dá para saber pelas fotos se ela é ligada a alguma ilha dos potenciômetros.
Com os potenciômetros do lado contrário da placa o circuito funcionaria perfeitamente, apenas com a rotação invertida.
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Parece que o layout está invertido.  Pelo que vi este é o "Bertolla’s Supper Fuzz" e no PDF está escrito "pronto para transferir", ou seja para método de transferência térmica.   Como você fez o traçado "a mão" deveria ter espelhado o layout.

Mesmo com esta placa, ainda vai dar para aproveitar, desde que rotacione os transistores em 180º e os potenciômetros.

Boa sorte,
Alfredo

Fisioterapeuta

Handmaker
Desenhou errado, a placa do lado direito é a visão de trás da placa, olhando os componentes por trás da placa... acredito que seja melhor fazer outra placa de forma correta

thpomari

*
Iniciante
Será?
Muito obrigado, o pedal funcionou :) eu já estava quase desistindo, mas agora ficou legal. O único problema é que agora o volume e o tom é ao contrário haha, mas até ai está tudo bem. Obrigado novamente.

Antonio de Campos Junior

**
Freqüente
  1. acamposjr@hotmail.com
Para funcionar normal, inverta as posições dos pinos 1 com o 3 dos potenciometros.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!

thpomari

*
Iniciante
Será?
Galera, eu fui testar o pedal na fonte esses dias e ele não funciona, funciona apenas com a bateria. Alguém tem ideia do que pode ser? Eu tenho a hipótese de que é o conector que estou usando.

rafafelix

Colaborador
Faça um teste no conector com o multímetro, com o pedal ligado a fonte. Cheque também as ligações dos fios ao conector, se estão corretas e se não há solda fria. Se tudo estiver ok e a fonte estiver funcionando corretamente, quase certo que o problema é no conector.
Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!