Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Maio de 2024, as 05:10:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ventilador  (Lida 5541 vezes)
DARKSEK
Visitante
« : 11 de Dezembro de 2010, as 12:42:51 »

Bom pessoal estou arrumando o meu canto aqui em casa onde faço minhas loucuras então eu descobri que tinha um ventilador pequeno de microondas que a voltagem é 110V como o microondas fica ligado poucos minutos eu fiquei em dúvida se esse ventilador não dará problema ligado por umas horas seguidas, pois quero usar na hora da soldagem e quem sabe também para um ventinho extra.

Ah e aquele capacitor de microondas serve para alguma coisa?
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #1 : 11 de Dezembro de 2010, as 15:58:05 »

Se ele aguenta ser ligado por horas eu não sei, mas que dá um bom acendedor de churrasqueira isso dá! Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #2 : 11 de Dezembro de 2010, as 17:16:09 »

Acho importante ressaltar que o forno de microondas é provavelmente o eletrodoméstico mais perigoso, muito mais até do que as TVs com tubos, flybacks e capacitores que trabalham com alta tensão, chegando a dezenas de KV. No caso desses aparelhos de TV apesar da tensão ser alta a corrente é muito mais baixa se compararmos com a corrente dos transformadores de fornos de microondas. Ainda assim é MUITO PERIGOSO abrir uma TV e isso só deve ser feito por pessoas com experiência, de preferência técnicos. Vale lembrar também que mesmo com o aparelho desligado da tomada ele ainda oferece cargas armazenadas que são perigosas para quem está lidando com o aparelho.
No caso do microondas, é MUITO MAIS PERIGOSO abrir um aparelho desses e manusear seus componentes e só deve ser feito por técnicos qualificados, o transformador do microondas trabalha com alta tensão, porém com corrente muito maior do que as que encontramos nos aparelhos de TV tornando-os muito mais perigosos. Basta um descuido e mesmo um profissional experiente pode perder a vida trabalhando com um aparelho desses. Ainda temos o perigo do capacitor de alta tensão que pode acumular cargas, sendo muito perigoso também. Até mesmo para “descarregar” um capacitor desses deve ser tomado alguns cuidados especiais, deve-se levar em consideração a capacidade de isolação do condutor que será utilizado para descarregar o capacitor.
NUNCA ABRA UM FORNO DE MICROONDAS a não ser que seja uma pessoa qualificada para realizar esse tipo de serviço.
Além do perigo do transformador (com combinação de alta-tensão e com boa capacidade de corrente) ainda existem outros perigos no microondas como o magnetron que além do perigo da tensão e corrente ainda pode causar queimaduras graves.
É muito importante que as pessoas tenham consciência do perigo de abrir ou utilizar componentes desses aparelhos que oferecem risco de óbito para quem lida com eles.
Abraços...

Lembre-se que apesar da corrente ser mais baixa nos aparelhos de TV elas também podem levar as pessoas a óbito, assim como em qualquer circuito que trabalhe com alta tensão.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, as 17:33:07 por Sérgio Crepaldi » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 11 de Dezembro de 2010, as 17:26:19 »

Concordo plenamente com o Sergio.
Trabalhei por alguns anos com esses aparelhos [dentre outros] e o perigo é eminente.

Quanto ao ventilador, pode ficar sossegado; pois; ele aguenta funcionar por horas sem apresentar qqer problema.

O capacitor de microondas é pouco empregado no nosso dia-a-dia; visto que é dimensionado para altas tensões e altas amperagens.

No mais, cuidado e boa sorte.
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #4 : 11 de Dezembro de 2010, as 17:36:06 »

Valeu aí galera pela resposta e pelo aviso  Palmas Bravo  Palmas
Bom então o capacitor está aqui guardado para caso alguém queira ele e sobre os perigos não se preocupe que eu sou medroso para essas coisas no dia em que desmontei o microondas (que foram dois) só desmontei pois o cara era de confiança e me disse que os dois estavam parados a mais de um ano mas mesmo assim eu ultilizei um calçado isolante e chave também isolada mas com um medo bom. Guitarrista Guitarrista

Mensagem Mesclada
Será que esse capacitor só serve mesmo no microondas?
ou tem outra utilidade?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2010, as 08:47:11 por DARKSEK » Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #5 : 12 de Dezembro de 2010, as 09:43:19 »

Para esse ventinho que você quer para mandar para longe a fumaça do estanho o melhor é usar um cooler de computador.
Encontra até em lojas de sucata praticamente de graça.
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #6 : 12 de Dezembro de 2010, as 09:55:43 »

É que eu acho esse ventilador mais forte,

Mas andei pensando em usar esse de computador mesmo acho que vou colar uns dois até porque esse de microondas é para 110v e eu quero evitar ao máximo essas tensões ainda mais que vai ficar perto.
Registrado
Medeiros
Visitante
« Responder #7 : 12 de Dezembro de 2010, as 14:08:02 »

Uso aqui na minha oficina (tenho uma pequena oficina, mas é só para divertimento) uso um ventilador de freezer. Comprei por R$ 15,00 num ferro velho. Barato, bom e ligado a um dimmer de lâmpadas, é eficiente não só pra a brisa espanta fumacinha de breu, mas no "talo" como ventilador mesmo. agora, neste minuto, na oficina, fora da "reta" do ventilador, etá a 34ºC !  (E olha que aqui é serra!)

Caso tenha lugar alto onde possa parafusar, mande ver!

Fica a sugestão, senão, um de fonte serve bem.

PS: uso um dimmer também para meu ferro de solda, posto numa caixa "padrão X" de sobrepor, para ter uma "estação de solda" mesmo não isolada, funciona bem...
Registrado
Audrec
Visitante
« Responder #8 : 13 de Dezembro de 2010, as 22:49:38 »

Uso aqui um ventilador de painel, daqueles industriais, funciona muito bem também......
Acho que vou seguir o queo amigo disse e colocar um dimer nele.....
Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #9 : 14 de Dezembro de 2010, as 09:09:01 »

Vou fazer o mesmo com o ventilador de microondas que tenho a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum). Grin
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #10 : 14 de Dezembro de 2010, as 09:11:27 »

Esse do microondas ajuda bem!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #11 : 14 de Dezembro de 2010, as 09:37:16 »

Uso aqui um ventilador de painel, daqueles industriais, funciona muito bem também......
Acho que vou seguir o queo amigo disse e colocar um dimer nele.....

Dimmer??? Seria para diminuir a velocidade do ventilador? Ou vocês se referem a um timer?

Mensagem Mesclada
Esqueçam o que eu perguntei.
Não tinha visto que O Marcio explicou muito bem.
Desculpem a errata.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2010, as 09:41:35 por Marcos Câmara » Registrado
DARKSEK
Visitante
« Responder #12 : 14 de Dezembro de 2010, as 10:12:45 »

O
Uso aqui um ventilador de painel, daqueles industriais, funciona muito bem também......
Acho que vou seguir o queo amigo disse e colocar um dimer nele.....

Dimmer??? Seria para diminuir a velocidade do ventilador? Ou vocês se referem a um timer?

Mensagem Mesclada
Esqueçam o que eu perguntei.
Não tinha visto que O Marcio explicou muito bem.
Desculpem a errata.
Olha só, dimmer não é para controlar a voltagem e timer para controlar o tempo?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #13 : 14 de Dezembro de 2010, as 11:58:25 »

Sim,
dimmer é um circuito muito comum em Lâmpadas de motel. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
E óbvio, o timer é im circuíto pré-programado para desligar ou ligar um aparelho num determinado tempo preestabelecido.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal