Pedal de Volume: Pot ou LDR?

Started by Rikkitow, 21 de November de 2009, as 12:18:52

Previous topic - Next topic

Rikkitow

Guest
Eae galera tudo belezinha?  O0

é o seguinte, por esses tempos me deu vontade de fazer um pedal de volume (a parte mecânica não é problema, embora sugestões sejam bem vindas), com a intenção de não ter perdas significativas de sinal
então me deparei com um empecilho: muitos pedais de volume, como o FV-50 da boss utilizam potenciometros, embora não seja passivo, outros utilizam apenas um potenciometro, como é o caso do FV-1 da onner e afins (creio estar correto), portanto é passivo (não necessita de alimentação), enquanto outros, como é o caso dos pedais da Morley, utilizam LDR

gostaria de saber a opinião de vocês quanto à funcionabilidade e qualidade de sinal no caso dos pedais com potenciometros como a boss e no caso dos LDRs

caso fosse fazer por LDR, a parte mecânica seria mais simples creio eu, pois faria do mesmo "jeitão" do Whammy, da digitech

foto do Whammy (retirado do site do effector-repair)

abraços

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Se você possuir um wah wah no estilo cry baby ou vox, instale uma chave para curtociutar o capacitor de 4,7mf. Fazendo isso voce tem um pedal de volume.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Rikkitow

Guest
ai que tá cara!

eu não possuo nenhum dos 2 :/
teria de partir do zero em todos os sentidos (parte mecânica/elétrica)

FRED

Guest
aí é que tá:
com o pot, vc vai ter mais trabalho na parte mecãnica em si...
já com o conjunto led/ldr, o problema vai ser deixar o funcionamento bem linear (ou do jeito que vc preferir)
Eu prefiro ldr, não sou muito fã dessas engrenagens e mecanismos.

Rikkitow

Guest
Quote from: FRED on 23 de November de 2009, as 22:32:36

o problema vai ser deixar o funcionamento bem linear (ou do jeito que vc preferir)

você diz deixá-lo funcionando como se fosse uma curva de resposta de potenciômetro? tipo linear, log?
conforme vai afastando o LDR vai tendo um decréscimo gradual no volume?

eu creio que não tenha muito erro quanto a isso, pois não tem como não ser gradual o afastamento/variação de volume eu creio....

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
O cry baby precisa de um pot logarítmico. Acho que para um pot óptico o circuito do wah wah precisa de alguma adaptações para funcionar de forma linear.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Rikkitow

Guest
"fuçando" uns sites eu descobri que me equivoquei

o esquema do LDR da morley é muito mais simples do que todos possiveis e imagináveis

a parte mecânica, ao descer, "tampa" a passagem de luz, abrindo o circuito...
muito mais simples do que o whammy da digitech....