Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
31 de Outubro de 2024, as 21:07:13
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Dúvida com Confecção de caixa acustica
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Dúvida com Confecção de caixa acustica (Lida 5309 vezes)
Blum
Visitante
Dúvida com Confecção de caixa acustica
«
:
07 de Abril de 2012, as 01:55:25 »
Bom pessoal, projetei um circuito amplificador com o integrado TDA2003. Montei dois deles trabalhando individualmente. Utilizei um pré-amplificador baseado no integrado ae04052.
Esta funcionando muito bem todos os circuitos, com potencia de 20w.
Então peguei uma caixa montada por mim a um tempo atras. Segue o link:
http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view¤t=C.jpg
Foi utilizada madeira de pinho com cerca de 1 cm de espessura para fazer as laterais e as partes inferior e superior, ja a parte frontal e traseira foi utilizado eucatex (aquelas usadas em fundo de roupeiros). O fundo da caixa esta com um buraco de 10x10 cm (buraco feito para manutenção do mesmo, a ideia seria fazer uma tampa).
Os alto-falantes são de 10w 7 ohms retirados de um micro system Aiwa e possuem essas medidas exatas que foi mencionado no link. Fixei os falantes de fora para dentro, parafusados com dois parafusos cada, foi utilizado cola quente no interior para vedar o falantes.
Vamos ao que interessa, o amplificador esta funcionando na parte eletrica, mas esta apresentando som muito grave, algumas notas fazem com que o amplificador vibre muito e crie um som grave e continuo. Quando aumento o volume pela metade ele faz esse tipo de som.
Olhei um artigo que fala desse tipo de efeito em caias acusticas e são exatamente esses os efeitos que estou notando.
Gostaria que analizassem minha (precária) caixa acustica, me falar oque fiz de errado, apesar de acreditar que ela esta muito fora do padrão aceitavel, pois ela foi feita com madeira muito leve e de baixa qualidade.
Possuo madeira de aglomeirado (de roupeito tambem), daquelas com cerragem dentro e sem camadas vesiveis.
Então gostaria que me informassem qual seria a melhor maneira de criar uma boa caixa acustica com esse tipo de madeira e que fike com uma qualidade razoavel.
Aguardo retorno
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
Re: Dúvida com Confecção de caixa acustica
«
Responder #1 :
07 de Abril de 2012, as 06:51:48 »
Citação de: Blum em 07 de Abril de 2012, as 01:55:25
Os alto-falantes são de 10w 7 ohms retirados de um micro system Aiwa e possuem essas medidas exatas que foi mencionado no link.
Alto-falante de micro system é o pior lixo tóxico e radioativo que existe. Só servem para fazer barulho. Distorcem o som para dar a batida dos funkeiros.
Troque os falantes e depois pense no resto.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #2 :
07 de Abril de 2012, as 08:20:15 »
Realmente... Sem falantes decentes não há projeto que vá operar milagre...
Pagão e feliz!!
Blum
Visitante
«
Responder #3 :
07 de Abril de 2012, as 23:37:29 »
Vou ver aqui se tenho algo melhor. Mas se puderem, me indiquem um bom alto-falante para esse meu circuito. Não sera muito potente por que o amplificador aguenta até 10W. Outra coisa, vou montar em vez de dois falantes, irei utilizar um só que ja esta bom.
Esses falantes de usei, ligados na saida de um rádio o som fica com boa qualidade, quase nada de distorção e coisa do genero.
Bom, to no aguardo de respostas
-----
Esse é o aparelho que eu removi os alto falantes
http://www.download-service-manuals.com/model.php?id=2947
Deêm uma olhada e me digam oq acham, ok ?
«
Última modificação: 08 de Abril de 2012, as 00:56:16 por Blum
»
Visitante
«
Responder #4 :
08 de Abril de 2012, as 05:06:33 »
Blum.
Realmente esses falantes são inadequados.
Procure por falantes utilizados em carros que possuem uma melhor resposta, que sejam de "cone seco" e não possuam tweeter acoplado.
Quanto á caixa de aglomerado (de roupeiro), você poderá fazer sem qualquer duvida; utilizando cola de madeira e prego comprido... tendo o cuidado de lixar os locais onde passará a cola; para que ao secar, fique bem presa.
Se você fizer revestimento, lixe o verniz do aglomerado antes de aplicar a cola de contato.
Fica como dica: o tecido "jeans" pega bem e dá um acabamento bacana.
Abraços e boa montagem.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #5 :
08 de Abril de 2012, as 19:21:48 »
Duvida... o amplificador será utilizado com qual finalidade??
I want to diode!
Blum
Visitante
«
Responder #6 :
08 de Abril de 2012, as 19:54:57 »
Kem, sera utilizado como amplificador para instrumetos musicais, mais expecificamente, violão, baixo e guitarra.
Jupterra, forramento interno você diz ? outra coisa, e com relação as medidas da caixa, quais seriam ou depende do formato desejado e tamanho do alto falante ?
O formato que desejo é retangular.
Mais uma coisa, quais tamanhos de falantes posso utilizar pra esse meu circuito ? possuo um modelo que é de 30 ohms se não me engano e foi retirado de som de carro, não possui tweeter e é meio pesado. Vou tirar uma foto e pegar medidas de tamanho e valor dele e posto aqui.
Se tiverem dicas com relação a nelhor forma de cronstruir uma , por favor, me digam. Pretendo fazer eu mesmo. Tenho uma noção nesse tipo de trabalho.
aguardo retorno
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #7 :
08 de Abril de 2012, as 20:05:14 »
Citação de: Blum em 08 de Abril de 2012, as 19:54:57
Kem, sera utilizado como amplificador para instrumetos musicais, mais expecificamente, violão, baixo e guitarra.
Eu vou arriscar dizer que é impossivel que você faça uma caixa que fique bom para esses 3 instrumentos...
Jupterra, forramento interno você diz ? outra coisa, e com relação as medidas da caixa, quais seriam ou depende do formato desejado e tamanho do alto falante ?
O formato que desejo é retangular.
Ele quis dizer externo mesmo. O comum é courvim ou napa, mas jeans é uma ideia bem legal.
Mais uma coisa, quais tamanhos de falantes posso utilizar pra esse meu circuito ? possuo um modelo que é de 30 ohms se não me engano e foi retirado de som de carro, não possui tweeter e é meio pesado. Vou tirar uma foto e pegar medidas de tamanho e valor dele e posto aqui.
Dificil é você casar esses 30ohms com algum amplificador.
Se tiverem dicas com relação a nelhor forma de cronstruir uma , por favor, me digam. Pretendo fazer eu mesmo. Tenho uma noção nesse tipo de trabalho.
aguardo retorno
De uma olhada nas seções:
Alto-Falantes:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?board=7.0
Caixas para alto-falantes:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?board=17.0
Mas ja adianto que para um bom resultado, é necessario a utilização de um falante especifico para o instrumento. E pra cada instrumento a necessidade é diferente (violão e guitarra até podem usar o mesmo, ja baixo...)
I want to diode!
diego.fcs
Colaborador
Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31
«
Responder #8 :
09 de Abril de 2012, as 00:12:56 »
Acho que será complicado fazer uma caixa com uma potência dessas adequada para esses três instrumentos diferentes.
No mais, evite usar cola quente para fixas os falantes, fixe-os com parafusos, não precisa deixar o fundo com eucatex para manutenção, normalmente você faz a manutenção retirando o alto-falante. Acho que o interessante seria fazer uma caixa com um falante de 6" ou 8" e mais um tweeter, acho que a qualidade ficaria melhor.
Para revestimento você pode utilizar carpet também, fica legal. E para revestimento interno tem uma lã que é utilizada, nas caixas que fiz coloquei feltro, mas eram caixas bem maiores, num sei se aplica no seu caso.
Outra coisa, nunca vi falante com 30 ohms, você tem certeza? Num é 30W não?
Blum
Visitante
«
Responder #9 :
09 de Abril de 2012, as 00:29:34 »
Kem, o baixo pode sair da historia. Meu principal intuito seria usa-lo para o violão e guitarra mesmo.
Quanto a forração externa, acho que ficaria bom com jeans, vou analisar isso mais pra frente
.
Não estou certo se o falante é de 30 ohms diego.fcs, vou medilo amanhã e lhes informo melhor assim poderam me orientar se é utilizavel. Junto com esse falante que mencionei, tenho um tweeter mas não sei a potencia do mesmo, vou dar uma olhada tambem.
A ideia seria um amplificador para estudo mesmo, nada muito potente.
diego.fcs, você diz deixa-lo fechado por completo ou isolar mas deixar um buraco em determinado local ?
Retorno com os resultados
-----
Bom galera, medi o falante e tirei fotos do mesmo. segue o link:
http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view¤t=IMG1957A.jpg
O multimetro é para terem noção do tamanho e tal. Enfim...medi e percebi que eu estava muito equivocado com o valor ohmico
, ele possue 4 ohms. Marca HINOR AZZA. Ele não pesa tanto, preciso informar o peso para poder montar a caixa ?
Possuo dois dele e estão funcionando bem, os testei.
O tweeter que mencionei não estou certo se esta ok, mas não estou familiarizado com tweeters. O medi e ele possui 6,6 ohms, não sei p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
, mas esse valor varia bem pouco...em torno de 6,6 á 7 ohms, mas acredito que isso não irá influenciar.
Oque pensei foi, ja que montei dois amp utilizando o TDA2003, usar um para o alto falante e outro pro tweeter, é possivel ?
Agora em relação a caixa acustica, vi aqui e tenho em mãos boa quantidade de aglomerado, como mencionei no inicio do tópico.
Qual seria o tamanho ideal para a montagem de uma caixa para esse falante ?
Aguardo resposta. Obrigado
«
Última modificação: 09 de Abril de 2012, as 01:42:31 por Blum
»
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #10 :
09 de Abril de 2012, as 08:51:01 »
Blum,
Eu faria o seguinte: usaria os dois falantes em série para obter 8 Ohms que é um valor mais comum para vários tipos de caixa. Já o tweeter seria colocado com uma chave para usá-lo apenas com o violão. Com a guitarra, principalmente com distorção, você vai acabar achando que está criando abelhas no seu quarto...rs
É bom lembrar que o tweeter necessita de um capacitor em série com ele para barrar as frequencias mais baixas, só deixar passar a partir de uma determinada frequencia, caso contrário ele queimará. Não lembro que valor é comum, mas certamente isso está mais que disponível pela rede se pesquisar um pouco.
Boa sorte!
Pagão e feliz!!
diego.fcs
Colaborador
Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31
«
Responder #11 :
09 de Abril de 2012, as 09:43:20 »
Blum, falei em relação a caixa, deixar ela toda fechada, e selar bem, deixar somente o furo onde vai o alto-falante, o tweeter e o duto. Tenho alguns projetos de caixas da Novik aqui, quantas polegadas é esse falante?
Blum
Visitante
«
Responder #12 :
09 de Abril de 2012, as 14:53:11 »
Alex Frias, segundo o datasheet do TDA2003 eu não deveria utilizar falante de 4 ohms ? segue o link:
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1449.pdf
Me explica como eu poderia utilizar os dois em série.
O tweeter teria que ter volume bem alto ou normalmente é fraco ? vou fazer oq falou, uma chave para ele e pesquisar sobre esse capacitor.
diego.fcs, ele é de 8 polegadas. Estou muito interessado em algum projeto que eu possa estar me baseando para montar a minha caixa.
Esse duto...como seria, forma, abertura e t
d
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
mais, poderia me explicar ?
Agradeço demais o auxilio de todos
-----
Bom, testei os alto falantes e funcionaram bem no Amplificador TDA2003, mas acredito que ele é mais indicado para sons graves, mas ficou muito bom. Pretendo montar um pré-amplificador com regulagem de tons, graves, agudos etc... assim ficara melhor para obter a melhor qualidade do Amplificador.
Usar os dois falantes me série, teria como nesse meu circuito ?
Mais uma coisa, as chapas de aglomerado que falei são de 1,5 centimetros (1 cm e meio) de espessura. Projetei uma caixa utilizando esse tipo de material com essas medidas e formato, me digam como esta, ok ?
segue o link:
http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view¤t=Cteste-1.jpg
Aguardo retorno
«
Última modificação: 10 de Abril de 2012, as 23:53:56 por Blum
»
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...