Resistores para pedais

Started by eduguitarhacker, 19 de April de 2013, as 21:48:14

Previous topic - Next topic

eduguitarhacker

**
Freqüente
  1. edu_guitarhacker@hotmail.com
To montando um pedal que pede um resistor de 5M. Só que não achei exatamente o de 5M, achei um de 5,1M. Ae tava lembrando das aulinhas de fisica da escola e pensei em colocar 2 resistores de 10M em paralelo (resultando em 5M).

E outra coisa, esse 0,1M de resistencia é muita coisa para fazer o pedal não funcionar? Ou melhor fazer a associação dos resistores?

Valeu ;)

polyvox

*
Iniciante
se vc pode fazer a associaçao pra chegar no valor correto, por que não fazer ?

0.1 M = 100k
entao, dependendo da "funçao" do tal resistor, a diferença pode fazer alguma diferença (  (brav) ) significante.

gugarn

**
Freqüente
  1. gugarn@hotmail.com
Acredito que você pode usar o de 5m1 sem problemas.

eduguitarhacker

**
Freqüente
  1. edu_guitarhacker@hotmail.com
Bom... por via de dúvidas vou testar os 2 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Ou colocar 2M + 3M em série... as opções são muitas  ;D

Valeu galera  :tup

Marcel.

Guest
Eu também usaria 5M1 sem me preocupar.
Mas se dá pra associar, associe... em série, em paralelo, vão ficar do mesmo jeito, desde que fiquem com 5M.

Finck

Handmaker
5M1 é só 2% diferente de 5M1.

Se considerar que boa parte dos resistores vendidos tem 5% de tolerância, mesmo que você encontrasse o resistor de 5M (o que não existe, não é valor comercial) ou usasse 2 de 10M em paralelo, a chance de cravar exatamente nos 5M são pequenas (e mesmo comprando um lote grande e testando um por um, ainda há o erro do multímetro...)

Use 5M1 e seja feliz.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...

Marcel.

Guest
E ainda tem esse detalhe. O Finck disse tudo! ;)