Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Junho de 2024, as 17:06:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estanho, com a data de validade vencida.  (Lida 8935 vezes)
guitar_luthier
Visitante
« : 26 de Setembro de 2013, as 17:09:34 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:17:57 por guitar_luthier » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 26 de Setembro de 2013, as 17:41:37 »

O meu tubo de 0.5 kg já comprei vencido, acho que ele é 1 vinho  Cheesy, está novinho e não deu esse problema, ele é de 0.5mm também.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #2 : 26 de Setembro de 2013, as 17:56:22 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:18:19 por guitar_luthier » Registrado
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #3 : 26 de Setembro de 2013, as 21:03:16 »

Amigos, é vivendo que se aprende, e com boas dicas como essas também.
Em meus vinte e poucos anos de eletrônica nunca tomei esses cuidados, não sei se vou seguir os conselhos desse veterano quanto aos cuidados com o estanho, pois nunca tive problemas com a qualidade da solda.
Porém, as dicas e cuidados com a ponta do ferro de soldar serão usadas a partir do próximo trabalho.
Muito Obrigado pelas dicas e boas soldas a todos.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 21:10:57 por emersoneler » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #4 : 26 de Setembro de 2013, as 21:25:59 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:18:59 por guitar_luthier » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 26 de Setembro de 2013, as 22:08:46 »

É realmente preciso tomar cuidado com a validade da solda. Especialmente aqueles que tem o costume de ficar chupando o arame, vai que está estragado e dá dor de barriga...

Tenho saudade do tempo em que apenas comida tinha data de validade, e mesmo assim a gente se preocupava menos com a data e mais em observar se o pote de iogurte não estava estufado (ou se o feijão não tinha caruncho, se o queijo não estava mofado...). Hoje a gente olha a validade e compra sem pestanejar, chega em casa feliz, vai consumir o bagulho e descobre que está bichado... Ué, mas não está na validade?

Falando sério, um arame de solda velho e oxidado PODE resultar numa solda feia e quebradiça. Mas este fato não é único causador de uma solda mal feita.

Limpeza da ponta do ferro e sua estanhagem prévia, temperatura adequada, PCB limpa e sem gordura, tudo isso faz diferença.

Além disso, o arame de solda pode oxidar em prazos menores ou maiores do que a validade, dependendo da forma como for armazenado (ou seja, a questão não é observar a "validade", e sim o estado do arame).

Um "componente" que PODE estragar (ressecar) com o tempo é o FLUXO, que existe no interior de todo bom arame de solda para eletrônica. Mas isso pode ser resolvido com um potinho de pasta de soldar (fluxo em pasta), que custa barato e ajuda demais (só não pode lambuzar a área toda, é para aplicar só um pouquinho, com um palito de dente!).

Ah, Guitar_Luthier: Depressão se cura com hobby, sempre digo isso para meus amigos. Mãos ocupadas, coração feliz! E nunca peça desculpas pelas perguntas que você fez, ao contrário, peça desculpas a si mesmo pelas que você NÃO FEZ!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
guitar_luthier
Visitante
« Responder #6 : 26 de Setembro de 2013, as 22:44:16 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:19:30 por guitar_luthier » Registrado
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #7 : 03 de Outubro de 2013, as 00:19:51 »

Outro dia fui na DABI e o vendedor me diz que a data de validade era só por ter que ter um prazo de validade no produto.
Se fosse assim teria que vir igual a pasta para solda.
Produto não perecível se conservado tampado e ao abrigo do calor e da umidade.




Pior quando fica preso no Aparelho, peguei este habito com um amigo que consertava placas mãe de pc a muito muito tempo atrás.
Citar
É realmente preciso tomar cuidado com a validade da solda. Especialmente aqueles que tem o costume de ficar chupando o arame, vai que está estragado e dá dor de barriga...

Pura verdade.
Citar
Depressão se cura com hobby, sempre digo isso para meus amigos. Mãos ocupadas, coração feliz!
Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #8 : 03 de Outubro de 2013, as 00:40:34 »

Eu tenho um rolo no fim de mais ou menos 15 anos da marca best e ainda funciona, o estanho tem o "estranho" hábito de cristalizar a baixas temperaturas e o chumbo adora se oxidar e formar uma camada cinza, então guarde sua solda num local limpo e de preferência ensacada, vai durar muito tempo. Quanto a validade eu creio que seja pelo fluxo interno.
OBS: Eu uso a solda direto no rolo.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.275

Obrigado
-Dado: 1903
-Recebido: 452



« Responder #9 : 03 de Outubro de 2013, as 10:00:08 »

Eu sequer poria solda em minha boca porque ela contém chumbo! Confesso que antes de saber disso eu já pus algumas vezes. Ui
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
guitar_luthier
Visitante
« Responder #10 : 11 de Outubro de 2013, as 22:37:32 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:19:58 por guitar_luthier » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #11 : 11 de Outubro de 2013, as 22:47:32 »

Nunca passei por essa experiência.  Meu comprou duas caixas de carretéis de solda SN60 de 1mm e de 1,5mm da CESBRA, em Volta Redonda RJ, há mais de 20 anos, e elas se encontram em perfeito estado de uso, sem alterações nas soldagens.  Ainda há uns 15 carretéis por lá.

Eu venho trabalhando com soldas e fumaça de estanho e chumbo há mais de 35 anos, sem problemas respiratórios, pelo menos até agora.  Acho que chumbo pode matar se houver uma ingestão significativa da substância pelo organismo, ou se um pedaço grande cair na cabeça do infeliz.   Smiley

Meu alongamento é carregar TVs do depósito para a bancada da oficina...   Ui
Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #12 : 11 de Outubro de 2013, as 23:17:44 »

.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2013, as 16:20:14 por guitar_luthier » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal