Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Junho de 2025, as 03:44:27

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Les Paul trastejando.Como corrigir?  (Lida 6689 vezes)
VOX
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116

« : 07 de Abril de 2015, as 18:42:39 »

Comprei essa Golden Lea Paul e ela está trastejando.
Coloquei cordas novas e soltei um quarto de volta o tensor.O problema continuou.
Subi um pouco a altura das cordas e o problema diminuiu.
Porém, verificando com uma chapa de metal bem reta, observei um desnivelamento de trastes.Os trastes 19 e 20 estão mais baixos que os outros.Então o trastejamento se dá com a corda encostando nos trastes 21 e 22.
Quando toco pressionando uma cordas nas casas 19 e 20 o som quase não sai, só se ouve o trastejado.
Quando formo acordes nas casas mais distantes desses dois trastes, o som sai mas trastejando.
O problema se dá com as 6 cordas, porém é mais intenso na quarta, quinta e sexta.

Se eu lixar, com muito cuidado, os trastes 21 e 22 eu consigo corrigir o problema?
Colei uma lixa d'água 220 num palito de picolé para fazer esse trabalho.
Desde já, obrigado aos amigos.

« Última modificação: 07 de Abril de 2015, as 18:44:22 por VOX » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 07 de Abril de 2015, as 19:03:31 »

VOX, levando em consideração que você esta certo, e que o problema esta realmente nos trastes 21 e 22 mesmo, você pode fazer assim:

Coloque um capo (ou o dedo em bar chord) no traste 19 ou 20 e teste para ver se é isso mesmo, se os trastes subsequentes estão mesmo mais altos.

Estando, você vai levantar a ponte até deixar de trastejar, mantendo o capo ou o dedo nos trastes 19 ou 20.

Certamente quando você conseguir uma altura da ponte em que as cordas não trastejem, e retirar o capo (ou o dedo em bar chord), elas estarão muito altas no braço todo, então você vai no tirante do braço e o gira no sentido horário, para fazer o braço "empenar" para trás, até ele ficar quase reto, desta maneira as cordas baixarão na maior parte do braço, mas baixarão menos nos trastes 20 e 21.

Se necessário repita a operação mais uma vez.

Se o braço estiver longe de estar reto, faça aos poucos, um quarto a meia volta por vez, e espere um dia para fazer de novo, se necessário.

Se isso não resolver, eu te aconselho a levar num luthier, fazer retífica de trastes sem ter experiência é muito arriscado.

Abraço.

Handmaker

Obrigado

« Responder #2 : 07 de Abril de 2015, as 19:07:35 »

Obrigado Ferro_Velho, tenho um capo aqui e vou testar.
Valeu amigo.
Visitante
« Responder #3 : 07 de Abril de 2015, as 19:24:38 »

Só completando.

Cordas mais grossas vibram numa amplitude maior, por isso chegam a tocar no traste.

Então no caso de pontes como a da Les Paul (tune-o-matic) o lado das cordas mais grossas (bordões) pode ficar mais alto que o lado das mais finas (primas), para manter as cordas mais grossas mais afastadas dos trastes.

Abraço.
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 07 de Abril de 2015, as 19:30:14 »

Entendi,  Legal!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 07 de Abril de 2015, as 22:43:30 »

Descartada a possibilidade de haver algum traste desnivelado (no seu caso, seriam os trastes 19 ou 20, como o Ferro disse) e estando a altura da ponte regulada (como o Ferro disse...), veja se os captadores não estão altos demais, "puxando" as cordas para baixo pela atração do campo magnético).

De qualquer forma, sempre tenho a impressão de que guitarras Les Paul (mesmo as autênticas) não gostam de braço reto ou curvado para trás (eu costumo deixar levemente arqueado para frente, com relief de 0,3mm no meio da escala), nem de ações baixas. Ou eu é que sou muito ogro para tocar (tudo bem, sou mesmo) ou não tenho as manhas de regular (provável).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
VOX
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 08 de Abril de 2015, as 11:56:56 »

Levantei as cordas e fui regulando o tensor:Já saiu 90% do problema.
Acho que é só esperar a madeira trabalhar mais um pouco e a coisa estará resolvida.
Não mexi nos trastes.
Obrigado aos amigo pela força 
Visitante
« Responder #7 : 08 de Abril de 2015, as 13:23:04 »

Que bom que esta resolvendo VOX.

Como disse o Finck, o braço deve ter uma leve inclinação "pra frente", por isso eu disse "quase reto".

É comum pensar em regular a ação das cordas apenas na ponte, mas o raciocínio é assim: a ponte influencia mais no final do braço, e o tirante influencia mais pro lado das tarraxas.

Então se o problema de trastejamento é em um traste mais perto das tarraxas, o melhor é mexer no tirante (empenar pra frente), e depois compensar se necessário baixando a ponte.

E se o problema for perto da ponte, se faz ao contrário, levanta-se a ponte e compensa-se empenando o braço pra trás.

Eu gosto das minhas cordas o mais baixo possível, nas guitarras para tocar mais clean eu deixo na altura mínima, mas sem trastejado nenhum, nas que uso para tocar metal eu não me importo com um pouco de trastejado, não influencia no som com distorção pesada, e fica mais fácil de fazer "bulululu".  Cheesy

Abraços.

Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 08 de Abril de 2015, as 21:22:42 »

Ferro, defina "bulululu", por favor...  Embarrassed
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 09 de Abril de 2015, as 07:48:56 »

Cheesy

É quando o sujeito esta começando a ter velocidade (pouca) mas ainda não faz nada além de umas pentatônicas do creoulo doido, e sai só um "bulululu".

Abraço.
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 09 de Abril de 2015, as 18:31:32 »

Muito boa essa  Cheesy
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 10 de Abril de 2015, as 16:08:16 »

Ah, entendi, é do jeito que eu toco Cheesy

Não sabia o nome da técnica...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: