Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
17 de Junho de 2025, as 18:17:45
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Zero Glide Replacement Nut System
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Zero Glide Replacement Nut System (Lida 7327 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
Zero Glide Replacement Nut System
«
:
21 de Março de 2015, as 14:51:48 »
Howdy Ho !!!
Procurando por opções de nut para as minhas guitarras e violão, achei este tal de Zero Glide que é uma maneira de colocar o traste zero em instrumentos de cordas.
Assisti aos vídeos e fui convencido pela diferença no timbre, mais aberto e ressonante.
O teste e a aprovação definitiva só com a instalação, mas é possível para quem tem um capo ter uma ideia de como ficaria, basta dar uma palhetada nas cordas soltas do instrumento afinado e depois colocar um capo no primeiro traste e voltar a dar uma palhetada também com as cordas soltas, a diferença (descontando a diferença das notas em si, claro) é o que você teoricamente teria com um traste zero instalado.
Nos meus instrumentos, variando de intensidade de um para o outro por causa da diferença na qualidade dos nuts deles, o resultado foi mais satisfatório com o capo no primeiro traste.
O kit vem com 3 trastes de alturas diferentes, para escolher um que fique compatível com o tipo de traste do seu instrumento.
Com o capo também se pode notar que a ação das cordas fica bem baixa, eu particularmente gosto disso.
Outra melhoria seria a maior estabilidade da afinação pois as cordas ficam apoiadas no traste zero e não no nut, que passa a servir apenas de guia, para manter as cordas no lugar certo, mas o atrito mesmo fica em cima do traste zero e, segundo os caras lá, é reduzido em 93%, fazendo com que as cordas voltem a afinação depois de um bend mais "testosterônico", ou uma alavancada mais bruta.
Custam US$ 30.00, não chega a ser barato, infelizmente.
Acho que vou comprar uns dois, um pro violão e outro para uma SG, se ficar mesmo bom eu coloco nas outras guitarras.
O site :
http://www.zeroglide.com/
Abraços.
«
Última modificação: 21 de Março de 2015, as 15:34:50 por Ferro_Velho
»
Visitante
Re: Zero Glide Replacement Nut System
«
Responder #1 :
21 de Março de 2015, as 15:43:14 »
Eu não gosto muito de instrumentos com traste 0 (zero) não.
Primeiro, com o uso de alavanca e os próprios trabalhos de bends, o traste zero é o primeiro que se desgasta, considerando também a pressão "eterna" sobre eles na posição 0.
Segundo, é o descontrole das cordas soltas sobre eles, quando apertamos a corda sobre um traste, o dedo age como "amortecedor" para parte da vibração, o que diminui muito o efeito ardido do traste sozinho. Agora na posição 0 a combinação traste/corda fica leve e solta para ressonar com o braço, "ardendo" o timbre todo das cordas soltas...
Para mim, o marfim e o teflon são ainda os mais equilibrados, na floyd rose que não tem muito jeito mesmo, eu prefiro o nut/trava de aço bem pesado cromado, tipo as Gotoh japonesas.
Visitante
«
Responder #2 :
21 de Março de 2015, as 15:53:08 »
No caso do desgaste, eles dizem que o frete zero é feito de um material (metal) mais duro, para não se desgastar e para ter menos atrito.
Claro que tudo depende de gosto, eu gosto do som mais agudo e estalado para tocar "clean", nos vídeos do site o som é mais aberto e ressonante, mas eles não mostram em uma guitarra distorcida, então não dá muito pra saber de antemão.
Foi por isso que escolhi o violão e uma SG com P90 para cobaias, no caso do violão eu acho que vai ficar legal, no caso da SG eu estou forçando a barra ao máximo pois ela já é aguda, então se ficar bom nela, ficará nas outras.
Um dos guitarristas que gosto e que usa guitarras com traste zero é o Tony Iommi, e SGs com P90 também, e como eu estou meio que na vibe do Sabbath depois que comprei o pedal Sabbra Cadabra e esta SG, vou fazer o teste.
Abraço.
P.S.: A Dona Gibson tem uma SG com um tipo de frete zero, a nova (2015) standard :
http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/2015/SG-Standard.aspx
Reviews dela:
https://www.youtube.com/watch?v=1NzvbjgTsLA
https://www.youtube.com/watch?v=wSPa43fMW4k
https://www.youtube.com/watch?v=I74gmQWMIkA
«
Última modificação: 21 de Março de 2015, as 17:01:47 por Ferro_Velho
»
Visitante
«
Responder #3 :
21 de Março de 2015, as 16:20:13 »
Ai sim.
Ele raramente usa as cordas mais agudas soltas.
Visitante
«
Responder #4 :
21 de Março de 2015, as 16:23:31 »
Nem eu, e até já deixei crescer o bigode.
Abraço.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 114
-Recebido: 63
«
Responder #5 :
22 de Março de 2015, as 11:03:27 »
Tonante feelings
Não seria mais prático colocar logo um nut em bronze ou latão?
Isso ai fica com uma cara de gambiarra grande.
Visitante
«
Responder #6 :
22 de Março de 2015, as 11:35:14 »
Não seria mais prático colocar logo um nut em bronze ou latão?
Na verdade não.
Se você assistir aos vídeos e ler sobre o traste zero verá que é diferente, ou seja, há semelhanças mas são poucas, no geral o traste zero tem características diferentes como baixar a ação das cordas, diminui a perda da afinação nos bends e alavancadas, etc.
O traste zero não tem "slots" como os nuts, então a área de contato com a corda é mínima, por isso o menor atrito.
Quando você pressiona uma corda em um dos primeiros trastes, por causa da altura maior do nut, você "estica" a corda pra baixo, fazendo com que ela saia do tom, claro que isso é um "defeito" microscópico, mas existe.
Como disse antes, tudo depende do gosto de cada um, mas você pode ter uma ideia de como ficará (e se você irá gostar) fazendo a experiência com o capo, como eu descrevo no primeiro post.
Abraço.
«
Última modificação: 22 de Março de 2015, as 11:39:37 por Ferro_Velho
»
Freqüente
Obrigado
«
Responder #7 :
22 de Março de 2015, as 14:06:01 »
Mas veja bem, o nut não deve ser alto, isso quando ocorre é fruto de uma má regulagem, os meus tem a mesma altura de um traste comum. E mesmo assim, para que o "traste zero" encoste na corda ele tem que ter no mínimo dos mínimos a mesma altura que as cavidades do nut, logo, ele não tem melhoria alguma na ação. Se ele for mais baixo que as cavidades do nut as cordas nem encostariam nele.
Não vejo muita vantagem nisso não, Até porque achei muito feio, tem muito cara de gambiarra feito em casa. Acho um bom nut de bronze com um pouco de grafite ainda a melhor opção ate o momento. Não vou citar roller nut porque simplesmente não gostei deles.
Visitante
«
Responder #8 :
22 de Março de 2015, as 16:41:33 »
Mas veja bem, o nut não deve ser alto, isso quando ocorre é fruto de uma má regulagem, os meus tem a mesma altura de um traste comum.
Então você modificou os seus, pois todos os nuts das minhas guitarras, incluindo uma fender american standard, são um pouco mais altos que um traste.
E mesmo assim, para que o "traste zero" encoste na corda ele tem que ter no mínimo dos mínimos a mesma altura que as cavidades do nut, logo, ele não tem melhoria alguma na ação.
Mais uma vez, coloque um capo (ou até um dedo só como um bar chord) no primeiro traste e observe se as cordas (em todo o braço) não ficam mais baixas.
Claro que se você abaixa o nut das suas guitarras o efeito de ação mais baixa será o mesmo, mas não os outros efeitos.
Você assistiu aos vídeos?
Parece que não pois você só fala na teoria e não sobre o resultado sonoro e os benefícios explicados e demonstrados nos vídeos.
Você tem um capo?
Colocou ele no primeiro traste e testou com e sem ele para ver se gosta do resultado
sonoro
?
Existem textos na net falando sobre o traste zero, existem vídeos na página postada e em outras sobre o assunto, é possível fazer o teste do capo então existem bases mais reais para a modificação ser proveitosa, ou não,
depende do seu gosto
.
Apenas achar não me convence, e quanto ao aspecto de gambiarra, você exagera muito, não acho perfeito e nem tão bem feito como os trastes zero de guitarras como a Gretsch, por exemplo, mas gambiarra eu acho um exagero seu.
Abraço
«
Última modificação: 22 de Março de 2015, as 16:46:31 por Ferro_Velho
»
Freqüente
Obrigado
«
Responder #9 :
22 de Março de 2015, as 17:04:16 »
Eu entendi os ganhos no timbre, e concordo com eles, tanto que por eles mesmo eu usei o nut de bronze como exemplo, ele vai dar mais brilho, duração e sustain ao instrumento. O grafite é só pra ajudar a aliviar o atrito, já que é um metal denso.
Achei parecido com gambiarra porque ele ocupa a mesma cavidade do nut original, o que tanto dificulta a instalação quanto deixa feio, já que existe borda dos dois lados do traste, se houvesse borda em apenas um lado ele ficaria mais rente e bem menos aparente. Sei que parece frescura, mas é esse tipo de acabamento que diferencia uma Gibson Standard de uma Custom.
Não fiz reforma na Gibson, ela já veio com o nut e os trastes bem nivelados, já na Strato Tagima eu comprei usada e foi direto pra troca de trastes, acredito que por ter colocado mais altos eles acabaram também ficando bem nivelados com o nut.
Mas esse é meu ponto de vista, se você está feliz com o produto pra mim isso é o mais importante.
Visitante
«
Responder #10 :
22 de Março de 2015, as 17:22:37 »
Achei parecido com gambiarra porque ele ocupa a mesma cavidade do nut original, o que tanto dificulta a instalação quanto deixa feio, já que existe borda dos dois lados do traste, se houvesse borda em apenas um lado ele ficaria mais rente e bem menos aparente.
Sinceramente, você acha isso feio? Como eu disse, não é perfeito, mas chamar de feio...
Quanto a instalação, o vídeo da a impressão de ser fácil.
Abraço.
Freqüente
Obrigado
«
Responder #11 :
22 de Março de 2015, as 17:39:34 »
De fato esse não, mas achei horrível o da Fender. Ficou tipo um espaço sobrando. Ou pode apenas ter sido mal instalado, ai já não sei dizer.
Visitante
«
Responder #12 :
22 de Março de 2015, as 17:41:35 »
Também achei o da fender mal instalado e sujo até.
Abraço.
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...