Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Setembro de 2025, as 03:14:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Curiosidade: Patente de um emulador de Válvula triodo e pentodo  (Lida 6637 vezes)
Mallermb
Colaborador

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200

« : 13 de Maio de 2015, as 18:09:20 »

Olá pessoal, encontrei esta patente na internet, trata-se de um circuito que emula válvulas triodos e pentodos.

http://www.google.com/patents/US5734725
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 132

« Responder #1 : 13 de Maio de 2015, as 19:24:13 »

Interessante, mas, essa patente já caiu em domínio público há um bom tempo.
E se alguma coisa de bom tivesse surgido dela, não só nós como o resto do mundo saberia.

Além do que, americano concede patente pra tudo.
Quem se sentir lesado que peça a anulação da patente.
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 13 de Maio de 2015, as 20:46:20 »

Interessante, mas, essa patente já caiu em domínio público há um bom tempo.
E se alguma coisa de bom tivesse surgido dela, não só nós como o resto do mundo saberia.

Além do que, americano concede patente pra tudo.
Quem se sentir lesado que peça a anulação da patente.

Concordo, mas ainda acho que existem muitas pessoas com o pé atrás por se tratar de algo em estado sólido, a AMT já fabricou a 12ax7 e a el34 dentre outras em formato solid state, assista o comparativo neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=EharMgOim-k

Neste vídeo compararam as 12ax7 normais, ou seja, de vidro, com uma 12ax7 da amt solid state, tente perceber a diferença, sinceramente não percebi.

Seria muito interessante existir algo assim e de fácil acesso, acho que facilitaria muito no caso dos transformadores de força e de saída.

-----
No caso da 12ax7 solid state, veja abaixo alguns dados bem interessantes:

Heater voltage is 6,3V or 12,6V depending on heater leads connection type.

Max characteristics

Max Anode Voltage – 400V
    Max Anode Dissipation – 1W.
    Max Anode Current – 10mА.
    Max Cathode-to-heater voltage – 350V.

Electrical data

Heater current – 10mА
    Amplification factor – 100
    Trans-conductance – 2mA/V
    Grid to plate capacitance – 1,5pF
    Input Capacitance – 5pF

Perceba que nos filamentos, consumiria apenas 10ma, contra os 150 ou 300 de cada 12ax7 de vidro.

http://eshop.amtelectronics.com/6l6-12ax7-amt-electronics-solid-state-tubes.html

E olha as características de uma 6L6:

Max characteristics of the solid-state pentode AMT 6L6WS

Maximum plate and screen voltage - 800V
    Max plate dissipation - 50W
    Peak plate power (t<100ms) - 120W
    Max Plate Current - 1.5A
    Cathode-to-heater potential ±200 V
    Max Screen Grid current - 30mA
    Heater Voltage - 6.3V
    Heater Current - 20mA

Filamentos em 6,3V e consumo de apenas 20ma.
« Última modificação: 13 de Maio de 2015, as 20:51:18 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
felix
Visitante
« Responder #3 : 13 de Maio de 2015, as 20:54:43 »

Só não entendo porque usar uma simulação que sai mais cara que a original.

Eles andaram simulando válvulas de potência, chegaram a sair uns lotes, mas depois recolheram, por algum motivo.
Ainda não sei se conseguiram fazer algo realmente seguro.

Você pode colocar a vida de pessoas em risco se algo der errado em um amp com arquitetura tradicional.
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 13 de Maio de 2015, as 21:05:57 »

Só não entendo porque usar uma simulação que sai mais cara que a original.

Eles andaram simulando válvulas de potência, chegaram a sair uns lotes, mas depois recolheram, por algum motivo.
Ainda não sei se conseguiram fazer algo realmente seguro.

Você pode colocar a vida de pessoas em risco se algo der errado em um amp com arquitetura tradicional.

Acho que a maior dificuldade em algo desse tipo é o aquecimento, como dissipar tanto calor em um espaço e tamanho tão pequeno, a ideia original seria emular uma válvula 12ax7 ou 6L6, até aí tudo bem, o problema é que esteticamente deveria ficar do mesmo tamanho das válvulas originais, e como dissipar tanto calor em espaço tão pequeno? talvez seja este o problema deles.

Agora quanto a colocar a vida das pessoas em risco, podemos citar vários exemplos, eu mesmo, tenho um amplificador "não citarei a marca", que qualquer encosto dos transistores de saída com o chassi, vai gerar um sério problema, a isolação é precária e muito justa, deveria ser bem maior. Sem falar do fio do auto falante passando pelo meio da fonte de alta tensão e outras coisas mais.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #5 : 14 de Maio de 2015, as 06:03:33 »

...tenho um amplificador "não citarei a marca", que qualquer encosto dos transistores de saída com o chassi, vai gerar um sério problema, a isolação é precária e muito justa, deveria ser bem maior...
Isso não é só tu...  tem amplificador de monte com uma mica isolando aí mais de 150V.  Mas daí nem precisa muito pra um malavisado levar um choque.

Abraços.
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 14 de Maio de 2015, as 10:19:38 »

tem amplificador de monte com uma mica isolando aí mais de 150V.  Mas daí nem precisa muito pra um malavisado levar um choque.

Abraços.

Já vi cada coisa que é de arrepiar os Cabelos, e o pior é que são equipamentos que não custam barato! abraços.
felix
Visitante
« Responder #7 : 14 de Maio de 2015, as 10:39:16 »

Mas cento e pouco volts não é 400v.

Imagina tomar um choque de 400v com uns 0,5a a disposição para te fritar.

Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 14 de Maio de 2015, as 10:52:22 »

Mas cento e pouco volts não é 400v.

Imagina tomar um choque de 400v com uns 0,5a a disposição para te fritar.

Melhor nem imaginar, já levei choque que quase me fez urinar nas Calças  Batendo Cabeça
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #9 : 14 de Maio de 2015, as 12:43:12 »

Infiei uma perninha de transistor no dedo e levei um choque de 2*60V entre o dedo e o antebraço.  Levei um coice e fiquei com o braço doendo uma semana.  Justamente de um amplificador de áudio da Cotempo, porque eu passava o dia revisando a montagem deles.

O curso de NR10 é obrigatório para pessoas que estão exposta a tensões de mais de 50V.

Também já desmaiei ao levar um arco de tubo de televisão.  daí fiquei assim. Kiss

Abraços.
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, as 12:46:31 por Patines » Registrado
Mallermb
Colaborador

Obrigado

« Responder #10 : 14 de Maio de 2015, as 13:00:40 »

E quando aqueles capacitores eletrolíticos, os grandes, usados em valvulados explodem? sai de baixo, ou melhor sai de perto.
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, as 13:34:11 por Mallermb » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: