amplificação de EVH

Started by Guilherme, 14 de September de 2015, as 15:11:18

Previous topic - Next topic

Guilherme

Guest
Soube que na turnê de 2012 EVH utilizou, como novidade, um bastidor com "alguns" amplificadores HH Electronics V800 MOSFET, rack 19".

Até onde eu sei isso não é novidade nenhuma porque EVH, antes de começar a usar paredes de 5150 em suas apresentações em locais grandes, usava exatamente "alguns" amps da HH....

Estarei viajando ?

EddieTavares

Guest
O EVH sempre teve alguns segredos, hoje em dia quando se quer o som da guitarra mais distribuído pelo palco usamos os retornos dos PA's, é possível que ele esteja usando o set antigo em parte das músicas ou uma mistura do set antigo com o novo, imagino que ele prefira seus próprios retornos sem os dispositivos anti feed-back, compressores e o excesso de médios comum nos retornos de palco.

Por um bom tempo ele usou um Marshall Plexi modificado por ele e Bob Bradshaw, internamente um dispositivo simula os falantes e permite que o sinal seja processado por outros efeitos, no fim da cadeia havia uma EP3 Ecoplex que da mais um trato no som o EP3 permitindo que ele seja conectado a um amp PA, no caso o HH, EVH também usa (usava?) um variac pra baixar a tensão AC que alimenta o Plexi.

Entre o Plexi e os HH, durante a carreira EVH usou muitos outros equipamentos diferentes, mas até que ele conheceu o Soldano Slo que é o pai dos amps 5150 o set dele basicamente foi este.

http://www.legendarytones.com/edward-van-halen-brown-sound/

Por que ele não usava powers valvulados como os Mesa 290 ou Marshall 9200 ? Acredito que os amps PA são mais confiáveis, leves, potentes e duráveis além de não adicionar nenhuma coloração no som.

Vh sempre foi uma espécie de alquimista do timbre, poucos guitarristas apostaram em um set tão peculiar.

Guilherme

Guest
OK Eddie agora entendi, o Plexi 59 associado à dummy fazia o papel de um preamp. Realmente um set bem peculiar mesmo...

Também acho que a escolha por esses amps está justificada no penúltimo paragrafo do seu post.

A Marshall se inspirou no HH para fazer a serie de heads 5213,  o estagio de saída usa o mesmo par de mosfets 2SK134/2SJ49 dos HH.

EddieTavares

Guest
O site da HH diz que este power é usado por outros guitarristas como Keith Richards, Robert Plant, Tony Iommi e Steve Stevens, com certeza é um produto diferenciado e de muita qualidade, mas, quem precisa de 800 watts de potência em um set de guitarra??? Honestamente, me parece um tanto excessivo, mas é possível ele soe melhor em ajustes mais modestos. Possível! Mas acho que esses caras usam quase no talo mesmo  (deathmet.

Como nós reles mortais nos contentamos com algo entre 10 e 120 watts, um bom pré valvulado ou não (TSW, clean fender...) e um power com TDA7294, LM3886 ou algum power PA com potência de até uns 200 watts e uma caixa 2x12 com bons falantes não vão fazer feio, só fuja dos amps classe D.

Um outro cara que sempre usou power SS é o Kurt Cobain, ele usava um pré Mesa e uma potência Crown.