Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:40:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teclado Casiotone CT-403  (Lida 4612 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 09 de Agosto de 2017, as 22:59:36 »

Boa noite!

Meu tio e padrinho faleceu faz uns 2 anos e eu acabei herdando um teclado da Casio modelo CT-403, japonês de 1983. Lembro de tê-lo visto em ação quando criança e achava o instrumento magnífico. Infelizmente o mesmo chegou até mim não funcionando mais, pois havia uma goteira bem em cima da mesa onde o teclado ficava. A parte de "madeira" se desfez toda e existem muitos pontos de oxidação na PCI, terminais de componentes e no interior do chassis. A pedido de minha tia, vou encarar a difícil tarefa de conserta-lo.

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/casio-casiotone-403-295385.jpg

Já revisei a fonte, trocando alguns capacitores estourados e verificando os semicondutores. Após isto o teclado passou a ligar, mas ainda estava sem som. Procedi com a limpeza das demais placas, trocando alguns componentes visivelmente estragado e o bicho começou a gerar som, mas não como deveria. A função de auto-acompanhamento está funcionando, mas as teclas não respondem. Além disso, existe um som de fundo como se alguma(s) teclas estivessem acionadas, mesmo com o teclado desconectado da placa-mãe.

Próximos passos:
- trocar TODOS os eletrolíticos;
- verificar todos os transístores, diodos e opamps;
- verificar pontos de "solda fria".

Sugestões serão extremamente bem-vindas. Espero com a ajuda de vocês poder colocar essa raridade pra funcionar.

Abraço!

EDIT

Estou procurando o esquemático ou o manual de serviço, mas ainda não tive sucesso. Já telefonei pra Casio e eles me deram os telefones das assistências de Belém e de São Paulo, mas nada feito. Se alguém puder me ajudar a encontrar esses documentos, ficarei muito grato!
« Última modificação: 09 de Agosto de 2017, as 23:08:36 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 10 de Agosto de 2017, as 05:34:46 »

Não entendo nada de teclados, mas uma coisa posso dizer, revise completamente os conectores das teclas, onde elas se encostam quando pressionadas, provavelmente oxidou ou enferrujou os contatos.
Já que aparece mais gente ajudando, abraços!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 12 de Agosto de 2017, as 10:19:43 »

Jp

Tenta entrar em contato com o cara desse site aqui: http://legoluft.dyndns.org/tech/bending/e-casio-ct-403.html
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal