Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:57:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 + VVP 3.0  (Lida 40771 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #45 : 28 de Outubro de 2018, as 18:37:39 »

Andei lendo sobre essa chave e creio que sua utilidade é apenas para cortar o som se for trocar de guitarra.
Na verdade, há muitas discussões sobre isso. Alguns afirmam que a chave tem só essa serventia, outros afirmam que ela serve só para facilitar a manutenção diminuindo riscos de choque de alta tensão, outros afirmam que ela ajuda pois não deixa a alta tensão chegar às válvulas com elas ainda frias, outros afirmam que prejudica e causa algo chamado envenenamento de cátodo, outros afirmam que não há risco desse envenenamento.

O que acontece, de fato, não sei afirmar. O que sei é que existem diversos amplificadores sem a chave de standby, assim como diversos amplificadores com a chave. Lembro que li que a Fender começou a usá-la para facilitar a manutenção e, como a Marshall começou copiando Fenders, copiaram a chave também. Aí popularizou.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #46 : 28 de Outubro de 2018, as 19:18:38 »

Não é "envenenamento do catodo"; é a destruição do revestimento emissivo pelo bombardeio com íons positivos, com a falta da nuvem eletrônica para protegê-lo. O perigo de dano é real, tanto que todos os amplificadores que construo têm proteção contra esse problema.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #47 : 28 de Outubro de 2018, as 19:26:27 »

É que encontrei por esse nome nas discussões que vi. Faz muito sentido, mas como eu comentei eu não sabia se o perigo era real, só li a respeito.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #48 : 28 de Outubro de 2018, as 19:30:36 »

Envenenamento do catodo é o que acontece quando o mesmo absorve átomos de gases liberados dentro da válvula por aquecimento excessivo do bulbo ou dos eletrodos, ou quando o filamento opera por longos períodos com tensão muito abaixo da nominal. Em ambos os casos o catodo perde emissão com o passar do tempo - embora, no caso do fenômeno ocorrer devido à subtensão de filamento, a emissão possa ser restaurada aumentando-se a tensão de filamento para o valor correto.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #49 : 28 de Outubro de 2018, as 20:07:23 »

Entendi. Sei que estamos fugindo do assunto do tópico, mas o quanto aproximadamente a tensão do filamento deve estar abaixo do nominal para que isso ocorra?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #50 : 28 de Outubro de 2018, as 20:18:40 »

No geral, os fabricantes estipulam uma tolerância de +/- 10% para a tensão de filamento. Válvulas destinadas para uso em automóvel têm tolerância maior. Para cada caso específico, é só consultar o datasheet da válvula. Fora dessa tolerância, a válvula corre o risco de ter sua vida útil encurtada por esgotamento prematura do bário ( com sobretensão ) ou por envenenamento do catodo ( com subtensão ). O envenenamento ocorre com tensões de filamento abaixo da mínima tensão recomendada, entretanto, se a tensão de filamento ficar muito baixa, a válvula deixa de funcionar corretamente, por falta de emissão. Há, assim, uma faixa de tensões de filamento, abaixo da nominal, na qual a válvula ainda funciona, mas que compromete a emissão do catodo a longo prazo.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, as 20:26:09 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #51 : 28 de Outubro de 2018, as 22:09:27 »

Entendi. Estou com uma válvula operando com tensão 20% abaixo da nominal. Se trata de uma válvula bem barata, então não tenho tanta preocupação com ela. Mas bom saber disso, vou me atentar nos próximos projetos.
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #52 : 31 de Outubro de 2018, as 23:20:09 »

Obrigado pelas explicações. Decidi pela chave de stand by pela praticidade ao trocar um instrumento etc.

Comprei uma lampada desse tipo:


O vendedor disso que posso ligar direto no 220V, mas estou com um medo danado, principalmente porque muitas vezes eles não sabem muito de eletrônica. Alguém tem alguma informação mais segura? Obrigado.
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #53 : 31 de Outubro de 2018, as 23:53:18 »

Faça a ligação em 220V com um diodo 1N4007 em série com a lâmpada. Se o brilho ficar fraco aí retire o diodo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #54 : 01 de Novembro de 2018, as 07:28:06 »

Faça a ligação em 220V com um diodo 1N4007 em série com a lâmpada. Se o brilho ficar fraco aí retire o diodo.
Obrigado.
Vou colocar outra dessas no stand by nos fios do B+ (190V) do transformador.
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #55 : 01 de Agosto de 2019, as 21:45:59 »

Olá pessoal,

Finalmente estou terminando a montagem final no chassi. Coloquei fusível, chave de stand by e as lâmpadas indicadoras (liga e stand by).

Fiz o primeiro teste, com uma lâmpada de 100W em série, e entrou em auto-oscilação (quando toco ela diminui), vide vídeo: https://youtu.be/akyWf7rU1Zc

Segue uma foto da macarronada interna  Roll Eyes
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Estou com receio de ligar novamente com essa barulheira.

Registrado

Guitar Craft
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #56 : 02 de Agosto de 2019, as 10:36:30 »

Duas coisas: (e não é para resolver o problema de oscilação do amp)

1) gira em 90 graus o transformador de força
2) gira em 90 graus o transformador de saída
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #57 : 02 de Agosto de 2019, as 11:40:51 »

Duas coisas: (e não é para resolver o problema de oscilação do amp)

1) gira em 90 graus o transformador de força
2) gira em 90 graus o transformador de saída

Acho que li algo à respeito no fórum esses dias, mas já tinha furado... Vou refazer as furações no chassi  Batendo Cabeça.
Vou encurtar os fios também. Obrigado.
Registrado

Guitar Craft
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #58 : 02 de Agosto de 2019, as 11:44:39 »

Haroldo, por curiosidade, por que girar ambos os transformadores?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #59 : 02 de Agosto de 2019, as 13:29:43 »

Haroldo, por curiosidade, por que girar ambos os transformadores?

Já li em diversos lugares que as linhas magnéticas que saem do transformador podem invadir e influenciar o funcionamento das válvulas próximas. Já testei e realmente diminui bastante o ruído de 60 Hz, mas isso com as válvulas próximas ao transformador.

Recomenda-se também que os transformadores sejam dispostos em posição diferente, um em relação ao outro, pelo mesmo motivo (as linhas magnéticas de um não influenciarem um ao outro). No caso mostrado aqui, a distância entre os transformadores é grande, pode ser que não seja tão necessário assim. Mas como eu adoto isto como uma regra, eu simplesmente as sigo.

Bom, tem gente aqui muito boa que pode refutar ou confirmar a teorias acima.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal