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Autor Tópico: Ajuda com confecção de placa  (Lida 8766 vezes)
rafammbass
Visitante
« : 21 de Agosto de 2010, as 12:29:00 »

Bom dia handmakers,

Infelizmente a papelaria aqui do lado de casa fechou e não estou achando ninguém que se disponha a imprimir meus PCBs. Na impressora do trabalho não dá, o toner parece não pegar completamente no papel...

Enfim, alguém que more em SP sabe onde existe alguém que corra o "risco" de imprimir no glossy? Fui em algumas gráficas (9) e nenhuma quis imprimir...

 Você, que mora em SP, não pode fazer isso pra mim??  Grin Grin

Obrigado!

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #1 : 27 de Agosto de 2010, as 14:25:52 »

Imprima em sufite e depois veja se o pessoal da xerox não faz isso. Leva folha fina... ou... imprime diretamente no papel que você tem forçando a impressora a achar que está com uma gramatura diferente. Se for maior que a do papel usado, vai prender mais, se disser que é menor, o tonner não vai ficar muito preso.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 27 de Agosto de 2010, as 15:00:31 »

Imprima em sufite e depois veja se o pessoal da xerox não faz isso. Leva folha fina... ou... imprime diretamente no papel que você tem forçando a impressora a achar que está com uma gramatura diferente. Se for maior que a do papel usado, vai prender mais, se disser que é menor, o tonner não vai ficar muito preso.

Cuidado com o que você está falando.

Acabei de postar uma resposta no outro tópico.

Qual papel tá usando? O toner da impressora do seu trabalho é original ou recarregado?
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #3 : 27 de Agosto de 2010, as 16:05:09 »

Relaxe... isso que estou falando eu vivo todo dia. Trabalho com isso a mais de 5 anos (sou formado em design), trabalho no marketing de uma instituição de ensino superior e temos impressões de vários materiais com vários tipos de papel.

Quando compramos uma impressora laser no trabalho que imprime A3, erramos várias configurações e papéis... vi os resultados (lembrando que tenho uma laser hp3600n em casa). Se na configuração você colocar um papel mais grosso (n maior que 230g p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) essas impressoras não aguentam tanto) e disser que ela tem 60/75g, a impressora aquece menos o fusor e a depender do modelo, a pressão do rolo pressor é menor também. Isso n deixa o toner ficar muito preso no papel. Só resta testar se ele sai de maneira uniforme quando aplicar. Isso é questão de teste. Apenas dei mais uma forma para testes. Quanto ao papel, ele primeiro tem que ver o tipo e se a máquina que vai fazer impressão suporta. Não adianta colocar uma transparência qualquer por exemplo numa laser que o fusor vai embolar com o plástico.

Mas concordo com você... Ele precisa informar estas coisas para ajudar.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2010, as 02:11:39 »

Qual papel tá usando? O toner da impressora do seu trabalho é original ou recarregado?

Estou usando glossy 150 g. No trabalho a impresora é uma HP P1040 e o toner é com certeza original. Mandei imprimir nesse glossy como se fosse papel normal, não mudei gramatura nem nada. Eu já li em algum lugar que a impressora tem que ser laser "colorida", pois ela joga mais toner no papel, procede?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2010, as 02:36:03 »

Estou usando glossy 150 g.
A gramatura (150g) é a mesma que eu uso da marca system. Você não disse qual a marca do papel que usa.

Citar
No trabalho a impresora é uma HP P1040...
Não conheço essa impressora e, infelizmente, não posso opinar.

Citar
...e o toner é com certeza original.
Isso é ótimo. Embora tenha tido sucesso com alguns recarregados, o original sem dúvida é muito melhor.

Citar
Mandei imprimir nesse glossy como se fosse papel normal, não mudei gramatura nem nada.
Eu faço quase isso. Também mando imprimir como se fosse folha sulfite comum. Apenas coloco para a configuração de mais toner na impressão.

Citar
Eu já li em algum lugar que a impressora tem que ser laser "colorida", pois ela joga mais toner no papel, procede?

Você leu aqui mesmo, embora tenha esquecido de um detalhe.
Isso é verdade, desde que, e apenas desde que você tenha os desenhos configurado como preto CMYK, de forma que, ao imprimir, todos os 4 cartuchos (Cyan, Magenta, Yello, BlacK) despejem o máximo de toner.

Ou seja, se você simplesmente pegar um layout (por exemplo do tonepad) e fizer isso (forçar impressão colorida) não vai adiantar nada.

Esse lance de preto CMYK também funciona para impressoras monocromáticas. Aqui em casa na finada HP2100 e na Sansumg ML2010 tem diferença na impressão entre o preto RGB e o preto CMYK.

O DesignerMx pode falar mais sobre isso.

Abraços.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, as 10:36:32 por Plautz » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2010, as 10:03:01 »

Estou usando glossy 150 g.
A gramatura (150g) é a mesma que eu uso da marca system. Você não disse qual a marca do papel que usa.

Citar
No trabalho a impresora é uma HP P1040...
Não conheço essa impressora e, infelizmente, não posso opinar.

Citar
...e o toner é com certeza original.
Isso é ótimo. Embora tenha tido sucesso com alguns recarregados, o original sem dúvida é muito melhor.

Citar
Mandei imprimir nesse glossy como se fosse papel normal, não mudei gramatura nem nada.
Eu faço quase isso. Também mando imprimir como se fosse folha sulfite comum. Apenas coloco para a configuração de mais toner na impressão.

Citar
Eu já li em algum lugar que a impressora tem que ser laser "colorida", pois ela joga mais toner no papel, procede?

Você leu aqui mesmo, embora tenha esquecido de um detalhe.
Isso é verdade, desde que, e apenas desde que você tenha os desenhos configurado como preto CMYK, de forma que, ao imprimir, todos os 4 cartuchos (Cyan, Magenta, Yello, BlacK) despejem o máximo de toner.

Ou seja, se você simplesmente pegar um layout (por exemplo do tonepad) e fizer isso (forçar impressão colorida) não vai adiantar nada.

Esse lance de preto CMYK também funciona para impressoras monocromáticas. Aqui em casa na finada HP2100 e na Sansumg ML2010 tem diferença na impressão entre o preto RGB e o preto CMYK.

O DesignerMx pode falar mais sobre isso.

Abraços.

Concordo com o Plautz, mas paara esclarecer como funciona este lance do couchê na configuração:

Toda impressora vai depender do programa que envia as informações, ou seja... existem coisas chamadas perfis de cor (não tão importantes para a necessidade aqui), mas nestes perfis existem coisas como por exemplo: FROGA 39 Coated e Uncoated, sendo que coated é com brilho e uncoated é sem. No papel sufit isso funciona bem, já que a questão de informar que é brilhoso, faz com que o tonner seja aplicado de forma diferente, ou seja... com verniz, menos tonner é necessário e um certo controle de calor  para que não borre a impressão, já que não vai ser tão facilmente absorvido. Sendo assim, não á problema em não configurar a impressora para tal se for usar sufite. Se você não souber nada sobre programas de edição de imagem, mas tiver um photoshop da vida, pode arriscar uma coisa simples....  converta o arquivo de RGB para CMYK, isso fará com que o arquivo receba uma informação errada nas cores e adicione o que graficamente chamammos de preto nas quatro cores, mas em quantidades proporcionais... caso entenda mais um pouco, coloque apenas camadas cada uma numa cor, sature 100% e aplique o efeito multiply. Se for num programa vetor, apenas aplique as quatro cores no desenho e mande imprimir. .

Vá fazendo testes, até porque agente aprende muito com os erros (desde que n seja algo absurdamente caro ou perigoso, recomendando seguir receitas já prontas), mas nesse caso você perderia no máximo um pedacinho de cobre de tanto esquentar no ferro (vc pode cortar um pedacinho do que vai sobrar para tentar pegar um ponto. Vou comprar umas 4 placas para testar... uma vou comprar grande e dividir em vários pedaços, mas o processo que vou usar para as minhas vai ser o da tinta foto sensível. Vou fazer os testes com a laser apenas para conhecer, aprender e poder ajudar ao pessoal aqui, caso descubra algo novo (muito difícil) ou apenas aperfeiçoar o processo.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, as 10:36:59 por Plautz » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 30 de Agosto de 2010, as 21:20:23 »

Aí pessoal,

Aproveitando o tópico e tambem a expertise do designermx2, eu queria perguntar sobre uma ideia maluca  Sarcasmo  que eu tive quando estava confeccionando minhas placas.

É o seguinte, toda a chateação do processo de transferência térmica se dá na hora de tirar o papel deixando o toner colado na placa né?  É por isso que se usa papel glossy e não o papel "normal" A4, o glossy sai mais fácil.

Eu tentei usar o papel de etiquetas (sem as ditas, claro) e a única coisa que consegui foi fazer o cara da xerox daqui da rua ficar com raiva de mim pois melecou a máquina toda por dentro.
Aí eu pedi a ele para fazer a cópia numa folha de papel "normal" e fiz com este papel mesmo.
Dá pra fazer, mas leva muito mais tempo de molho na agua e não fica perfeito pois o papel arranca algum toner quando sai.
Daí eu pensei, e se depois da etapa do ferro de passar (e antes de colocar a placa na agua com o papel ainda colado) nos molhassemos o papel (mais fino, gramatura baixa) com uma mecha de algodão umedecida em alcool e tocassemos fôgo!
Será que não queimaria o papel e deixaria o toner grudado na placa?
Será que se não demorassemos muito queimando, o toner e a placa em si aguentariam o calor?
Agora não tenho material pra experimentar, estou fazendo minhas placas com o Tiagojoy, mas assim que puder vou testar.

Abraços.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, as 21:27:07 por Ferro_Velho » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #8 : 30 de Agosto de 2010, as 21:46:32 »

Hehe... essa eu já tentei. O que aconteceu na xerox foi o seguinte. O papel é muito liso e brilhoso. Não sei bem como funciona a máquina de xerox (tem muito mais recursos de configuração), além de outras coisas envolvidas (o tonner é diferente , pressão, cores, etc...). Os testes que fiz com esse papel, foi aqui na minha laser e saiu blza. No alumínio saiu bastante, imaginei que limpando a gordura da placa e arranhando com bombril , vai ajudar a sair tudo, mas vou testar (estou esperando receber grana para comprar na multicomponentes)
Com relação ao fogo... tentei queimar com acetona, com alcool e etc... não funcionou no alumínio, mas creio que você pode criar alguma reação química  (cobre, alcool e fogo) e ou inutilizar a placa, ou dificultar a solda nas placas (só testando pra ver) no caso do alumínio, além de não ter descolado (mesmo queimado, fez o tonner derreter tmb (o que imaginava e testei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) precisava testar eheh). O método que deve sair mais simples e com resultados rasoáveis é a foto transferência (40 reais par aumas 10 placas 10cm x 10xm) O que quero testar é justamente isto, qual o melhor tipo de papel e qual o meio de transferência que mais prende o tonner na placa (a acetona funciona legal e já pensei em juntar as duas coisas), ou seja... transferia normalmente com o ferro e depois enxarcaria com acetona para a folha soltar (antes que seque). Mas só testando.

Outra coisa que vou ver, é aquele papel de arroz (usado em bolo) quero ver se o tonner aplicado nele, quando colocar água ele derrete e fica o toner na placa, mas isso pode ser mais complicado do que se imagina e ai só testando.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 30 de Agosto de 2010, as 22:34:06 »

No aluminio, talvêz tenha derretido o toner porque o aluminio é um execelente condutor térmico, absorveu calor demais.
Quanto ao calor muito alto no cobre, quando eu testei com papel "normal" de xerox, eu deixei o ferro durante tanto tempo em cima da placa que o cobre mudou de côr, ficou azulado.
Mas aí foi só passar a esponja verde e ele voltou ao normal e não causou nenhum problema na soldagem.
O que eu gostaria de saber é se a placa aguenta o calor do fôgo, pois com o calor do ferro de passar, não causa nada.

 
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #10 : 31 de Agosto de 2010, as 14:03:28 »

Veja isso... ajudará você a remover o papel. Ele usa o método 3 (que eu ia experimentar, pois já tinha ouvido falar nesse processo de destruição das fibras do papel) , assim como a lendária chinesa lenda do miolo de pão para recompor fibras quando usamos a borraxa molhada de saliva para apagar (coisa de quando éramos pequenos). O papel fica amarelado, mas fica "recomposto" (pelo menos melhor que antes) e podemos passar um cimentinho como corretivo branco eheh... Coisas que só em gráfica agente aprende...

Fica a dica e link:
http://www.py2bbs.qsl.br/pci.php

« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, as 22:29:37 por designermx2 » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #11 : 31 de Agosto de 2010, as 20:52:12 »

Valeu, vou testar.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #12 : 01 de Setembro de 2010, as 22:32:42 »

Ah, lembre-se de tomar muito cuidado... eu nos meus testes de tirar ferrugem de alto-falante, usei ácido, mas comprei óculos, luvas, máscara (não foi a apropriada, mas ajudava a proteger o rosto) e fiz tudo em local de céu aberto (pois a reação gera muito vapor altamente toxico - acredite que é tóxico a ponto de uma respirada e demora no socorro certamente levaria a morte).

Caso queira saber como remover quase que totalmente(95%) o ferrugem de algo, sem danificar plástico, abre um tópico que depois eu faço um tutorial... se eu demorar, é porquê não vi, ai você coloca uma MP que vou ver no email e vejo lá.

Abraços e boa sorte.
Registrado
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