Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 07:03:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Altura das cordas | Violão Nylon  (Lida 3824 vezes)
PImbrizi
Visitante
« : 30 de Agosto de 2017, as 00:39:16 »

Saudações a todos!

Eu comprei recentemente um violão da Giannini Start (NF 14) para tentar começar uma turma de alunos (minha primeira!)

Percebi que, creio por ser modelo "start" e bem barato, as cordas vieram bem altas em relação à base do braço. Com isso, tenho algumas dúvidas:

1ª - É normal a madeira do braço "estalar" conforme eu giro o parafuso do tensor, mesmo que respeitando o limite de 1/4 de volta a cada 15 minutos?
2ª - Mesmo com o braço estando reto, a altura das cordas em relação à base do braço é relativamente grande. O que eu deveria fazer?
3ª - A captação dele é no rastilho (creio que o nome técnico seja "piezzo"). Posso lixar normalmente para baixar a altura das cordas?

Muito obrigado pela atenção.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 30 de Agosto de 2017, as 07:28:54 »

Minhas opiniões  (mas não sou luthier):

1) com esse tempo tão seco, pode acontecer sim.

2) o único jeito é mexer no rastilho. Deixar o braço muito reto ou mesmo convexo (curvado para trás) faria as cordas trastejarem.

3) pode lixar o rastilho sim. O piezo parece um "arame" e fica em baixo dele, encaixado sem cola numa ranhura. Quando remover o rastilho o piezo pode sair da posição, preste atenção nisso.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #2 : 30 de Agosto de 2017, as 11:18:38 »

Olá PImbrizi,
Se possível manda uma foto do captador fora do cavalete, tem alguns modelos que são consolidados com o rastilho e têm um limite que se pode lixar. Alguns metálicos, pode apenas aumentar um pouco a cavidade de encaixe das cordas e outros que são como o Finck falou.
Boa sorte na empreitada!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal