Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 19:30:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como adicionar mais fuzz à este pedal?  (Lida 6473 vezes)
krozz
Visitante
« : 27 de Setembro de 2017, as 01:04:33 »

Recentemente terminei de fazer um Cloven Hoof (seguindo o layout: http://effectslayouts.blogspot.com.br/2015/03/earthquaker-devices-hoof.html?m=1 detalhe nas modificações abaixo da imagem para se fazer o CLOVEN HOOF) da Earthquake Devices. O mesmo tem um som regulagem incríveis, mas estou achando seu fuzz um pouco fraco. Alguma dica de como posso melhorá-lo nesse aspecto?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 27 de Setembro de 2017, as 08:29:01 »

Você pode tentar colocar transistores de maior hFE como por exemplo (BC550C, MPSA18, etc). Já fiz esse pedal e a proposta dele não é ser tão nervoso assim, por isso ele é hibrido com esses transistores GE. Então fiz um Swollen Pickle e estou satisfeito, principalmente com o controle de tom. Abraços.
Registrado
krozz
Visitante
« Responder #2 : 28 de Setembro de 2017, as 11:39:52 »

Você pode tentar colocar transistores de maior hFE como por exemplo (BC550C, MPSA18, etc). Já fiz esse pedal e a proposta dele não é ser tão nervoso assim, por isso ele é hibrido com esses transistores GE. Então fiz um Swollen Pickle e estou satisfeito, principalmente com o controle de tom. Abraços.

O do layout é o "Hoof Fuzz", eu fiz sua variação, o "Cloven Hoof", que utiliza apenas transistores de silício. 2x 2n5089 e 2x MPSA13.

Para se fazer o "Hoof Fuzz" (com germanio) o AC127 é um bom substituto para o 2n1308? Não encontro esses malditos transistores de germanio em lugar nenhum!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 28 de Setembro de 2017, as 12:54:52 »

Que esquemático tu usou?  É pouco produtivo pedir sugestões sem poder olhar o esquema...

 E também gostaria da definição do que seria "mais fuzz"... seria mais ganho? Sera soft clipping?

Abraços.
Registrado
krozz
Visitante
« Responder #4 : 28 de Setembro de 2017, as 16:41:11 »

Que esquemático tu usou?  É pouco produtivo pedir sugestões sem poder olhar o esquema...

 E também gostaria da definição do que seria "mais fuzz"... seria mais ganho? Sera soft clipping?

Abraços.

Segui o primeiro esquemático do link, porém com as devidas variações para se fazer o Cloven: https://www.google.com.br/search?q=hoof+fuzz+schematic&oq=hoof+fuzz+schematic&aqs=chrome..69i57j0l3.4290j0j4&client=ms-android-sonymobile&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#imgrc=_tCNMA-5S7825M:

O pedal soa mais como um distortion, não tem aquele sujo do Fuzz. À isso me referi ao dizer que quero "mais fuzz". Não sei o termo que se utiliza nessa situação _ o ganho está bom.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 28 de Setembro de 2017, as 17:45:34 »

Acho que você quer um som mais "granulado e peidado"? Eu fiz esse pedal e não gostei tanto, por isso fiz um Swollen Pickle da Way Huge. Não gostei tanto da equalização desse pedal também...
Abraços.
Registrado
krozz
Visitante
« Responder #6 : 06 de Outubro de 2017, as 04:28:34 »

Acho que você quer um som mais "granulado e peidado"? Eu fiz esse pedal e não gostei tanto, por isso fiz um Swollen Pickle da Way Huge. Não gostei tanto da equalização desse pedal também...
Abraços.

Não exatamente... Pra isso estou planejando fazer um Pharaoh!

Acontece que ele soa bem diferente do Cloven Hoof original, de acordo com os vídeos que vi...

-----
A única explicação que achei pra diferença, foi o fato de eu não ter utilizado resistores com composição de carbono. No site da fabricante tem a seguinte frase:

"We also replaced key resistors with NOS Carbon Comp components to sprinkle a little bit of vintage flavor into the Cloven Hoof"

Quais seriam os "resistores chave"?

-----
Esse é o esquema:

https://www.google.com.br/search?q=cloven+hoof+schematic&oq=Cloven+hoof+sc&aqs=chrome.1.69i57j35i39j0l2.7151j0j4&client=ms-android-sonymobile&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8#imgrc=_tCNMA-5S7825M:
« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, as 04:32:57 por krozz » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 06 de Outubro de 2017, as 13:55:45 »

Bom, vamos lá. Primeiramente, quando for postar um esquema, poste o link diretamente para o que você usou. O primeiro link que você postou é para um layout, e layouts são muito mais complicados de se interpretar do que os esquemas, então dê preferência para os esquemas. E postar links para pesquisas no google não ajuda muito...

Ele é basicamente um Big Muff, portanto deveria ter ganho mais que suficiente. Usando 4 2N5089, o ganho é alto. Com os 2 MPSA13 sugeridos, fica mais alto ainda. Verifique se os valores dos componentes estão corretos e se há soldas frias. Geralmente o problema é algo mais simples do que imaginamos.

Sobre os resistores de carbono, isso não vai influenciar muito. Eles são mais precisos. Mas se você ler a história dos Big Muff, a Electro Harmonix tinha o costume de usar o que tinha em mãos, tem versão do Big Muff que usa resistor de 100K e tem versão que o mesmo resistor tem valor 120K. Não é porque mudaram o projeto, mas é porque era o que eles tinham. E, mesmo soando um pouco diferentes, todos tinham bom som. Essa frase postada no site foi para agregar mais valor ao produto.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 09 de Outubro de 2017, as 13:42:00 »

Se você quer mais fuzz, substitua os LEDs vermelhos D3 e D4 no layout (no esquema, são D1 e D2) por LEDs infra-vermelhos. Eles têm uma tensão de condução ~0,5v menor que LEDs vermelhos, então "distorcem mais fácil". Eu deixaria os outros dois LEDs como estão, pois assim vai ter mais sinal indo para distorcer os infra-vermelhos.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 09 de Outubro de 2017, as 14:10:51 »

Se você quer mais fuzz, substitua os LEDs vermelhos D3 e D4 no layout (no esquema, são D1 e D2) por LEDs infra-vermelhos. Eles têm uma tensão de condução ~0,5v menor que LEDs vermelhos, então "distorcem mais fácil". Eu deixaria os outros dois LEDs como estão, pois assim vai ter mais sinal indo para distorcer os infra-vermelhos.

Interessante essa informação! Leds infra-vermelhos são aqueles dos controles remotos, correto ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 09 de Outubro de 2017, as 14:28:49 »

Interessante essa informação! Leds infra-vermelhos são aqueles dos controles remotos, correto ?

Isso mesmo! Eles tem o invólucro parecido com o de LEDs de alto brilho, e podem ser tanto transparentes quanto azul translúcido. Hoje em dia, são bem comuns em câmeras de segurança.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
krozz
Visitante
« Responder #11 : 16 de Outubro de 2017, as 21:09:09 »

Bom, vamos lá. Primeiramente, quando for postar um esquema, poste o link diretamente para o que você usou. O primeiro link que você postou é para um layout, e layouts são muito mais complicados de se interpretar do que os esquemas, então dê preferência para os esquemas. E postar links para pesquisas no google não ajuda muito...

Ele é basicamente um Big Muff, portanto deveria ter ganho mais que suficiente. Usando 4 2N5089, o ganho é alto. Com os 2 MPSA13 sugeridos, fica mais alto ainda. Verifique se os valores dos componentes estão corretos e se há soldas frias. Geralmente o problema é algo mais simples do que imaginamos.

Sobre os resistores de carbono, isso não vai influenciar muito. Eles são mais precisos. Mas se você ler a história dos Big Muff, a Electro Harmonix tinha o costume de usar o que tinha em mãos, tem versão do Big Muff que usa resistor de 100K e tem versão que o mesmo resistor tem valor 120K. Não é porque mudaram o projeto, mas é porque era o que eles tinham. E, mesmo soando um pouco diferentes, todos tinham bom som. Essa frase postada no site foi para agregar mais valor ao produto.


Peço desculpa por ter postado o link de pesquisa. Porém, o site é horrível para o uso em mobiles. Como eu não consegui enviar imagem, foi assim mesmo.

Obrigado pela informação! Tava quase pagando uma nota pelos resistores _

-----
Se você quer mais fuzz, substitua os LEDs vermelhos D3 e D4 no layout (no esquema, são D1 e D2) por LEDs infra-vermelhos. Eles têm uma tensão de condução ~0,5v menor que LEDs vermelhos, então "distorcem mais fácil". Eu deixaria os outros dois LEDs como estão, pois assim vai ter mais sinal indo para distorcer os infra-vermelhos.

Obrigado pela informação! Como eu fiz a versão "Cloven Hoof" (diodos de silicio), utilizei apenas duas LEDs. Vou tentar com os infra-vermelhos!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, as 21:12:28 por krozz » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 17 de Outubro de 2017, as 01:53:38 »

...o site é horrível para o uso em mobiles...
Tem coisa que só atrasa a vida..  arruma um mobile de tela 20cm X 34cm que dá pra ver tudo muito bem!

Abraços!
Registrado
krozz
Visitante
« Responder #13 : 17 de Outubro de 2017, as 02:54:46 »

...o site é horrível para o uso em mobiles...
Tem coisa que só atrasa a vida..  arruma um mobile de tela 20cm X 34cm que dá pra ver tudo muito bem!

Abraços!

Parceiro, a tela de meu celular é grande e a resolução é ótima. Não é apenas a visibilidade (ou a não visibilidade) de um site/aplicativo que define sua usabilidade. Existe um termo denominado "User Experience" (UX) que trata de explicar isso, caso lhe interesse.

O site do fórum não oferece compatibilidade para mobiles para enviar arquivos multimidia como fotos, video e áudios (ao menos não consegui o fazer), foi a isso que me referi por "horrível para se utilizar em mobiles".
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 17 de Outubro de 2017, as 12:27:39 »

Krozz

Leia esse tópico, e veja se ele pode ajudá-lo.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.msg170870#msg170870

 Smiley
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal