Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:05:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TMiranda Colossal - com chave Home (de 50/25 para 5W)  (Lida 4201 vezes)
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« : 03 de Outubro de 2017, as 11:23:55 »

Senhores

acompanhei o anúncio do head TMiranda Colossal 2

http://tmiranda.com/amplificador-valvulado-handmade/amplificador-valvulado-high-gain-micro-head.htm

com a seguinte descrição, no item 3:

Citar
3 - Além da atenuação de potência Full(50w) half(25) adicionamos a chave(show/home) que na posição “home” deixa o Colossal com apenas 5w e te dando praticidade pra estudar sem derrubar sua casa..

Pensando isto para outros projetos, é algo muito complicado/difícil/trabalhoso/engenhoso para aplicar?

Pergunto isto, pois tenho um desejo maluco de montar um Silver Jubilee, mas esbarro e desanimo justamente na questão de ter um exagero de volume, sem ter o melhor que o amplificador pode dar, que é a saturação das válvulas.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2017, as 13:50:03 por stash » Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #1 : 03 de Outubro de 2017, as 13:41:38 »

Também sou fã do Silver Jubilee e acho bem pertinente essa ideia! Vamos ver o que os mais experientes têm a falar. Já pensou em fazer uma versão com power em baixa potência, como os Marshall de 1W?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 03 de Outubro de 2017, as 14:34:18 »

Fazer um atenuador não é algo complicado (até pode ficar, porque tem gente que inclui alguns componentes a mais, com a justificativa de que os atenuadores mais simples "roubam timbre"). Eu sugiro um atenuador resistivo Bridged T.

Mas precisa levar em conta que:

1) A potência que for atenuada será desperdiçada na forma de calor (óbvio...).

2) Não é uma redução de 50% que fará um amplificador valvulado de 50W poder ser usado em casa, ao menos sem risco de receber visita da polícia (eu moro em apartamento e já recebi reclamação por causa de um valvulado de 5W com volume na metade). Para ter 50% da percepção de volume é preciso reduzir a potência em aproximadamente 90%.

3) Torrar um monte de potência para poder ter "distorção de power" em níveis civilizados implica em trabalhar com o amplificador constantemente no limite. Durabilidade das peças certamente será estará comprometida.

Isso posto, acho que para usar em casa é mais interessante usar um power pequenino, de 1 ou 2W, ao invés de atenuar um grandalhão.

Finalmente, lembro que a redução de potência do power pode ser conseguida de outras formas, como por exemplo a redução da tensão de alimentação (o Orange Tiny Terror usa esse recurso), mas há alteração de timbre. Há também opção de mudar configuração do circuito do power, de "pentodo para triodo", tirar um par de válvulas, mas aí já não sou capaz de explicar...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 03 de Outubro de 2017, as 18:25:41 »

Eu acho que se alguém estiver disposto a consegui o esquema usado para alterar de 50W para 5W seria bom. É o mesmo esquema usado pela BlackStar, Alien e agora os TMiranda. Já tinha visto um MOSFET suspeito numa foto interna dos da Alien, quem sabe...
Abraços.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 03 de Outubro de 2017, as 22:19:42 »

Fui fuçar sobre esses jeitos inovadores de reduzir potência e achei esse link, que pode ser um ponto de partida para os mais entendidos-corajosos-atrevidos:

http://revolutiondeux.blogspot.com.br/2012/06/voltage-scaling-in-amplifiers-power.html?m=1

Pelo que andei vendo, tem mesmo FET (seja lá de que tipo for) na brincadeira..
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 04 de Outubro de 2017, as 08:41:50 »

Meus dois centavos...

É muito fácil se perder nas possibilidades, amplificador com duzentas funções e mods, mas as vezes pagando com a perda de timbre.

Sinceramente, eu hoje prefiro ter o "básico dedicado à função".

Se você se apresenta, ensaia com banda, grava, etc., parta para fazer o amplificador que você necessita, com a potência necessária.

Este amplificador potente poderá ser usado em casa, para treino, com pedais.

O JCM800 é master volume...

Mas se você tem condições financeiras, faça um outro pequeno para tocar em casa, desta maneira você pode ter o bom dos dois mundos.

O pequeno pode se conectar aos falantes do grande, em casa, para ser usado.

Sei que o custo pode ser um problema, mas acredite, a satisfação será bem maior que ter um amplificador cheio de "pitoco" e com som prejudicado pela tal da "praticidade".


Abraços.

P.S. "Food for thought":

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7608.0

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5040.0


« Última modificação: 04 de Outubro de 2017, as 10:31:39 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 04 de Outubro de 2017, as 20:30:35 »

Citar
Fui fuçar sobre esses jeitos inovadores de reduzir potência e achei esse link, que pode ser um ponto de partida para os mais entendidos-corajosos-atrevidos:
Esse circuito apenas diminui o +B através de VR1, do mosfet e demais componentes associados.
Mas, ele só funciona a contento em valvulados que usem auto polarização por resistor de cátodo.
Em circuito do tipo "fixed bias" é necessário um circuito transistorizado adicional que modifique a tensão de bias nas grades de controle, conforme se ajuste o potenciômetro VR1.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 04 de Outubro de 2017, as 22:18:19 »

Ramsay, eu havia percebido isso também (embora sem saber exatamente o que significa...). Mas postei a título de "ponto de partida" mesmo, parece que há esquemas que trabalham com bias fixo.

Ferro Velho, 100% de acordo contigo. E não apenas com relação a amplificadores. Aparelhos que se propõem a "fazer de tudo" não costumam fazer nada bem. De certa forma, já havia colocado essa opinião ao recomendar o uso de um amplificador pequeno ao invés de atenuar um grandalhão (mas já que o Electric Effects deu corda, eu emendei...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal