Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:49:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meteoro CB150 "em curto"  (Lida 17733 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #30 : 04 de Outubro de 2017, as 21:26:12 »

Q8 aquece porque a tensão aí está alta.
Mas não é Q8 que frita os dedos, é Q1.

Isso é estranho, mas pode ser um reflexo do problema desse driver (Q5).
Q1 não deveria fritar, e como ele está ligado à Q2 pelo emissor, podem ambos estar com problemas também.

Mas por enquanto, temos que ver Q5 (e talvez Q7).
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #31 : 04 de Outubro de 2017, as 22:43:25 »

Tirando o BD139 (Q5), parou de ter 45V na saída. Pena que não tenho outro pra colocar no lugar, pra testar.

-----
Q1 parou de fritar. E agora a lâmpada série não acende nem com o alto falante. Mas... Tenho minhas dúvidas que seja o BD139. Tomara que seja.

-----
Botei o geradorzinho do Handmades e não deu nenhum som. Achei que deveria dar pelo menos um som distorcido do semiciclo negativo.

-----
Se for útil, tenho frequencímetro à disposição.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2017, as 23:10:44 por V.O.A. » Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #32 : 05 de Outubro de 2017, as 14:57:31 »

Você chegou a fazer aquelas modificações que aparecem no quadrado no lado inferior direito do esquema elétrico? Eu estive com um amplificador com esse mesmo circuito e esse mesmo transistor que esquenta lá no estágio inicial só parou de esquentar quando troquei um resistor que se não me falha a memória era do coletor, foi seguindo essa modificação da própria marca que consegui resolver o problema, mas isso que estou falando é só mais uma sugestão para te auxiliar.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #33 : 05 de Outubro de 2017, as 19:44:27 »

Tirando o BD139 (Q5), parou de ter 45V na saída. Pena que não tenho outro pra colocar no lugar, pra testar.
Mas para testar o transistor, não bastaria o multímetro, para medir curto ou fuga? (Preferencialmente um multímetro analógico).

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #34 : 05 de Outubro de 2017, as 22:55:01 »

Você chegou a fazer aquelas modificações que aparecem no quadrado no lado inferior direito do esquema elétrico? Eu estive com um amplificador com esse mesmo circuito e esse mesmo transistor que esquenta lá no estágio inicial só parou de esquentar quando troquei um resistor que se não me falha a memória era do coletor, foi seguindo essa modificação da própria marca que consegui resolver o problema, mas isso que estou falando é só mais uma sugestão para te auxiliar.
Dica interessante a sua! Até então eu to seguindo a seguinte lógica: se funcionava sem as modificações, tem que haver solução sem elas. Mas agora fiquei tentado a modificar. Obrigado pela sugestão.  Legal!
Você lembra de ficava com 45V na saída?

-----
Mas para testar o transistor, não bastaria o multímetro, para medir curto ou fuga? (Preferencialmente um multímetro analógico).
Pois então, medi ele e não há curto. Mas só tenho um multímetro digital. Comprei mais dois BD139, vou soldá-los daqui a pouco e testar.

-----
Troquei o BD139 e novamente o problema volta.  Cry

Tenho a impressão de que tem algo fazendo o BD139 saturar. Até por que se o 2SC5200 estivesse em curto, mesmo sem o BD139, os 45V apareceriam na saída, não?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2017, as 04:10:24 por V.O.A. » Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
raul.tec
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 61

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 12


« Responder #35 : 06 de Outubro de 2017, as 05:36:55 »

No meu caso não apresentava 45 Volts na saída mas este mesmo transistor A42 fritava e o defeito que ocorria era que o sinal no falante começava a soar bem e depois de minutos saturava, distorcia.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal