Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:25:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Willkason AG4004 transformador reverb giannini  (Lida 35590 vezes)
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #30 : 16 de Outubro de 2017, as 20:39:27 »

Eu até fui olhar as calhas de reverb Fender novamente, só para ter certeza...

"Revisit™ Reverb Tank, 17" long, 2 spring, equivalent to Accutronics 4AB3C1B.   Input impedance 8 ohms, output impedance 2250 ohms, long decay (2.75 - 4.0 seconds), input insulated/output grounded, designed for horizontal mounting, open side down.   Primarily used by all Fender® amplifiers with tube reverb from 1963-1990.   Also used in Reissue models like:   Fender® Princeton Reverb, Fender® Deluxe Reverb, Fender® Vibrolux Reverb, Fender® Pro Reverb, Fender® Super Reverb , Fender® Twin Reverb, Fender® Quad Reverb , Fender® Super Six Reverb, Fender® Vibrosonic, Fender® VibroKing, Fender®`63 Reverb Unit Reissue, Fender®`65 Princeton Reverb Reissue, Fender®`65 Deluxe Reverb Reissue, Fender®`65 Super Reverb Reissue, Fender®`65 Twin Reverb Reissue, Fender® '65 Twin Custom(TM) 15, Fender® Concert Reverb, Fender® Twin Amp, Fender® Concert II, Fender® Prosonic, Fender® Dual Professional.  Also used in Mesa Boogie® MK2C and others, LAB Series L5, L7, L9, Koch® Powertone I, Ampeg VT-40, Ampeg Super Rocket SR212, B-52 AT-100, and Egnater TourMaster 4100."

8 ohms...e, não, 4 ohms.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #31 : 16 de Outubro de 2017, as 20:42:58 »

Citar
14500 ohms para 4 ohms dá 60:1. 25000 ohms para 8 ohms dá 56:1

E se a calha for 8 ohms dá 42:1, certo ? Isso muda as condições de operação do circuito ?

Citar
Eu até corrigiria o transformador, se não tivesse desmontado uma unidade original e contado as espiras.

Se você desmontou um transformador de reverb Fender 022921, ou seu  substituto 125A12A, para "contar as espiras", é impossivel que você não tenha tido curiosidade de medir as Rdc do primário e do secundário. Quais são elas ?

________________________________________________

Editando...

Para simplificar, já que você vai ter dificuldade em responder o item acima, qual a Rdc do SEU transformador de reverb ?

_______________________________________________

Editando novamente...

Matec, a Giannini / Duovox usava calhas de reverb de 4 ou 8 ohms ?

Você remontou o transformador de reverb Giannini AG-4004 ? Caso afirmativo, teve curiosidade de medir sua Rdc, pelo menos no primário ?







« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, as 21:04:48 por Guilherme » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #32 : 16 de Outubro de 2017, as 21:01:25 »

42 para 1 ? Que conta é essa ?
« Última modificação: 16 de Outubro de 2017, as 22:54:06 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #33 : 16 de Outubro de 2017, as 21:14:43 »

Alexandre A.sim,

não enrola e responda o que eu lhe perguntei:

Se você desmontou um transformador de reverb Fender 022921, ou seu  substituto 125A12A, para "contar as espiras", é impossivel que você não tenha tido curiosidade de medir as Rdc do primário e do secundário. Quais são elas ?

Para simplificar, já que você vai ter dificuldade em responder a pergunta acima, qual a Rdc do SEU transformador de reverb ?


Se for "dificil", tudo bem, eu compreendo  Cheesy

Matec, se você também quiser responder:

Matec, a Giannini / Duovox usava calhas de reverb de 4 ou 8 ohms ?

Você remontou o transformador de reverb Giannini AG-4004 ? Caso afirmativo, teve curiosidade de medir sua Rdc, pelo menos no primário ?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #34 : 16 de Outubro de 2017, as 21:38:05 »

Bem Guilherme

Eu simplesmente precisava na época que o transformador fosse refeito, e por curiosidade contei o número de espiras do bendito transformador

Np=5326 espiras (fora algum erro que eu possa ter cometido, pois não tenho bobinadora, nem contador de voltas)

Ns=100 espiras

Como o primário estava rompido, na época não tive como medir o RDC do fio original.

Porém, tenho um T2 com o AG-4004 funcionando e em poucos dias farei a medição e postarei aqui.

Também vou medir a RDC da calha de Reverber. E talvez também a impedância em 1kHz.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Online Online

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #35 : 16 de Outubro de 2017, as 21:39:10 »

Que tal pararmos com as provocações e termos um pouco mais de respeito com os colegas?
O fórum é para compartilharmos informação. Não para ficarmos cobrando dos outros nem para exibições.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ronconi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 56

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 14


João Ronconi


WWW
« Responder #36 : 16 de Outubro de 2017, as 23:03:01 »

Duovox não tem reverb.
Registrado

.
Guilherme
Visitante
« Responder #37 : 16 de Outubro de 2017, as 23:37:49 »

Citar
Duovox não tem reverb.

Verdade Ronconi, lapso meu, nenhum Duovox é equipado com circuito de reverb.

Matec, não perca seu tempo. O AG-4004 é de 4 ohms, drivado por um circuito identico aos Fender dos '60, com transformador driver identico (copiado de verdade) do Fender 022921, ao qual já me referí nos posts anteriores.

A calha de reverb era fabricada em São Paulo - SP pela Synchronaisu, comandada por japoneses e manufaturadas primorosamente por japoneses. Acho que a Giannini era a razão de ser dessa empresinha. No Rio de Janeiro era encontrada em algumas poucas lojas.

Não tenho certeza, mas acho que alguns funcionarios abandonaram a empresa e fundaram a Sincro, que chegou a fabricar uma pequena serie de alto-falantes para Hi-Fi.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #38 : 18 de Outubro de 2017, as 00:32:32 »

Leitura interessante:

http://www2.oberlin.edu/staff/thinders/reverb/reverb.html

Especificações de equivalente para reposição do 022921 em várias fontes diferentes:

http://www.classictone.net/40-18034.pdf
25 K : 8

http://www.hammondmfg.com/guitarLineOT.htm
22.800 : 8

https://www.tubesandmore.com/products/transformer-fender-replacement-output-3-12-w-8-ohm
25K : 8

http://amprepairparts.com/fenderxfrmr.htm
14.5K : 4

http://el34world.com/Transformers/fentrans.htm
14.5K : 4

http://www.mojotone.com/amp-parts/Transformers_1/Reverb-Driver
25K : 8
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #39 : 18 de Outubro de 2017, as 01:34:47 »


Leitura interessante:

Especificações de equivalente para reposição do 022921 em várias fontes diferentes:


Realmente!  Huh?

Consegui a RDC do primário do AG-4004: 1565 ohms

A RDC do secundário, com algum esforço: 0,9 ohms

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para embaralhar mais ainda o assunto, verifica-se que pelo menos a Accutronics não fabrica calhas de reverberação com entrada de 4 ohms; mas fabrica de 8, 10, 150, 190, 200, 240, 250, 310, 600, 800, 1475, 1925 ohms.

https://www.amplifiedparts.com/tech-corner/accutronics-products-and-specifications

 Smiley
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, as 02:00:01 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #40 : 18 de Outubro de 2017, as 20:37:09 »

Jogando gasolina na churrasqueira, digo, fogueira  Bufando

1. De acordo com manual de válvulas Amperex (Philips EUA) para 12AU7, a carga de placa ideal para essa válvulaem push-pull  está em torno de 30k. Algo bem razoável porque, na prática, encontramos atualmente dezenas de amplificadores, comerciais e handmade, especificando de 20k a 30k para o transformador de saída.

2. De acordo com manual de válvulas Amperex para 12AT7, a carga de placa ideal para essa válvula em Classe A, single-ended, está em torno de 12k. Para um estágio de amplificação em single-ended que emprega-se essa válvula, com eletrodos em paralelo, polarizada com Ebb=410V e Ib=4mA (total), uma carga de placa entre 12k e 15k poderia ser considerada ideal.

Pergunta: qual a origem de discrepância tão alta entre especificações de transformadores drive de reverb ?

Matec, 0,9 ohms Rdc medidos no secundário do AG-4004 está extremamente baixo. Essa Rdc é encontrável em secundário de transformadores push-pull para 6V6-GT/EL84. Você repetiu a medição ?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #41 : 18 de Outubro de 2017, as 21:03:27 »

Jogando gasolina na churrasqueira, digo, fogueira  Bufando

Matec, 0,9 ohms Rdc medidos no secundário do AG-4004 está extremamente baixo. Essa Rdc é encontrável em secundário de transformadores push-pull para 6V6-GT/EL84. Você repetiu a medição ?


Olá Guilherme.

Sim eu medi várias vezes, pois verifiquei que as ponteiras do multímetro estavam acrescentando erro ás medições. Então medi diretamente na entrada do multímetro os fios do secundário, várias vezes.

Não há churrasco ruim  Cheesy

Se é para o conhecimento geral vamos conversar até que fique tudo "ao ponto". 

Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #42 : 19 de Outubro de 2017, as 01:20:12 »

Boa noite. Mandei enrolar o transformador drive de reverb do meu tremendão 2. Estava com o primário aberto.
A RDC do secundário era de 4r
Pego ele na sexta e posto os números.
Verificando varios fornecedores para reposição dos fender, encontrei impedancias de secundario sempre iguai, sendo em 8r.
Mas quanto ao primário encontrei de 14,5k, 20k e 25 k.

Tube Amp Doctor: http://www.tubeampdoctor.com/en/shop_Transformers_Misc_transformers_and_inductors/Reverb_Drive_Transformer_Fender_Boogie_etc_137

Mercury Magnetics:
http://www.mercurymagnetics.com/images/transformers/schematics/RT/FBFRT.pdf

Hammond: (1750A e 1750B são drivers, diferenciados pela impedancia do primario.

Trouxe estas informações pois todos sabem que os Giannini copiaram quase tudo dos Fenders
https://www.hammfg.com/electronics/transformers/classic/1750
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #43 : 19 de Outubro de 2017, as 18:54:29 »

Tenho aqui mais alguns dados:

Dessa vez sobre o tanque de reverber do meu Tremendão 2.

Trata-se de um Reverberador marca Sincro, Modelo SR 2L

O RDC da entrada é de 0.79 ohms (agora utilizei meu Meter ICEL RL250 com escala de resistência de 20 ohms)

Esse valor, corresponde aproximadamente à uma impedância de 8 ohms, de acordo com uma tabela encontrado neste site: http://sound.whsites.net/articles/reverb.htm

O RDC da saída  ficou em 273 ohms, que de acordo com o mesmo site, deve representar uma impedância maior que 2250 ohms

Aproveitando o instrumento, medi também a indutância das bobinas:

A indutância da bobina de entrada ficou em 519 uH

A indutância da bobina de saída ficou em 276 mH

 Smiley

« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, as 18:59:20 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #44 : 19 de Outubro de 2017, as 19:11:38 »

Matec :

Descontaste a resistência das ponteiras ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal