Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:46:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulados + rede elétrica ruim  (Lida 23231 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #45 : 07 de Dezembro de 2017, as 23:18:45 »

Marcão, ja ligou ele sem a primeira valvula do pre?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #46 : 08 de Dezembro de 2017, as 01:40:46 »

Citar
testei em uma oficina de um amigo, com apenas o hi octane ligado e nada mais, e aterramento ligado diretamente a uma barra enterrada a uns 3 metros de profundidade
Esse teste indica que o problema não tem nada a ver com aterramento da rede elétrica.
Por isso o defeito deve estar em algum componente do circuito e eu aposto primeiro na válvula EL84 que pode estar em semi-curto ou, talvez, em algum capacitor de acoplamento em curto ou com fuga acentuada.
O ideal, antes de montar um novo, é esgotar todas as possibilidades.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #47 : 08 de Dezembro de 2017, as 07:21:36 »

Casacunha, vou testar no domingo ou segunda, assim que chegar de viagem.

Ramsay, testei duas EL84, as duas com os mesmos sintomas. Acredito mais que seja capacitor de acoplamento que a EL84.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #48 : 08 de Dezembro de 2017, as 12:32:42 »

Malvado. Ainda não entendo como faz para acertar o ponto de trabalho (BIAS?) das válvulas...

 Evil 

Você tem alguma dificuldade em ler gráficos?

 Anjo

Não, mas em toda literatura que eu leio sempre fico com a impressão que algum parâmetro caiu do céu. Quero dizer,  o autor não explica de onde veio...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #49 : 08 de Dezembro de 2017, as 12:48:31 »


Não, mas em toda literatura que eu leio sempre fico com a impressão que algum parâmetro caiu do céu. Quero dizer,  o autor não explica de onde veio...


Eu acho que você não foi buscar as respostas de suas dúvidas. Em todo caso vou tentar responder algumas questões.

 Smiley
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #50 : 08 de Dezembro de 2017, as 15:35:34 »

Você é um homem bom...

Primeirona (mentira, é mais de uma):

Num artigo, o autor informa que determina a corrente mínima de cátodo em um certo valor "olhando o gráfico, porque acima disso a válvula é mais linear" 

- Qual o critério para determinar essa linearidade?

- Basta olhar, no eixo Y, a partir de onde as curvas começam a apresentar menos inflexão?

- Posso escolher uma corrente menor ou maior, a meu bel prazer?

- E as consequências dessa opção?

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #51 : 08 de Dezembro de 2017, as 15:51:08 »

Finck

Aguarde um pouco, aí vamos fazer essa discussão num tópico exclusivo, com exemplos em que se poderá fazer o estudo específico.

 Smiley
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #52 : 08 de Dezembro de 2017, as 20:54:05 »

Ah, excelente!
Vai ser útil para muita gente!
Abraço
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #53 : 08 de Dezembro de 2017, as 21:31:50 »

Redes AC são ruins em qualquer lugar do planeta, seja em São Paulo ou Tóquio, e quanto mais industrializada for a região pior será a rede AC (ex.: São Paulo e Tóquio).

Nunca tive problemas com "ruidos" em amplificadores que comprovadamente fossem causados por redes AC. Problemas de "ruido" em equipamentos de audio (sejam eles domesticos, semi-pro ou pro) tem origem em layouts falhos, circuitos mal projetados ou componentes de baixa qualidade. Geralmente tudo isso junto.

Um estilo de construção muito bom, mas feio, pode ser observado abaixo. Uma busbar com condutor de 4mm² estanhado carrega todas as ligações ao chassis, que é feita no lugar menos recomendado atualmente pelos gurus e outras sumidades: na entrada de sinal. Observando com calma a imagem é possivel identificar claramente o que está ligado na busbar e em que ponto da mesma a ligação é feita. Em um terminal próximo da entrada AC estão ligados o "terra" do conector IEC e a blindagem eletrostatica do transformador de potencia.

Trata-se de um amplificador experimental single-ended, EF86 na entrada, EL84 na saida e EZ81 na retificação, filamentos em 3,15-CT-3,15Vac, que é absolutamente/sepulcramente silencioso.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O detalhe na imagem seguinte mostra a entrada praticamente em cima da grade da EF86, o que ajuda muito em termos de ausencia de perturbações, além das ligaçoes de filamento estarem do lado oposto do circuito de entrada.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Quem tem dificuldades em implementar os sistemas signal-ground/power-ground (Marshall e até certo ponto Fender) e todas as variantes do star-ground, deve pensar seriamente em adotar esse.

Se mesmo assim não der certo, o jeito é procurar um encruzilhada, enterrar a corda que serviu para enforcar alguém e tocar Crossroads do Robert Johnson  Evil
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #54 : 08 de Dezembro de 2017, as 22:53:19 »

Guilherme,

O que você chama de "signal ground/power ground" é aquele esquema que eu chamei de "star ground parcial" ou "blocos de terra"?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #55 : 11 de Dezembro de 2017, as 00:26:42 »

Guilherme, não achei feia não, achei um pouco diferente e bastante interessante. Consegui absorver algumas dicas dessa montagem.

Enfim, pensei bastante durante a minha viagem, e me decidi por refazer o amplificador, inclusive placa e chassis. Não vejo isso como "desistir" da montagem atual, mas sim ser forçado a sentar com um pouco mais de calma, analisar o projeto, pensar no melhor posicionamento das válvulas/transformadores/jacks, pensar melhor no aterramento e ligação dos demais fios e também testar um estilo de montagem (ilhoses) que é novo para mim. Refazendo o amplificador desde o início novamente levando tudo isso em consideração, juntamente com as dicas que vocês me deram, acredito que vou aprender bastante e evitar esse tipo de ruído em futuras montagens.

Provavelmente a montagem ficará para janeiro, pois tenho alguns projetos que quero finalizar ainda esse ano. Em breve aparecerá aqui no fórum um tópico com o diário da minha montagem.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #56 : 12 de Dezembro de 2017, as 18:13:48 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2017, as 18:17:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #57 : 12 de Dezembro de 2017, as 19:08:20 »

Credo, Xformer...tenha pena do A.Sim, ele já está ficando ceguinho e tu pões essas imagens com letra miudinha demais...não dá para ler !

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Guilherme
Visitante
« Responder #58 : 12 de Dezembro de 2017, as 21:46:26 »

A teoria sobre ground loops e métodos de ligação à massa, terra, chassis etc. etc. até que é bem simples, o grande problema é que essa teoria tem dezenas e dezenas de formas de ser implementada na prática. E, para piorar, nenhuma forma é, a principio, melhor que a outra e não é raro ser necessário juntar metodos diferentes em um mesmo equipamento.

O texto teórico sobre esse assunto mais claro e resumido que conheço é esse retirado do Audio Handbook da National Semiconductor (meu scanner dançou, vai por foto mesmo):

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

As duas ultimas linhas desse texto indicam que, pelo menos teóricamente, o velho método da barra-onibus é um metodo muito simples e eficiente.

O circuito mais antigo que conheço, onde está explicitamente indicado o metodo star-ground, é nesse módulo de um console Neumann que contém dezenas de outros modulos, todos eles star-ground, que são ligados por meio de cordoalha de cobre à uma busbar formada por barra de cobre chata.
Essa ligação do star-ground à barra-onibus e ao chassis é facilmente identificada do circuito abaixo pela ligação dos pontos 2a4a (0 volts) ao 2b:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Assunto cabeludo esse...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #59 : 12 de Dezembro de 2017, as 21:49:51 »

Barbaridade... Piau mete a mão lá dentro e garante lugar no céu...

A.Sim, faz como eu, compra um monitor de 32" e trabalha a 30 cm dele. De quebra, isso fortalece o pescoço (de tanto virar de um lado para o outro...).

Agora falando sério, a segunda ilustração à direita da página 4 (post do XFormer) exemplifica exatamente o que eu tentei descrever sobre o aterramento.
E a primeira ilustração (aterrar blindagem do cabo em apenas uma extremidade) é um procedimento que eu comecei a usar em qualquer circuito (até mesmo dentro das guitarras).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal