Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 30 de Abril de 2024, as 16:23:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida entre 4 e 8 Ohms  (Lida 8488 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 25 de Agosto de 2010, as 22:35:14 »

Pessoal,

Acabei de montar um power 50 watts LM3886 audiotrecos e sei que estes chips trabalham em bridge e em paralelo para alcançar até 100 watts, porém se utilizar falantes de 4 Ohms.

Daí como quero montar uma caixa com um falante (de qualidade ) ou dois (falante nacional) de 12 polegadas,
fiquei em dúvida quanto a impedância.
Eu sei que se pode ligar falantes de 8 Ohms para ficar com 4 Ohms, mas a dúvida é: há alguma diferença "perceptiva" no som entre um falante de 4 e outro de 8 Ohms ligados no mesmo som e com as mesmas regulagens?

Me refiro não apenas no volume, mas tambem na qualidade, dinâmica, graves, agudos, etc... 

Obrigado pelas respostas, abraços.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 28 de Agosto de 2010, as 21:12:39 »

Ferro_Velho.
Você usando 2 alto falantes de 8 ohms em paralelo, terá como resultado 4 ohms.
Para 50 Watts, basta que os dois suportem essa potencia, com uma pequena folga.
Particularmente, gosto desse tipo de configuração; porque tenho "duas bocas gritando" ao invez de apenas uma.
Um falante de 4 ohms, dá resposta adequada e ocupa menos espaço; podendo assim ter uma caixa "mais reduzida" que o exemplo anterior.
Vai muito do teu gosto.

Espero ter ajudado.
Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 28 de Agosto de 2010, as 22:52:20 »

Oi Ferro_velho

Falantes com impedância mais alta costumam ter mais sensibilidade e som mais claro. Tanto que a maioria dos falantes famosos são fornecidos em 8R ou 16R. Há modelos da Jensen de até 32R !!!

Ligue dois de 8R em paralelo ou quatro de 16R. Só use um de 4R se tiver mesmo problemas com espaço.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #3 : 29 de Agosto de 2010, as 09:26:04 »


Ligue dois de 8R em paralelo ou quatro de 16R. Só use um de 4R se tiver mesmo problemas com espaço.


Eduardo

Acho que vc se enganou quanto a essa associação, dois falantes de 8R em paralelo vão dar 4R e não 16R como vc disse.

Pra conseguir 16R vc teria de ligar dois de 8R em SÉRIE.

É igual associação de resistores.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 29 de Agosto de 2010, as 09:36:11 »

Oi Nader!

Se entendi corretamente, a saída do amplificador é de 4R. Neste caso precisa ser em paralelo mesmo. Usando dois de 8R ou quatro falantes de 16R, chega-se na mesma impredância de 4R para a saída do amplificador. Outra vantagem é que a potência se divide entre os falantes. Assim com 4 de 16R, cada um precisa ser de apenas 30W para aguentar dos 100W com uma folga de 20%.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 29 de Agosto de 2010, as 09:41:14 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
maioli
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2010, as 14:16:30 »

Como em qualquer bobina, no falante também existe um elemento indutância que é influenciado pelo número de espiras da bobina (voice coil). Esse elemento afeta principalmente a extensão dos agudos. Mais espiras, maior indutância, maior indutância, menos agudos. Geralmente a menor quantidade de espiras também é compensada com fio mais grosso = maior potência = menor resistência DC.

Tudo isso, verdades matemáticas, seria muito importante se fosse audível. Em um falante de guitarra, o fluxo magnético é tão intenso e a massa de metal ferromagnético no núcleo da bobina é tão grande, que ter o dobro ou metade das espiras realmente não vai fazer uma diferença substancial.

Mas se vc quer mesmo saber se realmente há diferença, só tem dois jeitos. Ou vc analisa as tabelas de resposta e os parâmetros thiele-small de um mesmo modelo de falante em 4r e 8r, e confia nelas, ou instala um falante de cada no mesmo ampli e grava os sons para comparação.

Em resumo, use o que for mais prático para vc. Realmente não vai fazer diferença na frente de uma bateria e um baixo.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 29 de Agosto de 2010, as 16:32:31 »

Aí pessoal, valeu pelas respostas.

Eu acho que no meu caso, eu vou de dois falantes de 8 Ohms com aquela ligação das caixas Marshall que permitem comutar entre serie e paralelo, para ficar com 4 ou 8 Ohms.

Assim eu aprendo a diferença na prática e tambem posso escolher entre mais volume (4R e 100 W) ou menos (8R e 50 W), pois segundo alguns reports sobre o power LM3886 em bridge ou em paralelo se ligado em 8R ele só dá 50 Watts porém esquenta menos (trabalha mais folgado).

Abraços e obrigado.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #7 : 29 de Agosto de 2010, as 20:41:39 »

É uma ideia bem prática. 100W é bastante coisa.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal