Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:37:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado com volume baixo.  (Lida 6514 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 19 de Março de 2018, as 13:09:12 »

Bom dia senhores, o amplificador em questão é um JCM800 com duas 6550 no power e tem um transformador de saída do tipo ultralinear (dois fios em cada válvula, um direto e outro por um resistor de 470ohm) mais um na alimentação de alta tensão.

Verifiquei que uma das 6550 estava com um pouco de ozônio, aquela mancha arroxeada/azulada e o volume baixo (tenho de colocar no máximo pra ter algum volume).

Medi a alta tensão com o bias todo aberto (-65 V) marca 458 V, regulo o bias medindo no resistor de 1ohm a corrente chega a 90mA e a tensão alta no pino 3 das válvulas algo perto de 360 V, o que no cálculo chega na potência de 32W com a tensão de bias em -27V, mas a 6550 pode dar até 42W e já consegui regular com a potência nominal antes.

Chequei todas as alimentações no circuito, ligações, não encontrei nada fora, troquei a válvula inversora e nada mudou.

Troquei o par de 6550 e somente o ozônio parou de aparecer, mas o volume continua baixo.

Estou desconfiando do transformador de saída, mas não sei como avalia-lo.

Estes transformadores, já montei e desmontei de vários projetos que alterei ou desfiz e refiz um modelo e outro, e com isto acabei precisando fazer emendas em fios dos transformadores. O de saída tem emendas nos fios que vão ao pino 3, uma emenda em cada fio porque estavam curtos.

Detalhe, quando montei desta última vez ele funcionou normalmente (com volume, sem ruído, um som bem legal dele) e depois de umas duas semanas sem ligar, ontem simplesmente ocorreu esse problema.

Alguém consegue sugerir um teste ou uma indicação do que poderia ter defeito???

Obrigado.
Registrado

...money for nothing!!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 19 de Março de 2018, as 16:31:40 »

Olá Tufoeffect

É muito pouco provável que o problema seja no transformador de saída. Esses transformadores são componentes muito robustos e funcionam na maior parte do tempo sem qualquer tipo de estresse.

É uma prática comum o povo sair trocando válvula sempre que aparece um problema.  Mesmo as 6550 "azulando" não são causa para uma perda de potência dessa monta. Os potenciômetros, plugs, cabos, capacitores, resistores e soquetes são muito mais propensos a defeito.

Antes de mais nada, arranje um injetor de sinais e coloque na entrada da inversora para ver se sai alguma coisa amplificada. Depois é só ir injetando o sinal nas válvulas dos estágios anteriores, buscando onde o volume cai.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 19 de Março de 2018, as 16:52:28 »

Como o Eduardo cogitou, eu faria um experimento de trocar as válvulas dos estágios de ganho (12AX7), já que é uma coisa fácil e simples de se fazer. Se os estágios anteriores à etapa de saída de potência não estiverem amplificando bem, o sinal de áudio chega fraco na etapa de saída e aí não tem ajuste que faça sair som alto.

Uma observação: amplificadores com saída em configuração ultralinear vão fornecer uma potência de saída razoavelmente menor do que em configuração pentodo (no caso da 6550, seria modo tetrodo).
Eu normalmente vejo que nos esquemas do JCM800 50W, a válvula de saída é a EL34 (pentodo).

Em todo caso, pra fazer um teste de continuidade e curto-circuito no transformador de saída:
- Desconecte todas as ligações dele.
- No primário teste a resistência entre os dois fios que são ligados às placas das 6550. Deve ser o maior valor que você vai conseguir fazendo a medição com os demais 3 fios, porque serão os dois fios extremos do enrolamento primário. Mantendo uma ponta de prova em um dos fios de placa, e a outra ponta de prova ligada aos outros 3 fios, deve dar valores de  resistência intermediários.  Normalmente os fios que vão às grades de screen estão a 40% do caminho entre o center tap (fio da alta tensão) e os fios das placas. Não pode ter resistência infinita entre os 5 fios do primário (qualquer combinação). Se ocorrer isso, tem fio rompido.
- Teste a resistência de isolamento entre qualquer fio do primário e o fio do secundário. Tem que ser infinita.
- No enrolamento secundário, as resistências são baixas, então curto circuite as pontas de prova pra saber antes a resistência das pontas e descontar da medição do enrolamento. Valores do enrolamento secundário abaixo de 2 ohms são comuns porque são poucas espiras e o fio do enrolamento é grosso.

André, não esqueça de descarregar os capacitores da fonte, antes de desconectar e mexer nos fios do transformador de saída.

« Última modificação: 19 de Março de 2018, as 17:38:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 19 de Março de 2018, as 17:01:30 »

Esse amplificador é push pull classe AB e não é saudável trabalhar em classe A. No 2204 com 6550 que conheço, a tensão de bias fica em torno de -50v.  . Tensões de bias menores que 30v são para os 2204 com el34 e tensão de alimentação abaixo de 400v.

Uma coisa que desconheço são JCM800 com transformador ultralinear. Os Marshalls com transformadores ultralineares são os Plexi Majors de 200W. Por isso é bem capaz que esse amplificador esteja com componente errado.

Um teste dinâmico simples para transformadores (por isso nem tão preciso), é o famoso teste da lâmpada em série, utilizando os terminais das placas. Com uma lâmpada de baixa potência (15w  por exemplo) ligado em 127v (mesma tensão da Lâmpada). Nesse teste o transformador deve estar totalmente desconectado do circuito do amplificador.

O ideal é que a Lâmpada permaneça apagada.

 Smiley
« Última modificação: 19 de Março de 2018, as 17:47:32 por Matec » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #4 : 20 de Março de 2018, as 12:23:48 »

Bom dia pessoal, ainda não tive tempo de fazer os testes e verificações que vocês me indicaram, trabalho e faço faculdade durante a semana e não sobra tempo nem pra respirar, mas no fim de semana vou fazer as verificações e retorno a vocês. Agradeço a ajuda e se alguém tiver mais alguma ideia sobre o problema para sugerir testes ficarei grato.

Abraços.
Registrado

...money for nothing!!!
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #5 : 24 de Março de 2018, as 19:25:57 »

Boa tarde pessoal, hoje liguei o amplificador para fazer as verificações e achar onde poderia estar o problema, mas o amplificador simplesmente funcionou normalmente. Desliguei e liguei novamente, procurei ver se achava o problema, se havia algo errado....nada...fiquei sem saber o que houve. Não há mal contato, não há ruído nem nada...simplesmente normal o som dele.

Agradeço a ajuda de todos, vamos ver como ele se comporta daqui pra frente, e se algo vai voltar a aparecer.
Registrado

...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 24 de Março de 2018, as 21:13:49 »

Com certeza vai... defeitos não se consertam sozinhos. e defeitos intermitentes são os piores! Tem hora que chega a dar raiva !!! Não confie nesse amplificador pra apresentações porque quando menos você esperar ele vai te decepcionar.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #7 : 24 de Março de 2018, as 23:07:32 »

Eu estou de olho no soquetes....não vou usa-lo em apresentações....vou ligar e estressar o circuito em casa.....porém hoje fiz isso e nada apareceu.........a pulga esta atrás da minha orelha........
Registrado

...money for nothing!!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal