Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 18:38:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall MG100DFX queimando fusível  (Lida 2235 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 12 de Dezembro de 2017, as 08:10:26 »

Um amigo possui um desses amplificadores, que está queimando fusíveis ao ser ligado. Segundo o amigo, ele estava fazendo um show de médio porte com uma dupla sertaneja, a dupla pulava e corria, e o palco balançava bastante, incluindo o amplificador. Até que, de repente, o som simplesmente sumiu. Mais tarde, ele verificou que o fusível havia queimado. O amplificador pede por um fusível de 3,15A, mas ele só encontrou de 3A e 4A, usando o de 3A por questões de segurança em relação à corrente. Ao ligar novamente, o fusível tornou a queimar.

Hoje fui até a casa dele, onde ele mencionou o problema. Não fizemos medições de tensões, pois não tínhamos ferramentas em mãos, mas fizemos alguns testes. Esse amplificador possui uma placa separada para o power, constituída somente por um TDA7293 e alguns capacitores, e todos os fios (alimentação, entrada do sinal do pré, saída para falantes) são ligados através de um conector. O circuito da fonte fica na placa do pré, sendo enviado para a placa do power a alimentação já retificada e filtrada.

Enfim, suspeitando de curto ou na alimentação ou na etapa de power, removi o conector dos fios da placa de power, isolando o pré. Liguei o amplificador, e o fusível não queimou. Retirei o sinal diretamente da saída do pré, funcionou perfeitamente. Desliguei, reconectei os fios à placa de power e liguei novamente, e lá se foi mais um fusível. Retirei a placa de power, e não vi sinais de curto ou algo do tipo nessa placa.

Como toda a parte da alimentação está na placa do pré, acredito que o problema não está ali, pois suponho que, caso algo estivesse em curto, iria queimar o fusível independentemente se os fios que vão para a placa de power estão conectados ou não. Então sobra o TDA7293 e o fusível com 0,15A abaixo do valor original. Gostaria de saber se um TDA7293 danificado pode queimar o fusível, ou se o problema pode ser esses 0,15A de diferença entre o fusível original e o que o amigo está usando.

Link para o esquema: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1243.0, está anexado à primeira postagem.
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #1 : 12 de Dezembro de 2017, as 11:07:15 »

Fiquei tranquilo em relação ao fusível que substituiu.O problema muito provavelmente é o TDA 7293 em curto.Faça uma tomada com lâmpada série para mexer com suas manutenções!Abraço.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 12 de Dezembro de 2017, as 15:56:41 »

Eu tenho a lâmpada em série em casa. Como fui na casa do amigo sem saber do problema e ele tinha um punhado de fusíveis sobrando, resolvemos sacrificar alguns deles Evil Cheesy. Hoje vou tentar trocar o TDA para ver se resolve.

-----
Problema resolvido! Era o TDA7293 mesmo, trocamos e funcionou. Ele havia queimado pois o amplificador possui dissipador pequeno e cooler para refrigeração forçada, e o cooler estava travado de tanta sujeira, a coisa estava tão feia que vai ser necessário trocar o cooler.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2017, as 00:16:19 por marcao_cfh » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal