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Autor Tópico: Problema Randall RG100 G3 Plus - Com estalos e zumbido ao ligar  (Lida 1624 vezes)
Pancotte
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« : 10 de Janeiro de 2018, as 21:27:57 »

Boa noite a todos.

Gostaria da ajuda dos amigos, se possível, para tentar resolver meu problema com o amplificador de guitarra Randall RG100 G3 Plus.
Ele está apresentando estalos muito alto quando o amplificador é ligado, e parece o som/barulho de algum curto ou algo do tipo, logo em seguida volta a funcionar normalmente. Esse problema começou esporadicamente e foi se intensificando com o tempo, mas agora toda vez que eu ligo a chave on/off ele da estouros que parece que vai queimar os alto falantes.

Tenho conhecimento básico em eletrônica digital, já montei alguns pedais aqui do site. Desmontei o amplificador e dei uma conferida básica nos componentes, capacitores, etc. Mas não visualizei nada que pareça estar com defeito.

Caso alguém já tenha passado por algo parecido e possa dar alguma dica de como resolver eu ficaria muito agradecido.

Vou anexar algumas fotos talvez ajude a identificar o problema.








































« Última modificação: 21 de Março de 2018, as 18:32:40 por Pancotte » Registrado
Matec
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« Responder #1 : 10 de Janeiro de 2018, as 22:57:33 »

Bem-vindo ao fórum.

Eu diria que não é uma tarefa fácil lidar com esse amplificador.
Em primeiro lugar, para mexer com ele, você terá que ter uma extensão com lâmpada série de uns 100W pelo menos.
Outra coisa é equipamento básico para alguns testes. multímetro, gerador de sinais , osciloscópio, pra começar.
Uma verificação em busca de soldas frias ou arrebentadas também é um começo.
Esperemos que a sorte ajude, pois é o tipo de defeito que pode ser difícil de descobrir.
 
Vamos lá.

 Smiley
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Pancotte
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« Responder #2 : 10 de Janeiro de 2018, as 23:31:52 »

Obrigado pelo retorno Matec. Realmente este amplificador está muito fora do meu conhecimento para me aventurar a mexer. Esqueci de mencionar que já tentei levar em alguns técnicos em eletrônica, mas na minha região não existem lojas especializadas e ficaria inviável enviar nas lojas autorizadas da Randall.
Mas de qualquer forma fico a disposição para qualquer sugestão.

Obrigado.
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xformer
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« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2018, as 07:01:05 »

Veja se alguns capacitores eletrolíticos parecem estar estufados ou inchados (por exemplo os da segunda foto). Se houver algum, tente trocar o capacitor inchado por um novo.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
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« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2018, as 07:30:49 »

O Matec já deve ter notado que certas semelhanças visuais com a placa do RD5 que eu mandei fotos para ele...

Tenha cuidado ao tentar fazer manutenção no Randall. Essas PCB's que eles usam descolam as trilhas relativamente fácil se você abusar com o ferro de solda.
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Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
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« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2018, as 09:31:54 »

O Matec já deve ter notado que certas semelhanças visuais com a placa do RD5 que eu mandei fotos para ele...

Na verdade nenhuma semelhança, exceto que lá tinha PCB, resistores e capacitores...  Roll Eyes

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Cheesy

Pancotte   

Diga qual o equipamento que você já tem para fazer testes.
Além das dicas já feitas, é provável que você tenha que desprender algumas placas para verificação. E também para fazer medidas de tensão.
Se você já tiver o esquema poste aqui, senão mais tarde eu posso providenciar.

 Smiley
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Finck
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« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2018, as 14:32:51 »

Matec, não vem com essa, eu te mandei uma tonelada de fotos por email, lembra? Você até elogiou a definição...
A única parte que não fotografei foi a placa da saída "de linha" balanceada do pré, pois não fui macho o suficiente para desmontar...

Sobre a semelhança, me referia a "componentes aglomerados numa placa de aparência meio duvidosa pintada de verde"... Estilo Randall...
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« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2018, as 14:44:15 »

Matec, não vem com essa, eu te mandei uma tonelada de fotos por email, lembra? Você até elogiou a definição...
A única parte que não fotografei foi a placa da saída "de linha" balanceada do pré, pois não fui macho o suficiente para desmontar...
Sobre a semelhança, me referia a "componentes aglomerados numa placa de aparência meio duvidosa pintada de verde"... Estilo Randall...

 Cheesy Cheesy

Verdade.

Mesmo assim as fotos do entorno da válvula de saída não foram suficientes para fazer o esquema....  Sarcasmo

Sobre o "estilo Randall" é mesmo meio bagunçado. Estava vendo que o amplificador já está na 3ª geração, 'G3', no entanto os relatos de defeitos sempre aparecem.
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EddieTavares
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« Responder #8 : 11 de Janeiro de 2018, as 15:26:55 »

Pancotte

Dei uma olhadinha no esquema e há um circuito de retardo por relé que serve justamente pra evitar que estes estalos saiam no falante, é um circuito até bem comum em amplificadores transistorizados. Como o relé é um acoplamento mecânico e você mencionou que o defeito começou menos pronunciado e foi piorando com o tempo, eu aposto 100% que o defeito está aí.

O relé é esta caixinha preta no lado esquerdo da placa da fonte:





Eu acredito que o problema seja o próprio relé mas também é bem possível ser o diodo em paralelo à bobina do relé ou TIP120 que serve de driver para o relé.
Os esquemas estão neste link: https://elektrotanya.com/randall_rg100_g3_schematic.zip/download.html

Espero ter ajudado.
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Who mafagafe more little mafagafos better mafagafigafier would be.
Finck
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« Responder #9 : 11 de Janeiro de 2018, as 15:50:42 »


Mesmo assim as fotos do entorno da válvula de saída não foram suficientes para fazer o esquema....  Sarcasmo


Vou tentar desmontar a plaquinha da válvula de saída no final de semana e te mandarei as fotos. Mas pelo que me lembro, nela só tem a válvula 6V6GT e os resistores da placa e catodo. Nada de especial na saída do RD5, é um SE bem normalzinho, o timbre todo vem do pré...

Em tempo, desculpas por poluir o tópico, mas foi o Matec quem começou  Metaleiro
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Pancotte
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« Responder #10 : 11 de Janeiro de 2018, as 22:04:39 »

Agradeço pela atenção e retorno de todos.


EddieTavares, muito obrigado pela dica, realmente é muito provável que seja esse o problema, eu tinha esquecido de comentar que esse amplificador tinha um atraso/retardo de alguns segundos quando eu ligava ele o som da guitarra demorava uns 3 segundos para iniciar, com o tempo esse retardo foi sumindo e começaram os problemas.
Amanhã vou ir atrás do relé, do diodo e TIP120 , e vou substituir as peças.
Em seguida dou um retorno aqui no Fórum.








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Olá pessoal.

Depois de alguns testes tudo leva a crer que o problema seja mesmo no Relé, conforme a grande dica do EddieTavares, quando eu ligo a chave on/off não se escuta mais o "click" do Relé e em seguida vem o problema.

O detalhe é que esse componente não parece ser fácil de encontrar, pelo que pesquisei na internet, não encontrei nada nas lojas on-line que costumo comprar componentes.

Vou anexar a foto do modelo e se alguém souber onde encontrar o bendito relé ou até mesmo onde encontrar esse componente em sucatas de eletrônicos em ultimo caso.



Ele tem 8 polos.



« Última modificação: 12 de Janeiro de 2018, as 02:28:34 por Pancotte » Registrado
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« Responder #11 : 12 de Janeiro de 2018, as 07:25:00 »

É um relé 1P2T, bem parecido com aqueles usados para chavear a bobina desmagnetizadora das TVs de tubo https://hqelektronika.hu/termekek/relay-lm1h-12v-relay-1x250v-16a-12vdc-lm1h-12d. Procura na sucata das oficinas que vais achar um equivalente.
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« Responder #12 : 12 de Janeiro de 2018, as 07:50:06 »

Antes de trocar ou retirar o relé, reveja os capacitores que geram o retardo para ligar o relé.


Pelo esquema, para ligar o transistor Q5 que aciona o relé, o capacitor C3 de 470uF 16V precisa ser carregado via resistor R11 de 47kohms. Se o capacitor não estiver bom, não há o retardo.
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« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2018, as 23:57:14 »

xformer

Obrigado pela ajuda e por verificar o esquema.

Depois de vários testes na tentativa e erro, substituí alguns componentes, diodo em paralelo com o relé, TIP120, capacitor C3 e o resistor R11.

Chequei com todo cuidado os componentes mas não há nenhum sinal de capacitores inchados ou algo que indique componentes danificados.

Infelizmente o problema continua, minha última tentativa é substituir o Relé, mas não estou encontrando em lugar algum, até fui atrás numa empresa de reciclagem de eletrônicos e dei uma "garimpada" nas sucatas, mas não encontrei nenhum relé com a pinagem ou com especificações equivalentes.
O que complica ainda mais é que a placa é dupla face, e retirar esse relé com as ferramentas que eu tenho imagino que vai ser bem trabalhoso, pois ele tem 8 terminais.

Um detalhe é que agora quando eu ligo a chave On/Off, depois de um tempo parado, o amplificador funciona normalmente, mas quando eu ligo e desligo algumas vezes seguidas o problema aparece, e o relé sempre ativa, pelo menos eu escuto o "click", o que parece é que o relé aciona com certo atraso depois de um tempo, então os ruídos (na verdade parece mais o som de um curto circuito muito alto) passam para os falantes.

Caso eu não encontre o relé, estive cogitando em instalar uma chave ou switch para ligar/desligar os falantes antes de ligar o amplificador para cortar os ruídos.
Minha dúvida é se teria algum problema em ligar o amplificador sem os falantes estarem ligados, e depois liberar o sinal na chave/switch, caso tenha risco de queimar a saída do amplificador ou algo parecido ?


« Última modificação: 18 de Janeiro de 2018, as 01:13:25 por Pancotte » Registrado
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« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2018, as 08:17:39 »

O segredo é descobrir o que está falhando no delay para acionar o relé e não o relé em si que pode estar com problema.  O relé é acionado pelo transistor Q5 cuja tensão de base depende da tensão em C3. Mas se C3 sempre estiver carregado, não há o atraso no acionamento. Quando você desliga o amplificador, tem um circuito que descarrega rapidamente o capacitor C3 para que ocorra o delay do relé quando o amplificador for ligado novamente. Quem descarrega o C3 é o transistor Q2 via R7 e R1. Por sua vez quem aciona o Q2 é o capacitor C1 se este estiver carregado. Quando tem alimentação AC no transistor Q1 ele descarrega o C1 o que faz com que Q2 fique cortado (sem descarregar o C3). Se você liga e desliga e liga rapidamente o amplificador, pode ser que este circuito de descarga de C3 não esteja funcionando, fazendo com que não ocorra o delay do relé.  Então verifique todos os componentes citados acima.
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