Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 05:34:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com P.A.Cygnus 2800  (Lida 2998 vezes)
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« : 07 de Março de 2018, as 00:46:51 »

Pessoal, recentemente peguei um P.A. desse pra consertar e o que ocorria era que o sistema de overload dele atuava e bloqueava o sinal de áudio. Pois bem, abri o amplificador e de cara achei um resistor chamuscado e com solda fria na linha de saída para os alto falantes.
Como os fusíveis desse canal estavam ok, substitui o resistor e liguei o amplificador isolando o outro canal e tudo certo, ligou normalmente, a proteção não atuou e está funcionando.
Já o outro canal tinha um transitor faltando e logo pensei no pior, encontrei alguns pares de saída com leitura bem abaixo do esperado bem como outros na parte da excitação, e ainda um fusivel aberto na linha negativa(-B).
Minha dúvida é se posso ligar o amplificador faltando dois pares na saida pra fazer algumas medições e ajuste 0v e bias até que cheguem os substitutos.
Esquema no link.
https://drive.google.com/file/d/1Vpdc6X14AtqZy5LPn9lVDmlYzb5fjtUX/view?usp=drivesdk
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #1 : 07 de Março de 2018, as 00:52:46 »

Sim, pode. Em repouso, só é necessário um par para que o amplificador " ligue ". Mas só para medições em repouso ou em baixa potência.

Por segurança, remova os fusíveis das linhas de alimentação e coloque no lugar dois resistores de 47 ohms x 10 W.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 07 de Março de 2018, as 02:42:24 »

Minha dúvida é se posso ligar o amplificador faltando dois pares na saida pra fazer algumas medições e ajuste 0v e bias até que cheguem os substitutos.
Poder, pode..   mas só por sorte vai continuar polarizado após colocar os outros transistores.  Digo isso da corrente de polarização em Casse AB.
« Última modificação: 07 de Março de 2018, as 02:44:07 por Patines » Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #3 : 07 de Março de 2018, as 03:24:09 »

Obrigado pela atenção.
Patines, depois que chegarem as peças a serem substituídas  farei outro ajuste.
Bom, sendo mais específico, o resistor que mencionei que estava chamuscado e com solda fria era o R138 (10R 5w), no esquema ele tá perto do F102(8A) e do C117, os transístores são o T109 (BD140), e T111 (B546).
Mais algum componente que devo verificar com mais critério? Os de saída, só restaram dois 2sa1095.  Devo suspeitar deles também?
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 07 de Março de 2018, as 04:59:49 »

Obrigado pela atenção.
Patines, depois que chegarem as peças a serem substituídas  farei outro ajuste.
Bom, sendo mais específico, o resistor que mencionei que estava chamuscado e com solda fria era o R138 (10R 5w), no esquema ele tá perto do F102(8A) e do C117, os transístores são o T109 (BD140), e T111 (B546).
Mais algum componente que devo verificar com mais critério? Os de saída, só restaram dois 2sa1095.  Devo suspeitar deles também?
Está parecendo que os transistores no negativo queimaram primeiro,  entraram em curto.  As vezes que consertei esses Cygnus, os transistores tipo os T110 e T111 também queimam, se queimam os de saída.  Mas pode ser que não.  os T108 e T109 é porque o amplificador foi colocado em curto..  pode ser até os transistores de saída em curto.  geralmente os fusíveis queimam, mas pode acontecer de transistores queimarem primeiro.
Só procure ser rápido no ajuste de corrente, porque pode oscilar o amplificador e queimar algo.  E não se escuta, se ensurdece..._
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #5 : 07 de Março de 2018, as 15:15:32 »

Obrigado Patines.
Logo mais retorno com novidades.

-----
Pessoal, encontrei um resistor aberto de 51R 1/2w próximo  ao B546, posso substituir ele por um de 56R? Não tenho outro de 51R que consta no projeto. Se puder trocarei o outro próximo ao D401 também por 56R também (se não me engano são R123 e R124 no esquema).
Posso também utilizar dois resistores de 20R 20w no lugar dos de 47R indicados pelo A.Sim?
« Última modificação: 08 de Março de 2018, as 00:20:14 por hauf » Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #6 : 08 de Março de 2018, as 14:32:38 »

Substitua os resistores de 51 ohms por unidades de 47 ohms.

O valor do resistor de proteção 47 ohms x 10 W pode ser qualquer um entre 47 ohms e 100 ohms. O importante é ser de fio e com relativa potência para não incendiar caso algo de errado aconteça. Com o resistor de potência, dá para desligar o aparelho antes de o resistor pegar fogo.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #7 : 05 de Setembro de 2018, as 10:16:27 »

Pessoal, retomei o reparo desse amplificador, e tô me deparando com outro problema que já tentei de tudo e não resolvi.
O resistor R124 de 51R, tá fumaçando, além disso o T104 esquenta muito, e R121 também começa a chamuscar.
Realizei a troca de T107, T104 apesar de no teste com multímetro não apresentarem problemas, e troquei também T124 que alterou o valor resistivo.
Alguém poderia me indicar a possível causa,e o que mais o devo conferir?
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal