Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:32:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Inicialização display LCD 16x2 com PIC16F  (Lida 9653 vezes)
Victor
Visitante
« : 28 de Agosto de 2010, as 15:03:54 »

Opa pessoal,

Estou fazendo um termômetro com sensor LM35 e display LCD 16x2 e travei num problema relativo ao display, mais especificamente a sua inicialização. O programa foi escrito em C, compilado com sucesso no MPLAB v8.46 e executado no Proteus v7.6 numa boa também, porém quando implementei o protótipo o display mostra apenas uns caracteres estranhos na segunda linha. Testei um pisca-LED e funciona normal.Quando eu faço um curto-circuito cruzando as linhas do barramento de dados (D4-D7 - estou usando o modo de 4 bits, R/W aterrado) para testar se as mesmas estão enviando bits, o display muda, então isso está ok.

A minha dúvida é a seguinte: alguém que já tem alguma experiência com problemas c/ LCD, mais especificamente na passagem do virtual (simulações) para o mundo real teria como contribuir com algo?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, as 15:17:16 por Victor » Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #1 : 28 de Agosto de 2010, as 16:26:48 »

Também não tenho muita experiencia com LCD, vc testou se os cabos entre o circuito e o lcd estão ok? tenho duas apostilas salvas aqui sobre lcd, anexei elas no post, espero que ajudem em algo, abraço.
Registrado
Maffeis
Visitante
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2010, as 10:06:38 »

tente inicializar o display na raça com chaves.
se o display estiver funcionando verifique seu programa colocando breakpoints

como eu não tenho um debugger (não sei vc) coloque o programa para verificar um botão a cada valor que vc manda para o Lcd

vc pode estar um tempo muito baixo entre as instruções.

eu aprendi usar o LCD utilizando chaves, só depois de entendido o funcionamento eu passei para o microcontrolador Avr - Atmel
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #3 : 28 de Setembro de 2010, as 23:20:04 »

Cara tu já revisou o tempo de inicialização dele? tipo seguindo ali a tal "receita de bolo" temos alguns temos pra respeitar e seguir, revisa se estão corretos, fiz um trabalho dia desses com lcd, e ele quando inicializava escrevia o que queria no lcd, cada coisa louca que só vendo, fui revisar e o problema era nos tempos dele lá na inicialização!
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #4 : 29 de Setembro de 2010, as 01:40:40 »

isso, quando pesquisei sobre lcd e pics, vi bastante sobre esse lance do tempo

ainda mais se vc estiver testando no virtual e não da certo no "real", tudo indica que este seja o problema
Registrado
Maffeis
Visitante
« Responder #5 : 03 de Outubro de 2010, as 18:39:08 »

em vez de tempo coloque uma rotina aguardando vc apertar um botão
vc tera um tempo alto
ai coloque led's para ver se o dado esta indo correto (eu consegui errar as ligaçoes no protoboard)
revise as ligaçoes
ou aumente o tempo no datasheet tem o tempo ideal
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal