Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 21:23:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas na montagem de um 5e3  (Lida 4848 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 16 de Março de 2018, as 11:13:32 »

Oi Pessoal

Tem problema no desacoplamento do pré, por isso está oscilando desta forma. O ganho da 12AX7 é o dobro do da 12AY7, logo vai precisar mudar alguma coisa para funcionar corretamente.

Essa coisa de colocar 12AX7 em toda parte, não importando o que diz no projeto, tem sido prática comum e sempre conduzido a problemas assim. Por favor, sigam a receita do bolo!!

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 16 de Março de 2018, as 14:12:15 »

Pra tirar a dúvida se somente a 12AY7 funciona no 5E3 desse jeito, veja se arruma uma 12AY7 emprestada de outro aparelho ou de alguém que tenha uma e experimente, que é o jeito mais fácil.  Por algum motivo a Fender usou a 12AY7 ali, senão seria mais fácil usar a 12AX7 em tudo quanto é circuito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #17 : 16 de Março de 2018, as 20:52:01 »

Dica rápida

Compare os valores dos estágios de V1 dos amplificadores da Fender o Bassman original e o reissue cujo original também usava 12AY7 e o reissue 12AX7..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #18 : 16 de Março de 2018, as 21:43:32 »

Eu dei uma pesquisada e existem alguns projetos que usam a 12ax7 (como o que postarei abaixo), e os valores são iguais em todos os componentes, por isso a minha duvida em encontrar o problema.

Vocês descartariam a hipótese do problema também estar na fonte? Pelo fato de usar capacitores em serie, sem os resistores em paralelo e também sendo 22uF, sendo que o recomendado pelo projeto é 16uF?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 16 de Março de 2018, as 22:52:26 »

Eu dei uma pesquisada e existem alguns projetos que usam a 12ax7 (como o que postarei abaixo), e os valores são iguais em todos os componentes, por isso a minha duvida em encontrar o problema.


Então, se você retirou a primeira 12AX7 e o ruído sumiu, isso é uma boa pista de que o problema pode se originar nela. Agora o fato deste mesmo pedaço de circuito ser igual em outros modelos, não quer dizer que ele vai funcionar neste modelo, porque a etapa seguinte influencia (no ganho, na resposta em frequência, etc) e interage com esta etapa inicial. Como o Eduardo disse, primeiro monte o projeto inicial como ele é, pra depois ver se tem defeito ou não. Com uma modificação radical logo de cara, você fica sem ponto de partida.

-----
Vocês descartariam a hipótese do problema também estar na fonte? Pelo fato de usar capacitores em serie, sem os resistores em paralelo e também sendo 22uF, sendo que o recomendado pelo projeto é 16uF?

Não deve ter problema. Os valores baixos de capacitância no filtro do projeto original são por causa da válvula retificadora não aceitar capacitores de filtro de valor mais alto. Mas com retificadores de estado sólido, essa limitação é menos crítica. Poderia até usar capacitores de 100uF, que os diodos aguentam. Os resistores de equalização servem para que não ocorra excesso de tensão num capacitor só e para fazer a descarga dos capacitores quando desligar o amplificador.
« Última modificação: 16 de Março de 2018, as 23:05:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #20 : 19 de Março de 2018, as 22:03:23 »

Citar
Agora o fato deste mesmo pedaço de circuito ser igual em outros modelos, não quer dizer que ele vai funcionar neste modelo, porque a etapa seguinte influencia (no ganho, na resposta em frequência, etc) e interage com esta etapa inicial.


O que eu quero dizer é, existem projetos exatamente iguais ao que usei, mas usando a 12ax7



Mas de qualquer forma, estou esperando entrar um dinheiro e comprarei uma 12ay7 para o circuito, até por que eu quero algo mais proximo do original.
« Última modificação: 19 de Março de 2018, as 23:56:57 por xformer » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal