Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:16:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda na compra de um Giannini Thunder Sound ou construção de um Bassman  (Lida 8864 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #15 : 12 de Abril de 2018, as 02:54:06 »

Que amplificador!!!

De fato, creio que não será necessária nenhuma modificação para guitarra. Está lindo o som. Encorpado, com graves bem nítidos, médios e agudos na medida (só toquei com strato até agora).

Obrigado pelas dicas dos colegas.

O gabinete 2 x 12 com os Noviks deve ser em 4Ohms. Estão ligados em paralelo.
Será que pode danificar o head? Convém religar o fio verde do transformador de saída?

Outro ponto, posso trocar o capacitor danificado que está nele de 50+50uf 350v por outro de 500v? Creio que está voltagem deve ser de tolerância do capacitor. Isso?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #16 : 12 de Abril de 2018, as 03:55:49 »

Poderia ser muito bom para a durabilidade das válvulas de saída, se você ligasse o fio verde nos jacks de saída.

Uma coisa, mantenha o fio amarelo na mesma posição que chega na PCB.  Desligue o fio que sai do jack de saída na PCB e ligue no fio verde do transformador.
Caso tenha dúvidas pergunte. Huh?

Pode trocar o capacitor pelo de 500v. O de 350 deve ser mais barato, mas se não encontrar um assim o de 500 é até melhor. Verifique cuidadosamente se não há nenhum outro capacitor desses com problemas, aí é um trabalho só.

 Smiley
Registrado
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #17 : 12 de Abril de 2018, as 21:43:08 »

Tenho pouco conhecimento mas tenho certeza que uma saída de 8 ohms não trabalha corretamente com uma caixa de impedância menor, inclusive com riscos de danificar o transformador de saída, e eu te digo você NÃO vai querer estragar esse transformador de saída, pode até ser maior, o ideal é que seja a mesma impedância.
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #18 : 23 de Abril de 2018, as 04:28:58 »

Boa noite colegas.

Nesta semana chegam meus capacitores da fonte e vou aproveitar para mudar a saída para 5,3 Ohms (fio verde) conforme dicas dos colegas.

Ainda algumas dúvidas:
1- Convém fazer novo ajuste de bias? Qual o valor apropriado?
2- Convém trocar o eletrolítico do circuito de bias -B?
3- Convém trocar os capacitores de poliéster de áudio por modelos mais modernos?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #19 : 23 de Abril de 2018, as 16:29:12 »

1- Você pode checar e ver se a corrente de bias está nos valores aceitáveis. Para isso você terá que inserir um resistor de 1ohm 2W entre o cátodo e o terra de cada 6L6GC, para poder medir indiretamente a corrente de cátodo. Valores entre 40mV (40mA) e 45mV (45mA), podem ser bons para esse amplificador.
2- Normalmente é bom trocar os eletrolíticos do amplificador. Eletrolíticos antigos funcionam, mas é bom manter a atenção sobre eles.
3- Esses capacitores coloridos funcionam bem. Eu sempre verifico se não há rachaduras no invólucro, próximo aos terminais. Caso haja alguma, troque.
 Smiley
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #20 : 25 de Abril de 2018, as 05:16:32 »

Como vou trocar o capacitor do circuito de bias, terei que conferir ou mesmo ajustar.

Para ajustar o bias devo:
1- Interromper a ligação do pino 8 ao terra?
2- Instalar dois resistores de 1 Ohms "casados" entre o pino 8 e chassis para cada válvula?
3- Posso deixar estes resistores no amplificador? Creio que não vá interferir no uso posterior do amplificador.

Matec, fiquei confuso com o esquema e dados deste tópico abaixo, no qual você contribuiu com o usuário Djentleman.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4969.0

Nas fotos do amplificador dele aparecem apenas 3 capacitores duplos na fonte.
No esquema do Thunder Sound III constam para a fonte 2 capacitores 50+50uf 350v ligados em série e outros 3 de 20+20uf 350v.
No meu não é esta a configuração de capacitores na fonte. São 4 capacitores duplos de 50uf. Houve troca de pelo menos um par destes, ou seja, não são todos originais.

Obrigado pela contribuição dos colegas.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #21 : 25 de Abril de 2018, as 06:10:03 »

Emachado

1- Correto
2- Correto
3- Correto

Tenho certeza que o seu amplificador está mais original e mais correto que o amplificador daquele tópico.

Nesse seu amplificador, vejo um capacitor duplo de 50+50uF 350v, em série com outro de 50+50uF 350v; o que acaba por criar um único de 50uF por 750v. Aí vejo um de 20+20 por 500v o que resulta num  equivalente de 40uF por 500v. Mais um duplo capacitor usando os estágios de modo separado; um estágio de 20uf 500v, e no fim, mais um estágio de 20uF 500v.

Isso resulta em ---50uF---40uF---20uF---20uF.  A única diferença do esquema é o valor de 40uF.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 25 de Abril de 2018, as 14:45:44 »

Para ajustar o bias devo:
1- Interromper a ligação do pino 8 ao terra?
2- Instalar dois resistores de 1 Ohms "casados" entre o pino 8 e chassis para cada válvula?

Não é pra ligar os resistores ao chassi, mas ao mesmo ponto de TERRA que o pino 8 estava ligado.
Pessoalmente, eu prefiro usar resistores de 10 ohms (também casados) ao invés de 1 ohm. Isso amplia a medição e não faz diferença para o funcionamento do amplificador. Ressalvado o fato de que se deve dividir por 10 o valor medido em volts (milivolts) e convertido para ampéres (miliampéres).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #23 : 26 de Abril de 2018, as 01:32:15 »

Matec, os quatro capacitores instalados são duplos de 50uf. Os laranjas são siemens de 350v e o cinzas Unicon de 500v. Creio que estes últimos sejam de reposição.

Neste método de regulagem de bias com resistor no cátodo é utilizada a fórmula V = R * I. Quando I igual a 1 ou 10 Ohms fica tranquilo este cálculo.
Contudo, somente achei resistores próximos: dois de 1,6 Ohms e dois de 10,8 Ohms.

1- É necessário considerar este decimal no cálculo da corrente, ou seja, no ajuste de bias?
2- Não achei com 2w ou próximo, somente "grandes". De 10 e 15w. Creio que não seja problema. Correto?
3- Esses resistores podem ficar lá, não preciso retirá-los após a regulagem? (desculpem, ainda estou em dúvida).
4- Vou regular e utilizar o amplificador com um autotransformador 110/220v de 500Va. É suficiente?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #24 : 26 de Abril de 2018, as 03:10:14 »

Emachado

Mais prático é utilizar o resistor correto de 1 ou 10ohms
Na falta mesmo, você pode utilizar os outros provisoriamente, levando em conta sim os pontos decimais.

1- 10,8 não é muito distante, mas é 8% à mais. 1,6 é 60% de diferença, já é uma diferença enorme. Então leve em conta sempre, os decimais.
2- Nem resistor de 5W? Seus fornecedores infelizmente estão fracos. Cry   . Não tem problema, pode utilizar,  mas é um exagero.
3- Sim, os resistores ficam lá para sempre.
4- Um autotransformador de 500w é ótimo. O circuito todo deve consumir menos de 200w à plena carga. Se você pretende utilizar o autotransformador sempre, então ajuste o Bias com o amplificador ligado nele.
O autotransformador serve no seu caso para ajustar a tensão da rede à tensão de entrada do seu amplificador. Se sua rede for 220v não precisa de transformador externo.
Se a rede for de 127v aí sim você terá que ter um autotransformador de 127v para 110v (melhor); ou de 127v para 220v.

 Smiley


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 26 de Abril de 2018, as 14:51:39 »

Neste método de regulagem de bias com resistor no cátodo é utilizada a fórmula V = R * I. Quando I igual a 1 ou 10 Ohms fica tranquilo este cálculo.
Contudo, somente achei resistores próximos: dois de 1,6 Ohms e dois de 10,8 Ohms.

Se entendi direito, os dois resistores de 1 ohm mediram 1,6 ohms e os dois de 10 ohms mediram 10,8 ohms ?  Nesse caso, provavelmente você não descontou a resistência das pontas de prova pra achar o valor correto. Pra saber a resistência das pontas de prova, junte as duas pontas e veja quanto deu de resistência (e subtraia do valor medido dos resistores).  
Por isso que eu prefiro usar os de 10 ohms, porque na medição, os erros (de precisão do medidor e das pontas de prova) se diluem um pouco mais do que com resistência de 1 ohm que é muito baixa e ruim de se medir com instrumentos que não sejam de laboratório.  
Depois na conversão da tensão para corrente, a fórmula ajustada é I = V / R
Nesse caso, não importa que o valor de R seja precisamente 10 ohms ou 10,8 ohms, basta calcular com o valor medido. Podia ser até de 4,7 ohms ou 6,8 ohms ou 12 ohms, o importante é fazer a conta com o valor correto do resistor (veja que o casamento dos resistores nem é muito importante, apenas facilita).

Não precisa exagerar na potência dos resistores. Digamos que a corrente de catodo seja 100mA.  Isso sobre o resistor de 10 ohms, resultaria em 1V de queda de tensão. 1V x 100mA = 100mW ou 0,1W.  Resistores de 1/2W (0,5W) ou 1/4W (0,25W) aguentam. Sendo conservador, resistor de 1W sobra com fator de 10 vezes.  Se for resistor de 1 ohm, os de 1/8W são mais que suficientes (100mA x 1 ohm = 0,1V    potência = 0,1V x 100mA = 0,01W  ! quase nada de dissipação).
Por isso que pode deixar os resistores ligados pra sempre, eles não influenciam significativamente no funcionamento do amplificador.
« Última modificação: 26 de Abril de 2018, as 15:01:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #26 : 27 de Abril de 2018, as 03:55:43 »

Obrigado pelos esclarecimentos.

Estou com um problema: retirei o capacitor 47uf/160v axial siemens do circuito de bias (B-), mas tem algo que desconheço.
Ele possui varias setas e está ligado como abaixo:

(aqui a trilha indo para o potenciômetro de bias)    =>  => + =>  => + =>  => += > => + (aqui um ponto de terra ligado ao chassi por fio)

Ou seja, o + está ligado ao terra.
Como devo ligar o novo capacitor que tenho? Positivo ao terra?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 27 de Abril de 2018, as 04:50:51 »

Sim, o terminal positivo do capacitor eletrolítico vai ligado ao terra (0 volts), pois a fonte de tensão de polarização das grades (bias) é de tensão NEGATIVA. Portanto o terminal negativo do capacitor fica com tensão negativa em relação ao terra. Se inverter, o capacitor pode explodir.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #28 : 28 de Abril de 2018, as 05:46:01 »

Boa noite colegas.

Troquei dois capacitores da fonte e um do circuito de bias, bem como liguei a saída de 5,3Ohms (minha caixa tem 4Ohms).

O amplificador funcionou, mas estou com problemas na polarização. Há diferença significativa entre a tensão no cátodo das 6L6. Experimentei diferentes regulagens. A que mais agradou em termos de timbre foi com 40mv na primeira e 33ma na segunda. Cheguei a estes números com o multímetro em vdc (397mv e 332mv).

Outras medições:
B+ no primeiro capacitor: 438Vdc
alimentação em 220 Vac

Toquei pouco, apenas teste, mas tive as seguintes impressões sobre o timbre:
* independente do valor de bias, agora o som distorce ainda menos que antes. Antes conseguia uma distorção bonita (um leve crunch). Isto, com o master todo acionado.

*quanto mais alto o valor de bias, maior definição de graves e presença nas bordões. Embora em menor escala, também aumenta a presença de agudos.

1- Convém medir sem as válvulas de potência?
2- A diferença deve ser por conta de "descasamento/divórcio" das 6L6?
3- É normal um mancha cinza na lateral das 6L6? Veio assim para mim.
4- Seria vantajoso adaptar um circuito para regulagem individual da polarização?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #29 : 28 de Abril de 2018, as 13:36:05 »

Os TS e outros amplificadores para baixo, à princípio, não são construídos para distorcer. Quando a distorção acontece, ela é mesmo bem suave.

1- Acho que essa medição não teria muita utilidade.
2- É provável. Uma dessas válvulas já deve estar no fim de carreira
3- A mancha costuma ser escura ou prateada. Quando começa a ficar cinza esbranquiçada é que a válvula está ruim.
4- Nunca vi grande vantagem nisso, você ainda precisaria de um par casado para que o amplificador funcione direito.

 Legal!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal