Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:20:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas com mini fuzz bertola  (Lida 7479 vezes)
Joao7077
Visitante
« : 04 de Maio de 2018, as 21:55:54 »

Boa tarde, sou mais um iniciante de eletrônica ainda beirando o básico,mas já tentando fazer algo para poder aprender fazendo! Estava tendo problemas na hora de montar os esquemas, decidi pegar uma ajuda com o programa fritzing, já que montando certo o esquema, ele mostra como ficam as ligações. Daí consegui montar o primeiro projeto do tonefiend.com e o esquema de amplificador de fone de ouvido do livro eletronic projects for musicians,mas o mini fuzz bertola eu não  consegui.
Vou mostrar um print do programa e caso tenha alguma ligação errada me avisem por favor, apesar que estou achando que o problema está em algum componente, porque estou usando o transistor bc517 e ele é um npn, certo? Segundo o Burgos eletrônica, existe uma forma de descobrir qual o tipo de transistor, e pelo teste esse transistor que estou usando parece ser pnp, então não sei se o mesmo está danificado ou algo assim. Considerando que ele esteja bom eu deixo na forma como manda o circuito, aparece o efeito, porém está muito baixo, já quando eu inverto o transistor o som fica alto, porém limpo. Desde já agradeço quem poder me ajudar.

« Última modificação: 04 de Maio de 2018, as 22:03:01 por Joao7077 » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 04 de Maio de 2018, as 23:09:38 »

O BC517 é um darlington NPN. Do jeito que está no desenho, ele está invertido. Inverta-o e confira as conexões com o diodo, ou tente trocar o diodo. Além disso, não deu pra ver muito bem, mas qual é o valor de R2? Me parece 1K na imagem (marrom, preto, vermelho). Use qualquer coisa entre 10K e 100K.

Além disso, inverta C1. Todas as variações do Bazz Fuss que montei usavam C1 com o terminal positivo voltado para a entrada - apesar de haver discordâncias entre alguns esquemas que vi por aí.
« Última modificação: 04 de Maio de 2018, as 23:12:46 por marcao_cfh » Registrado
Joao7077
Visitante
« Responder #2 : 05 de Maio de 2018, as 00:18:24 »

Boa noite marcao_cfh, acabei de tentar cara, o resistor é de 10k mesmo, no programa eu só fiz colocar o que era r1 e R2 mal coloquei os valores, coloquei o transistor dos dois lados e nada inclusive polarizando o capacitor positiva e negativamente no in, e continua bem baixo, só aparecendo algo quando coloco no captador do braço, mesmo assim, efeito bem baixo e sem sustain. Estou fazendo na protoboard, será a falta de um aterramento no chassi mesmo?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 05 de Maio de 2018, as 17:40:17 »

Se os aterramentos estão todos conectados, era pra funcionar. O que distorce nesse circuito é o diodo. Tente trocá-lo por outro (qualquer outro, inclusive um led).
Registrado
Joao7077
Visitante
« Responder #4 : 06 de Maio de 2018, as 15:53:28 »

marcao_cfh, como você falou que as ligações estavam invertidas, resolvi dar uma olhada nas ligações no programa, refiz as ligações do R2 com o diodo, o transistor e o c2 e funcionou cara, troquei os diodo e estavam funcionando, no final das contas eram as ligações, testei com outros diodos e inclusive com um led e foi muito legal, valeus pela ajuda cara, com sua resposta acabei entendendo mais o funcionamento do pedal, eu já tinha visto que eram os diodos que distorciam, mas não sabia que era simplesmente trocá-los, achei que teria que trocar resistores e capacitores também. Muito obrigado pela ajuda!
« Última modificação: 06 de Maio de 2018, as 18:33:35 por Joao7077 » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 07 de Maio de 2018, as 02:25:43 »

Testar diodos pode ser um pouco divertido. O legal do led é que ele acende quando você toca.

Quer uma dica pro próximo circuito? Ligue dois desses fuzz em série Evil. Fica um fuzz de ganho alto, com timbre bem bacana e com poucos componentes. E se você usar um diodo de germânio - só não lembro se é no primeiro ou segundo estágio - você ainda consegue umas oitavas acima ao tocar mais no final do braço da guitarra.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 07 de Maio de 2018, as 18:03:29 »

Bela dica Marcão !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Joao7077
Visitante
« Responder #7 : 07 de Maio de 2018, as 22:14:05 »

Valeus marcao_cfh, tava louco pra saber como fazer essas oitavas  Legal!
Como faria em série? Simplesmente dobraria os circuitos? Colocando os diodos e tudo mais em série?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 07 de Maio de 2018, as 23:12:51 »

Um circuito oitavador é mais complexo que isso, e ao mesmo tempo simples de ser entendido. Mas por sorte esse circuito dá um pouco de efeito de oitavas ao ser duplicado e ligado em série.

Como está o inglês? Leia essa página: http://home-wrecker.com/bazz.html, ela fala sobre experimentos com o Bazz Fuss (circuito idêntico ao Mini Fuzz, e que acho que veio antes). No fim da página tem o Buzz Box, que são dois Bazz Fuss em série. É um circuito simples, porém com ótimo som. Foi um dos primeiros circuitos que montei (Bazz Fuss, depois Buzz Box), agora deu vontade de refazê-los pra brincar um pouco.

Uma dica padrão para obter um som de oitavas melhor é usar o captador do braço, controle de tom da guitarra no mínimo e tocar após o traste 12.
« Última modificação: 07 de Maio de 2018, as 23:15:08 por marcao_cfh » Registrado
Joao7077
Visitante
« Responder #9 : 08 de Maio de 2018, as 00:24:26 »

Já percebi há um bom tempo que as melhores informações estavam em inglês, então, tento estudar um pouco... Hahahahaha acho que já cheguei a visitar esse link, mas infelizmente, não sei por onde começar a estudar e entender, estou estudando um pouco e tentando fazer uns projetos, pra ir aprendendo e dando força de vontade, afinal, ver as coisas funcionando dá mais animação! Mas estou tentando fazer o mais básicos mesmo e tentar seguir um ritmo, agora sei que esse link vai me ajudar. Valeu mais uma vez, tá praticamente sendo meu guru hahahahaha

-----
Aliás, procurei muito por esses programas de perfboard, mas não achei e quando achava simplesmente não funcionava, pensei que seria mais "visível" do que o fritzing, pois já veria o circuito na placa. Tem algum link ou sugestão?
« Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 00:30:37 por Joao7077 » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 08 de Maio de 2018, as 06:09:46 »

Já percebi há um bom tempo que as melhores informações estavam em inglês, então, tento estudar um pouco...
Realmente. Embora aqui no fórum exista material de alta qualidade em português, a grande maioria das coisas que você vai encontrar estão em inglês. Aprendi meu inglês em fóruns (com a ajuda de tradutores) e video games (Final Fantasy 7 foi uma verdadeira escola). Use o tradutor do google, ajuda bastante.

Aliás, procurei muito por esses programas de perfboard, mas não achei e quando achava simplesmente não funcionava, pensei que seria mais "visível" do que o fritzing, pois já veria o circuito na placa. Tem algum link ou sugestão?
Procure por DIYLC (DIY Layout Creator).
Registrado
Joao7077
Visitante
« Responder #11 : 08 de Maio de 2018, as 22:45:12 »

Pois é, meus primeiros aprendizados foram com resident evil 3 hehehe vou dar uma olhada no programa, valeus pela dica
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 09 de Maio de 2018, as 14:19:49 »

Pois é, meus primeiros aprendizados foram com resident evil 3 hehehe vou dar uma olhada no programa, valeus pela dica

E com Resident Evil 4 se aprende espanhol !   "Te cogi !"   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Joao7077
Visitante
« Responder #13 : 09 de Maio de 2018, as 14:47:23 »

É a Konami nos tornando poliglotas hahahahaha
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 09 de Maio de 2018, as 15:03:44 »

É a Konami nos tornando poliglotas hahahahaha

Capcom.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal