Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:59:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Onde achar esses pots?  (Lida 4456 vezes)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 03 de Abril de 2018, as 03:23:23 »

Olá pessoal, peguei um amplificador Ibanez TB25B para reparo, vendi o meu pro rapaz e peguei o dele como parte do valor, ele está com o alto falante queimado e também com alguns potenciômetros com problemas, bem, o que eu queria era manter o mais original possível e por isso gostaria de achar os pots da foto, se alguém souber onde encontrar eu ficarei muito grato.
Detalhe importante, tem 2 pot linerar, 2 log e 3 com a letra G neles, que tipo de pot é esse?

https://ibb.co/hGrC6c
https://ibb.co/fZn8exq
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #1 : 03 de Abril de 2018, as 06:52:22 »

Use um multímetro analógico para traçar o tipo de curva do potenciômetro e classifique em A (log), B (linear) ou C (anti-log). Eu não perderia muito tempo tentando colocar um potenciômetro original, optaria por um genérico Alpha soldado por fios
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 256

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #2 : 03 de Abril de 2018, as 18:11:11 »

Nem precisaria perder tempo descobrindo a curva. Na lateral tem a informação em baixo relevo.

Concordo em ser perda de tempo procurar o potenciômetro idêntico, basta ter o mesmo valor e ser de boa qualidade. Inclusive eu fugiria desses com haste de plástico.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 03 de Abril de 2018, as 23:03:31 »

Detalhe importante, tem 2 pot linerar, 2 log e 3 com a letra G neles, que tipo de pot é esse?

Nem precisaria perder tempo descobrindo a curva. Na lateral tem a informação em baixo relevo.

Ele cita que tem letra G ao invés de A, B ou C em três destes potenciômetros, então eu usaria sim um multímetro para definir o tipo de curva neste potenciômetro gravado com a letra G, isso é um teste simples e prático que em poucos segundos ele terá a informação que precisa para procurar o seu potenciômetro
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #4 : 04 de Abril de 2018, as 01:46:50 »

Testei com o multímetro, está com defeito  Cheesy, mas de qualquer forma deu pra ver que é um rev. Log. 100k, mas a curva parece um pouco diferente, mais sutil, quase linear, talvez um linear fique bom no lugar, até porque esses 3 pots estão na parte do equalizador.

Quanto ao formato do pot., eu só queria no mesmo formato para que fique esteticamente bom, soldado na placa, bonitinho, certinho, sinceramente eu acho horrível abrir um equipamento meu e ver uma "adaptação técnica", é frescura, sei disso, mas alguém aqui deve entender como me sinto  Cheesy

No mais, vou esperar mais um pouco e ver se consigo os pots nesse formato, se não encontrar então não terei alternativa senão usar os convencionais de boa qualidade, até já tenho alguns aqui, outros vou jogar fora, comprei 100k e medi 75k em alguns, por isso gosto dos alpha, todos que comprei na minha cidade vieram ruins, as lojas aqui são as piores, revendem apenas o pior e ainda por cima caro, muito caro, 7 reais em um pot simples e ruim, então se vou ter que comprar online, ao menos gostaria de comprar os originais do amplificador, me entendem?

Abraços
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 04 de Abril de 2018, as 04:05:50 »

O potenciômetro com curva G é um tipo especial de potenciômetro. Ele é logaritmo reverso até a metade, e logaritmo "normal" da metade em diante. A curva é simétrica em relação ao centro. Além disso, é um tipo bem raro de se encontrar. Se quiser manter o original, pode ser que dê para restaurar. Achar para comprar, aí é outra conversa...
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal