Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:25:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Piano Rhodes problema no captador.  (Lida 6535 vezes)
yuji
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 34

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« : 10 de Maio de 2018, as 15:40:02 »


Olá pessoal do handmades, eu não participo muito dos forums mas eu gosto muito de ler eles.

O meu problema é um seguinte, comprei um piano eletrico, só que ele veio com algums captadores rompidos (uns 12)

Por enquanto eu estou sem condição de comprar eles, já que custa U$15 cada um (fora o frete)

Como eles já estão praticamente perdido eu gostaria de pelo menos tentar recuperalos

Como não da pra emendar com solda nem nada a minha ideia seria montar uma maquina pra rebobinar ela, já que o problema está no inicio do enrolamento
 








Aqui está o problema.



Como vocês podem ver, o problema e bem no inicio do enrolamento

Então eu venho pedir a ajuda de vocês que são Muuito mais experientes que eu, uma ideia pra poder montar essa maquina.

Minha ideia inicial seria parafusar o captador no eixo de um motor de baixa rotação (claro né) porque se eu colocar no dremel a coisa fica bem  Evil Evil Hardcore Evil Evil e rebobinar ele bem devagar.

« Última modificação: 10 de Maio de 2018, as 21:40:38 por yuji » Registrado

Pior que não conseguir é não tentar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 10 de Maio de 2018, as 16:22:32 »

Não podemos ver...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 10 de Maio de 2018, as 18:43:07 »

yuji

De fato as fotos estão inacessíveis, mas olhando algumas fotos na net, consegui ter uma ideia, basicamente são captadores magnéticos similares aos de guitarras, as bobinas são conectadas umas as outras em grupos de 12 (uma oitava), conjuntos de 3 ou 4 em paralelo e cada conjunto deste ligados em série.

http://www.shadetreekeys.com/85966/85966Wiring.pdf

Sugiro que você meça a resistência dos captadores que estão bons, na internet dizem que é aprox. 180 ohms, 600 espiras de fio 30 awg.

neste vídeo o técnico faz exatamente isto, rebobinar o captador:
https://www.youtube.com/watch?v=E4wD_MuePjI

Moleza, o fio 30 é bem mais estável que o 42 e 43 usado em guitarras, além do carretel ser perfeitamente redondo.

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #3 : 10 de Maio de 2018, as 23:17:23 »

se todos forem só isso ai, você pode soldar um pedacinho de fio  na ponta rompida e ligar ao terminal, não fará diferença alguma.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #4 : 11 de Maio de 2018, as 16:48:30 »

Usa um pedaço de terminal de resistor, solda no fio e no captador, funciona bem, fiz isso com um captador de telecaster e está funcionando lindamente até hoje.
Registrado
yuji
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 34

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #5 : 12 de Maio de 2018, as 00:17:56 »

bossman
Me perdoe, acho que ja esta consertado.

EddieTavares
Muito obrigado, as fotos já foram consertadas.
Wow, realmente é uma boa ideia essa do captador mas não faço ideia como colocaria ela e também gostaria de evitar muita adaptação, já que tudo nela fica bem exposta.
Olha:


Ela fica muito exposta e de uma forma muito simples, apenas tirar a tampa de cima dela(sem parafuso nem nada)



Legal essa ideia do video, parece ser até que um processo simples de se fazer.
Nossa, procurar em inglês realmente faz toda diferença.
Muito Obrigado por toda essa boa vontade em procurar Legal!

Doug
Fico agradecido, mas eu não sei se consigo soldar em um fio tão fininho, ele e bem delicado mesmo, e tambem gostaria de evitar muita adaptação porque essas partes elas ficam bem expostas
Obs:Tem alguns que o rompimento fica mais em baixo
 
laerteandrade
Fico agradecido a sua resposta mas soldar isso é um pouco dificil parece um fio de cabelo, esses captadores ficam bem expostos e qualquer coisa fica bem visivel, então eu gostaria de fazer um trabalho bem feito, a captação de uma guitarra fica bem escondida aii e mais facil de fazer isso.
« Última modificação: 13 de Maio de 2018, as 07:41:29 por yuji » Registrado

Pior que não conseguir é não tentar
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 12 de Maio de 2018, as 06:11:15 »

Citar
Como não da pra emendar com solda nem nada a minha ideia seria montar uma maquina pra rebobinar ela, já que o problema está no inicio do enrolamento

yuji, nota-se que você não entende muito de soldagem.
Você fala que o problema está no início do enrolamento, mas, quantos indutores entre os 12 que o problema está no início do enrolamento?
Registrado
yuji
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 34

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #7 : 12 de Maio de 2018, as 07:04:51 »

Citar
Como não da pra emendar com solda nem nada a minha ideia seria montar uma maquina pra rebobinar ela, já que o problema está no inicio do enrolamento

yuji, nota-se que você não entende muito de soldagem.
Você fala que o problema está no início do enrolamento, mas, quantos indutores entre os 12 que o problema está no início do enrolamento?

Concordo com você Tongue, eu não entendo muito de soldagem.
Só que acho um pouco dificil fazer uma soldagem nessas condições

 

o fio de estanho que eu uso e de 1,00mm (pra ter a referência)


Eu quero fazer aquela soldagem sem derreter o plastico ou aquelas marcas feias.

Há propósito dos 12 captadores 10 estão nessa situação pra pior.
Registrado

Pior que não conseguir é não tentar
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #8 : 12 de Maio de 2018, as 07:27:10 »

Seria interessante você encontrar alguém que faça essas soldas para você, sendo que se os rompimentos estiverem no ínício do enrolamento dos carreteis, fica muito mais fácil.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 12 de Maio de 2018, as 17:31:30 »

Se for tentar limpe primeiro essa camada de azinhavre com um estilete e depois raspe o fio até o cobre ficar nú e estar pronto para receber a solda.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #10 : 12 de Maio de 2018, as 23:18:27 »

Concordo com o pessoal, é uma solda bem fácil de fazer. E vai poupar um senhor trabalho.
Aposto que se for enrolar no segundo carretel você já vai estar vendo voltas quando fechar o olho.

Passa estilete no fio, pasta de solda, se estiver inseguro arruma um pedaço de fio e treina antes. O pior que pode acontecer é dar uma queimadinha no carretel.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #11 : 13 de Maio de 2018, as 02:35:33 »

O fio tem jeito de ser "soldável'. Não é necessário raspar. Encoste a ponta do ferro de solda com uma bolinha de solda e veja se a solda não "pega".
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
yuji
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 34

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #12 : 13 de Maio de 2018, as 07:40:26 »

yuji

De fato as fotos estão inacessíveis, mas olhando algumas fotos na net, consegui ter uma ideia, basicamente são captadores magnéticos similares aos de guitarras, as bobinas são conectadas umas as outras em grupos de 12 (uma oitava), conjuntos de 3 ou 4 em paralelo e cada conjunto deste ligados em série.

http://www.shadetreekeys.com/85966/85966Wiring.pdf

Sugiro que você meça a resistência dos captadores que estão bons, na internet dizem que é aprox. 180 ohms, 600 espiras de fio 30 awg.

neste vídeo o técnico faz exatamente isto, rebobinar o captador:
https://www.youtube.com/watch?v=E4wD_MuePjI

Moleza, o fio 30 é bem mais estável que o 42 e 43 usado em guitarras, além do carretel ser perfeitamente redondo.



Wow como você consegue pesquisar esses dados? deu isso mesmo
  Legal!

Se for tentar limpe primeiro essa camada de azinhavre com um estilete e depois raspe o fio até o cobre ficar nú e estar pronto para receber a solda.

Sim senhor vou fazer isso, e obrigado por me informar o nome dessa oxidação(eu nunca imaginaria esse nome) Cheesy

Concordo com o pessoal, é uma solda bem fácil de fazer. E vai poupar um senhor trabalho.
Aposto que se for enrolar no segundo carretel você já vai estar vendo voltas quando fechar o olho.

Passa estilete no fio, pasta de solda, se estiver inseguro arruma um pedaço de fio e treina antes. O pior que pode acontecer é dar uma queimadinha no carretel.
Ela seria um pouco mais facil de fazer se não fosse esse detalhe, o fio passa por um duto e pra piorar parece que esse fio penetrou no plastico do carretel



 
Esse grafite que aparece na foto é 0.5mm e  isso não da tolerância pra eu poder fazer a solda
Realmente eu desenrolei um e é tanta volta que deixa doidão Huh?

O fio tem jeito de ser "soldável'. Não é necessário raspar. Encoste a ponta do ferro de solda com uma bolinha de solda e veja se a solda não "pega".

Eu fiz isso que você me recomendou, a bolinha fica escorregando ela só pega quando raspa e expõem o cobre
Registrado

Pior que não conseguir é não tentar
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #13 : 16 de Maio de 2018, as 00:04:51 »

Passa estilete no fio, pasta de solda, se estiver inseguro arruma um pedaço de fio e treina antes. O pior que pode acontecer é dar uma queimadinha no carretel.

Evite pasta de solda - vai causar corrosão depois.
Se necessário, use "fluxo de solda".  Só lembrando que a solda que compramos já possui fluxo, portanto, apenas raspando o fio já será suficiente para fazer a solda no mesmo.

Abraços e boa sorte com o serviço!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #14 : 24 de Maio de 2018, as 07:47:17 »

É só desfazer, com MUITO cuidado, 1 enrolamento do fio da bobina, pra ter o suficiente pra alcançar o terminal. Depois, dar umas 2 voltas no terminal, e cortar o excesso. Então, você desfaz as voltas no terminal, remove o esmalte da ponta do fio com um estilete ou lixa, "molha" com solda, enrola de novo no terminal, e solda!

Isso não vai afetar a impedância do captador o suficiente para causar alterações perceptíveis no som, e você terá restaurado esse instrumento histórico.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal