Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:02:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desenhando trilhas em PCI como nossos ancestrais faziam  (Lida 24692 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 19 de Maio de 2018, as 14:59:56 »

Para quem nunca viu como eram feitas as trilhas em placas da forma antiga, aproveitei para mostrar como nossos ancestrais faziam e o que é possível fazer apenas com uma caneta de marcar CD e muita paciência com dipirona.

Abaixo, uma placa que fiz recentemente, baseado no Marshall G15RCD (acho que ele possui timbres fantásticos).

O segredo é uma boa caneta de marcar CD e mão firme.



Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 19 de Maio de 2018, as 17:21:13 »

Por um bom tempo, só fiz placa com caneta. Assim como você, eu furava tudo antes, depois saía brincando de "ligue os pontos" Cheesy. A mais complicada que fiz desse jeito foi pro Bad Stone da Electro Harmonix, por sinal o melhor phaser que já ouvi.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 19 de Maio de 2018, as 17:42:13 »

Por um bom tempo, só fiz placa com caneta. Assim como você, eu furava tudo antes, depois saía brincando de "ligue os pontos" Cheesy. A mais complicada que fiz desse jeito foi pro Bad Stone da Electro Harmonix, por sinal o melhor phaser que já ouvi.

Ah não! também fiz a placa do Bad Stone na caneta, foi de longe a mais difícil que já fiz, mas compensou, fiquei com um circuito original, ainda não coloquei na caixa, mas ela está aqui em casa, só que sem ser electro harmonix e sim Giannini phase shifter, a placa é a mesma. Cheesy
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #3 : 19 de Maio de 2018, as 20:58:55 »

Legal, ficou muito bom. Gasta muita tinta?
Sempre me perguntei porque não se faz mais placas com trilhas curvas industrialmente. Suponho que seja uma limitação dos softwares da época que acabou ditando o padrão.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 19 de Maio de 2018, as 21:06:07 »

Eu ainda faço placas assim.
As mais complicadas que fiz acho que foram o Dr Boogey e o Electric Mistress.
Confesso que gosto muito desta etapa da montagem. Logo, ainda não tenho interesse em impressão.
Nos anos 90 eu pintava as calças jeans com logo da bandas que gostava com palito de dente. Ficavam bacanas. Lembro com saudades da época que fiz uma do Bathory e outra do Dismember.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 19 de Maio de 2018, as 21:41:04 »

Legal, ficou muito bom. Gasta muita tinta?

Sempre me perguntei porque não se faz mais placas com trilhas curvas industrialmente. Suponho que seja uma limitação dos softwares da época que acabou ditando o padrão.

Não gasta muito não, ainda coloco um pouco de álcool isopropílico quando começa a enfraquecer...

Trilhas curvas são complicadas de fazer, já tentei fazê-las pelo Cad soft eagle, mas fica complicado por causa do espaço e pela demora para ajeitar o layout, em outras palavras, acho que tempo é dinheiro, industrialmente precisam de rapidez e vendas, além de ser bem mais prático!

Se não me engano, alguns amplificadores da Peavey tinham trilhas curvas!

-----
Nos anos 90 eu pintava as calças jeans com logo da bandas que gostava com palito de dente. Ficavam bacanas. Lembro com saudades da época que fiz uma do Bathory e outra do Dismember.

Customizar as roupas... eu tingia as camisetas e algumas calças, fervendo elas com aquele corante em pó, ficava meio hippie, mas na época era legal!
« Última modificação: 19 de Maio de 2018, as 21:42:35 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 19 de Maio de 2018, as 21:43:23 »

Eu fiz muitas com caneta, mas nunca uma tão bonita assim. Minha habilidade como desenhista está no nível "chimpanzé com pincel".  Cheesy

Tá de parabéns!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 19 de Maio de 2018, as 21:50:44 »

Até hoje faço assim, inclusive, com o mesmo método, faço as furações e depois usando elas de referencia, traço as trilhas.
mas maiores placas que fiz com esse método foram o GT-2, Pré clean do site e a pior de todas, foi o Univibe com o layout presente no GGG.

transferência térmica só uso quando tenho pressa na confecção da placa.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 20 de Maio de 2018, as 00:11:14 »

Além da caneta eu também usava decalques tipo letraset que se transferia para a placa calcando com o lápis. Era útil em placas que tinham circuitos integrados.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 256

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #9 : 20 de Maio de 2018, as 09:23:02 »

Adoro esse tipo de placa. Acho o ápice do carinho e dedicação. Claro, tem casos que não tem muito o que fazer mesmo e tem de ser por outro método.

Quase todos que já fiz foi assim. No inicio comecei com transferência térmica, mas depois que descobri o prazer de eu mesmo desenhar...

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 20 de Maio de 2018, as 13:18:29 »

Eu fiz muitas com caneta, mas nunca uma tão bonita assim. Minha habilidade como desenhista está no nível "chimpanzé com pincel".  Cheesy

Tá de parabéns!

Particularmente adoro placas desenhadas a mão, dá mais vida!

-----
Até hoje faço assim, inclusive, com o mesmo método, faço as furações e depois usando elas de referencia, traço as trilhas.
mas maiores placas que fiz com esse método foram o GT-2, Pré clean do site e a pior de todas, foi o Univibe com o layout presente no GGG.

transferência térmica só uso quando tenho pressa na confecção da placa.

GT-2? minha nossa, dá até medo!

-----
Além da caneta eu também usava decalques tipo letraset que se transferia para a placa calcando com o lápis. Era útil em placas que tinham circuitos integrados.

Procurei tanto estes decalques, difícil de achar, meu pai também está procurando por eles mas sem sucesso!

-----
Adoro esse tipo de placa. Acho o ápice do carinho e dedicação. Claro, tem casos que não tem muito o que fazer mesmo e tem de ser por outro método.

Quase todos que já fiz foi assim. No inicio comecei com transferência térmica, mas depois que descobri o prazer de eu mesmo desenhar...


Ruy, a sua placa está linda, dá gosto de ver, desenho bem curvado e ao mesmo tempo simétrico!
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, as 13:21:47 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 20 de Maio de 2018, as 14:38:40 »

Além da caneta eu também usava decalques tipo letraset que se transferia para a placa calcando com o lápis. Era útil em placas que tinham circuitos integrados.

Saudades dos transfers letraset... quebravam um galho inclusive para fazer painéis...

Hoje, não se acha nem para remédio.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 20 de Maio de 2018, as 15:20:49 »

Procurei tanto estes decalques, difícil de achar, meu pai também está procurando por eles mas sem sucesso!

Antigamente toda loja de componentes na Santa Ifigênia tinha pra vender. Hoje em dia não existem mais. Com a revolução da informática e a editoração feita toda de forma eletrônica e digital, acho que a empresa que fazia esses decalques fechou.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 20 de Maio de 2018, as 17:35:40 »

Citar
Desenhando trilhas em PCI como nossos ancestrais faziam

 Huh?

Do jeito que o título foi escrito, estou me sentindo um remanescente da idade da pedra...

 Head Banger
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 20 de Maio de 2018, as 17:49:42 »

Antigamente toda loja de componentes na Santa Ifigênia tinha pra vender. Hoje em dia não existem mais. Com a revolução da informática e a editoração feita toda de forma eletrônica e digital, acho que a empresa que fazia esses decalques fechou.

Talvez até exista, pode ser que trocaram o nome para outros usos, mas já desisti de procurar, talvez se utilizar um papel fotográfico adesivo de alta fixação consiga substituir.

-----
Citar
Desenhando trilhas em PCI como nossos ancestrais faziam

 Huh?

Do jeito que o título foi escrito, estou me sentindo um remanescente da idade da pedra...

 Head Banger

 Cheesy que nada, é que quase não vemos mais pessoas fazendo placas assim, alguns tem vergonha de mostrar, mas realmente parece que é algo de uns 100 ou 200 anos atrás...
« Última modificação: 20 de Maio de 2018, as 17:51:15 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal