Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:31:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Esquema! Preamp Phono RIAA - ESP P06  (Lida 8773 vezes)
Marcelo Garcia
Visitante
« : 25 de Maio de 2018, as 06:49:24 »

Boa noite galera!

Estou tentando entender o esquema do ESP P06, um pré amp RIAA que utiliza ne5532, porém, to andando em círculos... ainda mais quando vi a pcb.

Esse é o esquema:



Essa é a placa:


O que consigo entender do esquema é que ele serve para um canal, na minha cabeça devo duplicar, porém, se eu duplicar vou botar 4 ics ao invés de 2... e onde ligo os pinos 5,6 e 7 dos ne's?
No artigo original, que se encontra no AQUI ele diz o seguinte:

"Only one channel is shown, the other channel uses the remaining half of each op-amp, the pinouts of which are shown on the diagram. Remember that the +ve supply connects to pin 8, and the -ve supply to pin 4.
Op-amps should be bypassed from each supply line to ground with a 10uF electrolytic and a 100nF polyester or ceramic capacitor to ensure stability. "

Traduzindo no google tradutor:

"Apenas um canal é mostrado, o outro canal usa a metade restante de cada op-amp, cujas pinagens são mostradas no diagrama. Lembre-se de que a fonte + ve se conecta ao pino 8 e a fonte -ve ao pino 4.
Op-amps devem ser contornados de cada linha de alimentação para o terra com um capacitor eletrolítico de 10µF e um poliéster de 100nF ou cerâmico para garantir a estabilidade."

Estou querendo fazer este projeto e uma fonte de 30v... queria fazer um layout e postar para a galera, mas, to realmente precisando de ajuda pra entender o esquema e como fazer o segundo canal... enfim, entender como fazer

Abraços!
Muito Obrigado!

« Última modificação: 25 de Maio de 2018, as 06:51:27 por Marcelo Garcia » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 25 de Maio de 2018, as 13:26:33 »

Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido...

O outro canal é exatamente igual ao mostrado. Basta duplicar o circuito e usar os pinos 5, 6 e 7, que correspondem ao segundo amplificador operacional que existe em cada um dos CIs. Olha o datasheet do NE5532 que vais entender...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 25 de Maio de 2018, as 13:29:56 »

Bom dia Marcelo!
Se você pegar o datasheet do NE5532 vai ver que ele é um duplo amplificador operacional.E nesse esquema postado está sendo usado dois Cis,só que usando apenas  um bloco amplificador de cada.Sendo que a outra metade que não aparece no esquema(que corresponde aos pinos 5,6 e 7) fica sendo reservada para o outro canal a ser montado.Assim não precisa de usar 4 Cis,apenas os 2 que já estão sendo usados.

-----
Opa,desculpa ,não vi que o A.sim já tinha respondido
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #3 : 25 de Maio de 2018, as 14:17:45 »

Fiz um layout para esse pré. Funcionou legal no som do meu irmão.
Estou montando um Receiver com ele: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10159.0
Nesse tópico tem o layout e o esquema. Só são dois circuítos integrados. Para o outro canal você aproveita o outro amplificador operacional (cada ci tem dois).
« Última modificação: 25 de Maio de 2018, as 14:20:30 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 25 de Maio de 2018, as 14:27:23 »

Dá pra perceber que no esquema há referências aos componentes terminados com "L" que significa que pertencem ao canal esquerdo (Left - ex. C1L). Já na foto da placa tem componentes com referência L e R (Right = canal direito. Ex. C1L e C1R) ou seja na placa tem dois canais mas apenas dois CIs para realizar os dois canais (cada ci tem dois amplificadores operacionais, o que totaliza os 4 necessários).

Outra observação é que com uma fonte simples de 30V você vai ter de criar um terra artificial no meio dos 30V e fazer o acoplamento das entradas com capacitores.
 


.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcelo Garcia
Visitante
« Responder #5 : 25 de Maio de 2018, as 20:54:47 »

Show viagem, ele funciona bem? vou usar numa MM pra ligar direto nos monitores que tenho, sabe se ficou bacana?

Xformer, me tira uma dúvida onde eu acoplo os capacitores de 10uf e 100nf naquele esquema?... gostaria de entender.

Juro que não é preguiça, to procurando por tudo e não entendo muito sobre, gostaria mesmo de aprender...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 25 de Maio de 2018, as 21:18:17 »

Xformer, me tira uma dúvida onde eu acoplo os capacitores de 10uf e 100nf naquele esquema?... gostaria de entender.

Esses capacitores de bypass ou desacoplamento da fonte de alimentação citados no texto devem ser ligados entre o +Ve (pino 8 ) e o terra e também no -Ve (pino 4) e o terra. No caso, ele usou fonte simétrica para alimentar os amplificadores operacionais (com +15V no +Ve  e -15V no -Ve). No seu caso, tem de criar um ponto fixo de 15V (meio do 0V e 30V) para servir de terra artificial, e o 0V vira o -Ve e o +30V vira o +Ve.   Esses capacitores precisam ficar o mais perto possível dos pinos 8 e 4.

« Última modificação: 25 de Maio de 2018, as 22:49:32 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #7 : 25 de Maio de 2018, as 21:25:22 »

Show viagem, ele funciona bem? vou usar numa MM pra ligar direto nos monitores que tenho, sabe se ficou bacana?

Ficou melhor do que o que ele tinha comprado para o mesmo fim. Funcionou muito bem  Legal!

O que é MM?
Registrado

Guitar Craft
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #8 : 26 de Maio de 2018, as 20:03:47 »

MM é aquele chocolate? Sarcasmo


Brincadeirinha.

Moving Magnet, um tipo de cápsula para toca-discos, geralmente com saída muito baixa(existem excessões).

Um artigo em inglês: http://stereos.about.com/od/stereoscience/a/mmmc.htm

-----
Show viagem, ele funciona bem? vou usar numa MM pra ligar direto nos monitores que tenho, sabe se ficou bacana?

Xformer, me tira uma dúvida onde eu acoplo os capacitores de 10uf e 100nf naquele esquema?... gostaria de entender.

Juro que não é preguiça, to procurando por tudo e não entendo muito sobre, gostaria mesmo de aprender...

Pela tradução do artigo, não serve:

Observe que, se for necessário usar um cartucho fonográfico MM, é necessário um transformador avançado (step-up transformer ) ou um circuito de pré-amplificador de ruído extremamente baixo antes do pré-amplificador phono. Este circuito destina-se a ser utilizado com o captador phono do tipo magnético padrão.
« Última modificação: 26 de Maio de 2018, as 20:14:17 por Gfassuncao » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #9 : 26 de Maio de 2018, as 21:29:48 »

Pela tradução do artigo, não serve:
Observe que, se for necessário usar um cartucho fonográfico MM, é necessário um transformador avançado (step-up transformer ) ou um circuito de pré-amplificador de ruído extremamente baixo antes do pré-amplificador phono. Este circuito destina-se a ser utilizado com o captador phono do tipo magnético padrão.


step-up : elevador ( de impedâncias, no caso ).
« Última modificação: 26 de Maio de 2018, as 21:58:36 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Marcelo Garcia
Visitante
« Responder #10 : 27 de Maio de 2018, as 16:48:17 »

Xformer, se eu utilizar um transformador 15 0 15 esses capacitores não precisam ser utilizados?


Gfassuncao:

No artigo diz que se utilizar uma Moving Coil (MC) precisa ser usado um transformador de step-up, na sequência ele diz que o circuito é pra ser usado em uma MM comum (moving magnet)
 
A saída de uma coil MC é muito menor se não me engano de 0.1 a 1.2 mV acredito que por isso se faça necessário a utilização (me corrijam se estiver errado.)
A saída da coil que vou utilizar é de 4.5mV.

"Note that if a moving-coil phono cartridge is to be used, a step-up transformer or ultra low-noise preamplifier circuit is needed before the phono preamp. This circuit is intended for use with the standard moving magnet type phono pickup."

Obrigado pela ajuda, vou tentar montar o esquema essa semana.

Abraços!
Obrigado, qualquer dúvida vou postando.


« Última modificação: 27 de Maio de 2018, as 18:37:12 por Marcelo Garcia » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 27 de Maio de 2018, as 19:10:09 »

Xformer, se eu utilizar um transformador 15 0 15 ....

Precisam ser usados com qualquer configuração da fonte de alimentação. Os capacitores de bypass servem como filtros e atuam como pequenos reservatórios de energia para o ci.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal