Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:11:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gravador PIC serial para 16F628A. Dúvidas!  (Lida 11048 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« : 13 de Junho de 2018, as 00:50:30 »

Olá pessoal.

Estou tentando encontrar uma forma de conseguir/gravar um PIC 16F628A para fazer o Octaswitch do xformer. Como havia dito no tópico, não faz muito sentido comprar uma porção de equipamentos para (possivelmente) uma apenas uma vez.

Encontrei na internet este esquema simples de um gravador PIC serial e acredito que tenha todos os componentes para construí-lo.

http://blog.novaeletronica.com.br/programador-pic-simples/

Apesar de ter pesquisado sobre o assunto, não tenho conhecimento suficiente para saber se isso funcionaria para meu propósito.

Agradeço desde já a ajuda de todos.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #1 : 13 de Junho de 2018, as 03:16:06 »

Esse só funciona se o pic já tiver com bootloader gravada.

Se tiver um arduino por perto, tem um esquema pra usar ele de gravadora. Nunca testei, mas acredito que dê certo.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #2 : 13 de Junho de 2018, as 03:32:22 »

Opa, tenho sim!

Vou dar uma pesquisada  Legal!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 13 de Junho de 2018, as 11:56:25 »

Se quiser, eu gravo pra você. Tenho esse controlador a venda e posso te mandar gravado.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #4 : 13 de Junho de 2018, as 12:37:39 »

Olhando melhor, vejo que me enganei. Aquele pic que o cara testa nem uart tem, apesar de usar interface serial ele deve emular outro protocolo. Esquece o que eu falei sobre a bootloader. Parece que vale o teste.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #5 : 13 de Junho de 2018, as 13:40:18 »

Eduardo, vou te mandar uma MP! Acho que é a melhor solução  Legal!

Olhando melhor, vejo que me enganei. Aquele pic que o cara testa nem uart tem, apesar de usar interface serial ele deve emular outro protocolo. Esquece o que eu falei sobre a bootloader. Parece que vale o teste.

Opa! Então ainda segue como uma alternativa!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 13 de Junho de 2018, as 14:26:56 »

Só duas observações sobre esses gravadores (tipo JDM) que usam as tensões fornecidas pelas portas seriais (RS-232).

Os PICs tem um procedimento de entrada em modo de gravação que é fornecer 13Vdc no pino MCLR/Vpp.  Pra isso a porta serial precisa ter níveis lógicos que atinjam pelo menos +9V (nível lógico 0) e -9V (nível lógico 1), o que não é o caso de todos os computadores. Muitos computadores (notebooks) só trabalham com serial em +5V e -5V, o que não é suficiente pra gerar os 13V necessários para o PIC.  Além do fato de que é muito difícil atualmente achar computadores com portas seriais (conector DB25 ou DB9) a não ser que seja antigo. Mesmo com adaptadores e conversores USB-Serial pode não funcionar pelo mesmo motivo da pouca tensão.  Então procure um computador com serial que consiga fornecer pelo menos 9V nos pinos (o padrão é 12V e -12V, tudo bem se for assim).
 
Segundo: geralmente na primeira gravação, esses gravadores simples funcionam bem  com o 16F628. Mas ao querer apagar e regravar pode dar problema dependendo do tipo configuração de clock usado no PIC. No caso do octoswitcher, ocorre esse problema, pois o clock usado é o interno. O problema ocorre quando a sequência de fornecimento de alimentação ao PIC não é 13V primeiro no Vpp e 5V no Vdd depois. Se fornecer primeiro os 5V para o Vdd, o PIC começa a executar o programa e não entra no modo de gravação. Então o software de controle precisa ser configurado para fazer a sequência certa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #7 : 13 de Junho de 2018, as 18:20:06 »

Interessante, achava que essa dos 13V era só nos que usavam EEprom. Uma fonte externa e um transístor devem resolver, certo?

Eu tenho um módulo desses usb para serial ttl aqui, poderia tentar adaptar a idéia. Qualquer dia eu falo se der certo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 13 de Junho de 2018, as 20:30:41 »

Nos PICs há a opção de gravação em baixa tensão (5V), mas o pino utilizado pra entrar em modo de gravação é diferente do MCLR/Vpp. Seria no caso o RB4/PGM. Veja que se for montar este esquema do site que o Fusion postou, ele usa o esquema de 13V no MCLR. Mas a porta serial deve fornecer pelo menos os 12V e dependendo do PIC pode não entrar em gravação (alguns aceitam 12V, outros são mais chatos):


Já no esquema do JDM tradicional, ele altera o nível do Vss (para -5,1V) e usa os zeners de 5V1 e 8V2  (5,1V + 8,2V = 13,3V) para gerar o Vdd e Vpp respectivamente. Nesse caso, só precisa de uns 9V  e -9V na serial).


Se você conseguiu achar um PC com serial, então monte este segundo esquema que é o tradicional e eu atesto que funciona. Eu usei bastante ele e só deixei de usar porque as portas seriais sumiram dos computadores mais novos. Eu usava com o software ICPROG ou WINPIC800.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Dexter
Visitante
« Responder #9 : 14 de Junho de 2018, as 01:26:27 »

Existe esta opção:

http://www.instructables.com/id/The-2-USB-Pic-Programmer-Serial-Cable/

não testado!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal