Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 01:18:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Firefly PCB, primeira montagem  (Lida 6671 vezes)
polaco
Visitante
« : 27 de Maio de 2018, as 23:27:35 »

Fala Pessoal,

Tudo bem? Primeiramente queria agradecer a turma aqui do forum, nunca postei mas já li e aprendi muito aqui.

Depois de fazer alguns pedais de efeito, resolvi me arriscar e fazer um amplificador valvulado. Para simplificar escolhi fazer o Firefly (PCB), por conta da documentação boa e pelo fato de ter PCB disponível. Terminei a montagem porém ele não faz som nenhum.... Ao ligar ele a luz acende normalmente, e ele faz um hum bem baixo (normal), porém o som da guitarra não é ouvido nem com o volume no máximo. Ao desligar com o volume alto ele faz um click bem baixo (normal também), o que eu imagino seja um sinal de que o transformador de saída está funcionando normalmente... As válvulas também estão acendendo normalmente. Já dei uma olhada no input, achei que podia ser algum curto ali mas não consegui achar nada.

Alguém pode me mostrar a sequência de passos para tentar achar o problema? Já dei uma procurada boa aqui e no AX84 e não achei nada, e ainda por cima fico receoso por conta do risco de choques elétricos. Se tiver algum professor em SP eu estou disposto a pagar para aprender a fazer isso (não quero só o amplificador funcionando, mas aprender a fazer). Também posso trocar por serviço, sou programador (alguém aí precisando de um site?)  Smiley

Obrigado pessoal

Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 27 de Maio de 2018, as 23:44:00 »

Poste fotos da sua montagem, esse é o primeiro passo pra podermos te ajudar.

Ah e bem vindo!
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #2 : 28 de Maio de 2018, as 19:06:31 »

Se tem Hum, tem sinal no estágio de saída.
Pode ser algum problema nos estágios anteriores.

Com o amplificador desligado cheque as conexões dos potenciômetros, e toda e qualquer ligação que vai ao terra do circuito. Se você tver um multímetro use a função diodo (que faz o apito) e teste se tem continuidade nas partes que deveriam estar ligadas ao terra. Se isso não for o problema, eu checo as tensões.

Eu normalmente checo as tensões nos cátodos e placas (pinos 1 e 6 são as placas, devem ser bem altos, enquanto 3 e 8 são os cátodos, que devem ser na ordem de 1v). Se em algum lugar as tensões estiverem estranhas, eu verifico aquela região.

Outra opção é cutucar as grades com uma sonda e verificar se o sinal está chegando até lá. Pra isso você precisa de uma fonte de audio (mp3 player, celular, pc) onde você injeta o sinal na entrada, através de uma conexão normal. A sonda é basicamente um cabo, onde numa extremidade você tem um plug para conectar num amplificador e na outra você tem uma garra jacaré para o lado do terra e uma ponteira para o lado do sinal. Entre a ponteira e o cabo ainda tem um capacitor, que nesse caso tem que ser de uns 600v que impede a passagem de alta tensão.


Assim você pode captar o som de partes diferentes do circuito e descobrir onde o sinal desaparece.
Quando eu comecei a montar eu gostava de verificar como o som mudava nos pedais, e onde aconteciam os efeitos interessantes.

Fotos também ajudam, as vezes é uma solda fria que alguém habituado a soldar reconhece só de ver.
Registrado
polaco
Visitante
« Responder #3 : 31 de Maio de 2018, as 18:13:50 »

Obrigado pessoal,

Amanhã vou fazer os passos indicados pelo Thomas_h, volto com os resultados e já tiro fotos também.

Obrigado  Legal!
Registrado
polaco
Visitante
« Responder #4 : 08 de Junho de 2018, as 23:20:57 »

Pessoal,

Um update.. descobri que tinha um curto no jack de input, resolvido isso o amp funcionou!!

Mas claro que ainda não completamente _...

Com o boost desligado, o amp funciona perfeitamente. Pooso subir o volume até o máximo que ele faz um hum bem baixo, quase imperceptível.

Agora, quando eu ligo o boost, um buzz aparece, e se eu subo ele ao máximo, começo a pegar alguma rádio. Não sei se isso é normal (acho que é natural o boost subir o nível de ruído do amp), dei uma reorganizada nos cabos dentro do chassis e os ruídos melhoraram um pouco, mas ainda estão lá.

Segue uma foto do chassis como está agora:
https://www.dropbox.com/s/huv16w21pazisky/WhatsApp%20Image%202018-06-08%20at%2017.57.52.jpeg?dl=0

Medi as voltagens como o Thomas H recomendou, e achei uma leitura estranha (destacada em vermelho, desculpem os dados mal estruturados, não consegui criar uma tabela usando as ferramentas do forum):

Valvula / 1 / 6 / 3 / 8
1 -12ax7 - 84 / 150 / 1 / 90
2 -12ax7 - 141 / 114 / 1 /  1
3 -12au7 - 274 / 274 / 10 / 10

Será que é isso que está causando o ruído quando o boost é ativado?

Muito obrigado pessoal!

Fábio
« Última modificação: 08 de Junho de 2018, as 23:24:01 por polaco » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 08 de Junho de 2018, as 23:59:20 »

Como V1 está ligada em "Cascode" o pino da placa de V1b está ligado ao catodo de V1a e, portanto, nesses 2 pinos a voltagem tem que ser a mesma, no caso aí podendo ser as marcadas como 84V e 90V na sua medição (erro de leitura).
Ou seja, não tem nada de errado com essa leitura de 90V.

O fato é que a adição de V1 aumenta muito o ganho e pode propiciar esses ruídos que você menciona.
Em todo caso experimenta mudar o valor de R5 de 1.8K para 3.3K pra ver se melhora.
Registrado
polaco
Visitante
« Responder #6 : 22 de Junho de 2018, as 17:33:50 »

Pessoal, fiz uma blindagem no gabinete (parte não coberta pelo chassis) e os ruídos praticamente acabaram, ficou só um hiss maior com o boost acionado que acredito ser normal. Eu tenho uma PCB sobrando, se alguém  se interessar é só falar, muito obrigado pela ajuda!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #7 : 22 de Junho de 2018, as 20:16:58 »

Posta um som pra ouvirmos ai!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal