Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:17:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda para fazer funcionar a fonte smps usando o 555  (Lida 2394 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 21 de Junho de 2018, as 04:15:55 »

Eu finalmente consegui alguns indutores de 100uH e fiz a fonte smps com o 555. Fui testar hoje e... não funcionou.

A tensão de entrada é 11.99V, e a de saída é de cerca de 11.3V mesmo girando o trimpot. Ela varia bem pouco. Alguma sugestão de por onde eu começo a procurar o problema?

Aqui está o que eu usei. Primeiro o esquema original, depois o esquema redesenhado no eagle e por fim o layout. O layout não é dos melhores, mas fiz desse jeito porque vou colocar a placa numa 1590A. Usei pads no lugar do trimpot e do indutor por não ter a biblioteca correta para eles, aí posicionei os pads manualmente no layout. E fiz o layout com o 2N5089, mas usei um BC547 na construção (girei em 180 graus).
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 21 de Junho de 2018, as 09:57:03 »

Marcão, no esquema original, o resistor R5 é de 220k, no seu esquema, está como 2k2, pode ser isso?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 21 de Junho de 2018, as 14:36:07 »

Antes de tudo confirme se você usou um diodo rápido (UF4004-4007, 1N493X também serve) e não um diodo comum de retificação (1N400X).

Aparentemente não está havendo o chaveamento no anodo do diodo, por isso na saída só tem os 12V da entrada menos os 0,7V de queda de tensão no diodo. A falta de chaveamento pode ser por: falta de oscilação no 555 (verifique se no pino 3 do 555 tem oscilação - cheque com o frequencímetro do multímetro); ou porque o MOSFET não está funcionando (no indutor são gerados picos de alta tensão, o MOSFET tem de suportar, por isso o IRF740).  A regulação é feita por realimentação no pino 5 do 555, se tiver soquetado o ci, levante o pino 5 pra que não tenha a realimentação e veja se no pino 3 tem a oscilação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 21 de Junho de 2018, as 15:30:53 »

Obrigado pela ajuda. O problema era realmente o resistor, passou despercebido Toma na Cabeça Imaginei que seria algo simples, mas que meus olhos deixaram passar. Bem observado, Mallermb. Fiz a troca e funcionou.

Xformer, obrigado pelas informações. O problema realmente foi desatenção minha, mas já sei como começar a procurar pelo problema em futuras fontes smps (pela lista de projetos, vou fazer pelo menos mais duas Cheesy)

Foto tirada em um teste rápido, com o trimpot no meio. Não fui até o máximo de tensão, apenas conferi que estava funcionando.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal